Saco de Dormir Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Sacos de Dormir, Isolantes Térmicos & Colchões


Saco de Dormir Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Paulo BR » 26 Set 2009, 10:33

Há um bom tempo estava querendo comprar um saco de dormir bem leve, e uns dez dias atrás aproveitando que tinha uma travessia já marcada resolvi adquirir o Dream Lite 500 da Deuter, pelo baixo peso (500 gramas) e confiança na qualidade dos produtos da marca.

Como estou sempre controlando e buscando minimizar o volume e peso dos equipamentos na trilha, de praxe no mesmo dia fui pesar o saco de dormir para colocar na minha lista da trilha. Meu susto: 584 gramas!

Uma pequena diferença é mais do que aceitável e normal, mas 17% é demais para um produto que se diferencia justamente pelo baixo peso. Sem o saco de embalagem a diferença foi apenas de 18g a menos (566g). Apesar de que para mim pior do que o erro e que me deixa com muita raiva é a tal da propaganda enganosa.

Contatei o pessoal da loja, pesaram um enquanto eu estava ao telefone e também confirmaram um peso superior ao anunciado. Voltei lá, devolvi o produto recebendo meu dinheiro de volta e conversei com o proprietário. Eu iria contatar diretamente o distribuidor da Deuter (Proativa) no Brasil bem como a própria empresa, mas deixei para o pessoal da loja fazê-lo e esperei pela resposta, que veio no dia seguinte. Para passar os detalhes copio aqui as mensagens trocadas com o Marcus Araujo da Proativa – não coloquei antes aqui no site porque passei a semana inteira na trilha.
Avatar do usuário
Paulo BR
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 593
Desde: 30 Ago 2008, 13:35
Localização: MG

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Paulo BR » 26 Set 2009, 10:37

“Boa tarde Paulo,
A loja de Adrena, passou sua reclamação a respeito do peso do nosso saco de dormir DreamLite 500.
Antes de tudo peço desculpas pela decepção causada pelo produto.
Posso afirmar que as informações que passamos são fornecidas pela Deuter na Alemanha, e esse saco de dormir foi homologado em todos os países europeus, além do Japão, Austrália, EUA entre outros.
Esses países (assim como no Brasil), possuem regras rígidas que regulamentam publicidade e etc. Além disso, na Europa as regras para homologarem um saco de dormir são muito rígidas, não encontrando nada parecido em nenhum outro país... o que quero dizer é que em todas essas situações, o DreamLite 500 foi homologado com as especificações anunciadas.
Mas o que aconteceu na loja merece atenção e já estamos apurando.
Na segunda feira um saco desses será pesado em uma balança de alta precisão.Vamos aguardar o resultado dessa pesagem, mas de qualquer forma a Deuter já foi informada e estamos esperando uma resposta.
Acreditamos que possa ter havido um problema de lote e se ficar provado isso, iniciaremos uma ação de RECALL imediatamente.
Mas uma vez peço desculpas pelo ocorrido e ainda que não lhe interesse mais adquirir esse produto, lhe manterei informado sobre o caso.
Um abraço e estou a disposição,
Marcus Araujo”

“Boa tarde Marcus,
Justamente pelo que você escreveu sobre a homologação de produtos na Europa, e pela qualidade dos produtos Deuter (tenho vários, há anos), que me assustei muito.
Pratico atividades “outdoor” há muitos anos, busco com afinco o minimalismo nos equipamentos, pesando todos os produtos que utilizo e controlando o que vai na minha mochila, daí a minha “descoberta”. Se para uns algumas gramas a mais em cada equipo pode parecer preciosismo, para quem “suja a botina” de verdade sabe o que significa no final.
O diferencial que se destaca do DreamLite 500 é justamente o peso de 500g, portanto considero que qualquer irregularidade em relação a isto é ainda mais absurda do que se fosse com outros produtos - na minha balança pesou 586 g, 17% a mais!
Tenho contato com gente do meio em todo o Brasil, inclusive colaborando em website sobre equipamento, portanto fico aguardando mais informações sobre o caso, pois esta é uma situação que vou comunicar a outras pessoas – vou esperar pela resposta da Deuter.
Apesar do meu desapontamento neste caso, não vou deixar de adquirir produtos da marca, apesar de que devido aos preços praticados no mercado brasileiro (sei sobre a questão de tributação etc) nos últimos tempos tenho comprados meus equipos diretamente do exterior.
Cordialmente,
Paulo”

