Ir para conteúdo
Mochileiros.com
marcio issao

Construindo uma Mochila

Posts Recomendados

Pessoal,

 

Será que tem algum maluco como eu aqui no grupo que também está fazendo uma mochila? Primeiramente deixa eu contar, estou projetando uma mochila que seja de 45 litros expansivel até 90 litros, isso mesmo ... depois, ela será de armação de fibra de carbono + poliuretano em paralelo e X, com a base dela reforçada com roneycomb, que é uma chapa de sanduishe de fibra de carbono x papel em formato de colméia super resistente e leve. To projetando ela toda em Catia, mas estou com dificuldade de achar material para fabricalá, principalmente Condurá, alguém sabe onde posso achar?

 

Segundo é que peguei uma mochila bem simples aqui de 30 litros expandivel para 40 litros de marca desconhecida (Nycon) que não é cargueira, e estou transformando para cargueira no sistema da que estou projetando. Falta reforça-la nas costuras e duplicar em alguns pontos o material. Alguém já fez isso?

 

Queria trocar idéias com outras pessoas. Só registrando, o meu objetivo não é economizar, mas desenvolver algo. Pois inclusive estou para comprar um Deuter Traveller ou uma Curtlo Adventure de 60 litros, e tenho uma Alpine.

 

A minha idéia é fazer mochilas leves, mas com resistencia de pesadas, usando material de alta tecnologia. Produzir para vender? Não sei, por enquanto é mais curiosidade. Estou trazendo estes materiais da contrução de aeronaves homebuilts e do aeromodelsimo.

 

Abraços.

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cacius    0

Caraca, Márcio! Construir uma mochila! ::otemo::

Tchê, pelo visto o material tu conheces bem, e já o pessoal de SP vem pra te dizer onde tu compra tecidos... aliás, acho que até tem tópicos sobre isso..

http://www.mochileiros.com/nylon-rip-stop-e-cordura-por-metro-t16850.html

Não faço idéia de onde começar uma mochila, mas uma coisa que eu imagino que deva te preocupar é a ergonomia e a transferência de peso. Mais importante do que ter uma mochila onde vc possa carregar 50 quilos de pedras cheias de pontas, é uma mochila que te dê conforto e não te machuque com míseros 5 kg de carga :roll:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

márcio,

eu já fiz isso!

quando eu comecei no montanhismo eu era tão duro, mas tão duro, que eu não tinha alternativa a não ser equipamentos volumosos e pesados. não cabia nada na mochila que eu tinha, que também era uma de fabricação local (uma porcaria).

resolvi então fazer uma mochilona que acabou me acompanhando por muito tempo.

usei o simples duratran 600, numa horrível cor marrom, com dois gigantes bolsos laterais e um frontal, maior ainda. a capacidade deve ter ficado em uns 160 litros, mais ou menos, REAIS. apesar da aparencia tosca, a mochila tinha umas coisas legais, tipo costuras em Kevlar, armação interna, forração com espumas de duas densidades, baixíssimo peso (uns 1,5kg) etc.

 

no final, aprendi umas coisas:

mochila tem que ser super ergonômica, "feita no alfaiate". isso faz TODA a diferença.

alças largas também ajudam muito, 8cm pros ombros e 15 cm pra barrigueira tá bom.

a qualidade do material empregado completa a tríade, sem fitas, fivelas e linhas boas a mochila desmancha.

 

nem em sonho eu boto fotos do monstro aqui, mas GARANTO que eu já fiz a petrô-terê com ela 3 vezes, passei uma semana no caparaó e fiz mais um monte de outras viagens, sempre arrancando olhares e torcendo narizes por onde passava...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cacius    0

O Perito, que tu é doido a gente já descobriu.

Agora mais doido ainda tu é se não postar fotos da mochila aqui. Especialmente destes detalhes de barrigueira, costuras, estrutura.

Sem essa de "é feia". Se tu visse minhas espiriteiras de Kaiser... ::lol3::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ogum777    0

samuel, joga a foto aí!

 

na gringolândia tem editorias e editorias sobre fazer mochilas. é interessante. e o negócio é esse: o bom mochileiro, o aventureiro de verdade, adora desenvolver seus próprios equipos. isso sim é autonomia!

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
andreax    0

Márcio,

Tem outra louca aqui também! Estou começando a entrar no mundo dos mochileiros e agora preciso fazer uma mochila para viagem. Diferente de você, meu motivo é falta de dinheiro mesmo. Preciso de uma bem grande e vou tentar fazer o mais confortável possível. Minha dificuldade já para começar é não ter uma outra para pegar modelo e dimensões. Mas doido que se preze faz de tudo. Você pode me dizer em que tipo de loja eu encontro materiais de qualidade, apropriados?

 

Samuel,

Tem mais uma aqui querendo ver as fotos! Você não vai deixar todo mundo na curiosidade, vai?!

