Mochileiros Vegetarianos - Dicas e Sugestões

Troca de informações sobre Gastronomia


Mochileiros Vegetarianos - Dicas e Sugestões

Mensagem não lidapor Maytê » 25 Mai 2010, 11:23


Você é vegetariano? Compartilhe com outros colegas mochileiros suas dicas, sugestões e poste suas dúvidas.


Poxa gente,estou procurando aqui mas não vi nenhum tópico sobre os vegetarianos...
Queria saber como um vegetariano pode fazer um mochilão sem ficar só comendo um monte d besteiras e assim podendo ficar anêmico?
Sei q muitos vão falar "ah,come grama" ou intão "come só a salada" e até "come coisas com queijo"..mas infelizmente não é assim q funciona,um vegetariano precisa comer mt além da salada pq c não o cara pode ficar fraco e ter varios problemas estragando toda a viagem.... ::dãã2::

Enfim,eu sou vegetariana(nada d carne e derivados além d nada d fritura)q sempre sonhei em fazer o primeiro mochilão em Sampa,mas o que me deixa com receio é o fato da alimentação vegetariana q tenho... ::mmm:
Se alguém puder ajudar fico muito agradecida!

::kiss::
Maytê
 
Mensagens: 5
Desde: 25 Mai 2010, 10:13
Localização: RJ

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor constantino » 25 Mai 2010, 11:43

Eu não como carne vermelha.
Comecei a comer frango, há algum tempo, mas passo bem sem proteína animal (apenas não abro mão de queijos principalmente acompanhando um bom vinho).
Há alguns (bota bastante nessa conta) anos era virtualmente impossível viajar sem comer carne. Lembro de uma vez que numa pizza de mussarela, ganhei de brinde por ser turista, toneladas de rodelas de calabreza e pedaços de bacon. O dono achou que era falta de dinheiro de viajante e me deu esse "presente". Simplesmente não se entendia o que era comer sem alguma carne no prato. Hoje em dia as pessoas já conseguem entender que tem gente que não come carne. Não ficam querendo mais te convencer que presunto, salsicha, torresmo não são carnes. ::lol4::
Hoje em dia como em qualquer comida a kilo - encho o prato de saladas e não como quase nada da "comida quente".
Isso em cidades grandes, nas pequenas é sempre mais difícil, mas alguns dias comendo mais restritivamente, não chega a afetar a saúde. Mas nunca cheguei a passar fome ou coisa parecida.
Já encarei macarrão,nhoque, pizzas ao sugo, por falta de outra coisa. Não me arrependo. Numa viagem o que vale são as coisas e pessoas que se conhece.
E quase sempre uma comida nova.
Avatar do usuário
constantino
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 646
Desde: 16 Jul 2004, 23:13
Localização: Rio de Janeiro

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Ingrid Ferreira » 25 Mai 2010, 11:48

Maytê,

Tenho certeza que ninguém vai dizer pra você comer grama! ::lol3:: O vegetariano não come somente folhas ou verduras!

Não sou vegetariana, mas sei que aqui em São Paulo você não vai encontrar dificuldade em comer em um ótimo restaurante veggie. São Paulo é um paraíso da Gastronomia.

Para ser sincera eu não sei como funciona a alimentação vegetariana, mas acredito que você conheça o cardápio que vai mantê-la saudável durante o mochilão. Na pior das hipóteses você pode procurar um supermercado e preparar as suas refeições no hostel. Além disso, tenho certeza que toda cidade mantém um restaurante vegetariano ou um restaurante não vegetariano que mantenha um cardápio flexível.

::otemo::
Avatar do usuário
Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 604
Desde: 01 Dez 2008, 18:37

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Frida_ssa » 25 Mai 2010, 14:21

Olá Maytê,

Interssante seu questionamento sobre os vegetarianos. Acho q nas capitais e cidades maiores vc vai encontrar restaurantes especializados. E é como a Ingrid falou, na falta, correr para o supermercado e tentar improvisar.