“Boa tarde Paulo e Liliane,
Acabamos de ter a resposta da Deuter e de fato existe um erro.
Ao ser desenvolvido, esse produto tinha 500 g e possuía zíper até a metade do comprimento do saco de dormir. Como tiveram inúmeras solicitações para que o DreamLite possuísse zíperes lado esquerdo / lado direito, a partir de 2007 os sacos passaram a ter o zíper em todo seu comprimento, aumentado o peso.
A Deuter homologou os “novos” sacos se preocupando em:
 Exigências de temperatura – normas européias
 Hoje o peso aferido na fábrica (em balança de precisão) é 570 g. Pequenas diferenças podem existir devido a calibragem de outras balanças e etc.
Essas alterações foram suficientes para terem o saco homologado para vender nos países que já listei.
Porém, acreditamos que essa informação deveria ter sido explicada e detalhada em todas as propagandas e informações referentes a esse produto. A Deuter concorda com nosso ponto de vista e:
 Agradece ao Paulo por ter identificado o problema
 Pede desculpas pelo ocorrido
 Pediu para que a informação correta seja amplamente divulgada
Nossas ações serão as seguintes:
 AVISO no site – no link do produto – JÁ ESTÁ NO AR http://www.deuter.com.br/index.php?cat= ... lite%20500
 Pop Up – no site alertando o problema – SERÁ FEITO AINDA ESSA SEMANA
 Aviso a todos os 560 lojistas cadastrados no nosso mailing - SERÁ FEITO AINDA ESSA SEMANA
 Aviso aos mais de 7 mil consumidores cadastrados em nosso mailing - SERÁ FEITO AINDA ESSA SEMANA
 Post no blog http://www.adventurezone.com.br - SERÁ FEITO AINDA ESSA SEMANA
 Mensagem no nosso TWITTER.
Com essas ações acreditamos que quem já comprou ou pretende comprar um DreamLite, será atingido pelo esclarecimento e assim qualquer dano essa informação incompleta tenha causado, estaremos prontos para resolver.
Paulo, agradecemos seu alerta e espero que tenha ficado claro que não houve má fé da Deuter e sim uma falta de comunicação. Vou mantê-lo informado sobre as ações que listei até que todas tenham sido resolvidas.
Um abraço,
Marcus Araujo”

“Prezado Paulo,
Já está no ar o pop up no nosso site alertando a alteração no saco DreamLite:
http://www.deuter.com.br/
Estamos preparando as outras ações de divulgação.
Abs
Marcus Araujo”
Avatar do usuário
Paulo BR
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 593
Desde: 30 Ago 2008, 13:35
Localização: MG

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Paulo BR » 26 Set 2009, 10:41

Minha opinião.

Neste momento a Proativa está agindo da maneira correta – acredito que não sabiam do ocorrido -, estou bem satisfeito com a atitude da empresa.

Mas em relação à Deuter, a mudança foi em 2007, foi um absurdo a empresa continuar a vender como um produto de 500g, inclusive com a informação na embalagem – obviamente sabiam da diferença, tanto que fizeram nova homologação do produto. Quem quiser tem todo o direito de retornar o produto e exigir o dinheiro de volta.

Com certeza esse ocorrido é algo corriqueiro no mercado, devemos estar atentos e exigir sempre os nossos direitos. Fiquei desapontado com isto, mas não deixarei de comprar produtos da marca e continuo com a mesma boa opinião em relação à qualidade dos produtos – apesar de longe de os considerarem “perfeitos”.

Abs
Avatar do usuário
Paulo BR
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 593
Desde: 30 Ago 2008, 13:35
Localização: MG

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Batata » 26 Set 2009, 11:55

Paulo,

como consumidor exigente que sou também estou sempre em contato com os sac das empresas (as vezes faço reclamações, outras tiro dúvidas, as vezes faço elogio e dou sugestão).

A alguns dias entrei em contato com o sac da Deuter, para saber sobre a importação de uma mochila específica que não mas encontrava no mercado. O Marcus não somente tirou todas as minhas dúvidas, como também retornou alguns dias depois dizendo que encontrou a mochila em um de seus lojistas. Não cheguei a comprar a mochila com a loja que ele me indicou, mas fiquei muito satisfeito com essa atenção por parte dele.

Outra situação que passei foi com a Petzl, solicitei o catalogo deles através do site internacional e para minha surpresa alguns dias depois a Serelepe, representante da marca no Brasil, entrou em contato comigo falando que estaria me mando o catalogo impresso sem custo algum.
Batata
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 703
Desde: 29 Jan 2005, 17:08
Localização: Brasília, DF

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor kaabah » 26 Set 2009, 12:02

Nó... que confusão!

Parabéns ao Paulo pela percepção e a Deuter pelo reconhecimento!
Colaborador Equipamentos | Trekking

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo". (Winston Churchill)
Avatar do usuário
kaabah
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 338
Desde: 02 Set 2008, 14:39
Localização: MG

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Paulo BR » 26 Set 2009, 12:05

Batata,

Eu sou como vc. Qualquer coisa entro em contato com a empresa e valorizo as boas respostas. E no caso da Proativa não deixo de reconhecer que sempre fui muito bem atendido. Por isso também dou valor à essa resposta imediata que deram nesse caso, que considero bem sério.

