Ir para conteúdo

Relato (1ª Eurotrip): Londres>Paris>Amsterda>*Bruxelas*>Berlim>Praga>Barcelona>Madri - 33 dias!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Saudações mochileiros! Minha primeira eurotrip (1ª internacional tb) acabou em nove de julho e estou de volta para comentar um pouco do que foi esta experiência fantástica e principalmente, me dispor e colaborar de todas as formas possíveis com os que pretendem visitar a Europa. Devo muito, muito, muito dessa viagem a vocês, sejam pelas dicas ou pelos valiosos estímulos que recebi. Não quero decepcionar, rs, mas este relato será conciso para não cansá-los, minha organização não permitiu saber quando gastei ou exatamente o que fiz em cada dia ;) mas focarei no que penso ser a dúvida da maioria e estarei muito feliz em responder tantas quantas perguntas forem feitas.

 

Todos os meus gastos com transporte entre cidades, Brasil-Europa-Brasil e as minhas previsões de gastos estão disponíveis em minha planilha na seção “roteiros de viagem” (1-vez-na-euro-londres-paris-amsterda-bruxelas-berlim-praga-barcelona-madri-londres-33-dias-t53059.html). Passei 34 noites na Europa ao longo de 8 cidades e 7 países, entre 6 de julho e 9 de agosto de 2011.

 

O que mais me marcou nessa viagem não foram as estátuas, museus, castelos ou baladas mas a descoberta de uma cultura bem diferente da minha, algumas cenas do cotidiano, as pessoas inesquecíveis que encontrei, os grandes amigos de mesa de bar e de albergue que ganhei, rs. Me fascinou quantas pessoas legais encontrei de todo o mundo nos albergues, no metrô, nas ruas..., conversei, bebi junto, virei melhor amigo, fiz planos, troquei telefone e no dia seguinte, na hora da ressaca, vem a sensação realista que muito provavemente nunca mais vai vê-la(o), pois a pessoa ou você já fez o check-out, hehe. Nessa viagem me apaixonei pelo idioma inglês que nunca dei bola antes, foi surreal para mim o fato de um russo, uma canadense, um brasileiro, uma tcheca, um vietnamita e um filipino poderem sentar numa mesma roda e trocar ideias através desse vínculo universal que é o inglês, me prometi aprender inglês de verdade, rs.

 

IDA e VOLTA

Fui de Iberia, tinha ouvido falar mal dessa empresa, mas ela ainda assim conseguiu me surpreender negativamente, rs, as comissárias são muito agressivas, comida ruim, cadeiras brutalmente apertadas, nenhuma TV, etc, mas no vôo de volta fui escolhido aleatoriamente para ir na classe Bussiness e foi animal, nunca tive tantos luxos, voltei praticamente deitado numa cadeira-cama que fazia até massagem, comi e bebi tudo do bom e melhor, ou seja, adoro a Iberia, hehehe. De qualquer forma, o que são 7h da sua vida para economizar? Vá na mais empresa mais barata.

 

IMIGRAÇÃO EM LONDRES

Muito tranquila, desencane, se você tem seus comprovantes de reservas direitinho, comprovante de R$, cartão, etc, tudo vai dá certo. Aqui vale os lembretes de: não minta, não aumente, se tiver em grupo lembre seus colegas para não mentirem, não desencontre as histórias. Torça para a fila da imigração está grande, assim diminui suas chances de te enxerem de perguntas... quanto a ser mandado de volta, é impossível se você não fizer um mini-curso de: "como ser deportado da europa".

