Ir para conteúdo

Construindo uma Mochila


Posts Recomendados

  • Membros

depois de olhar as mochilas que tem no site http://www.backpacking.net, tomei coragem, hehehe... a minha não tá tão esquisita assim. eu ainda estou procurando o meu projeto da mochila no meio da papelada... mas as fotos estão na mão. eu não postei antes pois estava tendo problemas sérios com a recepção da claro 3G aqui em casa, até a hora que coloquei o modem pra fora da janela, hehehe....

 

bom, e negócio é o seguinte: a mochila foi feita em duratram ou 600NP, mas cordura ou "lona" de nylon (tipo a usada pela trilhas e rumos) funcionam melhor. um outro tecido que eu conheço por "nylon amarrotado" também funciona. a grande sacada está em costurar com pontos espaçados e apertados no saco principal e outros pontos de esforço, e a pelo menos 2cm da borda do tecido, depois dobrá-lo e costurar de novo... os estofamentos foram feitos com 1cm de espuma d33 e 1cm de espuma de célula fechada (excelente pra isolante caseiro) revestidos com nylon fino. alguns pontos, como a inserção das alças de ombro (em cima e embaixo) foram feitos em couro (que por não ter trama, é imune a desfiamento) e costurados à mão com fio de Kevlar (toque hi-tec...). cola de sapateiro foi largamente usada, pra que as costuras ficassem estanques.

a capacidade total deve ficar em torno de 160 litros (ela não tá totalmente cheia nas fotos).

as alças e a barrigueira são o mais largas possíveis, visando o conforto (nenhuma mochila que já usei se compara e esta em matéria de conforto).

eu usei só 5 compartimentos: o principal, a tampa (que é telescópica), o bolso frontal e os dois laterais.

o acesso superior é através de cadarço e nylon, e o inferior através de um zíper grosso. existem poucas regulagens, pois foi feita por mim, pra mim.

vou ver se acho a "planta" original da mochila (difícil, já são uns 9 anos...) e aí eu posto aqui.

sabe que futricando nesses trens até animei de fazer mais uma??? a minha crampon 80 vai ficar meio pequena pra expedições de andinismo mesmo... quem sabe um quase-clone desta, com uns itens extras não cai bem?

P2050001_resize.jpg

P8030308_resize.jpgP8030309_resize.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
...nem em sonho eu boto fotos do monstro aqui, mas GARANTO que eu já fiz a petrô-terê com ela 3 vezes, passei uma semana no caparaó e fiz mais um monte de outras viagens, sempre arrancando olhares e torcendo narizes por onde passava...

 

Samuel,

 

Parabéns!!! Ficou muito legal - ainda bem que colocou as fotos.

 

E parabéns não só pela mochila, mas por que fez e usou de verdade, não ficou só de teoria. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Samuel...

Estava fazendo charme, hein?! Muito boa a sua mochila!!! ::otemo::

E a cor, não achei feia não. Eu prefiro assim, mais camuflada, para que São Pedro lá de cima não saiba onde estou.

Cores berrantes podem ajudar numa emergência, para localização, mas li que alguns guias aconselham usar cores mais discretas em trilhas, para que as pessoas se integrem à paisagem.

Obrigada por colocar as fotos e a descrição de como fez, a mim ajudará bastante. Nove anos já é um bom tempo, mas você lembra quanto foi o custo do material? Vou tentar costurar numa máquina antiga, daquelas pretas de ferro.

Acho que não conseguirei superar a sua, não...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...