Ir para conteúdo

Dicas para mochilar em grupo!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Galera, meu próximo mochilão será em grupo. Como nunca mochilei em grupo começaram a surgir algumas dúvidas, então, resolvi colocar aqui para que vcs possam contribuir!!

 

Todos sabem que mochilar é fazer tudo por conta própria, é ter liberdade de mudar de planos no meio da viagem e não esquentar muito com os imprevistos! Mas, quando se está em grupo a coisa muda um pouco!

 

Antes de sair, todos acabam concordando com um roteiro pré-estabelecido, mas às vezes o clima, alguma doença, ou outras situações podem forçar a uma mudança de planos! Nesses casos, o que pode ser feito para que não haja desavenças? Como isso pode ser conduzido?

 

A palavra é de vcs!!!

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Pena que ninguém respondeu essa questão ainda... Tive essa mesma dúvida uns meses atrás, pois vou fazer uma longa viagem a europa no ano que vem e não quero ir sozinho(meu irmão decidiu ir, um problema a menos! ::mmm: ).

 

Pensei então em divulgar meu roteiro aqui e combinar com algumas pessoas para ir junto nessa viagem. Aí encanei e fiquei pensando... e se eu quiser mudar de roteiro de última hora... ou aparecer alguma coisa em um desses lugares e eu quiser atrasar o restante da viagem, como fica o grupo em que estarei viajando? :?

 

Alguém já passou por uma situação dessas? dicas por favor!! Mesmo avisando as pessoas antes, fica chato se isso realmente acontecer.. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá!

 

Mochilar em grupo é algo muito complicado e pode se tornar a maior dor de cabeça se vc não estabelecer regras claras (horários, alimentação, transporte, etc.)

 

Eu sempre mochilei em grupo e hoje em dia não quero mais! Não tenho mais paciencia !! Tudo isso pq não obedecia às tais regras. Pessoas maduras e equilibradas são a coisa mais importante numa mochilada em grupo, pq na hora do perrengue, esses qualidades serão de grande valia. O mais importante de fazer a trilha ou viajar em grupo é conversar tudo antes, acertar roteiros, estabelecer horários e estes serem cumpridos, acertar hospedagens, ser flexível no momento certo etc. As viagens em grupo facilitam na hora de rachar um passeio de barco, um frete de carro, diárias de guia etc.

 

Mas, se vc quiser mudar o roteiro no meio da viagem? se quiser dormir em um Hotel confortável ao invés de um quarto coletivo? Enfim, em grupo algumas coisas ficam engessadas!!! e tb tem as desavenças..Ah! as desavenças!!!

 

Se ficarem claras todas as informações da trip em grupo e todos concordarem, a viagem tem grande chance de ser um sucesso!

 

Os pontos positivos de viajar em grupo é poder conhecer melhor as pessoas, lidar com situações adversas, respeitar as limitações do outro, compartilhar experiências, trocar informações etc.

 

Os pontos negativos eu deixo para outro tópico, afinal, as pessoas querem dicas (boas e ruins) pra viajar em grupo e não as maravilhas de viajar sozinho!

 

 

Breve relato:

1- Tudo certo para o grupo de 7 pessoas fazer a trilha até o Morrão e Águas Claras, no Vale do Capão, Chapada Diamantina. Conversamos os 7 na noite anterior e decidimos e acertamos tudo!! estaríamos rigorosamente, às 07:00h na Vila pra fazer o trekking de 3 horas de caminhada. Ocorre que ao invés de dormirem, os incautos foram dançar forró e encher a cara e chegaram ás 5 da manhã bêbados e cansados. Eu fingi que não vi e no horário combinado estava lá. Havia apenas 3 pessoas no horário marcado, e assim com apenas 3 componentes seguimos para a trilha maravilhosa!!! foi perfeito!!! Isso foi em 2008, desde então não sei mais viajar em grupo, acho chatíssimo!!!!

 

Esse pequenino relato é só um (escolhi este pq foi o meu último), no meio de tantas, tantas e tantas viagens em grupo. Qualquer dúvida estou á disposição! Um abraço e ótima viagem! ::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi David!!!

 

 

Não sou muito de mochilar em grupo... estamos sempre em três (eu/marido/filho) mas as vezes rola...

