Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t1]Viagem Sem Destino - "Interstate 60" (E.U.A, 2002)[/t1]

 

[col]04_19_2010_23_57_04.jpg|Interstate 60 foi descrito pelo seu diretor Bob Gale uma mistura das Viagens de Gulliver, Alice no País das Maravilhas e Além da Imaginação, onde a mensagem principal é tomar cuidado com o que se deseja.

 

Se você tivesse direito a um pedido, um só, o que você pediria?

Esse é o mote do filme “Viagem Sem Destino”. Neal Oliver (James Marsden - o Cyclop de X-Men 1 e 2) completa 22 anos sem saber o que vai fazer da vida, é filho de um advogado bem sucedido, mas trabalha como repositor num armazém, tem uma namorada por quem não é apaixonado e ele pede por respostas. Por sorte – ou azar – O. W. Grant (de "One Wish"), uma espécie de ser fantástico que realiza desejos pelas estradas dos EUA, mais especificamente na imaginária Interstate 60 ouve seu pedido. (interpretado pelo camaleônico Gary Oldman, que já foi Drácula, comissário Gordon em Batman e Sirius Black de Harry Potter).

Sempre achei que a grande sacada do demônio, se existe, é dar apenas e justamente aquilo que o homem pede. O filme segue um pouco essa linha quando mostra as conseqüências dos desejos satisfeitos de um “yuppie” e do homem que aparece na primeira cena explicando a existência de O. W. Grant a dois universitários num bar.

Para obter suas respostas Neal é contratado por Christopher Lloyd (o Doc da trilogia "De Volta para o Futuro" com Michael J Fox, que faz um ponta como o yuppie) para cruzar o país e entregar um pacote, numa rodovia que não existe no mapa, a tal da Interstate 60. Durante a viagem personagens bizarros freqüentam o carro de Neal, como o ex-publicitário que não tolera mentiras (o ótimo Chris Cooper), a viúva Ann-Margret, o xerife Kurt Russell. De certa forma, é quase uma fábula moral.

Dizem que quando foi lançado em vídeo no Brasil não tinha saído nem no cinema americano. É quase um independente, a despeito do elenco de pontas fabuloso. O diretor e idealizador de Interstate 60 é Bob Gale, que roteirizou os filmes De Volta Para O Futuro e algumas histórias em quadrinhos (saga Terra de Ninguém, Batman, etc.). O filme todo é cheio de referências, aliás. A presença dos atores de “De Volta Para O Futuro”, uma revistinha dos X-Men na mesa de Neal, quadros do Homem-Aranha nas paredes...

Uma curiosidade: o título em português brasileiro ficou “Viagem Sem Destino”, mas na legenda de abertura o título aparece como “Interstate 60 - Episódios da Estrada”, tradução literal do original Interstate 60 - Episodes of the road.[/col]

 

[align=center]http://www.youtube.com/watch?v=-v12FIWC8II [/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]O Caminho das Nuvens (Brasil, 2003)[/t1]

 

[col]caminho-das-nuvens-poster01.jpg|Inspirado na história real de Cícero Ferreira Dias, Wagner Moura interpreta Romão, um caminhoneiro que está desempregado no momento. Sem conseguir emprego e tendo que sustentar sua mulher Rose (Cláudia Abreu) e seus cinco filhos, ele decide partir em busca de um local onde possa conseguir o sonhado emprego que lhe pagará o salário de R$ 1000,00. Romão e sua família partem então numa jornada de 3200 km, saindo de Santa Rita, na Paraíba e ao longo de seis meses atravessam cinco estados até o Rio de Janeiro de bicicleta, enfrentando fome,calor, cansaço e violência.[/col]

 

[align=center]

[/align]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Pachamama (Brasil, 2008)[/t1]

 

[col]pachamama_cartaz.jpg|O filme Pachamama - título que significa para os indígenas andinos mãe-terra e designa a deusa agrária dos camponeses narra a viagem do diretor Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha) pela floresta amazônica brasileira em direção ao Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que, pela primeira vez na história, buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino. É uma pequena odisséia de trinta dias pela realidade amazônica e andina, que revela uma América Latina em ebulição, perpassada pela cultura milenar dos Andes, que irradia pelo continente substância primordial na constituição de novos paradigmas políticos.

Pachamama é um documentário de questionamentos, se faz no embate do cineasta (e sua câmera) com a população anônima das ruas. Rocha circula pela multidão, aponta a objetiva para pessoas comuns que tecem os mais variados comentários e reflexões.[/col]

 

[align=center]

[/align]

[creditos]http://www.pachamamaofilme.com.br[/creditos]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Um Lugar para Viver - "Away We Go" (E.U.A, 2009)[/t1]

 

[col]d8d6cbcfb652dea1fb06a0013143f7bf.jpg|Quando Burt e Verona descobrem que vão ter um bebê, entram em pânico. Eles odeiam a pequena cidade onde vivem, e agora os pais de Burt estão de partida para Bruxelas, deixando-os sem qualquer tipo de apoio. Então tomam consciência que já nada os prende ao lugar onde vivem. Decidem assim fazer uma longa viagem pelos EUA e Canadá em busca de um lugar para viver e de um modelo familiar que os inspire no seu novo papel de pais. Pelo caminho eles visitam velhos amigos e familiares, porém ou se deparam com famílias excêntricas, ou casais histéricos, ou então com gente extremamente inspiradora, transformando esta viagem numa experiência de partir o coração, cheia de graça e que ao mesmo tempo os encaminha para o mais inesperado lugar para viver e perceberem que afinal só precisam um do outro para construir algo muito valioso.[/col]

[align=center]

[/align]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E o casal de viajantes mais românticos da história do cinema esta de volta.

Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) as personagens que começaram por se conhecer numa noite em Viena de 1995 em “Antes do Amanhecer” e se reencontraram num dia em Paris em 2004 - "Antes do Pôr-do-Sol", nove anos depois voltam a se juntar em Messínia, na Grécia com “Antes da Meia Noite” (Before Midnight).

 

[align=center]Before-Midnight-20jan2013-02.jpg[/align]

As filmagens que irá encerrar a imprevista trilogia decorreram em segredo e com muita desinformação pelo meio - vistos juntos na Grécia, o diretor Richard Linklater e Hawke diziam estar apenas escrevendo o roteiro, e Delpy avisava em entrevistas que dificilmente uma terceira parte entraria em produção antes de 2013. Mas um comunicado oficial confirmou que as rodagens terminaram em Setembro, com o projeto oficialmente apresentado aos distribuidores no Festival de Toronto.

 

[align=center]Before-Midnight-20jan2013-04.jpg[/align]

O anúncio colocou Linklater, um dos mais respeitados cineastas independentes americanos, a desfrutar da excelente recepção ao seu filme mais recente, ”Morre... E Deixa-me em Paz”, com Jack Black e Shirley MacLaine, que está fazendo uma honrosa carreira comercial nos EUA. Delpy, por seu lado, está em pleno lançamento global da sua quarta realização, 2 Dias em Nova Iorque.

 

[align=center]Before-Midnight-20jan2013-01.jpg[/align]

Tal como em ”Antes do Pôr-do-Sol” que lhes valeu, aliás, uma nomeação para o Oscar de melhor argumento, o roteiro de "Antes da Meia Noite" foi escrito a três, por Linklater e seus atores.

O filme teve sua primeira apresentação no domingo (20/01) no Festival de Sundance - Estados Unidos com excelentes críticas e segue agora para o Festival de Berlin, mas ainda não tem previsão de lançamento nos cinemas mundiais.

 

[align=center]Before-Midnight-20jan2013-03.jpg[/align]

[align=center]before-midnight-ethan-hawke-julie-delpy.jpg[/align]

[align=center]

[/align]

 

[t3]Atualização, 11/04/2013[/t3]

 

[t1]Rotina testa amor de Céline e Jesse em 'Antes da Meia-Noite'[/t1]

 

Terceiro filme da série iniciada em 1995, com 'Antes do Amanhecer', mostra embate entre romantismo e realidade na vida do casal, agora pais de gêmeas e em férias na Grécia.

