"Poxa... uma das melhores discussões sobre este assunto que já vi aqui no mochileiros."
Que nada, a melhor discussão que já tivemos sobre isso foi 2 anos atrás num tópico questionando o termo "sub emprego", rendeu páginas e páginas de discussão sobre custo de vida na europa, preconceito social etc! Infelizmente o tópico já foi deletado.
"Acho que tudo se resume no tipo de trabalho mesmo... eu não me sujeitaria a ser garçon ou um cleaner qualquer para me matar de pagar aluguel e juntar um dinheirinho p/ viajar a europa e depois voltar para o Brasil com algumas fotos bonitas, muitas memórias e até crescimento pessoal (por ter sofrido) mas sem nada no curriculum a acrescentar."
Já eu admiro as pessoas que não tem medo de trabalho honesto e não se preocupam somente com status social e dinheiro no bolso. E aproveitam parte da juventude para viajar, melhorar uma língua, viver uma experiência diferente, enquanto não tem outras responsabilidades.
"Claro que existem casos e casos. Tem gente que chega lá e consegue um bom emprego, "bons esquemas" mas são fatos isolados... a maioria tem q ralar feio mesmo! "
Não sei se entendi bem o que queres dizer com isso: só as experiências de quem não-rala na vida é que seriam válidas?
"... mas com certeza vale muito mais a pena q se prostituir aos sub-empregos."
Heim? O que tem de prostituição em trabalho honesto que não exige qualificação - "garçom ou cleaner qualquer", pra citar teus exemplos? A sociedade não precisa apenas de doutores e não funciona sem balconistas e garçons. Muita gente só consegue se dar conta disso quando acontece greve de lixeiros.