Olá viajante!
Bora viajar?
Rio Branco-AC a Cusco e Machu Picchu de ônibus (julho 2010)
- Respostas 29
- Visualizações 17.3k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
brwillian@gmail.com 11 posts
-
Bruno Marinho 2 posts
-
Thalita Figueiredo 2 posts
-
JackieSaurus 2 posts
[t1]Relato rápido Rio Branco/Cusco[/t1]
Este é apenas um breve relato. Deixei de mencionar todas impressões que tive do lugar, mas em resumo: o lugar é lindo, barato e o povo é muito simpático e prestativo, não é tão frio e altitude não castiga muito, a comida é exótica para nós, mas é gostosa, bem temperada, mas de paladares suaves, a cidade é segura e limpa. Antes de ir para o Peru, recomendo umas caminhadas ou corridas para preparar o organismo, mas não se preocupe há crianças e idosos subindo as montanhas.
FOTOS: estão no Picasa http://picasaweb.google.com/118230434728977849595/Cusco2010?feat=directlink.
Voltarei lá! Aproveite.
O que Levar:
b. Expedida pela Anvisa em 5 minutos;
c. Precisa levar a carteira nacional de vacinação com carimbo da vacina de febre amarela tomada a pelo menos 10 dias até o máximo de 10 anos;
d. Quem tomou a vacina a menos de 10 anos e não possui a carteira nacional pode tomar novamente e retirar ambas as carteiras.
2. Repelente
3. Protetor solar
4. Remédio para enjôo
a. As estradas são extremamente sinuosas e cheias de pedras;
b. Dá para ir de carro de passeio baixo, mas vai castigá-lo.
5. Álcool-gel
6. Carteira de identidade ou passaporte
b. Todos os viajantes devem ter, inclusive bebês.
7. Carteira internacional de estudante
8. Roupa de frio
b. Os hotéis, quando não possuem calefação, oferecem uma cama cheia de cobertores, edredons etc. Não dá para passar frio.
9. Dinheiro
b. Eu desbloqueei meu cartão e estive na Bolívia duas vezes utilizando-o para compras, mas quando cheguei ao Peru descobri que não podia sacar nem comprar “por questões de segurança”.
c. Não consegui desbloquear o cartão por telefone;
d. Tive que vender minha câmera com todas as fotos para sobreviver até encontrar brasileiros que financiassem a minha volta ao Brasil;
e. Tive que abreviar a visita ao Peru;
f. Gastei o resto do dinheiro tentando desbloquear o cartão. No site de meu banco não havia nenhuma informação sobre o bloqueio por questão de segurança, pelo contrário, havia a informação de que, desbloqueando, você pode viajar com tranqüilidade e segurança;
g. Só não procurei o consulado pois estava muito cansado e logo encontrei brasileiros que me levassem de volta;
h. a+b+c+d+e+f+g = processo contra o banco;
i. A bandeira Master Card é mais aceita que a Visa;
j. Em vários (vários mesmo) lugares é possível sacar com seu cartão do Brasil;
k. Leve dinheiro para pelo menos uma semana de hospedagem e alimentação (R$ 50,00 /dia = R$ 350,00, é o suficiente para um solteiro, sem passeio);
l. Se você quiser levar todo o seu dinheiro em espécie: em nenhum momento vi nem sequer ouvi falar em assalto no Peru, mas eu não levaria muito dinheiro, prudência demais não faz mal a ninguém;
m. Em Cusco se compra com Dólar ou com Soles, Real só excepcionalmente.
10. Inglês e espanhol básico, pelo menos
11. Câmera com carregador e muita memória
12. Celular
b. Meu Claro não funcionou lá, mas eu vi brasileiros utilizando os seus celulares.
Itinerário
b. A empresa que vende as passagens é a Rotas, localizada na rodoviária de Rio Branco;
c. As passagens podem ser adquiridas na hora da saída (melhor chegar com pelo menos uma hora de antecedência);
d. O preço: R$ 114,00.
2. [10h] Saída de Rio Branco
b. Pegue dicas com os peruanos que estão no ônibus (os peruanos são muito prestativos).
3. [13h] Parada em Brasiléia para o almoço
b. Ande mais 300 metros até a ponte da cidade (perto de um ponto de taxis) lá o prato é R$ 8,00 (à vontade).
