Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Transporte Terrestre no Peru

Guia e troca de informações sobre destinos no Peru

Moderadores: MariaEmilia, Kárenldc, LeoRJ, LiCo

Transporte Terrestre no Peru

Nova mensagempor Michael Darolt » 17 Jan 2007, 04:26

Conforto e aventura nos trilhos até Puno

Comece a viagem por Lima, a capital do Peru. De lá, tome um avião para Cuzco, o antigo centro do império inca. Depois de passar por Machu Picchu, volte a Cuzco e, aí, pegue um trem até Puno, cidade que serve de base para desbravar o Lago Titicaca. Parece um roteiro maluco, mas é perfeito, acredite.

A caminho de Puno, vale pegar o trem Andean Explorer, da Peru Rail (http://www.perurail.com). A composição sai de Cuzco às 8 horas e chega a Puno às 18. A viagem é longa, mas muito proveitosa. Além do visual encantador da Cordilheira dos Andes, são feitas paradas em pequenos povoados, em que é possível comprar artesanato típico.

Também há entretenimento a bordo, com shows de música e desfile de malhas feitas com lã de alpaca. De quebra, os passageiros ainda podem aprender a preparar o pisco sour, a bebida nacional do Peru. Diversão na certa!

O serviço, aliás, é de alto nível e o trem, bastante confortável. Vale a pena desembolsar US$ 109 para viajar na primeira classe, que não deixa nada a desejar aos trens europeus.

Situada no altiplano, Puno fica na ponta oeste do Lago Titicaca, extremo Sul do Peru. A 3.810 metros acima do nível do mar, a cidade tem o ar bastante rarefeito e temperatura média de 8 graus. A cidade não tem grandes atrativos turísticos. Mas está à beira do Titicaca, bem perto do céu.

Anote na agenda: o escritório de informações turísticas em Puno fica localizado no Jirón (rua) Deustua, 458, na Plaza de Armas. Abre diariamente, das 8h30 às 19h30.

Além disso, é bom saber que o aeroporto mais próximo fica em Juliaca, a aproximadamente 44 quilômetros de Puno. Há vôos regulares diários para Lima, com a LAN Peru (http://www.lan.com). O preço médio do trecho único é de US$ 115.

Fonte: estadao.com.br
Editor - Santa Catarina, Estudar,Trabalhar e Dupla Cidadania, Italia

"O mundo é um livro, e quem não viaja só lê uma página". (Sto. Agostinho)
http://donjuandemarco76.multiply.com/photos
Michael Darolt
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 06 Jun 2005, 02:10
Próximo Destino: ...
Reputation point: 586

Transporte terrestre no Peru

Nova mensagempor Alinnenat » 05 Mar 2007, 11:35

Olá pessoal!
Estou fazendo um roteiro pra julho de 2007, incluindo Lima_Arequipa_Puno_Cusco+trilhaInca_Lima.
A pergunta é: Pra fazer esse percurso de trem ou ônibus, preciso reservar passagem com antecedência ou dá pra comprar um dia antes com as empresas de transportes???
Valeu!
Alinnenat

Data de registro: 05 Mar 2007, 11:07
Reputation point: 0

Nova mensagempor Alexmelo » 06 Mar 2007, 06:43

De ônibus, na hora vc compra... na verdade,s erá disputada a tapa nas rodoviárias das cidades. ;-)
Alexmelo
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 31 Mar 2004, 19:22
Próximo Destino: qualquer lugar
Reputation point: 442

oi alin....

Nova mensagempor sem reservas » 10 Mar 2007, 23:20

já tive 3 vezes no Peru e estarei em breve pela quarta vez, e posso te garantir o seguinte, apesar deste periodo ser de alta temporada, voce primeiramente opte pelo transporte rodoviario, tem bons precos e servicos diferenciados (comum, executivos, semi leito e leito).
Segundo: sempre verifique os precos de voos, no Peru operam varias empresas aereas e a concorrencia e macica com precos tentadores e impraticaveis ai no BR. Nunca acredite que os voos estao lotados va ate o aeroporto que sempre sobra alguns lugares de ultima hora... e por ultimo caia no trenzao, mais fique muito esperta, reveze com amigos na hora de dormir senao vc tera surpresas desagradaveis. Tenho uma amiga em Sampa que roubara um lenco indiano que estava simplesmente preso no cabelo(cabeca) dela. Infelizmente as pessoas que menos vc imagina te roubam!!!

Acrescente as ruinas de Kuelap no seu roteiro da de 10 a 0 em Machu Pichu(extrema fama e mais nada)...

sem reservas
Ushuaia-Argentina
sem reservas

Data de registro: 10 Mar 2007, 09:37
Reputation point: 97

Nova mensagempor titan » 08 Abr 2007, 10:55

Hola!

Sem duvida viajar de bus pelo interior do Peru e barato, mas nos dias 26,27,28,29,30 de Julho os precos das passagens subem 50% so nessos dias pelo feriadao de Festas Patrias peruanas (Día da Independencia), muita gente viaja. Nessos dias tente estar paseando em alguma cidade do Peru e continúe a viagem so depois do 31 de Julho.
titan

Data de registro: 20 Jun 2005, 00:19

Nova mensagempor Sérgio Vilela » 21 Abr 2007, 08:53

Estou em Arequipa agora e passamos também pela Bolívia e posso te adiantar o seguinte:
evite levar reais, vc terá mais dificuldade em trocar para nuevos soles (moeda do Peru) e para Bolivianos (moeda da Bolívia). Quando eu digo dificuldade, me refiro nao a lugares para trocar, mas no valor que o real é trocado, que sempre é bem abaixo da tabela. O dólar já é trocado por valores próximos ao da tabela.
Estamos trocando nossos dólares com mais ou menos a seguinte cotaçao:
1 dolar = 7,85 bolivianos = 3,16 soles
É claro que estamos trocando nessas casas de Money Exchange que estao espalhadas por todas as cidades turisticas da Bolivia e Peru.
Nao troque dinheiro na rua, é perigoso e lugar para trocar nao falta. Nao fique pesquisando muito as taxas de cambio pois é óbvio que todos já fizeram um cartel para definir a taxa para todos praticarem e todos pegarem o seu lucro.

Com relaçao aos onibus na Bolivia e Peru, nao estamos tendo problemas. Estávamos em Cusco ontem e pegamos um onibus maravilhoso, tipo leito, que nunca andei no Brasil. Tinha aquelas mesinhas de aviao, com direito a jantar e sobremesa, além de TVs com o filme Os Infiltrados passando no 2 andar, onde estávamos. É claro que o jantar era arroz, ovo e frango, que nem arrisquei a comer. Pagamos 40 soles, o que dá uns 27 reais.
No geral, é o que o pessoal falou mesmo, é disputa a tapa para arrumar passageiros e existem várias empresas que levam para o mesmo lugar. O que nós estamos fazendo é ir aos balcoes de informacoes turisticas e perguntando quais sao as melhores empresas que levam a tal lugar. Até agora tem dado certo.

Outra coisa, meu colega acabou de me dizer que nao aceitaram a moeda de 2 soles dele para pagar a lan house. Disseram que é falsa.
Fiquem muito espertos para nao pegarem notas e moedas falsificadas no Peru! É muito dificil saber quando é e quando nao é mas evitem de ficar trocando notas altas em camelos e taxistas (muy espertos).

Sérgio
Sérgio Vilela

Data de registro: 27 Dez 2005, 10:34
Próximo Destino: Europa (Itália - Alemanha - Aústria - Rep. Checa - França)
Honey moon!
Reputation point: 43

Nova mensagempor Sérgio Vilela » 21 Abr 2007, 08:57

Outra coisa, esse onibus que eu disse que foi ótimo foi para o trajeto Cusco-Arequipa, que deu umas 9 horas de viagem.