Kaabah,

Obrigado no meu caso. Mas em relação às empresas acho que a Proativa é que merece os parabéns, a Deuter não.
Avatar do usuário
Paulo BR
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 593
Desde: 30 Ago 2008, 13:35
Localização: MG

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Mi_GR » 26 Set 2009, 12:11

Nossa! Que bom que a empresa é transparente!
Ao meu ver, isso foi um lapso mesmo (que logo eles vão consertar).
Essas crises com consumidores, quando conduzidas com essa transparência e profissionalismo só melhora a imagem e fortalece a marca deles.
Tá certo o paulo de escrever pra eles e achei bem assertiva a resposta da proativa tbm.
Avatar do usuário
Mi_GR
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1637
Desde: 19 Jan 2006, 15:48

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Ram_Alen » 27 Set 2009, 11:47

...
-Interessante... penso agora se isso ocorreu com o famigerado saco de dormir, imagino com as mochilas que prometem ser chamadas lite... ::mmm:
Avatar do usuário
Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 696
Desde: 31 Jan 2009, 21:20
Localização: Ceará/Maranhão

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Andre Costa » 27 Set 2009, 19:20

Valeu por compartilhar isso conosco! =)

Ficarei mais esperto ao comprar esse tipo de coisa a partir de agora...

Abração!!
Avatar do usuário
Andre Costa
 
Mensagens: 110
Desde: 18 Mar 2009, 16:29
Localização: Florianopolis SC

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor marcioebc » 27 Set 2009, 23:31

Paulo,

Muito bacana o seu posicionamento !!!!!!! Se todos os consumidores fossem como você não teríamos tantos produtos xexelentos no mercado. !!!!

Parabéns também as empresas que se posicionaram diante do fato.

Abs.
Avatar do usuário
marcioebc
 
Mensagens: 177
Desde: 09 Abr 2009, 17:14

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor DaniloDassi » 28 Set 2009, 09:04

Fui ver uma bolsa no site da Deuter e encontrei o aviso sobre o DL500.
Gostei da transparência da empresa! ::cool::

Não vou pegar meu $$ devolta por dois motivos:
- O saco ainda supre minhas necessidades;
- Outro saco nessa configuração não encontro por aqui, talvez nos grandes centros. Não estou disposto ao esforço, frete, etc etc etc;

Mas muito bacana a sua atitude Paulo! Se tivesse me sentido lesado, sem dúvidas que iria correr atrás dos meus direitos, assim como você fez. Parabéns pela iniciativa! ::otemo::


Abraços
Avatar do usuário
DaniloDassi
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1563
Desde: 24 Set 2007, 07:46
Localização: Maringá - PR

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor marcosplf » 28 Set 2009, 12:06

Paulo revolucionou todo o site da deuter-br, isso mostra a força que o consumidor tem e empresas lideres de mercado tem esse comprometimento. Algumas outras mandariam um kit "Cala-boca" composta por produtos para satisfazer o consumidor, mas não retificariam o erro.

Acho que atitudes como essa do Paulo mostram que cada vez mais temos que exigir ao menos um bom atendimento e transparencia.

Abraços
Avatar do usuário
marcosplf
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1713
Desde: 14 Ago 2008, 17:44
Localização: São Paulo/SP

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor ogum777 » 28 Set 2009, 15:01

é, pulando de 500 pra 584, a diferneça pros 640 do saco da quéchua minui muito. e a diferença de preço é de 50%....
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 2484
Desde: 23 Jan 2006, 18:38

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor Paulo BR » 28 Set 2009, 17:22

Danilo,

Minha opinião em relação à qualidade do produto não se alterou, a questão foi a informação errada. Eu ainda compraria um saco do tipo (conforme o preço) mas para os fins que quero faria algumas modificações para diminuir mais o peso.

Ab
Avatar do usuário
Paulo BR
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 593
Desde: 30 Ago 2008, 13:35
Localização: MG

Re: Deuter Dream Lite 500 - Propaganda enganosa?

Mensagem não lidapor haole » 26 Nov 2009, 11:27

Punk isso heim...boa PauloBR!
Já tinha rolado uma suspeita sobre isso por aqui...mas eu nem liguei, vou ser sincero com vocês(quem me conhece sabe) cago e ando pra peso.Calma aê, também não é bem assim :mrgreen:
Abraço
haole: Editor
Avatar do usuário
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1581
Desde: 07 Out 2007, 01:06
Localização: terra da meleca-SG-RJ

Próximo

Voltar para Sacos de Dormir, Isolantes Térmicos & Colchões



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes