Ir para conteúdo

Aparadores de vento


Posts Recomendados

  • 6 meses depois...
  • Membros

desenterrando de novo...

 

o melhor pára-vento que já usei na vida foi um feito com matriz de impressão de jornal (off-set), em alumínio fininho.

é só cortar com uma tesoura comunzinha...

 

mas algumas dicas são importantes:

 

- se der, guarde-o enrrolado junto com o isolante térmico - não amassa e não há risco de furar ou rasgar a mochila.

- faça o seu pára-vento sob medida pra sua panela - o diãmetro dele deve ser uns 2 a 3 cm maior, pra sobrar só 1 a 1,5 cm de cada lado (aumentando bastante a eficiência do sistema)

- cuiudado com a reflexão de calor no bujãozinho de gás: na motanha e no frio até ajuda, pois aquece e bujão... mas em tempo quente, pode ser perigoso! pra evitar isso, é só usar o lado não-prateado voltado pra dentro do pára-vento. se deixar o lado prateado pra dentro, reflete-se a maior parte do calor irradiado pra dentro. eu derreti o botão de regulagem do meu fogareiro véio (e turbinado) assim, hehehe...

-o ar tem que circular SOB CONTROLE pelo pára-vento, logo, alguns furos NO FUNDO são muito bem vindos, se não essenciais...

 

eu quero fazer um novo pra mim, já que o meu véio sumiu (ou sumiram com ele...). quando eu o fizer, colocarei uma fotos aqui. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Dando uma de coveiro também.

 

Seguinte,

 

Existem coisas que é bem prático e executável para fazer você mesmo (DIY). Como um isolante térmico, vide o que eu fiz esse final de semana e está nos tópicos de faça você mesmo e de isolantes térmicos.

 

Agora esse aí ja é meio difícil. Portanto, eu comprei esse aqui nesse site (de confiança). Ainda não chegou, mas parece ser bem legal, e o custo razoável. 5,00 USD.

 

http://www.plus2city.com/plus2store/goods.php?id=77

 

12594562653.jpg

1259456265.jpg

77_P_1281494656173.jpg

 

Quando chegar (vai demorar) eu posto as impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom Dia Pessoal

Comprei no Mercado Livre um aparador de vento parecido com esse comprado pelo colega Jungleb. Paguei R$ 50,00, mas valeu a pena, adaptei a peça para uso com o meu Whisperlite Internationale, é levissimo e ficou dez!....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180512489-protetor-contra-vento-para-fogareiro-_JM Deem uma olhada na peça funcionando.Abraços rapaziada! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Mochileiros,

 

estou usando (em casa para teste, pois nunca mochilei) um suporte / aparador de lata de nescau. É bem simples de fazer e leve, e serve para guardar a espiriteira e mais alguma coisa pequena.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120229233604.JPG 500 375 Suporte - primeira versão]Os buracos pouco abaixo do topo deixavam vazar as chamas sem que elas tocassem a panela e, os buracos na base deixavam vazar o combustível de ignição.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120229234033.JPG 500 375 Suporte - segunda versão]Este suporte tem furos junto à borda, de forma que as chamas ao "vazarem" tocam a panela melhorando a eficiência, os furos de baixo foram feitos um pouco acima do fundo de forma que não seja desperdiçado combustível de ignição.[/picturethis]

 

Esta deve ser uma das melhores opções para espiriteiras, mas não sei dizer para outros tipos de fogareiro. Qualquer dia vou tentar usar este suporte com lenha (sugestão de alguém no tópico sobre construção de espiriteiras), assim tenho mais uma opção de combustível para o caso de acabar o álcool.

 

Saudações Mochileiras!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Dando uma de coveiro de tópicos totalmente.... ia postar no de espiriteiras, mas este é mais apropriado.

 

Bem, seguindo dicas de outros tópicos, passei numa casa de material de construção e comprei meio metro de "manta de alumínio".

 

Eu não tinha idéia do que era. O troço é basicamente uma borracha preta da grossura de um papelão, com uma camada de alumínio, lembrando uma caixa tetrapak.

 

Bem, dúvidas:

 

1 - Medidas: Estou fazendo para um fogareiro de botijas 190grs, daqueles antigos. Imagino deixar uma altura que vá da base do fogareiro até a metade da panela, protegendo assim toda a área no entorno da chama. Certo? Devo fazer um raio de 360º que dê a volta completa na penela.

 

2 - Treco estranho... Galera, essa borracha do negócio é muito esquisita. Grudenta, pegou tudo na lâmina do estilete... Sujou minhas mãos e não sai facilmente.. aliás, suja tudo aonde encosta... Como vocês fizeram com isso??? Achei meio pesado também... por acaso vocês removeram a folha de alumínio da borracha???

 

 

Help ae!

 

A manta que o amigo comprou se chama manta asfaltica e para aplicala se usa macarico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros
Nossa ja passei tanta raiva com esse tal dee vento na hora de fazer a minha comida na trilha, sempre ele aparece na hora de comer! eu sempre soube desse aparador de ventos, mas nunca achei um pra comprar! sou de bh se alguem souber um lugar que venda me avise por favor!!!!

No site http://www.mercadolivre.com.br tem à venda "Aparador de vento" para fogareiro(novo) para fogareiro.

Antes de clicar em "COMPRAR" clique em "PERGUNTAR". Então pergunte ao vendedor sobre o valor do frete para o seu cep.

Só após ele responder, se pode efetuar a compra acrescendo ao volor do produto, a ser comprado, o valor do frete. Salvo quando o anúncio diz "frete incluso".

Essa informação é para quem nunca comprou na internet.

 

Pode-se usar caixa de papelão, no tamanho suficiente para caber justo ou com pouca folga o fogareiro com a vasilha em cima. Esta pode ser levada desmontada na michila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...