 

GASTOS

Além dos albergues e transportes entre as cidades, gastei 53 euros por dia, um valor para mim absurdamente alto, mas vou tranquilizá-los. Bebi 33 dias consecutivos, dentre eles tiveram 3 ou 4 madrugadas que me empolguei e extrapolei, a média já baixaria para 42 euros/dia sem essas 4 noites. Além de bebida todos os dias em pubs, boates, quarto ou bar de albergue e supermercados, eu comi bastante e uma vez por dia era em restaurante local que é meio caro, fazia três grandes refeições além do café da manhã do albergue, rs, alguns dias cheguei a gastar 55 euros só com comida, em outros dias 12 euros, em suma quero passar que na Europa comida e bebida são muito baratos se você der todo dia uma passadinha no supermercado e fizer compras, se aproveitar o happy hour do albergue quando é metade do preço e se beber bastante no hostel antes de ir para alguma balada. Quando quiser comer algo típico, fuja das avenidas principais e adentre um pouco nas ruas paralelas, fugindo da muvuca turística onde as comidas são mais ruins e muito mais caras. Acho que eu teria passado muito bem com 30, 35 ou 40 euros/dia, mas administrei meus gastos me baseando no que eu tinha disponível.

Usei o VTM, praticamente todos os ATM’s da Europa são “free”, ou seja, você paga apenas os 2,50 por saque, sem taxas extras. Mas quem prefere usar cartão de crédito para comprar tudo, também recomendo, fica até um pouquinho mais barato na maioria das vezes, a maior desvantagem é que você pode se perder nos gastos, se não for seu caso, pode contar com ele. Eu preferi VTM para não voltar com despesas pós-viagem.

 

LONDRES – Onde tudo funciona... (7 dias)

Acho que eu comecei pela cidade certa, foi o meu maior choque cultural e uma das melhores semanas da minha vida, tudo era novidade e uma grande atração para o filho do ex-vendedor de picolé e da ex-catadora de algodão do interior do Piauí. Às vezes me sentia um pouco culpado por meus avós, tios e pais não terem tido oportunidade semelhante na vida no momento oportuno a eles =/ mas voltando ao que vos interessa, que é o relato ^^ Me impressionaram a pontualidade, o respeito às regras, o pragmatismo, em Londres uma palavra que não consta no dicionário é “contratempo”.

Minha estada foi longa, mas como dizem: “quem se cansa de Londres está cansado da vida...”, mas ainda assim, eu diria que 5 dias completos é o ideal para essa gigante cidade.

 

Fiquei no Central Hostel, muito simples e barato (14 pounds a diária), nada de luxo, mas os banheiros são limpos e a cama também, é muito bem localizado perto de mc donalds, burguer king e subway 24h, pertinho da estação de Bayswater, para mim isso é 99%, não me arrependi desse apesar de ter ficado em albergues bem mais sofisticados no restante da trip.

 

Comprei o passe livre de 7 dia do metrô/bus para as zonas 1 e 2, se você for passar 4 dias em Londres compre esse que vale a pena, se for passar 3 dias ou menos, compre todo dia antes de pegar o metrô o ticket de 1 dia livre para zonas 1 e 2. É muito simples comprar naquelas máquinas.

 

 

Aqui eu já ratifiquei a grande importância do “Guia Criativo do Viajante Independente na Europa”, fantástico. Em Londres fui a praticamente todos os pontos turísticos nesses sete dias, postarei as fotos de alguns deles.

DSC00020.JPG.b4568c5a2b5a4b9f3b77d5f6185e5b81.JPG

 

London Eye: A mais fantástica visão de Londres, é muito bonito mas infelizmente parece passar meio rápido, rs. Um ótimo ponto de partida para começar a descobrir Londres, aqui pertinho estão dezenas de pontos turísticos para conhecer a pé, após a London Eyes, siga o imponente Big Ben que não irá se perder.

DSC00033.JPG.6f36cc59729344b86774132fe2afee9c.JPG

 

Se tiver um sábado em Londres, não deixe de ir ao Portobello Market, é uma caminhada divertida, muitos artistas locais cantando, fazendo estripulias, rs, muitas velharias, muambas e comidas também.

DSC00104.JPG.9f5255a012a40aa4edb76fb8c008ec58.JPG

 

Se estiver em Londres no domingo, é o melhor dia, se não, mesmo assim não deixe de conhecer o mercado de Camden Town, muita gente, realmente ferve, semelhante ao Portobello mas com bem mais opções de comidas baratas, é uma boa opção para quem está com saudades de comer um arroz: gostosa comida chinesa suficiente para enxer um jegue por 5 euros, acompanha refrigerante lata.

DSC00139.JPG.2102fde43cefcb9936d3fe1f8c590872.JPG

 

Comprei um combo: london eye, museu de cera e aquario, todos são legais e divertidos, o aquario nem tanto, mas apesar de divertido nenhum é imperdível, não se sinta mal se tiver sem grana para curtí-los. Se tiver certeza que pretende ir, vale a pena comprar antecipado, além de um mini-desconto, você economiza um tempo valioso. Abaixo eu e David Beckham, como sempre, procuro dá atenção especial a tudo que envolve futebol.

DSC00162.JPG.ce188e22fa5cf42c7971da546e26d199.JPG

 

Numa bela manhã de domingo fui ao Palácio de Buckinghan assistir à troca da guarda, confiante que eles atrasariam uns 10 minutos esperando por mim, como o desfile de sete de setembro, kkk. É realmente uma muvuca, milhares de pessoas duelando por um espacinho junto a grade e outros milhares vendo a distância, é bonito e apesar de solene, divertido também, mas ou você chega 3 horas antes ou pode chegar na hora, porque chegar 30 ou 60 min antes não fará diferença alguma.

DSC00196.JPG.ed44609017b89022ab3fac561d001af7.JPG

 

Foto tirada no não muito emocionante aquário:

DSC00235.JPG.00358d81e368b47553c099228e290594.JPG

 

Londres e seus museus. Os mais conhecidos são o British Museum, Museu de História Natural, Museu de Ciência e o excelente menos conhecido Imperial War Museum. Não fui ao British, só aos outros três já que me pareceu ser menos interessante. O museu de história é muito divertido e interativo, mas não perda tempo vendo rochas nas primeiras seções pois ele é gigante e você precisa de paciência para curtir a parte mais interessante. O Science Museum também é interessante, mas é mais focado para a informação. Para mim o Imperial War Museum foi o melhor de todos, a história de praticamente todas as guerras contadas com equipamentos, tanques, roupas, munições, etc, se não tem muita paciência para museu, já entre lá e pergunte: "Onde fica a seção do holocausto?" Fica no último andar e é fascinante, pode inclusive emocionar, é a mais extensa seção mas te deixa ligado, imperdível. Foto da frente do museu.

DSC00271.JPG.362aebe0704529e063213316b7f8844f.JPG

 

Tower of London e London Bridge. Ficam um ao lado do outro, mas esse segundo é só uma ponte, não vale a pena pagar para subir no mini-mirante da ponte, pois além de baixinha não tem nada de muito interessante, basta que você aprecie a linda ponte. Quanto a Tower of London, foi meio cara, cerca de 15 euros, mas para mim valeu muito a pena, se você é um apreciador de jóias, história, da tradicional coroa britânica, não deixe de entrar e lá dentro após rodar bastante pela mini-cidade medieval, procure a seção da Coroa, onde tem a maior fila, é muito legal, você vai ver a história da coroa, todos os brasões, as jóias e coroas de toda a história da inglaterra, os cajados, presentes reais, etc, ou seja, muito ouro e diamante, bem como alguns filminhos sobre a posse da rainha Liza (para os não íntimos: Elizabeth), princesa Diana, etc

DSC00302.JPG.da674950a6116e2979b2e203f20125bf.JPG

 

Hyde Park. Este é realmente imperdível, um programa bem londrino para você fazer seja no almoço ou no fim do dia. O Hyde Park é gigante e as pessoas se agrupam por afinidade: os jogadores de futebol, rugby, muçulmanos, indianos, etc, é muito bom passar um tempo de bobeira, caminhar e sentar feito besta olhando pro povo se divertir, aqui é imprescindível que você alugue uma bike, recomendo muito, bem na frente da estação do hyde park aluga-se por 2 euros a hora e 1 euro a hora adicional, vale muito a pena pois o park é imendo, você dá uma pedalada boa e quando mudar de cenário para, aí segue. Tirei essa foto às 21h enquanto pedalava, à direita um grupo misto (H e M) jogando futebol.

