Ir para conteúdo

Serra Fina de 13/7/2011 a 16/7/2011. Travessia Toca do Lobo ao Sítio do Pierre


Posts Recomendados

  • Membros

Olá caros mochileiros .

Vou fazer um relato despretencioso( não me considero um montanhista experiente para tal ) e pretensamente engraçado da minha empreitada na SF . Desde a ideia uterina , aqui no site ,ate o nascimento da criança , de cesarea e sem anestesia ... mas no final , filho é filho e todos ficam felizes !!

Vamos por partes como diria Jack ...

Me associei ao site aqui , tudo blz . Vi os relatos da SF e pensei : essa é cascuda , vou encarar ! Comecei a pesquisar , ler relatos , ver fotos e vídeos . E a vontade crescendo como tinha que ser ... Me assustava muito os relatos de frio , pois sou friorento . Mas a galera aqui do site me ajudou nas duvidas e arruma um saco melhor daqui , compra um underware mais poderoso dali e assim fui montando o enxoval da criança . Ia sozinho mesmo , pois meus dois camaradas de trilhas Eriberto Almeida , "Betão " ( fotografo amador com nivel de profissa ) e Danny Vills ( ex guia de montanha ) , não tinham como confirmar no periodo das minhas ferias ( julho ) . Um dia Betão me liga e diz que conseguiu marcar as ferias pra segunda quinzena de julho pra coincidir com a lua cheia e que tava dentro . Fechou ! Só o clima poderia atrapalhar . Danny ficou pegado com o trabalho .

Contatei o rodrigovsouza que tem um site bem explicativo da SF e fechei o pacote . Só com guiada , o resto por nossa conta .

Monitorava o clima e na semana de véspera a maior chuva e frio no sudeste , mas a boa noticia é que um sistema de baixa pressão no sul iria segurar o frio e teríamos uma semana quente e seca na região . Deus abençoou com o clima e foi show .

Partimos na segunda dia 12 para passa quatro MG , base da trip . Típica cidadezinha mineira ,pequena e simpática . Lá conhecemos o Will que seria nosso guia in loco , numa parceria sinergética da Will Guiadas Montanhosas LTDA com a Rodrigo’s Mountain Interprise Services Inc. Fomos dormir e ai começaram os pequenos detalhes, que fazem uma diferença no todo ... to acostumado com colchão duro e peguei um macião , maior q o estrado , que ficou torto , ainda não me agasalhei direito ( faz um frio do carai... em pss4) e acordei as duas da matina pela insônia q tenho tido e pela adrenalina . Moral da estória : praticamente não dormi , acordei com o nariz entupido só respirando pela boca e com uma dor nas costas atroz que doía muito paralelo a coluna dos 2 lados . Doia muito qdo eu respirava fundo , mas muita coisa . Lembrei até daquela piada : só dói qdo eu respiro doutor ... e fundo !!

Fiquei preocupado qdo colocasse a cargueira cheia no lombo , mas como disse o filósofo frances "Chuck Nietzche Norris " : render se nunca , retroceder jamééééé!!!!!

E o motor 4.1, V6 ,turbo , totalflex,forjado em 69 , pode ate ratear mas ate hj nunca parou . Apesar das retíficas , troca de peças por mau uso e gambiarras , devo confessar ... Mas , voltemos a vaca fria e a ação !

Passou a kombi do Ze do posto ( figura hilária, um às no volante , com trocadilho por fvr . A cena dele se contorcendo com o braço esquerdo como um iogue pra pegar o saco de biscoito por cima da orelha direita , enquanto com a outra mao fazia a curva na estrada , fez me arrepender de não ter contratado mais um seguro de vida ) , conhecemos o resto da equipe : Alexandre ( Lorena ) , Augusto ( Cruzeiro ) , Roberto ( RJ) , Eu (RJ ) , Betão (RJ) e Will (guia, Itamonte ) .Os seis cavaleiros do apocalipse , pq depois da fome, sempre tem a vontade de comer ... Pareceu um grupo forte e homogêneo . O que se comprovaria no decorrer .

A Kombi não sobe até lá em cima . Tivemos q ir andando após uma parte. Chegamos na toca do lobo , onde propriamente começa a travessia . Neste primeiro dia é praticamente só de subida , se ganha 1.000 metros . Aqui a SF já mostra seu cartão de visitas . É uma travessia de muito contato( galhos, capim elefante e bambuzinhos ) e MT subida . Paramos pra pegar água e eu como transpiro muito e bebo mt água , carreguei logo com 6,5 litros . Isso somado a uma super esquilo 2, um saco de -4 , comidas e roupas superestimadas e uma cargueira montanha 75 com tecnologia na barrigueira da época que o mar morto ainda tava vivo , ficou parecendo uma tonelada . E tome subida !