 

Ô Ogum,

Encontrei este site http://www.backpacking.net que tem dicas de gente que fez mochila, barraca, saco de dormir, fogareiro. Você saberia me dizer um site legal que dá dicas para confeccionar uma mochila?

 

Obrigada gente por qualquer informação. Se eu conseguir fazer a minha coloco fotos aqui também.

 

Um abraço, fiquem em paz! ::love::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
andreax    0

Obrigada Ogum!

Eu estava procurando por "homemade backpack". Estou vendo também as dicas do Faça Você Mesmo aqui dos Mochileiros.

Com "diy backpack" apareceram 1.500 páginas na busca do Google.

Desculpe a ignorança, mas o que é diy?

Um grande abraço!

Andréa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
andreax    0

Hum...

Nada como saber das coisas, hein?

Valeu Cacius!

 

Samue-el... Cadê as fotos? Coloca aí, vai, vai. Depois do que andei vendo aqui pela internet, estou duvidando que sua mochila seja tão ::ahhhh:: quanto você tá dizendo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois de olhar as mochilas que tem no site http://www.backpacking.net, tomei coragem, hehehe... a minha não tá tão esquisita assim. eu ainda estou procurando o meu projeto da mochila no meio da papelada... mas as fotos estão na mão. eu não postei antes pois estava tendo problemas sérios com a recepção da claro 3G aqui em casa, até a hora que coloquei o modem pra fora da janela, hehehe....

 

bom, e negócio é o seguinte: a mochila foi feita em duratram ou 600NP, mas cordura ou "lona" de nylon (tipo a usada pela trilhas e rumos) funcionam melhor. um outro tecido que eu conheço por "nylon amarrotado" também funciona. a grande sacada está em costurar com pontos espaçados e apertados no saco principal e outros pontos de esforço, e a pelo menos 2cm da borda do tecido, depois dobrá-lo e costurar de novo... os estofamentos foram feitos com 1cm de espuma d33 e 1cm de espuma de célula fechada (excelente pra isolante caseiro) revestidos com nylon fino. alguns pontos, como a inserção das alças de ombro (em cima e embaixo) foram feitos em couro (que por não ter trama, é imune a desfiamento) e costurados à mão com fio de Kevlar (toque hi-tec...). cola de sapateiro foi largamente usada, pra que as costuras ficassem estanques.

a capacidade total deve ficar em torno de 160 litros (ela não tá totalmente cheia nas fotos).

as alças e a barrigueira são o mais largas possíveis, visando o conforto (nenhuma mochila que já usei se compara e esta em matéria de conforto).

eu usei só 5 compartimentos: o principal, a tampa (que é telescópica), o bolso frontal e os dois laterais.

o acesso superior é através de cadarço e nylon, e o inferior através de um zíper grosso. existem poucas regulagens, pois foi feita por mim, pra mim.

vou ver se acho a "planta" original da mochila (difícil, já são uns 9 anos...) e aí eu posto aqui.

sabe que futricando nesses trens até animei de fazer mais uma??? a minha crampon 80 vai ficar meio pequena pra expedições de andinismo mesmo... quem sabe um quase-clone desta, com uns itens extras não cai bem?

P2050001_resize.jpg

P8030308_resize.jpgP8030309_resize.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ogum777    0

eita, esse simé um mochileiro de verdade!

 

queria eu ter paciência pra fazer tudo isso!

 

mas gostie da mochila, gostei mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Paulo BR    0
...nem em sonho eu boto fotos do monstro aqui, mas GARANTO que eu já fiz a petrô-terê com ela 3 vezes, passei uma semana no caparaó e fiz mais um monte de outras viagens, sempre arrancando olhares e torcendo narizes por onde passava...

 

Samuel,

 

Parabéns!!! Ficou muito legal - ainda bem que colocou as fotos.

 

E parabéns não só pela mochila, mas por que fez e usou de verdade, não ficou só de teoria. ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
katish    0

CARACA!

 

isso é um MONSTRO de mochila! vc ficou até pequeninho nela rsss

parabéns, mandou bem viu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
andreax    0

Samuel...

Estava fazendo charme, hein?! Muito boa a sua mochila!!! ::otemo::

E a cor, não achei feia não. Eu prefiro assim, mais camuflada, para que São Pedro lá de cima não saiba onde estou.

Cores berrantes podem ajudar numa emergência, para localização, mas li que alguns guias aconselham usar cores mais discretas em trilhas, para que as pessoas se integrem à paisagem.

Obrigada por colocar as fotos e a descrição de como fez, a mim ajudará bastante. Nove anos já é um bom tempo, mas você lembra quanto foi o custo do material? Vou tentar costurar numa máquina antiga, daquelas pretas de ferro.

Acho que não conseguirei superar a sua, não...

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×