Ir para conteúdo

Alimentos práticos para camping (sugestões)


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Membros
Convido todos os mochileiros campistas e praticantes de bushcraft a dar sugestões de alimentos práticos para acampamento, neste tópico.

 

O QUE LEVAR?

Estas são as minhas sugestões:

 

*Arroz pré-cozido (industrializado) vendido em caixinha/saquinho.

*Arroz parboilizado (fica soltinho quando cozido) - tem pacotes de 1, de 2 e de 5 kg.

* Arroz em saquinhos: branco/parboilizado/integral (pacote de 1 kg com 8 saquinhos de 25 g cada) necessário adicionar tempero.

* Alho picado (pote com 200 ou 400 gramas)

* Cebola (molho de)

* Tempero caldo Knnor/Maggi/Outras marcas, para temperar o arroz. - se for em saquinho: colocar o tempero na água com o arroz (um ou dois cubo para cada 2 saquinhos). 1 saquinho = 2 porções.

Nota: tempero em cubo dispensa óleo, sal e condimentos, pois contém todos estes ingredientes.

* Batatas - fácil e rápido de cozinhar.

* Purê de batata instantâneo (receita de como preparar impressa na embalagem).

* Capupuccino instantâneo (sachê/lata).

* Café granulado solúvel: Nestlé / Mellita / Café Do Ponto / Seleto / Iguaçu / Dia % - entre outras marcas).

* Café em pó (pó de café) *dica: prático para fazer em cafeteira tipo italiana.

* Leite em pó

* Leite condensado - para dissolver em água / bom para misturar no café, não necessitando adoçar.

* chocolate em pó solúvel Nestlé

* Achocolatado Toddy / Nescal / outras marcas.

* Açúcar

* Adoçante líquido / adoçante em pó, marca "Tal e Qual" - pote com 66g que equivale a 500g, ou com 133g que equivale a 1 kg.

* Bolachas/biscoitos/balas (pacote).

* Manteiga / margarina / patê

* Pão francês/pão italiano/pão português: pode ficar amassado na mochila durante a viagem, mas não estraga; ou pode-se levar os pães separados num saco ou em pequena mochila.

 

EMBUTIDOS & DEFUMADOS:

*Mortadela (pedaço/fatiada)

* Presunto (pedaço/fatiado)

* Peito de peru

*Frango

* Lingüiça calabresa

* Linguiça paio

* Salame

* Bacon

* Costela (suina/bovina)

* Salsichão

 

SECOS & SALGADOS:

* Peixe (tipo manjuba, e outros)

* Camarão

* Bacalhal

* Merlusa

* Charque/Jabá/Carne seca

* Miúdos suínos

 

PREPARADOS & SEMI PRONTOS:

* Sopão Knnor / Maggi / Qualimax / outras marcas

* Alimentos/pratos Liofilizados - alguns destes alimentos bastam aquecê-los em panela; outros têm que submergir em água morna para reidratar). São vendidos em sites especializados. Pesquise na internet "Alimentos Liofilizados"

* Preparado (pronto) para bolinho-de-chuva.

*Frutas secas, cristalizadas

* Fubá/Flocos de milho (Polentina/Milharina) para mingal, polenta, cuzcuz). Levar cuzcuzeira.

* Farinha de trigo e ovos, salsa, coentro, óleo de soja - para fazer bolinho-de-chuva.

* Farinha de mandioca (grossa ou fina/crua ou torrada)

* Farinha de milho em flocos

* Farofa pronta.

* Molhos (em sachê): Branco; Madeira; Quatro queijos; Strogonof.

 

PRONTOS para CONSUMO:

* Feijão carioca (em lata: 300 ou 354 g.); (embalagem a vácuo - WAPSA: 500 g.)

*Feijoada (em lata: 200 / 400 / 800 g.)

* Carne cozida em lata/sachê (vários tipos e sabores) marca Swift

* Frutas cristalizadas.

* Pratos prontos, da marca: Fugini

 

FRESCOS & CONGELADOS:

* Peixes cong.

* Linguiça toscana fresca

* Salsichas frescas

* Stick de frango

* Empanados (frango/bovino/suíno)

* Carne de frango/carne bovina (previamente temperada)

 

Obs.: esta carne temperada é vendida assim em açougues, já preparada. Eu mesmo comprei diversas vezes no dia em que eu ia acampar, ainda no trajeto. *Dica: se levar muita salsicha e carne, melhor cozinhar tudo quando chegar no acampamento, caso não tenha geladeira/caixa térmica para conservar refrigeradas; desse modo evita estragar/apodrecer de um dia para o outro. Bom é consumir/comer em, no máximo, 8 horas.

