Olá viajante!
Bora viajar?
LONDRES-PARIS-AMSTERDÃ-BERLIM-PRAGA-MUNIQUE-VENEZA-FLORENÇA-ROMA (Em construção)
- Respostas 123
- Visualizações 28.6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
ThaísLopes 56 posts
-
Marcelle_Rangel 8 posts
-
pauloperuna 4 posts
-
Gabrieh 4 posts
Planejando a viagem
Como toda viagem, essa começou como um grande sonho... E era um sonho tão grande, mas tão grande, que era quase impossível!
A coisa complicava ainda mais porque como a viagem era com o maridão, tínhamos que conseguir conciliar nossas férias e conseguir os tão sonhados 30 dias!
Além disso, como o sonho de viajar pela Europa era da mocinha aqui, o planejamento e decisão de todos os detalhes ficaram por minha conta... e acreditem: planejar uma viagem dessas dá muitooooo trabalho... mas vale cada minutinho gasto!
E falando em gastar, o dinheiro era outro problema... Não tínhamos R$1,00 sobrando no bolso!
Mas se haviam problemas, o jeito era encontrar as soluções:
1. Se minha matemática era sem dinheiro = sem viagem, o jeito foi vender meu carro e começar a entrar no clima europeu com caminhadas sorridentes!
2. Não fui liberada para as férias no meio do semestre... Solução: Pedi demissão do trabalho!
Apesar do medo das contas aumentarem, eu estava realmente empenhada em fazer essa viagem virar realidade!!!
Bom, considerando tdo esse cenário, nem preciso dizer que minha principal preocupação era com o dinheiro...
Quanto eu vou gastar?
Minha dica é que para a conta não ficar no vermelho e a viagem não virar pesadelo, o ideal é um elaborar um orçamento levando em consideração todos os gastos na viagem. Isso quer dizer muito mais do que diárias de hotel, passagens e alimentação. Todos aqueles badulaques, lanchinhos, água, cerveja, passeios, gorjetas, transportes, cartões postais, devem entrar na conta. Pesquise na net o custo de vida da região, desta maneira dá pra se ter uma idéia do valor de tudo. E quando você já estiver lá, controle-se e tente manter uma média de gastos pré-estabelecida. A dica aqui é organização!
Eu não faço o estilo "garota-planilha", o que quer dizer que não fiquei anotando cada gasto do dia durante a viagem... Fiz o seguinte: separei uma média diária e me virava com aquilo. Nos dias em que gastava um pouco à mais, segurava nos outros... Tentei separar uma média considerando quartos duplos com banheiro privativo, uma vida de viajante com direito à almoço e jantar sem tanto fast food, transporte e atrações nas cidades e passe de trem em primeira classe. Além disso, os gastos com algumas regalias como passeio pela Eurodisney, lembrancinhas e barzinhos! Essa foi uma viagem relativamente confortável, sem luxos e sem perrengues. É importante dizer isso porque não é apenas o lugar da viagem que conta, mas as experiências que você tem em cada lugar, então aproveite para curtir o que cada cidade tem de legal!
Por onde começo a montar o roteiro?
A vontade é gastar 30 dias, conhecendo 30 lugares diferentes! Mas não caia nessa! Em média, para as grandes cidades separe 3 ou 4 dias. Se você puder passar mais tempo, melhor! Isso reduz os gastos, já que com o tempo você passa a entender a dinâmica do lugar e evita as pegadinhas aos turistas! Além disso, você conhece pessoas que moram no local que podem te dar dicas úteis que só um nativo é capaz de dar! Mas é sempre bom tirar informações do seu destino de onde puder: amigos, guias de viagem, informações da net, de revistas, da TV. Depois de se ter uma idéia das atrações dos lugares a serem visitados, dá pra se ter uma noção melhor de quanto tempo é necessário pra se conhecer bem o local. Dê uma olhada no número de atrações de cada um dos lugares escolhidos e tente ver se o número de dias que você tem disponível é suficiente. Além do tempo, nem preciso falar que o dinheiro também deve pesar na sua decisão, né! Analise seu orçamento considerando gastos com passagem, hospedagem, alimentação e passeios.
O site daqui do mochileiros me ajudou muito e a dica do pessoal foi fundamental para muitas de minhas decisões. Modéstia à parte, meu roteiro ficou perfeitinho e os dias para cada cidade foram ideais! O roteiro ficou assim:
Dia 01 - Chegada em Londres
Dia 02 - Londres
Dia 03 - Londres
Dia 04 - Londres
Dia 05 - Londres
Dia 06 - Paris
Dia 07 - Paris
Dia 08 - Paris
Dia 09 - Paris
Dia 10 - Paris
Dia 11 - Amsterdam
Dia 12 - Amsterdam
Dia 13 - Amsterdam
Dia 14 - Berlim
Dia 15 - Berlim
Dia 16 - Berlim
Dia 17 - Praga
Dia 18 - Praga
Dia 19 - Munique
Dia 20 - Munique
Dia 21 - Veneza
Dia 22 - Florença
Dia 23 - Florença
Dia 24 - Roma
Dia 25 - Roma
Dia 26 -Roma
Dia 27 - Saída de Roma
Para quem quer ter uma idéia de como foi o planejamento do roteiro com a ajuda do pessoal daqui do site o link é esse aqui: roteiro-fechado-maio-2012-londres-paris-amsterda-berlim-praga-munique-veneza-florenca-roma-t64299.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado por Visitante