Outra coisa mais é que é possível sacar dinheiro muito fácil nas grandes cidades da Bolivia e Peru, existem terminais que vc pode usar o seu cartao de credito para sacar dolares ou moeda local com a cotacao do dia.
Sao os terminais ATM.
Só que o cartao de credito tem que ser internacional e lembre-se de desbloquea-lo para saques no exterior antes de deixar o Brasil.
Dizem os mochileiros do fórum que se paga uma taxa para tirar esse dinheiro (li algo em torno de 4 dólares por saque), mas é melhor que andar com 500 dólares na mochila. Por via das dúvidas quando for sacar dinheiro saque o máximo de 200 dólares. Depois vou ver a fatura do cartao para ver qual foi essa taxa e escrevo para vcs.

Abraços
Sérgio
Sérgio Vilela

Honey moon!

Sergiooooo !!!

Nova mensagempor Miziara » 22 Abr 2007, 08:25

Já que vc. está por aí, se não for muito trabalho será q. poderia anotar o nome das empresas de ônibus por onde for passando.
Eu vou em Jun e vou precisar mt. dessa informação.

Abraços e...tenha uma linda viagem!!

Elaine
Às vezes é melhor não planejar tanto as coisas, mas deixar que simplesmente aconteçam.
Miziara

Data de registro: 27 Mar 2007, 02:31
Próximo Destino: Jan/12: Montevideo-Buenos Aires
Reputation point: 483

Nova mensagempor Sérgio Vilela » 22 Abr 2007, 10:23

Elaine,
Pegamos um onibus de Cusco para Arequipa da empresa Flores, nota 10. Foram 40 soles mas para o onibus excelente que ja falei.
De Cochabamba para La Paz foi uma empresa chamada El Dorado, que tambem nao temos o que reclamar.
De La Paz a Copacabana perdemos o ultimo onibus e tivemos que pegar uma van no cemiterio, que tem mais vans indo para Copacabana que tudo. Mas nao recomendo de forma alguma pegar essas vans, que sao muito apertadas, ainda mais para nos que temos em volta de 1,8m, sofremos muito. Pague mais e pegue um onibus, mas va ao terminal com antecedencia.
Fomos direto de Copacabana para Cusco, nao paramos em Puno. Em Copabana ha dezenas de agencias que fazem o trajeto Copacabana-Cusco, nao me lembro do nome da empresa, mas o onibus tinha o logo Panamericano na lateral. Na fronteira Bolivia Peru um dos caras que trabalhavam no onibus ofereceu que a gente fosse de microbus para Cusco, ao inves do onibus. Dizia ele que era um microbus novo e muito mais rapido que o onibus.
Confiamos e realmente o veiculo era novo, mas em espanhol microbus eh uma van tipo sprinter e de novo, muito apertada. Foi uma viagem muito dificil.
Se te oferecerem sair do onibus para pegar microbus nao aceite, mesmo que a viagem dure 1 hora a mais, vai parecer que a viagem foi 2 horas a menos, porque nao tem nada pior que ficar espremendo os joelhos nessas vans da Bolivia e do Peru.
No mais, e isso.
Vamos pegar um onibus da empresa Julsa para ir de Arequipa, onde estamos agora, para La Paz. Segundo eles, nao ha onibus direto de Arequipa para La Paz, teremos que ir para Puno e depois para Desaguadero, e depois seguir para La Paz.
O preco para Desaguadero eh de 25 soles, depois nao sei.
So sei que Arequipa-La Paz da no total umas 11 horas de viagem.
Pelo que me falaram, a maioria das empresas faz Arequipa-Puno, mas so essa tal de Julsa que tambem leva a Desaguadero, no proprio onibus. Parece que de Puno temos que pegar as vans bacanas para Desaguadero, mais 4 horas de viagem.
Depois posto mais.
Sérgio Vilela

Honey moon!

eitaaaaaa....

Nova mensagempor Miziara » 23 Abr 2007, 01:13

Sérgio!!

agora vc. me deixou sem saber qual a melhor empresa. :shock:
Li um relato aqui no site onde um cara disse p/ não pegar bus dessa empresa Flores, ele falou q. era péssima. Indicou a Cruz del Sur e a Ormeño.
Bem.. vai ver então que ele pegou a classe super-mega-economica...rss..rss.
Valeu pela informação.
E qd. vc. voltar vê se coloca seu relato aqui tb.
Vc. não sabe de como nós, (eu principalmente) mochileiros de 1ª viagem, precisamos
:wink:
Beijos e obrigada pela informação.

Elaine
Às vezes é melhor não planejar tanto as coisas, mas deixar que simplesmente aconteçam.
Miziara

Data de registro: 27 Mar 2007, 02:31
Próximo Destino: Jan/12: Montevideo-Buenos Aires
Reputation point: 483

Nova mensagempor Sérgio Vilela » 26 Abr 2007, 06:28

Eu já vi os onibus da Cruz del Sur e fiquei com dó dos onibus do Brasil.
Mas o onibus que pegamos da Flores era muito bom, para nao dizer excelente. Quem reclamou deve ter pegado o ralé mesmo. Nós pegamos o leito, e até serviço de bordo tinha.
Sérgio Vilela

Honey moon!

buses no Peru

Nova mensagempor André Taka » 23 Mai 2007, 12:51

Sérgio, vc deu sorte...ou a diferença está nos preços...meu, vi vários mochileiros sofrendo com buses peruanos...eu tive que chamar a polícia para entrar num busão...ajudei gringos, foi uma festa...pra não falar do trampo que foi com uma amiga minha que ia pra Arequipa por um bus leito (ela pagou pelo serviço), mas era um bus estreito...
eu fiz um pequeno relato no meu multiply do meu ralo no terminal de bus...quem quiser ver é só clicar:
www.profissaomochileiro.multiply.com

ainda estou arrumando o site e em breve colocarei mais fotos...

abraços mochileiros,

André Taka
André Taka
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 11 Jul 2006, 20:04
Próximo Destino: Rio de Janeiro (out), Porto de Galinhas (nov), Bahia - praia indefinida ainda (jan) e Buenos Aires (fev)!
Reputation point: 375

Horarios de ônibus de Copacabana até Arica

Nova mensagempor kfbinho » 01 Mai 2008, 16:41

Olá Pessoal,
Gostaria de deixar postato aki algumas informacoes importantes sobre horarios de BUS e companhias que fazem o seguinte Trajeto. Lembrando que realizei este agora em Fevereiro de 2008 com minha esposa.

Copacabana - Puno - Cuzco - Arequipa - Tacna - Arica - Calama

Copa para Puno:
Nao tem muitas empresas e as duas da cidade tem o mmo servico e qualidade, o custo da passagem esta em torno de 30 soles. Trajeto em torno de 5 horas. CUIDADO quando for atravessar a Aduanta Bolivia - Peru, abra o olho.

Puno - Cuzco:
Este trajeto sim tem varias empresas. CUIDADO, pesquise bem, veja o bus para ir confortavel pois o trajeto demora em torno de 9 horas normalmente sai a noite. Da tempo de sobra para visitar as Ilhas Uros, jantar e pegar o bus. Fomos pela a empresa San Martin, muito boa. Com cobertor, poltrona grande e bagagem identificada .... rsss. Pechinche, pois e possivel pagar mais barato do que os 35 soles que pagamos.

Cuzco - Arequipa:
Aki tb tem varias empresas. DICONA, va comprar as passagem direto na Rodoviaria, pois se for em uma agencia cobram o dobro. Queriam cobrar 70s sendo que na Rodo paguei 40s em cada.
Cruz del Sur: 80s horario 20:30
Cial : 40s horario 21:00
Ormeno: 60s horario 9:00

Fomos pela Cial e nao tivemos problemas nenhum, tinha cobertor para aguentar o frio e até café. Acredita .... cafe com croassaint.

Arequipa para Tacna.
Varias empresas tb. O terminal de Arequipa e muito grande, na verdade há dois. Um em frente ao outro. Se nao conseguir o horario e dia que quer em um atravesse a rua e va ao outro.
Cruz del Sur: 35s horarios 7:00 e 16:00
Flores : 35s (exec) horario 10:30
25s (turismo) horarios: 7:30, 8:45, 8:45, 13:00, 15:00, etc
Ormeno: 20s horario: 21:00

Neste dia pegamos o Flores (exec), mais pelo horario do que pelos servicos. Tinha servico de bordo e boas poltranas e este executivo nao FAZ PARADA. O outro Tur faz uma parada em uma cidade no meio do Nada, para variar, e com isso demora mais 1 hora para chegar a Tacna.

