Ir para conteúdo

GPS - Tracklogs & Mapas: Brasil


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Galera...

 

Fiz um esquema bacana aqui pra gente que, como eu, gosta de se aventurar pela região da serra do mar no Paraná (pico parana, ciririca, sete, canal e derivados).

 

Como às vezes é bem difícil encontrar informações de qualidade sobre estes lugares (com exceção dos mais conhecidos como PP e canal por exemplo), fiz um grande apanhado de informações que fui adquirindo com muito custo ao longo dos últimos tempos.

 

O resultado é que consegui mapear boa parte das trilhas da região, com tracklog e pontos de interesse (cumes, bifurcações, pontos de água e acampamento, etc). Alguns foram eu mesmo quem fez, outros baixados da internet e alguns ainda baseados em relatos e informações de livros e revistas. Aproveito então para pedir desculpas por não citar todas as fontes, pois como fui adquirindo essas infos de maneira meio aleatória, acabei por não registrar devidamente de onde elas vieram, porque a princípio eu não tinha a intenção de divulgar isso, era pra ser só um arquivo pessoal.

 

É claro que nem tudo são rosas e por isso pode haver erros no arquivo, principalmente com relação à posição dos cumes, pois grande parte eu apenas marquei baseado na imagem do google earth de onde deveria ser a provável localização do cume, mais para efeito de identificação do pico que de localização exata do cume. Portanto, se alguém tiver correções a fazer ou quiser adicionar informações fique a vontade para modificar o arquivo e postar novamente, ou envie para mim que eu mesmo faço as alterações. Existem ainda itens marcados com ??? no titulo, significando que aquilo é a estimativa do local ou trilha (baseado em relatos, fotos, livros, etc), mas que de fato pode ser (bem) diferente.

 

Meu objetivo com isso é literalmente mapear as trilhas da região para que quem quiser um dia fazer uma trilha mais hard tenha pelo menos conhecimento de como ela é, possa estimar a distância a percorrer, tempo e etc, e também para abrir mais o leque de lugares possíveis de serem explorados por nós trilheiros-montanhistas-morristas-marumbinistas-mochileiros-perdidos-fodidos-felizes. Conforme for adquirindo mais informações, vamos completando esse troço!

 

Pra quem quiser ainda, nesse site >>> http://www.itcg.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=51 <<< tem todas as cartas topográficas da região (e outras) em escala de até 1:25000 em ótima qualidade (melhor que as poucas existentes no site do ibge).

 

Então é isso ae! Sejamos felizes!!!

Serra do Mar PR.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na verdade os mapas do ibge são projetados em coordenadas UTM, o que dá uma certa distorção (que depende de cada mapa), fazendo com que o norte geográfico seja um pouco diferende do norte de quadrícula.

 

O norte de quadrícula é a direção das linhas verticais desenhadas no mapa apontando para cima. A diferença entre o norte de quadricula e o norte verdadeiro vem marcada na parte de baixo do mapa, e geralmente fica entre 0 e 3 graus. Não é muita coisa, mas dependendo da precisão da medida que se deseja obter e da escala do mapa, isso pode ser bastante significativo.

 

Já o norte magnético, que é diferente dos outros dois citados, varia com tempo e depende da região do planeta, então na mesma marcação que indica a diferença entre o geográfico e o de quadrícula tem a diferença entre o geográfico e o magnético (chamada declinação magnética) para a data em que foi impresso o mapa. Deve-se desconsiderar portanto esta medida. É fácil encontrar tabelas de declinações magnéticas atualizadas na internet se precisar. O norte magnético é para onde a agulha da bússola aponta de fato. Por isso é importante saber quanto vale a declinação.

 

Se for utilizar estes mapas para navegação, sugiro que pesquise um pouco sobre este assunto ou faça um curso, pois a falta de conhecimento pode trazer problemas. Não é nada difícil, mas são assuntos que não costumamos falar no dia a dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Sobre o que o Rataiczyk falou, recomendo 2 bons livros que certamente ajudarão bastante aos interessados em conhecer mais sobre estes temas:

 

:: Cartografia Básica - Prof. Paulo Roberto Fitz - Editora Oficina de Textos

 

:: Fundamentos de Orientação, Cartografia e Navegação Terrestre - Prof. Raul M. P. Friedmann - Editora UTFPR

 

Ambos são facilmente encontrados pela internet em lojas virtuais. O primeiro mais simples e básico, apresenta os fundamentos sobre escalas, representação geográfica, unidades de medida, sistemas de coordenadas, etc. O segundo aprofunda bastante os temas e é mais indicado aos que já dominam os principais fundamentos.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Olá Fernando!

 

 

Se procurar em clubes e associações de montanhismo encontrará cursos de manuseio de GPS, com fundamentos de cartografia e orientação.

Existem vários bons cursos pelo Brasil, teria que procurar na sua região. Em SP tem os promovidos pelo Guilherme Cavallari, da Editora Kalapalo. Em Curitiba temos cursos esporádicos na PUC e no CEFET, no CPM, com o Pedro Hauck e, mais recentemente, um que eu elaborei e ministro, na AMC. Penso no futuro não muito distante montar um curso à distância/online de manuseio de GPS para atividades outdoor, mas sério e completo o suficiente para permitir um uso seguro da ferramenta pelo aluno.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...