Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Alguem me ajude!

 

Tenho todos os documentos legalizados (consulado de BH) e tenho parentes para ficar na italia (Reggio Calabria).

 

Dúvidas: Posso de alguma forma adintar a cidadania dos meus pais? Ja estou levando os documentos deles (ja q tenho que levar a linhagem até mim).

Outra dúvida é o que tenho que fazer para pegar a cidadania. Qual o processo (se possivel passa-a-passo).

 

 

Obrigado pela ajuda!!!!!

 

abraços

 

Ola Carmelo...

Voce podera fazer apenas o seu processo. Se os seus pais quiserem adquirir a cidadania, terao que ir ate a Italia e dar entrada tmb.

Como dica para saber o que tem que fazer, recomendo que voce veja o site wikicidadania, ali teras o passo-a-passo.

Boa sorte, e de noticias... ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Estou pesquisando e lendo bastante sobre o assunto, de qualquer forma, ainda tenho algumas dúvidas.

 

Meu primo de primeiro grau tirou a cidadania dele na Itália agora em 2011 (ele mora em Augusta) e tudo foi feito lá mesmo. Ele está de férias aqui no Brasil e trouxe com ele uma espécie de ‘documento’ que é como se fosse um certificado atestando que ele deu entrada na documentação e é hoje cidadão italiano. Nesse documento tem um número de processo e uns carimbos e assinaturas, mas ele já está com seu ‘RG’ italiano e vai tirar o passaporte quando voltar para lá agora em Setembro. Com ele ta tudo maravilha.

 

Agora a família quer aproveitar e tirar também a cidadania (que já a parte mais cara e trabalhosa já foi feita. Reunir e regularizar todos os documentos lá na Itália demorou mais ou menos 2 anos e foi bem caro).

 

Liguei no consulado de São Paulo e me informaram que para dar entrada aqui no Brasil nós precisaríamos de toda documentação que comprovasse a descendência. Lendo aqui mesmo, vi estão que deveríamos pegar os documentos lá em Augusta, é isso mesmo? Eles podem dar ou se recusar a passar toda documentação para nós, não? No consulado aqui de São Paulo a fila de espera para apresentar a documentação é de 6 anos. Então, resumindo, se fossemos dar entrada na cidadania pelo consulado de São Paulo, esperaríamos 6 anos para apresentar os documentos e estes estão na Itália, é isso mesmo?

 

Ou, se déssemos entrada na Itália (buscando residência e tudo o mais), como seria? Eu poderia chegar em Augusta, ir ao mesmo lugar que tirou a cidadania do meu primo, apresentaria os documentos restantes e então esperaria a cidadania lá? Toda documentação está regularizada até minha avó, então eu só apresentaria certidão do meu pai, minha mãe e a minha? Pelo menos foi isso o indicado por um advogado. E esses documentos que eu acrescentaria a pasta para tirar a minha cidadania precisam ser legalizados no consulado de São Paulo? (Isso significa esperar 6 anos ou há um outro meio para isso?)

 

Estou um pouco confusa e agradeço a resposta de vocês para decidir qual meio menos turbulento para conseguir a cidadania. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Estou pesquisando e lendo bastante sobre o assunto, de qualquer forma, ainda tenho algumas dúvidas.

 

Meu primo de primeiro grau tirou a cidadania dele na Itália agora em 2011 (ele mora em Augusta) e tudo foi feito lá mesmo. Ele está de férias aqui no Brasil e trouxe com ele uma espécie de ‘documento’ que é como se fosse um certificado atestando que ele deu entrada na documentação e é hoje cidadão italiano. Nesse documento tem um número de processo e uns carimbos e assinaturas, mas ele já está com seu ‘RG’ italiano e vai tirar o passaporte quando voltar para lá agora em Setembro. Com ele ta tudo maravilha.

De fato... ::otemo:: ele ja é italiano e agora é so aproveitar !!!

 

Agora a família quer aproveitar e tirar também a cidadania (que já a parte mais cara e trabalhosa já foi feita. Reunir e regularizar todos os documentos lá na Itália demorou mais ou menos 2 anos e foi bem caro).

 

Liguei no consulado de São Paulo e me informaram que para dar entrada aqui no Brasil nós precisaríamos de toda documentação que comprovasse a descendência. Lendo aqui mesmo, vi estão que deveríamos pegar os documentos lá em Augusta, é isso mesmo? Eles podem dar ou se recusar a passar toda documentação para nós, não? No consulado aqui de São Paulo a fila de espera para apresentar a documentação é de 6 anos. Então, resumindo, se fossemos dar entrada na cidadania pelo consulado de São Paulo, esperaríamos 6 anos para apresentar os documentos e estes estão na Itália, é isso mesmo?

Seis anos ainda é pouco... O Consulado de Sao Paulo leva em media 15 anos pra conceder cidadania a quem requerer agora. Augusta fornece para o seu primo uma copia... que pouco ajuda no Brasil.

 

Ou, se déssemos entrada na Itália (buscando residência e tudo o mais), como seria? Eu poderia chegar em Augusta, ir ao mesmo lugar que tirou a cidadania do meu primo, apresentaria os documentos restantes e então esperaria a cidadania lá? Toda documentação está regularizada até minha avó, então eu só apresentaria certidão do meu pai, minha mãe e a minha? Pelo menos foi isso o indicado por um advogado. E esses documentos que eu acrescentaria a pasta para tirar a minha cidadania precisam ser legalizados no consulado de São Paulo? (Isso significa esperar 6 anos ou há um outro meio para isso?)

Este passo seria o ideal. Dar entrada na Italia poderia levar no maximo 3 meses. Voce pode fazer em Augusta ou em qualquer outro comune italiano. Tens que levar pra la Italia todos os documentos traduzidos e legalizados pelo Consulado de sua residencia. Se for apenas 3 documentos creio que consigas no momento, mais do que isto teras que entrar na fila que esta demorando em media de 1 a 2 anos.

 

Estou um pouco confusa e agradeço a resposta de vocês para decidir qual meio menos turbulento para conseguir a cidadania. Obrigada!

Seu caso é bem simples, e te aconselho fazer diretamente na Italia.

Espero te-la ajudado.

Abraçosss ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde,

 

Minha mãe nasceu na Itália, veio para o Brasil e se "naturalizou" antes de eu nascer, portanto até onde eu sei não tenho direito a cidadania italiana. Mas há uns tempos atrás fuçando na internet, achei uma página do governo brasileiro onde você pode consultar as certidões negativas de naturalização, e fazendo a consulta da minha mãe não consta ela como naturalizada (diferente dos irmãos dela).

Conversei com minha mãe e ela me disse que os documentos de naturalização dela estão com nomes e datas erradas o que pode ter gerado esta falha. Gostaria de saber se devido a esta falha posso entrar com o pedido de cidadania italiana, já que ela não consta como naturalizada, o que seria fácil pois ela tem todos os documentos.

 

P.S.: Apesar de não constar como naturalizada ela possui todos os documentos brasileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde!

 

O Avô paterno da minha Avó é Italiano. É possível que minha avó adquira a nacionalidade? Ela nasceu antes de 1948. Ela adquire? E meu pai nasceu depois de 1948, teria transmitido para o meu pai, e consequentemente, para mim?

 

OBRIGADO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...