Tacna para Arica:
Aki o bicho pega. Quando vc chega no Terminal em Tacna e uma cidade no meio do Deserto divisa com o Chile. Ha apenas duas opcoes para cruzar a fronteira. A melhor de todas e ir de TAXI, que pode ser encontrado no proprio terminal, ou melhor, os caras te acham e praticamente te puxam para ir com eles. O preco e um pouco a mais do que ir de BUS, mas as vantagens sao enormes. De taxi o cara arranja mais 3 pessoas para enche-lo e te leva mais rapido do que o BUS que tem capacidade para 40 pessoas. Com o taxi quando vc para na Aduanta do Peru para carimbar o passaporte tem que esperar somente os outros 3 que estao com vc para seguir viagem novamente ate a aduanda do Chile. E la eh o problema, vc tem que tirar toda sua bagagem para passar esta pela esteira .... imagina se tivesse em um bus com 40 nego .... eh demorado pra caramba. O pessoal do Chile ve tudo ... tudo mesmo, cuidado se estiver levando folhas de Coca. Outra coisa, com taxi achei muito mais seguro esse tramite de atravessar a fronteira.
Preco do Taxi por pessoa: 20s (deixando no terminal de Arica)

Arica para Calama:
Aki passamos um sufuco, a ideia era permanecer um dia na cidade de Arica, pois ela e litoranea e muito bonita tb. Mas ..... tinha tanta gente no Terminal que nao havia passagem para o outro dia a noite. Creio pq era final se semana e tem muita gente que trabalha em outras cidades. Corri e Corri em todas as empresa e so consegui passagem para o mesmo dia para Calama. Nao teve jeito tivemos que jantar em uma lanchonete meia boca e aguardar o bus.
Tur Bus: 15.000 pesos 22:00
Pulman: 15.000 pesos 21:00
Geminis: 10.000 pesos 22:00

Nesta ultima cidade antes de voltar para Santiago, fomos de Geminis. Nao por ser mais barato, mas sim pq era a unica que tinha passagem ainda. E por incrivel que pareca, achei que foi o melhor bus de toda a viagem de quase 30 dias pelo Chile, Bolivia e Peru. Confortavel, grande e bem equipado. Tinha corbertor para aguentar as 9 horas de viagem até Calama.

Depois em Calama, peguei o voo de volta para Santiago pela LAN.
DICONA, se for comprar passagem de aviao para andar no Chile ... aki pelo Brasil. Compre pelo site da LAN CHILE (www.lan.cl) e nao pelo ponto.com.br (www.lan.com.br).
Pois os valores direto para chilenos e muito mais barato do que para os outros.

Boa Sorte e qq coisa me escrevam.
T+
Kleber
kleber_felicio@yahoo.com

"Viajar e uma arte"
kfbinho

Data de registro: 10 Jan 2008, 14:04

Re: Horarios de Bus de Copacabana até Arica (02/2008)

Nova mensagempor slnlucas » 03 Mai 2008, 18:11

Valeu cara, sempre bom estar atualizando informações quanto a transporte rodoviário.
slnlucas

Data de registro: 11 Ago 2006, 20:25
Próximo Destino: Bolívia, Peru, Chile e Argentina (ABRIL)

Re: Horarios de Bus de Copacabana até Arica (02/2008)

Nova mensagempor Carolmay » 05 Jun 2008, 13:12

Kleber, posso comprar no site da lan.cl sem problemas? Já tinha reparado nisso, mas lá tem um aviso dizendo que é só pra residentes. Vou para o Chile em agosto e pretendo fazer do Atacama à Patagônia em 20 dias, pra isso preciso comprar 5 trechos internos aéreos.

Andei olhando também na Aerolíneas del Sur (www.aircomet.cl), tem preços bons, mas muitas escalas. Me informei com eles e posso colocar o número do passaporte no lugar do RUT (CPF chileno).

Valeu,
Carol May
Carolmay

Data de registro: 07 Mai 2008, 13:29

Próximo

Retornar para Peru

Submarino.com.br