DSC00355.JPG.15745e127a5419ff2eb1a21e465ef054.JPG

 

St. Paul Cathedral. É o maior templo de Londres, pois penso que lá não tem a Igreja Universal de Edir Macedo. É muito bonito mas não pode tirar fotos do interior, é meio caro também, uns 14 euros, mas curti. Se você tem um bom preparo físico e não tem claustrofobia pode subir os mais de 530 degraus da catedral e ter acesso a uma bonita vista, é uma epopéia para subir, corredores estreitos, pessoas impedindo o trânsito porque não conseguem terminar a subida, rs, quanto a descida... todo santo ajuda, imagine dentro da Igreja ;)

DSC00385.JPG.b1d413544e3bb2d8d3c149c7f7d6227d.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 149
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá Daniel,

 

Estou gostando do seu relato!

Agora, uma dúvida, vc falou:

"Comprei um combo: london eye, museu de cera e aquario, todos são legais e divertidos, o aquario nem tanto, mas apesar de divertido nenhum é imperdível, não se sinta mal se tiver sem grana para curtí-los. Se tiver certeza que pretende ir, vale a pena comprar antecipado, além de um mini-desconto, você economiza um tempo valioso."

-Onde vc comprou esse combo? e quanto foi?

 

Abraços,

Wal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá, meu amigão. seu relato esta excelente. Tu acreditas que mesmo sendo funcionario do BB acabei tendo que fazer o Santander Free pra comprar as passagens da renfe? So estou esperando dar 62 dias antes da viagem pra conseguir comprar.

Agora te prepara pra vir pra nossa Oktoberfest em 2012 aqui em Blumenau. Combinado? Abraços

 

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Antes da França, a dúvida de um cara que me enviou uma MP:

Resumo da MP"Vc falou que bebida todo dia e comia bem, tipo vc bebia 1 long neck por dia, ou bebia pra ficar no minimo alegre todo dia? Lá as cervejas vem, na maioria, em long neck, ou 500ml, ou outra coisa? O preço delas mais ou menos em supermercado e nas ruas. E a última dúvida é, eu nao pretendo comprar eletronicos nem nada, mas logico, casacos, camisas e tal eu pretendo comprar, vc comprou alguma coisa desse tipo? quanto foi e onde?"

-------

Consumi bem mais que uma long neck, de cada 5 vezes, 4 eram para ficar bem animado ou mais que isso. Lá na euro quase sempre as cervejas nos pubs e as latas nos supermecados vem numa medida chamada "pint", entre 500 e 600 mL, em supermercados essas latas custam entre 55 centavos e 1,20 da moeda local (euro/libra) ou menos, se for em mercadinhos pequenos perto das zonas turísticas um pouco mais caro. Tudo que comprei de roupas e jaquetas foi na lilywhites, na hora que sai fora da estação de Picadilly Circus em london, é realmente muito baratoo cara, especialmente produtos de marcas esportivas, de todos os gêneros, me espantei.

--

--

--

Alessandro parceiro, essa Renfe é complicado, fez você pular para a concorrência, kkkk, Oktober fest 2012 é um sonho viu, tá combinado.

-

Obrigado a todos pelas palavras, vou continuar com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

danielpiaui, faz tempo que não apareço por aqui, mas fiquei muito feliz em ver o começo do teu relato e saber que a viagem ocorreu maravilhosamente bem. Meus planos pra viagem em Abril/2012 tá super de pé, vou comprar a passagem esses dias... Tô anciosa pelo relato/fotos. Obrigada desde já pela boa vontade, de verdade!

 

Deixa eu te perguntar umas coisinhas... quando você começou a pesquisar os preços das diárias pra tuas datas? Foram com quantos meses de antecedência? E quando tu começou a reservar? Os transportes é só com 3 meses, né?

 

::otemo:: Obriiiigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...