Não sou vegetariana, ou melhor, sou vegetariana de segunda a sexta pois os colegas de trabalho (todos vegetarianos) pegam no meu pé e tb dizem que ambientalista de verdade não come "bicho morto"!!.

Qdo estiver em Salvador, anota umas dicas de restaurantes, eu retirei do blog de Cristina Amorim (http://ladobdesalvador.blogspot.com/sea ... astronomia) e as dicas são super atualizadas, pois eu como vegetariana de seg a sex fui conferir in loco:

"...Minhas recomendações vão em ordem de preferência:

1 - Saúde na Panela - As nuances de sabor em cada prato são enormes, mesmo o restaurante sendo radical (as deliciosas sobremesas são feitas com iogurte ao invés de creme de leite. As receitas não levam ovos na receita, têm pouco sal e quase nenhuma gordura - a maioria deles, nenhuma). Mas vou confessar meu fraco: a ceia deles é fantástica. De vez em quando vou tomar uma sopinha (e aproveito para levar aqueles irresistíveis pães ou bolos pra casa) Fica no Itaigara, próximo ao fim de linha da Pituba (3353-8088/3353-6788). E os preços são muito bons.

2 - Vida - A soparia (e restaurante natural) localizada em Ondina faz a gente percorrer quatro a cinco bairros para ter uma ceia dos deuses. É sopa que não acaba mais (de vez em quando faço umas misturas bem loucas, mas muito saborosas). Funciona como restaurante durante do dia, mas eu nunca fui nesse horário. Tem uma filial no Shopping Estrada do Coco.

3 - Manjericão - O que mais me encanta no Manjericão é poder comer cercada de verde. Os pratos desse restaurante, muitas vezes, são bem comuns, mas não quer dizer que menos saborosos. Mas algumas vezes me surpreendendo com misturas criativas. Localizado no Rio Vermelho, agora abre também aos domingos (3335-5641).

4 - Grão de Arroz - Uma viagem é almoçar debaixo de uma das árvores da filial dos Barris e depois assistir a um filme na sala Walter da Silveira. É claro que, pra mim, só dá pra fazer isso aos sábados. Mas eu ganho a semana inteira com essas poucas horas de prazer gastro-cult! É uma frustração para mim, no entanto, que a filial da Pituba (pertíssimo da minha humilde residência) somente sirva alguns lanches, pizza e sopas com misturas pra lá de criativas e totalmente pensadas para que seu organismo só diga obrigado (alô quem tem problemas intestinais: vale levar algumas pra viagem e tomar em casa). A variedade de pães é um dos fortes dessa filial e o mercadinho tem bastante variedade de produtos naturais, inclusive feirinha orgânica. (3248-9535 - Pituba e 3328-2157 - Barris)

5 - Brisa - Os pratos desse restaurante quase não sofrem processamento. São bem próximos ao sabor natural dos alimentos quando os tiramos da terra. Os pães e lanches integrais são maravilhosos. O lugar é bem tranquilo (minha mãe adorou comer lá!) e dá até pra ouvir passarinhos cantando aos domingos. Fica nas imediações na av. Paulo VI, na Pituba.

6 - Mundo Verde - A loja que fica no Max Center (Itaigara) tem um pequeno restaurante no andar superior. É uma paz poder almoçar sem barulho em uma localidade tão agitada. Na verdade, não é bem almoço. Há sopas, beirutes com tabule e lanches integrais bem nutritivos. A salada de fruta é servida com iogurte e mel: simplesmente divina!

7 - Espaço Natural - Para mim, essa é a opção para o dia-a-dia. Meio caro, o restaurante não varia muito o cardápio, mas, invariavelmente, os pratos são bem leves. As sobremesas são deliciosas (prefiro as light em detrimento das diet). Os pães (os de banana e germen de trigo são absolutamente fantásticos) e os congelados são um ponto alto da loja. Dentro do shopping Itaigara (3358-7877).