4. [14h30min] Parada em Assis Brasil para declarar saída
5. [15h] Parada em Iñapari (Peru) para declarar entrada
b. Diga quantos dias pretende ficar;
c. A prorrogação é possível;
d. Nunca perca a tarjeta de migración;
e. Se for voltar por outra fronteira ou por avião, peça para ficar com um comprovante de saída do Peru;
f. Faça câmbio no local, é o melhor câmbio do país (R$ 1,00 = S/. 1,45, no resto do país o real chega a valer S/. 1,30).
6. [19h] Chegada em Puerto Maldonado
b. A travessia custa s/. 1,00 (um sol = R$0,69) ;
c. Quando atravessar pegue um moto-taxi do lado de fora da grade (mais barato) e vá para a rodoviária pegar o outro ônibus (fora a corrida custa s/. 5,00 = R$ 3,45). Não dá pra ir a pé;
d. Na rodoviária, comprar o bilhete de embarque (s/. 1,00 = R$ 0,69).
7. [19h30min] Saída de Puerto Maldonado
b. A Rota e a Movil te oferecem um ônibus (mostram até a foto) e você viaja em outro;
c. Na volta para o Brasil a mesma enganação é feita, te mostram a foto do ônibus e você viaja em outro;
d. A travessia de ônibus custa apenas S/. 3,00 (R$ 2,07) por carro, poderíamos ir até cusco com o bus 5 estrelas.
8. [7h] Chegada em Cusco
b. Se você pegar uma agente que te leve ao hotel, vai te criar um compromisso moral de contratar um pacote com ela (no meu caso foi extremamente vantajoso).
9. [7h30] Desayuno e contratação do pacote no Hostal
ii. 1 almoço (entrada + prato principal = chique);
iii. 1 jantar (mesmo esquema do almoço);
iv. Café-da-manhã (um saco cheio de coisas que te dão no jantar);
v. Uma noite no hostal;
vi. Guia em espanhol ou inglês (à escolha);
vii. Entrada para o santuário.
b. Valor da brincadeira = US$ 120,00 com carteira de estudante e US$ 140,00 sem;
c. Se eu fosse novamente eu gastaria muito menos, mas eu vi gente gastando o triplo por apenas um dia em Machu Picchu, não dá para aproveitar nada.
d. Tomei café-da-manhã (desayuno) por S/. 5,00 (R$ 3,45);
e. O fiquei no Hostal Tu Hogar, próximo da Plaza de Armas (ponto de referência para tudo em Cusco);
f. Diária para single S/. 60,00 (levado pela agente, paguei S/. 40,00 = R$ 27,58);
g. Banheiro interno (a água quente não estava funcionando), café-da-manhã, alojamento para guardar as mochilas caso deixe o hostal, TV a cabo c/ controle.
10. [13h] Almoço em um dos mercados
b. A água varia de S/. 1,00 (R$ 0,69) a S/. 2,00 (R$ 1,38) (em Machu Picchu chega a S/. 12,00 = 8,28);
c. O refrigerante é, geralmente, o mesmo preço da água;
d. Comidas típicas:
ii. Lomo montado (anterior c/ ovo);
iii. Arroz Chaufa (arroz de origem chinesa, com verduras e sabor característico de pimenta (creio que seja a tal da ají verde,não é muito picante, mas o gosto fica por muito tempo);
iv. Papa frita (batata);
v. Milhos de diversos tipos;
vi. Sopa (é um caldo muito ralo e sem cor);
vii. Crema (é mais consistente, geralmente à base de milho);
viii. Pollo (frango);
ix. Cuy (Preá peruano);
x. Ceviche (preparado com pescado cru marinado, muito bom)
e. Saco de coca custa S/. 1,00 (R$ 0,69) no mercado;
f. No passeio pela cidade dá pra ir a pé;
g. Taxi é bem barato (qualquer viagem custa no máximo S/. 5,00 = R$ 3,45);
h. Memorize o nome da rua do seu hotel.
11. [17h] Visita a uma das igrejas da Cia de Jesus
12. [7h] Desayuno no Hostal (dia seguinte)
13. [7h30min] Saída para Machu Picchu
14. [13h] Almoço no caminho
b. Esperamos cerca de 4h para partir até a hidrelétrica;
15. [17h] Chegada à hidrelétrica e partida para Machu Picchu
b. O trem é tradicionalmente o recanto dos mosquitos, o povo sofre com as picadas.
16. [18h] Chegada em Machu Pichu
b. Os agentes distribuem os turistas nos quartos;
17. [20h] Jantar
b. O grupo é identificado por uma bandeira, não tem como se perder do guia.
18. [4h] Saída para Machu Picchu
b. Somente os 400 primeiros podem subir (200 às 6h e 200 às 10h) à Waynapicchu.
