Ir para conteúdo

DICAS SALVADOR, ALGUNS RELATOS


Posts Recomendados

  • Membros

De 08/jan a 15/jan de 2014

 

Um roteiro muito bom para quem gosta de praia, agitação, culinária baiana tudo isso agregado a História do início do Brasil, pois bem: O Brasil nasce na Bahia e se você escolher qualquer rota de praia nesse estado, você se deparará com a miscigenação cultural latente de nosso país que nasceu entre os índios, portugueses e negros.

 

Sobre Religião

 

Somando à miscigenação, não despreze também o sincretismo religioso presente nesse local, quando voltei de viagem contei para meus amigos e alunos, que a Bahia e principalmente Salvador é o lugar onde você encontra lojas de artigos religiosos onde Orixás, pajelança, santos católicos e músicas evangélicas convivem lado a lado, aquilo de começo me causou estranheza, mas por outro lado achei divertido tal fato, visto que nos estados do sudeste e até sul do país seria algo muito improvável de acontecer!

Portanto, quem pretende ir a Salvador esteja de mente aberta para a cultura local, mesmo que discordando, apenas respeite e com certeza será muito bem vindo naquela terra de gente acolhedora.

 

Sobre Comida

 

Um dos pontos fortes também se destaca pela comida, para quem tem estômago fraco procure comer lanches mais leves – o tempero baiano é algo mágico: dendê, acarajé, vatapá, coentro e pimenta são encontrados em cada esquina daquela cidade. É uma cidade que cheira comida!

 

Percorrendo a História

 

Sobre a parte histórica sou muito suspeito em falar algo, visto além de geografia também sou professor de História – andar pelas ruas do pelourinho é algo incrível, olhar a arquitetura do período colonial através dos casarões, casebre e imensas igrejas e e voltar ao tempo em que éramos apenas a colônia mais próspera de Portugal. Também me lembrei do cantor Michael Jackson quando veio ao Brasil e fez um clip musical naquelas ruas! Aliás, há muitas fotos do cantor falecido pelas ruas do pelourinho no período que ele lançou aquele pedaço de Salvador ao mundo através da musica: They don’t care about us!

Visitem o elevador Lacerda e o mercado municipal, senão fizerem isso certamente dirão que você não conheceu a cidade. O mercadão é mais voltado para artesanato do que a comidas típicas – apesar de existir alguns restaurantes lá pelo que me lembro. O som de berimbau é constante naquela parte histórica, as apresentações de capoeira permeiam aquele lugar – prato cheio para o turista que ama ver coisas diferentes do seu dia a dia!

 

Sobre hospedagem:

 

Minha prima Regina e eu nos hospedamos no bairro Rio Vermelho, ficamos num hotel até que razoável pelo custo benefício. Apesar de irmos de avião e não alugarmos carro na cidade, andamos muito bem de ônibus – tal bairro é a ligação entre a parte velha da cidade que lhe propõem a história e o centrão com o lado mais novo e afastado da cidade onde os hotéis e praias são muito melhores! O bairro é um ótimo lugar para se conseguir hospedagem, se voltar algum dia certamente escolheria esse lugar por ser tão fácil de se locomover nada fica tão longe!

 

Sobre Taxis:

 

Quando fomos, não havia essa historia de Ubber, então pesquisamos bastante antes de entrar em qualquer taxi, chegamos até mesmo pechinchar e dito e feito os taxistas abaixaram preços em até R$10,00 – tem alguns que ligam o taxímetro outros não! O valor das corridas lá era bem alto para turistas que queriam economizar! Lembro-me que uma corrida do Aeroporto ao Bairro da Barra saia por R$100,00, para Rio Vermelho R$70,00. Lembro-me que pagamos R$50,00. Isto porque minha prima pegou um taxi não conveniado da cooperativa do aeroporto.

 

Sobre Praias

 

Achei a praia da Barra uma furada – desculpe me pela sinceridade! Mas além de pequena a mesma tinha um cheiro forte de urina – o que valeu foi a foto e dizer que você um dia conheceu a famosa praia. Invista seu tempo em praias mais longe do centro, como: Itapuã, Sesc, Flamengo, Stella Maris – quanto mais longe da muvuca mais limpo e menos vendedores de fitinhas do Senhor do Bonfim para te importunar – e eles importunam muito, são extremamente inconvenientes, chegando a amedrontar de tanto cobrar para que os turistas comprem as tais fitinhas! Quando os virem, lembre-se: sorria, agradeça e fuja!

 

Passeio de Escuna

 

Passeio imperdível – embarcando no porto eles te levam de escuna por algumas praias paradisíacas como a dos Frades, lá além da água ser morninha a paisagem compensa tudo – você também almoça na ilha de Itamaracá. As escunas te levam para restaurantes pré-definidos assim como lugares específicos das ilhas. Na época pagamos R$ 70,00, por pessoa, incluindo o transfer de taxi Hotel- porto ida e volta. Ah! Não posso deixar de mencionar que na escuna além de música, o guia nos contava a história da fundação de Salvador, ilhas ao redor e como cortesia havia frutas para comermos. Bebidas eram cobradas a parte.

 

PASSEIO PRAIA DO FORTE

 

Na época pagamos cerca de R$80,00, por pessoa, com Van nos pegando no hotel e guia nos contando detalhes daquela região – é um passeio que vale a pena ser feito, já que você está em Salvador e quer ver algo além da cidade. Você visita o projeto de tartarugas Tamar e come na praia. Por ser um passeio de bate e volta, infelizmente não dá para aproveitar muita coisa, tudo é muito rápido – em janeiro os restaurantes estão lotados, assim como as barracas das praias então tudo é demorado, lembro-me que consegui dar um mergulho! (se não me falha a memória, creio que levamos cerca de 2 horas para chegar na praia do forte ou seja 80km – atentando se ao fato de que a Van passa em vários hotéis para pegar os passageiros)

 

Enfim, vá para Salvador – curta aquela região e tudo o que ela tem para oferecer! Faça vários passeios que seu bolso te permitir – incluindo a igreja do Senhor do Bonfim, as obras da irmã Dulce entre outros! Jamais compare Salvador com nenhuma outra cidade! Vi turistas fazendo isso com outras cidades nordestinas, como resultado acabaram se decepcionando! Ora bolas, cada lugar é uma cultura, arquitetura, praia e jeito diferente. Ou seja: curta Salvador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...