Ir para conteúdo

Galápagos por conta própria!!! DICAS + FOTOS


Posts Recomendados

  • Membros

Na real conhecer Galápagos, estava longe da minha imaginação.. O que parecia um sonho, se tornou realidade em dezembro de 2012. :D

Bom.. tudo começou quando eu pesquisando atoa passagens por milhas no site da LAN, vi que tinha kms suficientes acumulados para trocar uma passagem de Quito para Galápagos. Opa.. tinha uma passagem grátis pra Galápagos, e precisava arrumar um jeito de chegar a Quito. Como estava indo conhecer a Colômbia, pensei em descer de ônibus de Bogotá a Quito, mas demoraria 26hrs de viagem e acabei comprando um trecho interno de avião e o resto de ônibus.. O importante é que cheguei como planejado em Quito pro dia da viagem.

 

Dica: Já havia viajado de LAN antes, porém não tinha milhas suficientes pra trocar em uma passagem. Descobri que o banco Santander, tem um programa de bônus que a cada 1 real gasto no crédito eu consigo transferir 1,6km pro LANPASS.. Ou seja, com R$1.000, você tem 1,600km LANPASS. Eu consegui trocar ida/volta Quito x Galápagos por 20mil kms.

 

A partir dai, comecei a me planejar pra essa viagem. Primeira coisa foi entrar no mochileiros e procurar por informações, as poucas informações que consegui foram através do fórum e pessoas que já conheciam as ilhas. Foi difícil entender a logística daquele lugar pela internet, falar verdade fui meio sem saber o que encontrar em Galápagos. Estava sozinho, e sem nenhuma hospedagem reservada, tive que me virar na hora com tudo..

 

12 dezembro 2012:

Sai de Quito com uma escala em Guayaquil, num vôo tranquilo, rumo Galápagos. O pouso foi feito na ilha de Baltra, que fica ao lado da principal Santa Cruz. Passando pela imigração, deve pagar US$50, e dali se vai num galpão onde estão colocados as bagagens, cada um pega a sua e espera na porta do aeroporto um ônibus, que vai te deixar no lugar onde pega uma lancha e te atravessa o canal pra ilha de Santa Cruz. (Na verdade não me recordo bem, mas acho que no aeroporto de Quito deve pagar US$10, quem tem Galápagos como destino). Atravessando o canal que liga as duas ilhas, vans e ônibus esperam os turistas pra levar a Puerto Ayora (a parte habitável da ilha onde ficam os hotéis, restaurantes..), demora 1h de viagem até o porto.

Em relação a comida, tem uma rua onde ficam os restaurantes que até almoço por 2 dólares você encontra.. só procurar que acha coisa barata ::hahaha::

 

IMG_1159.JPG

Canal onde a balsa chega e se pega o ônibus rumo a Puerto Ayora

 

Não consigo me lembrar o nome do hotel que fiquei, mas fica uma quadra a frente de onde o ônibus deixa.. procurei na net, e não encontrei porque o hotel não tem site, assim como vários de lá. Me recordo que fica em cima de uma mercearia, e custou apenas US$15 em um quarto privado com banheiro e vista pro mar. Cheguei no meio da tarde, e o tempo estava pra chuva. Sai pra conhecer o centro Charles Darwin, onde ficam as tartarugas gigantes. Lugar de fácil acesso e grátis! Cuidado com as iguanas espalhadas pelo chão da ilha ::otemo::

 

IMG_1181.JPG

Entrada do Centro de Pesquisa Charles Darwin

 

IMG_1242.JPG

Tartaruga gigante

 

13 dezembro de 2012

Nesse dia levantei cedo, pois queria conhecer a praia de Tortuga Bay. É só pedir informação, que eles te mostram o caminho para o início da trilha, bem na entrada tem uma subida, onde você assina seu nome e segue em direção a praia. Demora 1 hora caminhando, é bom levar água e lanche, pois lá não vende nada.

 

IMG_1259.JPG

Trilha pra praia Tortuga Bay

 

IMG_1402.JPG

Praia Tortuga Bay

 

IMG_1412.JPG

Praia de Tortuga Bay

 

Chegando na praia, segue caminhando a orla té o final ontem tem várias iguanas, e lá vai ter outra praia mais tranquila, onde se pode fazer snorkel e ver vários animais. Tem um cara (pelo menos tinha no dia :lol:) alugando um caiaque, paguei 10 dólares e fiquei durante um bom tempo.. ai consegui ir mais a dentro, e vi várias tartarugas marinhas, arraias, peixes, tubarões.. mas na verdade, como estava sozinho mar a dentro fiquei com medo de fazer snorkel e ficava em pé em cima do caiaque vendo os bichos.. ::lol4:: mas cuidado ao ficar de pé e não virar o caiaque como eu fiz, perdi meu óculos de mergulho nessa brincadeira ::putz:: Ahh.. e deitado na praia, não se assustem com as iguanas que vão saindo do mar :lol:

 

galapagos.PNG

Tubarão bem próximo a praia

 

IMG_1368.JPG

Iguanas tomando sol

 

Voltei pra Puerto Ayora, e fui conhecer Las Grietas. Pra chegar lá, é só pegar um táxi aquático (coisa pouca, centavos de dólar) que eles te levam pro outro lado da ilha e de lá faz uma caminhada até chegar. O caminho não é dos melhores, mas é fácil chegar até o final.