 

¤ Se for cozinhar feijão, leve na mochila uma panela de pressão de 3 litros. Dá para cozinhar 500 g. de feijão. Fica pronto em 40 minutos. Dá até para fazer feijoada. Basta levar feijão preto e os ingredientes típicos. Eu ja fiz feijoada em acampamento no mato e na praia, com amigos.

Neste caso melhor levar óleo de soja, cebola e alho in natura (natural).

* Sal / realçador de alimentos glutamato monossódico

 

* IMPORTANTE: tenha sempre miojo na mochila, para "quebrar" o jejum em alguma hora do dia, ou mesmo na trilha, durante a caminhada; andar muito dá fome. Miojo com salsicha ou linguiça defumada é muito bom e gostoso; pode acrescentar batatas e verduras, legumes, cortadas bem fininho. Eu compro nas feiras-livres verduras já cortadas/repicadas em saquinhos, para levar na mochila quando vou acampar. É muito prático. Tenha também café instantâneo/solúvel; é prático e rápido para fazer durante o percurso em trilhas.

 

¤ Se, porventura, for fazer Treking em trilhas onde é difícil encontrar água, como a travessia da Serra Fina, de Marins à Itaguaré - um trajeto de cinco dias - onde se passa dois dias caminhando em um trecho seco - sem encontrar água, evite comer alimentos muito salgado ou muito doce, porque provoca muita sede. Neste trecho tem-se que economizar a pouca água que se puder carregar, em garrafa ou em cantil, ou galão.

O miojo e o Sopão, por exemplo, (Knnor/Magi) tem grande quantidade de sal (sódio).

 

¤ Os tipos e variedades de alimentos que se pode levar são inúmeros. Por esse motivo eu estarei reeditando e postando qualquer novidade de alimentos que eu considerar útil e prático para trekers e campistas.

 

¤ Se for levar muitos dos alimentos constantes nestas listas, na mochila, em um treking de longo percurso, recomendo levar o que considerar ítens básicos e indispensáveis, para não se sobrecarregar com peso excessivo além do que se consegue suportar.

 

¤ Deixe aqui um post, não de receitas, mas de tipos de alimentos que não dão muito trabalho para preparar, afim de ajudar nossos irmãos de campings e travessias.

 

Nota: este primeiro tópico será reeditado quantas vezes se fizer necessário para postar alguma novidade sobre alimento práticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Convido todos os mochileiros campistas e praticantes de bushcraft a dar sugestões de alimentos práticos para acampamento, neste tópico.

 

O QUE LEVAR?

Estas são as minhas sugestões:

 

*Arroz pré-cozido (industrializado) vendido em caixinha/saquinho.

*Arroz parboilizado (fica soltinho quando cozido) - tem pacotes de 1, de 2 e de 5 kg.

* Arroz em saquinhos: branco/parboilizado/integral (pacote de 1 kg com 8 saquinhos de 25 g cada) necessário adicionar tempero.

* Alho picado (pote com 200 ou 400 gramas)

* Cebola (molho de)

* Tempero caldo Knnor/Maggi/Outras marcas, para temperar o arroz. - se for em saquinho: colocar o tempero na água com o arroz (um ou dois cubo para cada 2 saquinhos). 1 saquinho = 2 porções.

Nota: tempero em cubo dispensa óleo, sal e condimentos, pois contém todos estes ingredientes.

* Batatas - fácil e rápido de cozinhar.

* Purê de batata instantâneo (receita de como preparar impressa na embalagem).

* Capupuccino instantâneo (sachê/lata).

* Café granulado solúvel: Nestlé / Mellita / Café Do Ponto / Seleto / Iguaçu / Dia % - entre outras marcas).

* Café em pó (pó de café) *dica: prático para fazer em cafeteira tipo italiana.

* Leite em pó

* Leite condensado - para dissolver em água / bom para misturar no café, não necessitando adoçar.

* chocolate em pó solúvel Nestlé

* Achocolatado Toddy / Nescal / outras marcas.

* Açúcar

* Adoçante líquido / adoçante em pó, marca "Tal e Qual" - pote com 66g que equivale a 500g, ou com 133g que equivale a 1 kg.

* Bolachas/biscoitos/balas (pacote).

* Manteiga / margarina / patê

* Pão francês/pão italiano/pão português: pode ficar amassado na mochila durante a viagem, mas não estraga; ou pode-se levar os pães separados num saco ou em pequena mochila.