 

Como acabo de voltar de uma mochilada longa e com 7 pessoas, deixo algumas dicas:

 

* O grupo deve ter de preferência algumas afinidades, pra não dizer muitas hehe. É muito chato quando alguém leva um fresco junto que só reclama e que nada tá bom... estraga a curtição de qualquer um...

* Decidir se preferem quartos coletivos ou não. Se querem pousadas, hotéis, albergues...

* Listar os lugares que todos querem realmente e do que podem abrir mão, pois há lugares que dá pra cada um ir pra um canto e depois se encontram já outros não...

* O roteiro já deve estar previamente decicido e é legal que todos tenham participado do mesmo, ou pelo menos dado algumas sugestões.

* E se alguém ficar doente??? Todos esperam? Seguem viagem??

 

Contando um "causo":

Em 2010 saindo do Salar de Uyuni e Atacama (indo para San Pedro) bem na fronteira, um cara de um grupo de brasileiros estava sem identidade, pois havia perdido, poderia sair da Bolívia mas não entraria no Chile. O grupo estava preparado para ir à Machu Picchu. O que fazer? Deixar o cara lá e seguir viagem como o programado??? Ou encarar mais três dias de retorno pelo Salar, sem banho, cansado, com -18°C, sentido Uyuni??? O grupo foi muito camarada e voltaram junto com o maluco rsrsrsrsss e dali Brasil... fim de viagem...

 

Fica pra gente pensar... kkkk

 

Abração cara!!!

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Viajar acompanhado, seja com um velho amigo ou com algumas amigas do trabalho, com a namorada ou com um grupo de pessoas da faculdade, nunca é uma tarefa simples. Além das diferenças naturais de personalidade, cada pessoa pode ter uma visão ou um objetivo diferente em relação às futuras férias. Conciliar essas vontades não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar a tornar essa aventura uma experiência mais agradável e prazerosa, evitando brigas, discussões e outras situações desnecessárias. Então, anote as dicas abaixo e não deixe de levar uma cópia para os seus parceiros de viagem!

 

Escolha bem a sua companhia. Esse é o ponto fundamental. Na verdade, pode ser a diferença entre uma agradável experiência e uma série de frustrações. Enquanto uma dose de improviso e espontaneidade é desejável durante suas aventuras, o mesmo não se aplica quanto à escolha dos seus companheiros de viagem. Tente escolher alguma pessoa que você conheça bem e com quem você já tenha convivido por um bom tempo, inclusive em algumas situações de pressão e stress. Lembre-se que uma viagem não é feita apenas de bons momentos. Nas horas de stress e de dificuldade, você vai querer alguém que você possa confiar ao seu lado. E isso não significa aquela pessoa com quem você está saindo há algumas semanas, nem aquele seu colega de chopp ou do trabalho.

 

Defina as suas expectativas. Discuta com seu parceiro a sua visão geral e expectativas para a viagem que se aproxima. O que você deseja? Praias ou cidades? Relaxar ou aproveitar a vida noturna? Uma viagem “mochileira” ou esbanjar em ótimos hotéis? Se seus objetivos não combinam, talvez seja melhor viajarem separados.

 

Acerte um orçamento básico. Antes de partir, defina o quanto vocês desejam gastar na viagem. Isso com certeza evitará discussões e debates desnecessários. Se você pensa em economizar cada centavo, não escolha alguém que adora se locomover de taxi. Se quiser comprar comida nos supermercados e assim economizar uns dólares fazendo sua própria comida, não escolha uma companhia que deseja se deliciar nos melhores restaurantes.

 

Se for necessário, separe-se por alguns instantes. Não se preocupe, vai valer a pena. Ressentimentos acumulados podem gerar um desastre quando os companheiros de viagem divergem em seus interesses, e uma pessoa constantemente tem que abrir mão dos seus desejos para se adaptar às vontades de outra. Então, se cada um quiser conhecer um local diferente, se separem por algumas horas – ou mesmo por alguns dias – e depois tornem a se encontrar. Todos vão sair ganhando.