 

IMG_1423.JPG

Caminho para Las Grietas

 

IMG_1433.JPG

Las Grietas

 

Na volta, passei numa agência pra comprar minha ida pra ilha de Isabela na tarde seguinte. E aproveitei pra comprar um passeio na parte alta da ilha de Santa Cruz, onde visitei uma caverna, uns vulcões inativos de onde surgiu a ilha, e mais um sítio com várias tartarugas gigantes. Esse tour seria com um guia e custou 25 doláres. Mas na verdade na manhã seguinte, vi que era com os taxistas da ilha (umas camionetes brancas), fiz o passei com dois coreanos, que não compreendiam o espanhol e eu fiquei como interprete, o motorista falava em espanhol e eu passava em inglês pra eles. No final que foram ver que eu também era um turista e não um guia :lol:

 

14 dezembro 2012:

Dica: Combine esse tipo de passeio direto com um taxista, dai vocês não precisam pagar um valor pra agência.

 

IMG_1463.JPG

Los Gemelos

 

IMG_1511.JPG

Caverna

 

IMG_1539.JPG

Las Primicias

 

IMG_1545.JPG

Tartaruga Gigante

 

Voltando do passeio com a passagem do barco pra ilha Isabela (Saída 14hrs) cheguei 30min antes no porto.. Muito confuso, muitas pessoas.. mas encontrei meu barco (eles te falam o nome do barco, e seu nome fica na lista). Agora rumo a Ilha Isabela. São 3horas de barco, bem confortável até mas cansativo a viagem.

Cheguei final do dia, paga 5 dólares pra entrar na ilha ::hein: e na saída do barco várias pessoas oferecendo hospedagem, negociei com um, no Hotel Coral Blanco, paguei 15 dólares por um quarto privado, banheiro, ar condicionado e tudo mais.. bem bom até, recomendo! :lol:

Depois dei uma volta no vilarejo, e segui rumo a uma trilha bem tenebrosa porque estava sozinho e estava anoitecendo, pra ver os flamingos.

 

IMG_1568.JPG

Praia Ilha Isabela

 

IMG_1597.JPG

Trilha

 

IMG_1575.JPG

Flamingos

 

15 dezembro 2012

Tirei o dia pra conhecer o centro de recuperação das tartarugas e conhecer direito o vilarejo e arredores, nisso aluguei uma bicicleta..

Bem depois do negócio das tartarugas, continua de bike até uma caixa d'água, que vai ter um vale bem bonito de avistar.

Combinei um passei com o hotel, na Tintoneras, um lugar onde a lancha vai mar a dentro e pode fazer snorkel. Bem legal, vi vários cardumes de peixes coloridos, tartarugas e lobos marinhos.. deu pra sentir o gostinho do que tem no fundo do mar de galápagos. Custou 25 doláres.

Próximo ao porto, tem uma trilha (coisa rápida 20min, onde pode também fazer snorkel e ver vários tipos de animais marinhos), e melhor, de graça! ::otemo::

 

IMG_1626.JPG

Tartarugas filhotes

 

IMG_1648.JPG

Vale com flamingos

 

IMG_1687.JPG

Snorkel grátis próximo ao porto

 

IMG_1708.JPG

Ilha Tintoneras

 

IMG_1709.JPG

Tartaruga Marinha na Isla Tintonera

 

IMG_1723.JPG

Filhote

 

16 dezembro 2012

Nesse dia, já havia combinado no dia anterior com o pessoal do hotel, de fazer a subida ao vulcão Sierra Negra. Só o que dia tava de muita chuva, mas mesmo assim às 7hrs da manhã eles passaram pra me buscar. É bem puxado, o caminho é bem difícil e com chuva piora tudo.. se chover, arruma outra programação, não recomendaria subir no vulcão. Na verdade, Galápagos sempre chove na parte alta. Como aquilo tudo surgiu de vulcões, as lhas são como cones, na parte alta pode chover e no litoral não. Enfim, nesse passeio as vezes dava umas pancadas de chuvas bem pesadas.