 

EMBUTIDOS & DEFUMADOS:

*Mortadela (pedaço/fatiada)

* Presunto (pedaço/fatiado)

* Peito de peru

*Frango

* Lingüiça calabresa

* Linguiça paio

* Salame

* Bacon

* Costela (suina/bovina)

* Salsichão

 

SECOS & SALGADOS:

* Peixe (tipo manjuba, e outros)

* Camarão

* Bacalhal

* Merlusa

* Charque/Jabá/Carne seca

* Miúdos suínos

 

PREPARADOS & SEMI PRONTOS:

* Sopão Knnor / Maggi / Qualimax / outras marcas

* Alimentos/pratos Liofilizados - alguns destes alimentos bastam aquecê-los em panela; outros têm que submergir em água morna para reidratar). São vendidos em sites especializados. Pesquise na internet "Alimentos Liofilizados"

* Preparado (pronto) para bolinho-de-chuva.

*Frutas secas, cristalizadas

* Fubá/Flocos de milho (Polentina/Milharina) para mingal, polenta, cuzcuz). Levar cuzcuzeira.

* Farinha de trigo e ovos, salsa, coentro, óleo de soja - para fazer bolinho-de-chuva.

* Farinha de mandioca (grossa ou fina/crua ou torrada)

* Farinha de milho em flocos

* Farofa pronta.

 

PRONTOS para CONSUMO:

* Feijão carioca (em lata: 300 g. e 354 g. das marcas QUERO / CAMIL / FUGINI (sachê contendo 167 g. embalagem a vácuo da marca WAPSA

*Feijoada (em lata: 200 / 400 / 800 g.)

* Carne cozida em lata/sachê (vários tipos e sabores) marca Swift

* Frutas cristalizadas

 

FRESCOS & CONGELADOS:

* Peixes cong.

* Linguiça toscana fresca

* Salsichas frescas

* Stick de frango

* Empanados (frango/bovino/suíno)

* Carne de frango/carne bovina (previamente temperada)

 

Obs.: esta carne temperada é vendida assim em açougues, já preparada. Eu mesmo comprei diversas vezes no dia em que eu ia acampar, ainda no trajeto. *Dica: se levar muita salsicha e carne, melhor cozinhar tudo quando chegar no acampamento, caso não tenha geladeira/caixa térmica para conservar refrigeradas; desse modo evita estragar/apodrecer de um dia para o outro. Bom é consumir/comer em, no máximo, 8 horas.

 

¤ Se for cozinhar feijão, leve na mochila uma panela de pressão de 3 litros. Dá para cozinhar 500 g. de feijão. Fica pronto em 40 minutos. Dá até para fazer feijoada. Basta levar feijão preto e os ingredientes típicos. Eu ja fiz feijoada em acampamento no mato e na praia, com amigos.

Neste caso melhor levar óleo de soja, cebola e alho in natura (natural).

* Sal / realçador de alimentos glutamato monossódico

 

* IMPORTANTE: tenha sempre miojo na mochila, para "quebrar" o jejum em alguma hora do dia, ou mesmo na trilha, durante a caminhada; andar muito dá fome. Miojo com salsicha ou linguiça defumada é muito bom e gostoso; pode acrescentar batatas e verduras, legumes, cortadas bem fininho. Eu compro nas feiras-livres verduras já cortadas/repicadas em saquinhos, para levar na mochila quando vou acampar. É muito prático. Tenha também café instantâneo/solúvel; é prático e rápido para fazer durante o percurso em trilhas.

 

¤ Se, porventura, for fazer Treking em trilhas onde é difícil encontrar água, como a travessia da Serra Fina, de Marins à Itaguaré - um trajeto de cinco dias - onde se passa dois dias caminhando em um trecho seco - sem encontrar água, evite comer alimentos muito salgado ou muito doce, porque provoca muita sede. Neste trecho tem-se que economizar a pouca água que se puder carregar, em garrafa ou em cantil, ou galão.

O miojo e o Sopão, por exemplo, (Knnor/Magi) tem grande quantidade de sal (sódio).

 

¤ Os tipos e variedades de alimentos que se pode levar são inúmeros. Por esse motivo eu estarei reeditando e postando qualquer novidade de alimentos que eu considerar útil e prático para trekers e campistas.

 

¤ Se for levar muitos dos alimentos constantes nestas listas, na mochila, em um treking de longo percurso, recomendo levar o que considerar ítens básicos e indispensáveis, para não se sobrecarregar com peso excessivo além do que se consegue suportar.

