Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Michael Darolt

Transporte Terrestre no Peru - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Conforto e aventura nos trilhos até Puno

 

Comece a viagem por Lima, a capital do Peru. De lá, tome um avião para Cuzco, o antigo centro do império inca. Depois de passar por Machu Picchu, volte a Cuzco e, aí, pegue um trem até Puno, cidade que serve de base para desbravar o Lago Titicaca. Parece um roteiro maluco, mas é perfeito, acredite.

 

A caminho de Puno, vale pegar o trem Andean Explorer, da Peru Rail (http://www.perurail.com). A composição sai de Cuzco às 8 horas e chega a Puno às 18. A viagem é longa, mas muito proveitosa. Além do visual encantador da Cordilheira dos Andes, são feitas paradas em pequenos povoados, em que é possível comprar artesanato típico.

 

Também há entretenimento a bordo, com shows de música e desfile de malhas feitas com lã de alpaca. De quebra, os passageiros ainda podem aprender a preparar o pisco sour, a bebida nacional do Peru. Diversão na certa!

 

O serviço, aliás, é de alto nível e o trem, bastante confortável. Vale a pena desembolsar US$ 109 para viajar na primeira classe, que não deixa nada a desejar aos trens europeus.

 

Situada no altiplano, Puno fica na ponta oeste do Lago Titicaca, extremo Sul do Peru. A 3.810 metros acima do nível do mar, a cidade tem o ar bastante rarefeito e temperatura média de 8 graus. A cidade não tem grandes atrativos turísticos. Mas está à beira do Titicaca, bem perto do céu.

 

Anote na agenda: o escritório de informações turísticas em Puno fica localizado no Jirón (rua) Deustua, 458, na Plaza de Armas. Abre diariamente, das 8h30 às 19h30.

 

Além disso, é bom saber que o aeroporto mais próximo fica em Juliaca, a aproximadamente 44 quilômetros de Puno. Há vôos regulares diários para Lima, com a LAN Peru (http://www.lan.com). O preço médio do trecho único é de US$ 115.

 

Fonte: estadao.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Estou fazendo um roteiro pra julho de 2007, incluindo Lima_Arequipa_Puno_Cusco+trilhaInca_Lima.

A pergunta é: Pra fazer esse percurso de trem ou ônibus, preciso reservar passagem com antecedência ou dá pra comprar um dia antes com as empresas de transportes???

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já tive 3 vezes no Peru e estarei em breve pela quarta vez, e posso te garantir o seguinte, apesar deste periodo ser de alta temporada, voce primeiramente opte pelo transporte rodoviario, tem bons precos e servicos diferenciados (comum, executivos, semi leito e leito).

Segundo: sempre verifique os precos de voos, no Peru operam varias empresas aereas e a concorrencia e macica com precos tentadores e impraticaveis ai no BR. Nunca acredite que os voos estao lotados va ate o aeroporto que sempre sobra alguns lugares de ultima hora... e por ultimo caia no trenzao, mais fique muito esperta, reveze com amigos na hora de dormir senao vc tera surpresas desagradaveis. Tenho uma amiga em Sampa que roubara um lenco indiano que estava simplesmente preso no cabelo(cabeca) dela. Infelizmente as pessoas que menos vc imagina te roubam!!!

 

Acrescente as ruinas de Kuelap no seu roteiro da de 10 a 0 em Machu Pichu(extrema fama e mais nada)...

 

sem reservas

Ushuaia-Argentina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hola!

 

Sem duvida viajar de bus pelo interior do Peru e barato, mas nos dias 26,27,28,29,30 de Julho os precos das passagens subem 50% so nessos dias pelo feriadao de Festas Patrias peruanas (Día da Independencia), muita gente viaja. Nessos dias tente estar paseando em alguma cidade do Peru e continúe a viagem so depois do 31 de Julho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou em Arequipa agora e passamos também pela Bolívia e posso te adiantar o seguinte:

evite levar reais, vc terá mais dificuldade em trocar para nuevos soles (moeda do Peru) e para Bolivianos (moeda da Bolívia). Quando eu digo dificuldade, me refiro nao a lugares para trocar, mas no valor que o real é trocado, que sempre é bem abaixo da tabela. O dólar já é trocado por valores próximos ao da tabela.

Estamos trocando nossos dólares com mais ou menos a seguinte cotaçao:

1 dolar = 7,85 bolivianos = 3,16 soles

É claro que estamos trocando nessas casas de Money Exchange que estao espalhadas por todas as cidades turisticas da Bolivia e Peru.

Nao troque dinheiro na rua, é perigoso e lugar para trocar nao falta. Nao fique pesquisando muito as taxas de cambio pois é óbvio que todos já fizeram um cartel para definir a taxa para todos praticarem e todos pegarem o seu lucro.

 

Com relaçao aos onibus na Bolivia e Peru, nao estamos tendo problemas. Estávamos em Cusco ontem e pegamos um onibus maravilhoso, tipo leito, que nunca andei no Brasil. Tinha aquelas mesinhas de aviao, com direito a jantar e sobremesa, além de TVs com o filme Os Infiltrados passando no 2 andar, onde estávamos. É claro que o jantar era arroz, ovo e frango, que nem arrisquei a comer. Pagamos 40 soles, o que dá uns 27 reais.

No geral, é o que o pessoal falou mesmo, é disputa a tapa para arrumar passageiros e existem várias empresas que levam para o mesmo lugar. O que nós estamos fazendo é ir aos balcoes de informacoes turisticas e perguntando quais sao as melhores empresas que levam a tal lugar. Até agora tem dado certo.

 

Outra coisa, meu colega acabou de me dizer que nao aceitaram a moeda de 2 soles dele para pagar a lan house. Disseram que é falsa.

Fiquem muito espertos para nao pegarem notas e moedas falsificadas no Peru! É muito dificil saber quando é e quando nao é mas evitem de ficar trocando notas altas em camelos e taxistas (muy espertos).

 

Sérgio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, esse onibus que eu disse que foi ótimo foi para o trajeto Cusco-Arequipa, que deu umas 9 horas de viagem.

 

Outra coisa mais é que é possível sacar dinheiro muito fácil nas grandes cidades da Bolivia e Peru, existem terminais que vc pode usar o seu cartao de credito para sacar dolares ou moeda local com a cotacao do dia.

Sao os terminais ATM.

Só que o cartao de credito tem que ser internacional e lembre-se de desbloquea-lo para saques no exterior antes de deixar o Brasil.

Dizem os mochileiros do fórum que se paga uma taxa para tirar esse dinheiro (li algo em torno de 4 dólares por saque), mas é melhor que andar com 500 dólares na mochila. Por via das dúvidas quando for sacar dinheiro saque o máximo de 200 dólares. Depois vou ver a fatura do cartao para ver qual foi essa taxa e escrevo para vcs.

 

Abraços

Sérgio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que vc. está por aí, se não for muito trabalho será q. poderia anotar o nome das empresas de ônibus por onde for passando.

Eu vou em Jun e vou precisar mt. dessa informação.

 

Abraços e...tenha uma linda viagem!!

 

Elaine

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elaine,

Pegamos um onibus de Cusco para Arequipa da empresa Flores, nota 10. Foram 40 soles mas para o onibus excelente que ja falei.

De Cochabamba para La Paz foi uma empresa chamada El Dorado, que tambem nao temos o que reclamar.

De La Paz a Copacabana perdemos o ultimo onibus e tivemos que pegar uma van no cemiterio, que tem mais vans indo para Copacabana que tudo. Mas nao recomendo de forma alguma pegar essas vans, que sao muito apertadas, ainda mais para nos que temos em volta de 1,8m, sofremos muito. Pague mais e pegue um onibus, mas va ao terminal com antecedencia.

Fomos direto de Copacabana para Cusco, nao paramos em Puno. Em Copabana ha dezenas de agencias que fazem o trajeto Copacabana-Cusco, nao me lembro do nome da empresa, mas o onibus tinha o logo Panamericano na lateral. Na fronteira Bolivia Peru um dos caras que trabalhavam no onibus ofereceu que a gente fosse de microbus para Cusco, ao inves do onibus. Dizia ele que era um microbus novo e muito mais rapido que o onibus.

Confiamos e realmente o veiculo era novo, mas em espanhol microbus eh uma van tipo sprinter e de novo, muito apertada. Foi uma viagem muito dificil.

Se te oferecerem sair do onibus para pegar microbus nao aceite, mesmo que a viagem dure 1 hora a mais, vai parecer que a viagem foi 2 horas a menos, porque nao tem nada pior que ficar espremendo os joelhos nessas vans da Bolivia e do Peru.

No mais, e isso.

Vamos pegar um onibus da empresa Julsa para ir de Arequipa, onde estamos agora, para La Paz. Segundo eles, nao ha onibus direto de Arequipa para La Paz, teremos que ir para Puno e depois para Desaguadero, e depois seguir para La Paz.

O preco para Desaguadero eh de 25 soles, depois nao sei.

So sei que Arequipa-La Paz da no total umas 11 horas de viagem.

Pelo que me falaram, a maioria das empresas faz Arequipa-Puno, mas so essa tal de Julsa que tambem leva a Desaguadero, no proprio onibus. Parece que de Puno temos que pegar as vans bacanas para Desaguadero, mais 4 horas de viagem.

Depois posto mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sérgio!!

 

agora vc. me deixou sem saber qual a melhor empresa. :shock:

Li um relato aqui no site onde um cara disse p/ não pegar bus dessa empresa Flores, ele falou q. era péssima. Indicou a Cruz del Sur e a Ormeño.

Bem.. vai ver então que ele pegou a classe super-mega-economica...rss..rss.

Valeu pela informação.

E qd. vc. voltar vê se coloca seu relato aqui tb.

Vc. não sabe de como nós, (eu principalmente) mochileiros de 1ª viagem, precisamos

:wink:

Beijos e obrigada pela informação.

 

Elaine

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...