O valor foi de 50 dólares se não me engano, e a volta tava combinado às 15hrs, só que a lancha também saia as 15hrs, então combinamos com o guia de voltar uns 30 min mais cedo, pra dar tempo de passar no hotel e ir pro porto. Mas acabou que chegamos em cima da hora, e quando cheguei no porto a lancha tinha acabado de sair, sorte minha que o cara que trabalhava lá começou a assobiar pra lancha voltar e me pegar. Foi muita sorte ::mmm:

 

IMG_1764.JPG

Vulcão Sierra Negra

 

IMG_1783.JPG

Região de vulcões

 

IMG_1785.JPG

Caminho pra chegar nos vulcões

 

IMG_1771.JPG

Caminho pra chegar nos vulcões

 

Voltando pra ilha de Santa Cruz, cheguei final da tarde e passei a noite por Puerto Ayora, aproveitei e comprei minha ida a ilha de San Cristobal na manhã seguinte. O preço do deslocamento entre as ilhas é de 30 dólares. O barco sairia às 7hrs.

 

17 dezembro de 2012

Sai cedo rumo ao porto onde pegaria a lancha, foram 4 horas de viagem, num mar bem agitado.. a única coisa que queria, era chegar bem em terra firme.. a viagem foi bem tensa ::mmm:

Cheguei sem saber o que fazer na ilha, o porto fica bem no centrinho do vilarejo, então sai em busca de hospedagem..

Engraçado que cada ilha é bem particular em relação aos animais, se a de Santa Cruz tem muitas iguanas, a de San Cristobal é cheio de lobos marinhos.. espalhados por todos os lados da rua, nos bancos.. enfim, a gente divide o espaço com eles.

Eu cheio de mochilas andando pela rua, em busca de um lugar pra ficar. Escuto uma mulher alegre, me chamando pro hostel dela. Fui conhecer, e acabei ficando.. o preço era a bagatela de 10 dólares, mas o lugar não tinha infraestrutura nenhuma :lol: , mas como seria só por uma noite, no dia seguinte já voltaria pra Quito, acabei aceitando. (Não lembro o nome do lugar, mas ficava ao lado de outro hostel)

Entrei no quarto, e pra minha surpresa, a fechadura solta na minha mão e eu fico preso. Não tinha como girar pra abrir a porta e eu não escutava ninguém pelos corredores ::lol4::

Fiquei um tempo ali, pensando em como sair e só tinha uma opção. Subir na cama, depois numa prateleira até o final da parede (o quarto não tinha forro) e de lá pular no corredor.. Fiz isso e consegui sair... mas a porta ficou trancada com tudo meu lá dentro, falei com a dona, e voltamos pra tentar abrir e não tinha como, e também não tinha outro quarto disponível. Acabou, que ela trouxe uma escada, que ficou no corredor e quando eu precisava subia nela e pulava no quarto ::lol4::

Durante a tarde, fiz uma trilha até o outro lado da ilha, e depois fiquei andando pelo vilarejo.

 

IMG_1799.JPG

Farol San Cristobal

 

IMG_1811.JPG

Praia em San Cristobal

 

IMG_1823.JPG

Pegando uma sombrinha

 

IMG_1889.JPG

Tirando um cochilo

 

18 dezembro 2012

Último dia em Galápagos, tirei a manhã pra conhecer a praia La Loberia, onde pode nadar com vários lobos marinhos e tartarugas.. Pra chegar lá, é só pegar um táxi e seguir a trilha.

Como era último dia, tirei pra almoçar num lugar bacana, com frutos do mar e com uma vista espetacular.. ::hãã2::

 

IMG_1806.JPG

Patas azuis

 

IMG_1845.JPG

La loberia

 

IMG_1858.JPG

La Loberia

 

IMG_1850.JPG

Com meus amigos lobos marinhos

 

IMG_1854.JPG

Gordinho fugitivo

 

945897_564080136948058_321941323_n.jpg

Almoço com essa vista

 

Pra ajudar a galera que quer conhecer Galápagos e fica perdido com os horários quando vai se programar, fica essa tabela que eu fiz do translado entre as ilhas:

horario.PNG

 

Vou deixer o link do album de fotos da minha viagem:

https://plus.google.com/photos/117454584174813450911/albums/5944332700847765873?authkey=CMDW7oKZjK_kJg

 

 

Assim terminou minha viagem por Galápagos..

Conhecer esse lugar foi uma experiência incrível, que me faz querer sempre voltar um dia.

Espero que tenham gostado e que desperte vontade de conhecer esse paraíso, não só Galápagos mas o Equador como um todo! Um país de pessoas simpáticas, hospitaleiras e sorridentes, vou encerrar com a foto dessas crianças que encontrei em Otavalo :D

 

IMG_0989.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Animal essa viagem!! Ainda vou pra Galápagos algum dia.

 

Sobre os voos pra lá, apesar de vc ter usado milhas, os valores não são nenhum absurdo. É possível achar ida e volta a partir de Quito/Guayaquil por 600 reais. Vale a pena para conhecer um paraíso desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...