8 - Raízes - Recomendo a requintadíssimo filial do Salvador Shopping (aliás, está no antigo local onde havia uma filial do Brisa). Os molhos são incríveis e as saladas... hummm... são de dar água na boca. Tudo feito com ingredientes, diz o paladar, da mais alta qualidade. O único problema é ter que sentar naquela barulhenta praça de alimentação. Sobre a qualidade dos pratos, não posso dizer o mesmo do Raízes do Iguatemi.
"

Também na Chapada Diamantina (Bahia), especificamente no Vale do Capão é o seu lugar! acho incrível como os nativos/moradores não consomem carne animal, acho que é pq o IBAMA proíbe criação de animais de corte em Parque Nacional! Por esta razão tb sou vegetariana em feriados, férias e visitas à família... rsrsrs

abraços ::otemo::
Fernanda Diogo - Colaboradora: Salvador, Litoral Norte, Recôncavo, Chapada Diamantina (Bahia).
Relatos: mochilao-cultural-em-salvador-bahia-por-frida-ssa-t54067.html
as-trilhas-do-vale-do-capao-t47621.html#p506912
Hospedagem no Vale do Capão: chapada-diamantina-hospedagem-t29279.html#p585630
Avatar do usuário
Frida_ssa
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 1048
Desde: 08 Out 2009, 16:48
Localização: Salvador-Ba

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Maytê » 25 Mai 2010, 14:32

Primeiramente muito obrigada por terem respondido(nunca pensei q alguém iria responder tão cedo) ::hãã2::

Por aqui no Rio os restaurantes vegetarianos são absurdamente caros,e intão imaginei q comer em um restaurante não seria uma boa opção...
Realmente teve uma vez que fui para Ouro Preto e o meu prato no almoço foi só salada e frutas,mas como lá SÓ tem ladeiras o almoço não ficou por mt tempo...rsrsrsrs ::mmm:
Fazer comida em albergue?
não sei não hem...será q é confiável?
rsrsrsr eu particularmente tenho medo d albergues...culpa d vários filmes q vi onde as pessoas acabavam morrendo...
cara,eu tenho q parar d tanta frescuras! ::putz::

Hum..espero sim poder visitar mais estados do Brasil,e com certeza anotarei esses lugares!
Valeu msm gente ::kiss::
Maytê
 
Mensagens: 5
Desde: 25 Mai 2010, 10:13
Localização: RJ

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Ingrid Ferreira » 25 Mai 2010, 15:12

Maytê escreveu:Fazer comida em albergue?
não sei não hem...será q é confiável?
rsrsrsr eu particularmente tenho medo d albergues...culpa d vários filmes q vi onde as pessoas acabavam morrendo...
cara,eu tenho q parar d tanta frescuras! ::putz::


::lol4:: ::lol3::
Eu nem assisti o filme Albergue! Primeiro porque não gosto deste tipo de filme. Segundo porque não condiz nem um pouco com a realidade!

Quanto a cozinhar no hostel não vejo problema! Só se você não confiar na sua própria comida! ::lol4:: ::hahaha::
Avatar do usuário
Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 604
Desde: 01 Dez 2008, 18:37

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor xaliba » 25 Mai 2010, 15:22

Ingrid Ferreira escreveu:Quanto a cozinhar no hostel não vejo problema! Só se você não confiar na sua própria comida! ::lol4:: ::hahaha::


eh isso ai mayte, basicamente sao essas as opcoes. Se vc nao estiver disposta a abrir mao aqui e ali e comer um pouco de carne pra nao cair dura na hora do esforco, vai ter q se adaptar e fazer seu proprio rango, e os albergues sao a melhor opcao pra isso.
Avatar do usuário
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1146
Desde: 02 Dez 2008, 17:50
Localização: Sao Paulo

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor constantino » 25 Mai 2010, 16:37

Oi Maytê,

Ainda não entendi a tua dúvida.