 

¤ Deixe aqui um post, não de receitas, mas de tipos de alimentos que não dão muito trabalho para preparar, afim de ajudar nossos irmãos de campings e travessias.

 

Nota: este primeiro tópico será reeditado quantas vezes se fizer necessário para postar alguma novidade sobre alimento práticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Salve Nilton!

 

 

Quanto às listas de alimentos sugeridos, podem até ser práticos sob o ponto de vista preparo/consumo, mas não são nada interessantes quanto ao aspecto conservação. Carnes em geral (peixes etc) estragam muito rápido se não forem salgados ou defumados... Isso inviabiliza a utilização deste tipo de alimentos em acampamentos de mais de 1 ou 2 noites.

 

Outros itens propostos, além de pesados (açúcar por exemplo) costumam atrair insetos ao acampamento.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá! Minha pequena contribuição, para quem se interessar avaliar a possibilidade de levar:

 

- Massa pronta de tortilhas (tipo Rap10). Há opções integrais e são muito práticas para consumo. Pode-se fazer muuuitas receitas legais. Mas precisam de refrigeração.

 

- Massa pronta de tapioca. Super pratica mas depois de aberta precisa refrigerar.

 

- Ovo de codorna em conserva. São uma delicia é uma opção pra quem gosta de ovo mas tem receio de levar (uma ideia legal pra acomodar ovos com segurança são potes plásticos para macarrão ou tipo das batatas pringlers).

 

- Macarrão tipo cabelo-de-anjo. Ele é bem fino e cozinha muito rápido, é bem saboroso também.

 

- alho moído desidratado

 

- Flocão para cuscuz. É mais grosso que milharina mas cozinha mais rápido, deixa o cuscuz mais macio e saboroso.

 

Bom isso é tudo que recordei agora... Espero que ajude alguém a descobrir novas facilidades em acampadas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros
Quando eu e amigos vamos para a mata, ficamos de dez à vinte dias acampados. Mesmo que eu levasse 5 baterias reservas não duraria os dez dias. Por isso a necessidade de um fogareiro carregador de bateria aparelhos eletrônicos. Enquanto se usa o fogareiro, pode-se deixar o aparelho conectado. Mesmo após o fogareiro apagado ainda carrega.

Eu e meus amigos não fazemos treking, somos mateiros. Ficamos muitos dias no mato. Alguns destes amigos meus ficaram morando em uma cabana na mata por um período de nove meses. Íam à cidade comprar slimentos, velas, produtos de limpesa, álcool, óleo diesel, bebidas alcoólicas, pilhas/baterias para lanternas e rádio; um suprimento para vinte dias, no mínimo, e retornavam para a cabana na mata (atlântica). Eu nunca fiquei mais de um mês.

E usamos lenha para cozinhar e esquentar água para tomar bannho em dias muito frios. Mesmo com chuva conseguimos pegar lenha sêca: os galhos na copa das árvores. Amarro uma travessa, um pedaço de caule grosso com 20 à 30 cm de comprimento, na ponta de uma corda. Giro e lanço-o para o alto da copa da àrvore (essa travessa amarrada na corda) de modo que enrosque nos galhos. Penduro na corda e a pucho com força: a galheira quebra e cai no chão. Quando a galheira é grande, difícil de quebrar, puchamos a corda em duas ou mais pessoas.

Tiramos a casca dos galhos, se estiver úmida. E usamos no fogão à lenha improvisado. Ou cortamos com o machado troncos de árvores mortas e ressequidas.

Desse modo se tem "munição" (gravetos) para usar o fogareio biolite, e enquanto cozinha ou esquenta a água, aproveita para recarregar o celular ao mesmo tempo.

 

Buliseye, tem espiriteira que funciona como o fogareiro biolite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

uso carvão pra fazer as refeições, mas vou começar a usar álcool , é mais em conta e mais fácil de levar, lembrando que eu faço cicloturismo, então coloco tudo no bagageiro, carvão não atrapalha pra carregar, então eu usava carvão. ...

comida: utilizo vasilhame de margarina para levar arroz, é melhor do que saquinho, tempero eu levo sazon, ou algum tempero completo pequeno, ou levo em saquinho dentro do arroz, algum de casa. carnes defumadas ou carne seca, são as melhores, sardinha e mortadela tbm é uma mão na roda, apesar de ter muito conservante rsrs; No mais, utilize bebidas solúveis, leite em pó, cappuccino, café solúvel, suco já adoçado, etc.; Massas... macarrão instantâneo; leguminosas e frutas, preferível levar as mais rígidas, cenoura, batata doce, batata inglesa, beterraba, maçãs, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...