Admirar a natureza é essencial para felicidade, diz pesquisa

Talvez você já tenha experienciado ao chegar no topo de uma montanha e perceber lá de cima o quão pequeno é diante de tanta beleza e magnitude ou quando observava o céu estrelado, imaginando a vastidão de planetas, estrelas e galáxias sem fim. Talvez tenha sido durante o dia a dia, dentro de um ônibus lotado, quando viu alguém ceder o lugar pra outra pessoa.
Esse sentimento se chama “admiração” e alguns psicólogos chegaram a conclusão que ele desempenha um papel importante no fortalecimento da nossa felicidade, saúde e interações sociais – e pode ter desempenhado também um papel importante no desenvolvimento da espécie humana.
Um estudo realizado em 2018 por Amie Gordon, principal pesquisadora do Laboratório de Emoção, Saúde e Psicofisiologia da Universidade da Califórnia-San Francisco e  Jennifer Stellar, professora assistente do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto descobriu que indivíduos que relataram sentir admiração com mais frequência em suas vidas diárias foram classificados como mais humildes por seus amigos.
Uma importante distinção entre a admiração e outras emoções (como a inspiração ou surpresa) é que a admiração nos faz sentir menores – ou talvez sentimos uma sensação de “auto-diminuição” e isso é bom para nós, explica Stellar.
“Gastamos muito do nosso tempo olhando para nosso próprio umbigo e para o que está nos afetando diretamente. A experiência do admirar muda isso, nós faz enxergar que somos apenas um pequeno pedaço de algo maior.”
Sentir-se pequeno diante de algo grandioso nos traz um certo sentimento de “humilhação” (diminuindo assim tendências egoístas, como a arrogância e o narcisismo). Sentir-se pequeno e “humilhado” nos faz querer nos envolver mais e nos sentir mais conectados aos outros, acrescenta Gordon.

alfred aloushy 256267 unsplash
A experiência da admiração – Foto: Alfred Aloushy / Unsplash

A admiração pode ajudar a proteger a saúde física

Outra pesquisa da equipe de Stellar e Gordon descobriu que as pessoas que relataram sentir mais admiração também pareciam ter melhor saúde imunológica. Em um grupo de 94 estudantes, aqueles que relataram mais regularmente sentir emoções mais positivas do que emoções negativas apresentaram níveis mais baixos de citocinas pró-inflamatórias crônicas.
As citocinas pró-inflamatórias podem ser úteis em certos cenários, se o corpo estiver lesionado ou doente, mas níveis cronicamente elevados dessas moléculas foram associados a várias condições crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e depressão.

Como experimentar mais admiração no dia a dia

Não existe uma fórmula perfeita para experimentar a admiração (até porque ela é diferente para todos), mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a encontra-lá mais frequentemente:

1.Tenha mais contato com  a natureza

Pesquisas mostram que as pessoas classificam consistentemente a natureza como uma das principais maneiras pelas quais experimentam admiração, diz Gordon. Faça mais trilhas, tente chegar a um lugar onde você possa obter uma visão ampla do seu ambiente (como escalar uma montanha ou até mesmo chegar ao andar superior de um edifício alto), diz ela. Ou simplesmente dê um passeio em qualquer ambiente natural que esteja ao seu redor e tente procurar por algo que você nunca viu antes, diz.

2. Saia da sua zona de conforto

A novidade é uma grande parte da admiração. Visite algum lugar em sua cidade ou viaje para uma cidade que você nunca esteve. Tente algo Novo. Leia sobre alguém que você não conhece muito ou uma biografia de alguém que o inspira, sugere Gordon.

3. Ouse mais

Claro, você pode experimentar o sentimento de admiração assistindo um filme que mostra a montanha mais alta do mundo ou ouvindo gravação de uma sinfonia. Mas esses encontros provavelmente são bem menos intensos em comparação com a magnitude do que você sentiria se tivesse tido essas experiências na vida real, afirma Anderson. “Em seu smartphone nunca será tão intenso quanto estar lá pessoalmente.”

4. Tenha uma mente aberta

Parte da experiência de admiração é aquela sensação de pequenez que faz com que você se redimensione – ou se vê em uma luz diferente, diz Beau Lotto, PhD , um neurocientista e fundador do laboratório de pesquisa experimental, o Lab of Misfits .
Recentemente, Lotto e seus colegas fizeram uma parceria com o Cirque du Soleil Entertainment Group para observar como as performances ao vivo da empresa provocam admiração e como ela muda a atividade cerebral de quem as assiste.

Com informações de NBC News

————————————————————————————————————————-

Confira nossos posts sobre ótimos destinos para se conectar com a natureza:

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

10 comentários em “Admirar a natureza é essencial para felicidade, diz pesquisa”

  1. Amei o texto e certamente nos envolve plenamente.
    Admirar é se permitir ser feliz. é abrir os olhos da alma e voar pela inspiração do belo, é abandonar-se e aceitar as maravilhas como seu fardo indelével, é respirar pelas narinas do vento e sentir a vida perfumada pela natureza, é caminhar em direção do mais belo quadro pintado com pinceis do espirito e emoldurado pela graça do Senhor! Admirar é sem duvida um tesouro esplendido que nos remente a paz, conhecimento e a gratidão.

    Responder
  2. Beber um copo de água na presença
    Respirar o ar com consciência
    Parar diante de uma árvore e olhar
    Sentir a brisa e admirar
    Fazer sexo e se apaixonar
    Olhar pro céu e se aquietar
    Falar bom dia pra quem não conhece
    Apertar o ombro daquele que empobrece
    Levantar o queixo e caminhar
    Fazer uma comidinha e adorar
    Tudo é meio de na natureza estar
    Se não subo na montanha pra olhar
    Se meu corpo se estende pela cama
    Até o xixi no compadre é natural
    O que releva é o que me leva
    Eu não amo a Deus, eu amo o que Eu Sou
    Aí você encontrou…
    Da pra subir a montanha
    Sem precisar descer
    E pra sempre ser

    Responder
  3. Admiração nos engrandece, pois damos valor a Deus por nos proporcuonar experiências deslumbrantes. E Deus é grande..cada lugar tem.sua beleza. Pudemos conhecer o Morro do Couto em Itatiaia, Pico da Bandeira no Alto Caparaó, Morro da Macela em Cunha-Paraty, Morro do Careca em Camboriú, Pedra do Elefante em Ibitiura de Minas, Pedra Branca em Pocinhos do Rio Verde, Pedra da Cruz em Andradas. Muito grato a Deus por poder apreciar essas e outras que me esqueci, maravilhas da obra Divina. Apreciar e agradecer.

    Responder
  4. Serra do Roncador Mato Grosso! Uma linda experiência! Visual deslumbrante! Recomendo! Além da mística que envolve a linda montanha!

    Responder
  5. Muito obrigado, por esse belo texto, não tem coisa melhor que chegar no topo de uma Montanha e olhar a imensidão que Deus nos dá, é como nascer de novo.

    Responder
  6. UAUUUUUUUUUUUUUUU, AMEI A PESQUISA E PRINCIPALMENTE POR ME INCENTIVAR MAIS AINDA A AMAR A NATUREZA E DELA TIRAR OS MELHORES SENTIMENTOS!!!

    Responder

Deixe um comentário