Já viajei por vários lugares e o fato de não comer carne nunca me atrapalhou.
Moro no Rio, conheço vários restaurantes vegans, conheço gente que os frequenta que viaja o mundo todo.
E os vegans são mais restritos que eu na sua alimentação.
Sair de casa para uma viagem nos desafia a comodidade, mas é exatamente isso o que nos atrai. A diversidade.

Acho que de todos os "temores" de uma viagem, encontrar o que comer é talvez a menor das dificuldades, e repito: nunca deixei de conhecer lugares ou pessoas, suas festas e costumes por receio de não ter o que comer por lá.
Mesmo em churrascos, sempre consigo algo para mim.

Abraços,
Avatar do usuário
constantino
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 646
Desde: 16 Jul 2004, 23:13
Localização: Rio de Janeiro

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Ingrid Ferreira » 25 Mai 2010, 16:50

constantino escreveu:Mesmo em churrascos, sempre consigo algo para mim.


::otemo:: É isso aí!
Tenho um amigo que é vegetariano e nos encontros que rola churrascos, ele sempre leva seus espetinhos de soja, come os queijos assados, pães, saladas, etc. Nunca vi ele de fora das bagunças pelo fato de ser vegetariano... Ele se vira muito bem.

Inclusive uma vez ele levou uma gringa amiga dele, que também é vegetariana, porém mais radical e eles levam a sua própria grelha, já que ela não queria assar seus espetos na mesma grelha que assamos as carnes! ::lol4::
Avatar do usuário
Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 604
Desde: 01 Dez 2008, 18:37

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Maytê » 26 Mai 2010, 11:09

::lol3::
Bom...digamos q minha alimentação é BEM restrita e q eu NUNCA me dou bem em aniversarios ou seja lá qlq outro tipo confraternização...sempre tem salgadinhos FRITOS e com CARNE ou QUEIJO...tem basicamente REFRIGERANTES e BEBIDAS ALCÓLICAS...tive algumas tentativas d ir pra um tipo d festa e acabo SEMPRE com fome e bebendo só agua... ::lol4::
fora a alimentação eu não tenho frescuras não,e bom... o fato ter medo d albergues é msm por causa filmes,eu não tenho a minima idéia d como seja um albergue...se for parecido com uma republica intão não tem problemas! ::hãã2::

Ah...não foi exatamente uma dúvida e sim uma preocupação já q eu não tenho muita sorte...e me desculpa mas eu não como carne nem MORTA!
e tb dependendo o lugar q eu vá não tenha um restaurante...pelo oq eu me lembro só tinha msm bastante churrascaria...

mas msm assim obrigada pelas opções gente
e eu sabia q mts iriam achar graça...mas é q eu sou msm um pouco paranóica... ::tchann::

::kiss::
Maytê
 
Mensagens: 5
Desde: 25 Mai 2010, 10:13
Localização: RJ

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Cristiane_ » 26 Mai 2010, 11:38

Oi Maytê!

Sou vegetariana e nunca vi dificuldade para comer.
O que faço muito é comprar minha comida em mercados, porque os restaurantes vegetarianos geralmente são muito caros. Frutas, verduras, legumes e grãos sempre!

bjooo
Cris ॐ
Meu blog: Dentro do Mochilão
Avatar do usuário
Cristiane_
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 244
Desde: 21 Jan 2009, 13:37
Localização: Brasilia

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor constantino » 26 Mai 2010, 11:40

Maytê escreveu:::lol3::
Bom...digamos q minha alimentação é BEM restrita (...)

