Ir para conteúdo

Fronteira Perú x Colômbia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal!

 

No começo do ano que vem tava pensando em fazer um mochilão pela Bolívia-Peru-Colômbia.

Mas aí vi que não é tão fácil encontrar informações sobre a Colômbia, e principalmente o que eu quero saber é se é possível passar pela fronteira Perú-Colômbia de ônibus ou se não é recomendado. Lá é considerado 'zona roja'? Onde consigo maiores informações sobre isso?

 

E outra coisa, existe alguma rota alternativa terrestre à Colômbia? Eu quero muito ir pra lá mas se tiver que cruzar a fronteira por cima na ida e na volta vai ficar meio complicado...

 

ps- Desculpa se as perguntas estiverem sendo sem-noção, gente, é que eu realmente não tô sabendo de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Eu passei 3 semanas na Colômbia em fevereiro de 2008 fazendo o roteiro Venezuela-Colombia-Equador-Peru-Brasil todo de ônibus. Nas fronteira Venezuela/Colombia e Colombia/Euador eu não tive nenhum problemas, mas conversei muito com os locais e ninguém recomenda atravessar por terra a fronteira Peru/Colombia, é zona roja sim (mas isso nem sempre quer dizer perigo, a fronteria Colombia/Euador tb é zona roja e é tranquila). O que acontece é que ali já é a amazônia colombiana e é zona de atuação das Farc sim (assim como a fronteira com o Panamá) e ninguém recomenda muito viajr por ali..

Estou a disposição pra ajudar no que puder!

beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Patty!!!!! Tb estou emocionada de te encontrar. Olha, eu quero muito fazer este roteiro. Pensei em algo tipo Lima-Quito-Bogotá-Caracas-Manaus-Belém para o Fórum Social Mundial. Acha possível. Tenho disponível a partir da terceira semana de dezembro e o FSM é a partir de 27 de janeiro. A outra seria Manaus-Bogotá-Caracas-Manaus-Belém. Que tal? A grande dúvida é por conta da fronteira com Colômbia. Não quero ir por cima pq quero conhecer a selva Amazônica. Vc qt gastou com sua viajem? Tb saiu do sudeste? Conte-me tudo, não me esconda seus segredos. risos Um abraço, ansiosa. Deni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Oi Patty!!!!! Tb estou emocionada de te encontrar. Olha, eu quero muito fazer este roteiro. Pensei em algo tipo Lima-Quito-Bogotá-Caracas-Manaus-Belém para o Fórum Social Mundial. Acha possível. Tenho disponível a partir da terceira semana de dezembro e o FSM é a partir de 27 de janeiro. A outra seria Manaus-Bogotá-Caracas-Manaus-Belém. Que tal? A grande dúvida é por conta da fronteira com Colômbia. Não quero ir por cima pq quero conhecer a selva Amazônica. Vc qt gastou com sua viajem? Tb saiu do sudeste? Conte-me tudo, não me esconda seus segredos. risos Um abraço, ansiosa. Deni

 

Oi Deni!

Nossa, acho seu roteiro muito puxado pra um mês! Eu saí de Brasília, fui de avião pra Manaus, de lá eu fui de ônibus pra Venezuela-Colômbia - Equador - Peru, até Lima, onde peguei o avião de volta pra casa, gastei 2 meses (e não vi tudo que queria) e 3.000 reais fora as passagens aéreas.

Eu te sugeriria fazer um roteiro mais focado, tipo escolher 1 ou 2 países no máximo e conhecer melhor em vez de só visitar as capitais, e se tiver chance esticar um pouco o tempo da viagem.. Acho que passar só pelas capitais não é uma boa, só Quito e Bogotá realmente valem a visita, Caracas e Lima são caóticas e totalmente dispensáveis.

Acho que se vc quisesse ver só o Equador e Colômbia daria pra fazer em 1 mes, pq o Equador é pequeno, mas Colombia e Venezuela eu já acho puxado (minha opinião).

E quanto a Amazônia, vc quer ver que parte? a brasileira, venezuelana, colombiana ou equatoriana? pq isso pode influenciar bastante na decisão do seu roteiro =)

Ah, quanto as fronteiras... eu evitaria seriamente a fronteira Colombia-Brasil e Colombia-Peru....

bjo!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal, conheço a triplice fronteira onde estive duas vezes(1997 e 2007). Conheço gente que já viveu ali e quero deixar minha contribuição neste tópico. Quando Pablo Escobar era vivo ele escolheu seu "escritório' a cidade de Letícia-Alto Amazonas-COLOMBIA, (fronteira seca com Tabatinga - Amazonas - BRASIL e separadas pelo rio Amazonas/Solimões de Santa Rosa-Loreto - PERU)a facilidade que ele tinha de escoar o pozera via Brasil para o mundo existe até hoje, pois o DEA que está instalado no lado Peruano em Iquitos chega até Santa Rosa(Loreto). Essa facilidade de escoamento existe(infelizmente) até hoje...pois existem estatísticas que mais de 60 % da coca consumida no mundo sai dali.

 

Se vc realmente é um turista afim de fazer incursões na selva, existem várias agências em Letícia, existe um excelente Parque Nacional próximo a Letícia (Parque Nacional Natural Amacayacu), tem tbm o Puerto Nariño(onde tem as comunidades yaguas e ticunas), Raudal de Jirijirimo(60 mts. de cachoeira), o único perigo na região são as BOAS ou ANACONDAS(cobras de até 8 mts., sem contar com as piranhas, jacarés e os famosos sapinhos minúsculos com cores reluzentes que se encostarem neles, morrem em pouco minutos); no entanto a região não tem sido alvo e nunca foi das FARC's, justamente para não atrapalhar a onda deles. agora se tem algum turista usuário, ai são outros 500,(eu não sou) ai o cara vai conhecer o submundo da pozanfa...Viajar por aquelas bandas é super tranquilo, muito mais tranquilo do que nos rios próximos a Belém e Macapá(onde estão cheios de piratas). Existem relatos de que guerrilheiros das FARC's atravessam a paisana, é claro, a fronteira e fazem compras de mantimentos em São Gabriel da Cachoeira - Amazonas - BRASIL(bem mais ao norte) e NUNCA houve problemas com brasileiros justamente para que não militarizem a região contra eles(FARC's). O s militares ali instalados estão mais preocupados com uma iminente invasão americana do que com as FARC's.

 

Li no inicio do tópico sobre ônibus por aquelas bandas, acho que o lugar mais perto que tem onibus ali é em Iquitos. O acesso a Letícia-Tabatinga-Santa Rosa só é feito por barco e avião. De Letícia saem voos para Bogotá a US$ 200. De Tabatinga a Manaus saem barcos 5 dias e 4 noites a R$ 220,00(os preços alteram com a demanda) tem voos pela Rico a R$ 500,00 (+/-) e lancha rápido (31 hs. a R$ 360,00). De Santa Rosa chega a Iquitos de barco(4 dias e 4 noites a 100 soles, lancha rápido(8hs. a US$ 65 e hidroavião a US$ 85(só nas quartas-feiras).

 

Prefiro a amazonia colombiana e peruana do que a brasileira(caríssima e bem destruída).

 

Portanto amigos vms conhecer um pouco mais, do que detonar com o lugar! Tá parecendo sulista detonando o Nordeste só pelas notícias que ve na televisão e nunca foi conhecer...Letícia é capital do "Estado" Alto Amazonas, é mil vezes mais moderna e bonita do que a atrasada e abandonada Tabatinga-Amazonas, que a única construção moderna é o Hospital do Exército e Banco do Brasil.

 

Qualquer dúvida estou a disposição!

 

E literalmente dizendo que qualquer um cuide do seu nariz!!! heheheheheh

 

sem reservas

Balsas-Maranhão

(em trânsito)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Eu passei 3 semanas na Colômbia em fevereiro de 2008 fazendo o roteiro Venezuela-Colombia-Equador-Peru-Brasil todo de ônibus. Nas fronteira Venezuela/Colombia e Colombia/Euador eu não tive nenhum problemas, mas conversei muito com os locais e ninguém recomenda atravessar por terra a fronteira Peru/Colombia, é zona roja sim (mas isso nem sempre quer dizer perigo, a fronteria Colombia/Euador tb é zona roja e é tranquila). O que acontece é que ali já é a amazônia colombiana e é zona de atuação das Farc sim (assim como a fronteira com o Panamá) e ninguém recomenda muito viajr por ali..

Estou a disposição pra ajudar no que puder!

beijão!

 

 

Olá Paty, acabamos de chegar de uma mochilada... e já estamos querendo programar a outra... e um dos nossos possívels roteiros está o norte do perú, equador e colômbia, ou só norte do perú e colômbia. seria de grande ajuda se vc pudesse dar mais informações...posto que não temos muitas sobre essas partes da américa do sul. se vc puder enviar um roteiro ou relato melhor ainda.. desculpe se estou sendo chato...

 

obrigadú!

 

Fernando Peres

 

fernandoperesfernandes@hotmail.com

nando.peres@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

oi olha eu sou filho de brasileiro e de mae colombiana alem de isso eu moro em leticia que é a fronteira com o Brasil (tabatinga) agora so nas ferias mais esse nao é o assunto...entao se liga é muito facil vc pode chegar a tabatinga desde manaus em navio que é muito mais barato mais demora quase 6 dias o de aviao que é mais caro, estando la vc pode viajar pra iquitos no peru em lancha demora 8-10 horas o vc pode pegar aviao de leticia viajar pra bogota capital da colombia e pode chegar pela estrada ate o equador e depois entrar no peru.

tem um otro jeito de entrar na colombia mais nao é direto pra isso vc teria que ir primeiro na venezuela que eu nao sei direto como vai por ai pelo brasil mais estando em venezuela vc tb pode pegar estrada ate colombia.

bom a fronteira e muito tranquila nao existe guerrilha la mais tem trafico de drogas mais isso é so com o pessoal que mexe com esse negocios, chegam la muitos turistas do mundo todo muitos mochileiros em leticia tem albergues boms e muito baratos vc arranja de 15-20 reais e tem paisajems muito bonitas faz muito calor e como em toda a amazonia chove de uma hora pra otra

pronto era so isso hehehe qualquer duvida com a colombia eu acho que posso le ajudar muita sorte com a sua viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá.....estou com viagem marcado para venezuela e colombia agora em dezembro. Uma dúvida de roteiro diz repeito ao trecho Bogotá-Manaus. Será que a melhor forma é retornar por Leticia? Desta forma, a única conexão bogota-leticia é aerea ou é possivel fazer o trecho por via fluvial?? Iquitos é uma alternativa???

Grato pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...