Do inicio pro meio Betão começou a passar mal , pois estava com inicio de gripe e com a capacidade pulmonar reduzida . Paramos umas duas vezes pra ele tomar ar .Estranhei , pois já fizemos outras pesadas como a petro terê sem problemas , e ele é um cara tenaz e extremamente forte . Mas Tb tava bem pesado , levando o case da DSLR , lentes poderosas , baterias sobressalentes e um tripé profissa . Will comentou que é normal no primeiro dia pessoas passarem mal , seja pelo esforço ou pelo consumo excessivo de água no ultimo PT vc deve beber tudo o q puder sem se empanturrar , senão com o esforço a probabilidade de vomitar fica alta . Ele calcula que uns 20 % desistem nos dois primeiros dias e o resgate agora , só na pedra da mina , pela rota de fuga do paiolinn .

Nota triste foi que um Zé Arruela ou Péla Saco( podem adaptar a nomenclatura à região ) que foi usar combustível liquido , deu mole no manuseio e tacou fogo em toda a área à esquerda do caminho dos anjos . Tava tão feio e triste que nenhum de nós teve vontade de fazer uma das fotos mais clássicas da travessia: a trilha de terra batida por cima das cumeeiras . Alias , o nome serra fina vem daí , de que grd parte dela vc faz pela crista das montanhas , vendo lindos visuais dos dois lados . Depois de passar por lá , cruzamos com dois caras descendo do Capim Amarelo , pois estavam fazendo um bate e volta de lá . Dali pra frente é só trilha em pé . Tem uma parte um pouco antes do ataque final ,em pé , que é bem exposta do lado direito , sem vegetação nenhuma , só pedras baixas e uma linda floresta lááááááááá no fundo , uns 200 mts abaixo .Se tiver vertigem , nem olhe ... Chegamos no cume . Capim alto e poucos pontos de barracas . Estavamos sós . Nos instalamos e vimos um lindo por de sol e nascer da lua cheia e um céu todo estrelado . É um dia bem pesado , pois teu corpo ainda ta acostumando ao peso e ao esforço e o ganho de altitude é enorme . Ali a montanha já manda seu recado .Dormi um pouco melhor pq tava exaurido e com défict de sono da noite anterior , foi minha melhor noite ,devo ter dormido umas 4 hrs . Segundo o termômetro do Augusto ( nosso companheiro hi tech , tinha equipo do bom e do melhor com excelente relação peso –beneficio ) fez 3 º C .

Demoramos um pc mais pra desarmar o acampamento e saímos umas 8:30 , foi um vacilo , pois é o dia que se caminha mais e com dois ataques bem fortes , alem de que chegar mais cedo na Mina é garantia de pegar um bom PT de camping e ver um visual incrível de quase 180 º em todas as direções .Voltamos pra trilha, lá de cima se vê o rio vermelho onde pegaremos água de novo . Agua quase congelante , dói os dedos só de abastecer a pet de 2,5 . Depois disto tem um ataque a um pico antes da mina , com um visual lindo , por um lageado de pedras . Muito show . Após um longo ataque chegamos a Mina ! Eu estava me sentindo bem , apesar do esforço , o sono restaurou a energia .Betão e Augusto sofreram nesta subida . Quase chegando fomos ultrapassados por um grupo de três caras . Acho que Tiago Ferrer de itamonte , Junior de Itajubá e um terceiro q não lembro o nome e procedência . Galera legal , que já conhecia a trilha e estava mais relax . Nos passaram , trocaram uma idéia e seguiram pra acampar no Ruah . Ufa ,ainda bem !!! Pois pegamos um dos poucos pts de camping q sobrou , já em cima de pedras . Dormi mal, umas duas hrs no total , por isto e pelo vento que é mt forte a noite toda . O sobreteto sacode “ di cum força “ e a friaca marcou 2º mas com sensação térmica de menos .A bolsa do tripé ficou na varandinha e amanheceu com uma crosta de gelo .O visual da mina é incrível , vc vê a lua cheia nascendo com o céu todo estrelado de um lado e vira a cabeça em 180º e ve um por do sol bola de fogo alaranjado do outro .Espetacular . Idem no alvorecer . Incrivel a amplidão , até onde a vista alcança pela altura de quase 2800 mts , onde se ve várias cidades de MG e SP , alem de Resende no RJ .Quarto maior pico do Brasil e primeiro no Sudeste . Fizemos as fotos de praxe na marcação da mina e assinamos o livro .

Qdo chegamos na mina , Betão veio nos comunicar que iria desistir , pois estava muito debilitado e sofrendo com o peso excessivo e o desgaste .Que acionaria o resgate via paiolinn .Esperei ficar a sós com ele na barraca pra dar aquela força e sentir se ele tinha condições ou não . Afinal já são varias montanhas e já conheço o gado . Argumentei que ele descer pelo paiolinn seria outra porrada de umas 5 hrs e uma pela outra ele encarava com nossa ajuda e o quarto dia q faltava , ia na marra mesmo . Ficou pensativo pois não queria sobrecarregar ninguém , eu pilhando ele falando q éramos uma equipe , neste momento chega o Will com o msm discurso que eu , e com sua psicologia de guia . Acordamos q Will levaria o tripé e eu mais água pra aliviar o Betão . Ele concordou . Foi ótimo , pois eu abortaria com ele . É meu brother de trilha e amigo de longa data . Entramos juntos e sairíamos juntos em qq situação .Se não desse ,voltaríamos em outra oportunidade .Mas sabíamos que com sol , lua cheia , céu estrelado e sem chuva era uma dádiva q tínhamos q aproveitar . Isso mexeu com os brios nordestinos do Betão . E o nordestino é antes de tudo um forte !! Se bem que aquela rapadura com farinha no sangue dele já está muito misturada com produtos de malhação ... Ah e tem outra coisa , garanto q se chamássemos o grupo e propusessemos de cada um levar uma parte resolveriamos sem problemas . O Will ,totalmente adaptado , bicho solto de trilha com uma Deuter 70 mais 15 com uma barrigueira q parece um sofá , Roberto com sangue nos olhos pra completar a trilha pois já tinha desistido antes por um amigo ter passado muito mal ,logo ,sabia o q estávamos passando e tava bem fisicamente , o Augusto sofreu muito no segundo dia , mas dava pra levar um cup nudless e o Alexandre tava sobrando na trilha , fazendo o fechamento da coluna .

Iniciamos o terceiro dia e a descida da mina . Um lindo visual do Vale do Ruah . Um vale todo de capim elefante , bem úmido ( atochei a titã ate o talo na lama e ela foi de boa . Alias , de boa a trip toda .Fabiomon , estás de parabens pelo produto . 3 dos 6 com elas sem reclamação . Fiz uma foto show q te enviarei ) . Cruzamos mais uma vez com a rapaziada .Paramos no rio verde pra abastecer , desta vez com mais água ainda .Pra achar a saída do vale é um pouco difícil , pois o mato alto e varias trilhas vicinais confundiram um pouco , após isso ai é so subidas .Eu sofri muito neste dia , pelo peso e privação de sono anterior . No ultimo ataque aos 3 estados eu estava no bagaço da laranja (Lembro que olhei piramba acima e perguntei ao Will se tinha mais algum ataque após aquele . Ele disse q não e eu disse que sim . Que podia ter o MEU ataque ... cardíaco !!). A parte mais em pé , mais critica e perigosa estava bem úmida , com a lama agarrando na bota e fazendo que ficasse mais escorregadia . Toda a atenção , concentração estava no prox passo . Que nem o lema do AA adaptado : Só mais um passo ! Aqui a minha decisão de levar dois bastões se mostrou acertada , pois aliviou o peso e aumentou e muito a minha segurança nestas condições . Ganhamos os três estados ! Eu bufava mais que um touro miura na arena , o foda é que ele geralmente morre no final . Mas a rapaziada anterior já estava lá instalada , logo na chegada e deu uma moral parabenizando . Senti os polegares pra cima na plaza de toros e o Miura continuava vivo ...

Montamos a barraca e eu não parava de tremer . Betão foi fazer as fotos e eu tentando me aquecer coloquei todas as roupas, me enfiei no linner tabajara q fiz , e no saco entrei . Do saco viestes e ao saco voltarás !!! ( essa foi infame , admito... ) .Fiquei mais de duas horas tremendo de frio . Não tava normal, apesar de estar o dia mais frio e ventando . Estava ouvindo a galera de fora na boa e eu me tremendo q nem convulsão , com muita dor de cabeça , na fronte e dor abdominal esparsa . Fiquei cabreiro , pois ainda tinha um dia de descida e um ataque aos Ivos .Chamei betão expliquei e pedi que fervesse água pro macarrão . Ele fez e com a comida quente dei uma melhorada depois de uma hora mais ou menos . Demora muito para reaquecer o corpo . Depois me deu um levante e sai da barraca pra tirar fotos e interagir com a rapaziada . Fizemos altas fotos de longa exposição . Tomei um coquetel molotov feito pelo Betão que é biomédico que me deu uma melhora .Idem pela manhã . A noite foi a mais fria de todas, tive q acordar na madruga pra colocar literalmente tudo de proteção que levei .Todos sentiram . O chão congelou em varias partes e algumas barracas ficaram cobertas de gelo . Altas fotos do gelo com direito a data escrita com os dedos e SF pra identificar .Com certeza deu temperatura negativa , apesar do termômetro estar tabelado nos 2º...

Quarto e último dia , descemos os 3 estados , um ou dois ataques a pequenos picos e depois o do alto dos Ivos . Dali pra frente é praticamente descida . Muito trecho de bambuzal e mato , tem contato físico lateral o tempo quase todo , te segurando e enroscando em vários momentos .Fazer a trilha no sentido inverso deve ser uma pedreira monstra , pois toda a vegetação já está inclinada na direção Pierre e to falando de bambus quebrados e cortados a facão . Saca armadilha vietnamita dos filmes da guerra ... pois é . Só de armadura meus caros !! Chegamos ao ponto de água , abastecemos fizemos um menu degustação de tangs e afins de sabores variados .

Daí pra baixo a descida foi tranqüila , uma trilha que parecia ate alameda da Disneylândia de tão fácil comparativamente .Chegamos no sitio do Pierre , um lugar muito belo , mas um tanto abandonado atualmente . A rapaziada nos alcançou de novo e chegamos juntos no PT de resgate da rodovia . Todas as congratulações e fotos de praxe e todos com o sorriso de orelha a orelha , apesar do desgaste .

Apesar da descrição melodramaticamente cômica proposital , a trip foi um sucesso .Equipe coesa , um dando força ao outro e com bom humor . O Will , apesar da pouca idade , com boa experiência e capacidade de liderança, alem de forte fisica e tecnicamente .E boa praça . O clima não poderia ser melhor com dias lindos de sol e noites enluaradas , redoonnnndaas , com céu de brigadeiro , todo estrelado .

Definitivamente Serra Fina não é uma aventura para inicantes . Considero um montanhismo em estado bruto , nível avançado . Tanto pelo desgaste físico enorme , como psicológico . Muita vastidão e dificuldade de acesso em casos de emergências .

Mas que compensa cada minuto que vc passa na montanha , seja ralando , meditando , admirando ou seja lá o que buscas nas montanhas . Ficará gravada de forma indelével em seus corações e mentes .

Na véspera da minha ida estava arrumando o equipo na cargueira e explicando tudo pro meu único filho de 8 anos ( que vai ler este relato hj ) . Ele meu olhou fixamente e perguntou : Pai , por que vc faz isso ? Com aquela carinha de tecla SAP , tipo vai se ferrar todo, passar o maior perrengue e ainda ta animado . Dei uma resposta longa, politicamente correta do meu gosto pelos esportes de natureza, pra desestressar da vida urbanoide corporativa , pela superação e outras coisas . Hj direi a ele que simplesmente pra me transformar numa pessoa melhor . Pois cada detalhe numa trip destas te evolui se vc for atento a eles . E que Deus ainda nos dê saúde para que possamos ir juntos numa desta .

Quero agradecer ao Will como o guia e a toda a equipe da trip ,em especial ao meu amigo Betão , ao Rodrigo pela atenção em PSS4 , ao Leo RJ e ao Augusto ( dos mochileiros.com pelas preciosas dicas ) , ao Lorenzo idem , ao Fabio da Nomade pela atenção . E a minha família pela privação de meu convívio nas férias .

Breve postarei as fotos e vídeos , pois faremos uma edição caprichada . A Serra Fina tem que ser bem divulgada e preservada .Utilizada de forma consciente e sustentável .Espero que com relatos como este e com material de vídeo e foto de qualidade consigamos ajudar neste sentido .

Que Deus abençoe a todos os montanhistas de boa vontade e que preserve a Mantiqueira .

É isso ai ,um abraço a todos .

Serra fina tá na conta !!!!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110730135242.JPG 500 333.333333333 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110730135242.JPG 500 333.333333333 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110730135242.JPG 500 333.333333333 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...