Ah...não foi exatamente uma dúvida e sim uma preocupação já q eu não tenho muita sorte...e me desculpa mas eu não como carne nem MORTA!
e tb dependendo o lugar q eu vá não tenha um restaurante...pelo oq eu me lembro só tinha msm bastante churrascaria...

mas msm assim obrigada pelas opções gente
e eu sabia q mts iriam achar graça...mas é q eu sou msm um pouco paranóica... ::tchann::

::kiss::


Maytê,

Eu tenho uma amiga VEGAN. Não sei se vc é, mas os VEGANS são "chatos" não gostam nem que eu mate as lagartas da samambaia ::ahhhh::, pra ela eu teria que pegar o bichinho e soltar num mato, ou qualquer outro lugar ::love::. Pra ela não existe a menor razão em se matar um ser vivo.
Ponto.
Ela viaja o mundo todo, todo ano recebo fotos da Espanha, Argentina, e daqui de perto: Paquetá, etc.
Não comer carne não é mais um empecilho, há 30 anos quando eu viajava, ninguém sabia que o era não comer carne.
Hoje além de em cada cidade ter opções de salada nos bufês, existem vários restaurantes Vegetarianos e/ou VEGANS pelo mundo afora.
Como eu frequento a parte de Paris já postei por lá uma dica sobre restaurantes
Dê uma olhada em:http://www.mochileiros.com/paris-restaurantes-t32836.html#p335162
Poderia ter escrito mais sobre outras cidades. Ou ainda ter colocado minha solução pessoal para o problema, mas não fiz.
Se vc quiser dividir a tua experiência em procurar restaurantes vegetarianos em suas viagens podemos fazer isso.
Talvez exista muito mais gente que se sinta "estranho" ainda por fazer essa pergunta e nem faça.
Mas é um assunto interessante.
Se quiser podemos criar um espaço vegetariano aqui nos Mochileiros.
Avatar do usuário
constantino
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 646
Desde: 16 Jul 2004, 23:13
Localização: Rio de Janeiro

Re: E os vegetarianos?

Mensagem não lidapor Maytê » 26 Mai 2010, 12:53

::lol4::
Sou q nem a sua amiga Constantino!
todos me acham estranha por defender até os insetos!
mas eu digo q a vida dele não é menos importante só por ser um inseto...ai todos me chamam d louca... ::lol3::

Achei bem legal o tópico q vc fez...seria legal tb c tivesse essas dicas para mais lugares...
assim pessoas d diferentes gostos podem ficar mais tranquilas qnd forem viajar!
realmente gostei dessa idéia! ::otemo::
Maytê
 
Mensagens: 5
Desde: 25 Mai 2010, 10:13
Localização: RJ

Mochileiro Vegetariano - Dicas e Sugestões

Mensagem não lidapor Gabriel85 » 23 Out 2010, 19:09

Olá, abro este espaço para os vegetarianos, ovo-lácteo-vegetarianos, vegans etc... deixarem suas experiências sobre como se alimentar viajando, restaurantes e culinária-vegetariana-de-beira-de-estrada, deixem suas impressões, comentários, dicas e experiências de viagem! ::otemo::
Ovo-lacto-vegetariano
Motociclista(xt-600)
Viajante
Pensador
Pesquisador
Moderno & antiquado
Etc...
Gabriel85
 
Mensagens: 11
Desde: 22 Out 2010, 19:14

Re: VEGETARIANO VIAJANTE!

Mensagem não lidapor Gabriel85 » 23 Out 2010, 19:15

Como primeiro post deixo minha impressão sobre alimentação na américa do sul:
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Uruguai

Como ovo-lácteo-vegetariano que sou nunca deixei de encontrar algum PF com arroz, feijão, salada, ovo, batatas, etc... por mais ermo que fosse o local e por mais pé-de-chinelo que fosse a espelunca(restaurante), muito pelo contrário, passei mais aperto dentro do estado onde moro numa viagem que fiz onde a única coisa que tinha disponível era macacheira com charque e manteiga e café. ::lol3::

Na verdade, apesar da falta de variedade até da pra diminuir o preço da refeição ou o preço do KG por conta da ausência da carne.

Dica: sempre pechinche.
Ovo-lacto-vegetariano
Motociclista(xt-600)
Viajante
Pensador
Pesquisador
Moderno & antiquado
Etc...
Gabriel85
 
Mensagens: 11
Desde: 22 Out 2010, 19:14

Próximo

Voltar para Gastronomia



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante