ConecteSUS volta a funcionar

O ConecteSUS (site e aplicativo) depois de mais de 10 dias sem funcionar foi restabelecido na noite de 23/12. Hoje (26) fizemos um teste via site e foi possível emitir o certificado de vacinação contra Covid-19 em português, inglês e espanhol.

Para acessar tanto site, quanto aplicativo você terá que ter um cadastro no site oficial do governo brasileiro, o Gov.br.

Acesse o https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home-default . Ao final da página você verá um botão azul com a frase “Entrar com Gov.br”, clique nele. Uma nova janela se abrirá com o campo para que você insira o número do seu CPF e senha (ou utilize seu certificado digital, por exemplo).

Foto: Reprodução.

Após aceitar os ‘Termos de uso’, você verá a tela inicial do site. Clique em ‘Vacinas’, e na sequência sobre a(s) dose(s) que recebeu. Uma nova janela se abrirá e você deve clicar em ‘Certificado de Vacinação’ (onde terá acesso ao certificado nos 3 idiomas).

Sugerimos que você baixe os documentos e salve-os em seu dispositivo. Guarde-os também na nuvem, no seu e-mail, por exemplo. Ao abrir o documento verá um código QR e um código alfanumérico. Você pode utilizar um ou outro para validar o certificado em validacertidao.saude.gov.br

Alguns estados e municípios oferecem alternativas ao ConecteSUS. Você pode obter mais informações neste post.

Viagens

Se você pretende fazer uma viagem internacional terá que apresentar seu certificado de vacinação. Em alguns casos, para viagens no Brasil mesmo é preciso apresentá-lo.
Além do Certificado de Vacinação, é preciso ter outros documentos e cumprir alguns requisitos para visitar os países já reabertos para Turismo. Nós levantamos as informações sobre os países mais procurados por viajantes brasileiros (que frequentam o site) na América Latina e Europa. Clique sobre o respectivo país para ter mais informações sobre como:

Neste post (em atualização) você pode encontrar informações sobre a reabertura dos países (mais procurados por viajantes que acessam o Mochileiros.com) da América do Sul para brasileiros a Turismo.
A série de post sobre a entrada em cada um dos países está sendo ampliada e atualizada constantemente.

A imagem que abre o post é da tela do aplicativo ConecteSUS | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Deixe um comentário