 

Tenha educação e paciência. Mesmo que você tenha encontrado a parceria perfeita, um pouco de consideração e paciência com o outro é fundamental para que a viagem transcorra de forma suave e sem maiores problemas. Leve em conta os humores e a personalidade do outro. Entenda os seus desejos e vontades. Seja flexível. Ah, e seja sempre educado!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho que uma boa maneira de não querer matar o outro seria definir alguns pontos antes da viagem por exemplo: liberdade de fazer o que gosta, acordar cedo ou tarde, não ter que carregar a mala ou mochila do outro só porque ele compra tudo q vê e depois não aguenta o peso, ter a liberdade de fazer os tour que cabem em seu orçamento sem ficar chateado com a escolha do outro, e etc. Mas creio q a pior coisa é viajar com pessoas que reclamam de tudo, estão sempre de mal humor, não gostam de nada, ficam muito tempo olhando lojas e demoram a decidir o que fazer, e o pior sempre se atrasam. Caro amigo já li cada relato sobre este assunto que vou te dizer dariam um belo filme de terror ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Quase metade das minhas 7 viagens para fora do Brasil foram em grupo de 6 pessoas no total.

 

Afora algumas discussões com um dos nossos amigos acerca do horário de almoço, tudo fora as mil maravilhas.

 

Sempre começamos a programar as viagens com cerca de um ano de antecedência, pois temos que cobrir todos os aspectos da viagem e programar as férias de todos para aquela época.

Nossas viagens são sempre de 15 a 20 dias, por isso temos que programar as férias do trabalho para a época da viagem.

 

Geralmente sentamos todos durante uma noite regada a cerveja ou vinhos e decidimos os pontos principais:

- Quantos dias podemos viajar?

- Quais cidades queremos conhecer? Cada um dá sua sugestão e fazemos votação.

- Quantos dias em cada cidade? Sempre vemos a essa altura o que tem para se fazer em cada local que escolhemos.

- Qual tipo de hospegam(hotel ou albergue? Apartamento duplo ou compartilhado?)?

- Quanto estamos dispostos a pagar pela viagem?

 

Em cima dessas decisões eu me sento na frente do computador (geralmente por uma semana) e faço o melhor roteiro possível (priorizando sempre o conforto atrelado a preço mais baixo).

Faço geralmente 2 "pacotes". Um mais completo e outro com o básico a se fazer.

 

Nesse ponto sentamos todos novamente e decidimos quais passeios serão feitos, se a hospedagem está boa e se as cidades serão essas mesmas.

Sabendo-se quais passeios serão feitos em cada cidade, você já tem uma espécie de roteiro e a previsão de quando e onde parar para comer. Assim evita confusões nos horários de refeição.

Nesse ponto também decidimos quando começaremos a comprar passagens, fazer reserva de hospedagens, etc.

Geralmente trechos internos da Europa, por exemplo, ficamos sempre de olho se aparece alguma promoção boa. Sempre aparece. Aí é o momento de se comprar.

Antecipadamente gastamos o seguinte: Passagem ida e volta, 10% da hospedagem e passagens internas. Todo o resto fica durante a viagem.

Assim não há um grande gasto durante os preparativos e dá mais tempo de se juntar mais grana para a viagem.

 

Hoje já estamos com um grupo de 10 pessoas combinando uma viagem ao Leste Europeu.

Dessa vez o que está sendo acertado é que há passeios mais baratos a pé e outros um pouco mais caros de carro.

Quem quiser gastar menos vai a pé, quem quiser mais conforto vai de carro. Depois nos encontramos para almoçar ou jantar ou até mesmo no hostel. O importante é que vamos todos para o mesmo lugar, mas teremos a possibilidade de gastar mais ou menos conforme a nossa disponibilidade e mesmo assim, teremos passeios em comum em todos os lugares.

 

Por enquanto não tive problemas com viagens em grupo. Graças a Deus.

 

Mesmo quando um amigo ficou doente entre Portugal e Espanha. Foi pra um hospital a noite e no outro dia já estava melhor.

 

Como já disseram aqui, a chave para o sucesso de uma viagem em grupo é combinar tudo antecipadamente e viajar com pessoas que curtam o mesmo estilo de viagem que você. Principalmente com relação a hospedagem.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Chegamos agora de uma viagem de 9 pessoas, todos homens. Tivemos várias brigas, mas todas resolvidas por lá mesmo. Eu entendo que o que mais nos ajudou foi que o objetivo da viagem era claro, todos já sabiam quanto gastaríamos e o que o grupo queria na viagem. Também ajudou muito o fato de deixarmos todos livres para fazer o seu passeio. Acho muito válido o que foi escrito pelo jose augusto e pelo luizniquet.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...