19. [5h40min] Chegada na fila de entrada do santuário
20. [6h30min] Começa o passeio guiado
21. [9h30min] O guia se manda e é cada um por si
22. [12h] Encontrar com o agente no lugar combinado para pegar o passe do trem
b. Eu perdi o trem quando comprava uma água;
c. Passei a tarde tentando sacar dinheiro e entrar em contato com o Banco do Brasil, mas sem sucesso;
d. Sem dinheiro, fui até a Hidrelétrica (3h de caminhada) onde vendi a câmera com as fotos para um brasileiro;
e. Com o dinheiro consegui voltar para Cusco;
f. O lado bom é que eu aproveitei a vista da linha férrea e descobri um jeito mais barato de fazer a viagem até cusco.
23. [1h30min] Chegada a Hostal Tu Hogar
b. Não pude retirar minhas mochilas;
c. O atendente da noite não é muito bom
24. [1h35min] Chegada ao Alojamento Siesta
b. Banheiro coletivo, água quente, o atendente te acorda se você quiser, o chão faz barulho, TV a cabo s/controle.
25. [6h30min] Pegar mochila no Tu Hogar
26. [7h] Desayuno no Mercadinho próximo ao Tu Hogar
27. [7h30min] Voltar para o Alojamento Siesta
28. [12h] encontrar brasileiros
b. Compra de suvenir com dinheiro emprestado.
29. [17h] voltar para o Hostal para pegar a bagagem
30. [18h]Saída para o Brasil
b. A passagem até Rio Branco custaria mais S/. 110,00 (R$ 75,86);
c. O ônibus era a mesma porcaria, mas tinha jantar (todos os ônibus têm DVD, esqueci de mencionar);
d. Os ônibus partem de Cusco às 14h30min, 18h e 19h.
31. [6h] Chegada em Puerto Maldonado
32. [6h15min] Moto-taxi até o porto
33. [7h] Saída de taxi para Iñampari
b. Ele cobrou S/. 200,00 (preço total da viagem, foi rateado = R$ 137,93), mas no levou até o Brasil;
c. Ele parou para os procedimentos de saída na Alfândega peruana.
34. [12h] Chegada na Alfândega brasileira de Assis Brasil
35. [13h] Chegada em Brasiléia e almoço em Epitaciolândia
b. Almoçamos em um restaurante em frente ao banco (R$ 8,00 o prato, à vontade) enquanto o taxista pegava uma passageira que fazia compras em Cobija, na Bolívia;
36. [14h] Saída para Rio Branco
37. [17h] Chegada em Rio Branco
38. [FINAL] Observações finais
b. O lugar é muito barato (roupas, hospedagem, comida, transporte, tudo);
c. A beleza do local é impressionante;
d. Tenho a impressão de que os guias têm uma “obsessão” de ficar vendo bichos (condor, puma, cobras, lhamas e cia) em tudo que os incas construíram;
e. De fato, em algumas construções você pode perceber algum bicho representado, mas nada de excepcional;
f. Eu disse obsessão, pois o próprio guia disse que para se conectar com o mundo espiritual, você precisa de uma ajudinha da natureza (ayahuasca, marihuana e outras ervas e flores que ele citou);
g. Na verdade há uma “forçação de barra” desnecessária. O lugar é impressionante, não precisa disso, é meio decepcionante (é como ver uma nuvem e dizer que ela tem a forma de um coelho ou de uma ovelha).
h. Tanto a cidade de Cusco, quanto o distrito de Machu Picchu são tombados pela UNESCO;
i. Talvez... se eu estivesse “conectado”... a sensação seria outra;
j. Recomendo pelo menos um dia inteiro em Machu Picchu (pacote de pelo menos três dias, pois um dia é de viagem).
39. [COCA] Manual do uso da coca
b. Parece uma folha de louro, tem um sabor amargo no final;
c. Auxilia contra todos os sintomas do Soroche;
d. Tira a fome, o cansaço e a dor das pernas;
e. As folhas devem ser limpas uma a uma;
f. Deve-se dobrar umas 40 folhas e colocar no canto da boca mastigando de vez em quando;
g. Quando o sumo acabar, cuspa;
h. A coca é vendida em balas, chá e pasta (alguém me falou que há chicletes), mas o efeito não é o mesmo da folha seca;
i. Não use drogas e não tente trazer folhas para o Brasil (talvez uma folha na carteira para mostrar para os amigos), pois os cães da Federal poderão estar te esperando.
Boa viagem!