 

A história de Céline (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) começou 17 anos atrás, quando os dois se encontraram em um trem e passaram a noite andando por Viena, em Antes do Amanhecer (1995). Sem celular, Facebook ou mesmo Orkut, os dois ficaram de se ver novamente, mas não conseguiram. O reencontro aconteceu apenas dez anos mais tarde, em Paris - Jesse, então, já era casado e pai de um filho. O romance vivido com Céline dez anos antes, contudo, vira tema de um livro escrito por ele em Antes do Pôr-do-Sol (2004). No terceiro filme da série, Before Midnight (Antes da Meia-Noite), os dois personagens e o diretor Richard Linklater retomam a história oito anos mais tarde, na Grécia.

 

Pais de gêmeas, eles passam férias na Grécia, na casa de um escritor, onde convivem com outros casais. Como nos filmes anteriores, há predileção por cenas longas, em que os personagens conversam sobre relacionamentos amorosos, sexo e diferenças entre homens e mulheres. No começo, um desses planos extensos mostra Jesse e Céline dentro do carro, em uma troca de brincadeiras e histórias divertidas como nas outras vezes. Só que, aqui e ali, aparecem algumas fissuras entre o casal, que vão se tornando mais frequentes e graves ao longo da história, culminando numa noite a dois num quarto de hotel.

 

Os diálogos continuam afiados. Num momento, Céline diz: “A vantagem de ter mais de 35 anos é que você tem menos chances de ser estuprada”. As cenas são filmadas sem grandes malabarismos e parecem naturais como a vida. Ethan Hawke e Julie Delpy estão ainda mais confortáveis do que antes.

 

Mas, enquanto Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol são citados como exemplos do amor romântico contemporâneo, Before Midnight mostra a relação em outro momento e lança a pergunta: é possível continuar sendo romântico quando tantos afazeres cotidianos e picuinhas entram na equação? A jornada do casal pode desagradar quem ainda sonha com romances hollywoodianos ou contos de fadas, mas é o melhor do longa.

 

[align=center]before-midnight.jpg[/align]

 

[align=center]

[/align]

 

[creditos]http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/antes-da-meia-noite-traz-jesse-e-celine-finalmente-juntos-o-que-nao-e-boa-noticia[/creditos]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Casa de Areia (Brasil, 2005)[/t1]

 

[col]casadeareia.jpg?psid=1|1910. O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto, os Lençóis Maranhenses. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.[/col]

[align=center]

[/align] Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Brasil, 2009)[/t1]

 

[col]580x415-c87a.jpeg?1273605952|José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso o suficiente da região (o rio São Francisco). Á medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Um road-movie poético experimental que demorou dez anos para ficar pronto. A aventura filmográfica afetiva de Marcelo Gomes (de "Cinemas, Aspirinas e Urubus") e Karim Aïnouz (de "Madame Satã" e "O Céu de Suely").[/col]

[align=center]

[/align]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]Shirley Valentine (Inglaterra, 1989)[/t1]

 

[col]shirleyvalentine%5B1%5D.jpg|Shirley Valentine é uma perfeita e tradicional esposa de meia-idade com os filhos crescidos e um marido mal-humorado. Todos os dias arruma a casa, passa roupa, e prepara o jantar do marido. Só que Shirley está vivendo um momento difícil, essa existência rotineira e entediante está acabando com seus velhos sonhos de juventude.

Ao lembrar do passado não se reconhece mais, o casamento simplesmente a despersonalizou (alguns casamentos fazem isso com as mulheres...). Ela começa a lembrar de como era feliz, porque era leve, ousada, não tinha medo de “pular do telhado”, de fazer coisas engraçadas e únicas que a tornavam simplesmente adorável e amada por todos, inclusive pelo marido quando ele ainda não era azedo como um limão.

Para tentar resgatar um pouco dos seus sonhos e retomar as rédeas da sua vida viaja por duas semanas para Myconos na Grécia com uma amiga. Uma viagem repleta de possibilidades que ela aproveita uma a uma dando um novo sentido à sua vida, reencontrando o sentimento de amor e liberdade. Uma prova que nunca é tarde demais para ir em busca dos seus sonhos.[/col]

Nota Pessoal: Este é um clássico, um drama poético, feminino, mas não feminista, com pitadas do sutil humor inglês. Uma delícia de filme.

 

[align=center]http://www.youtube.com/watch?v=EqQSBqsrsEI [/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...