Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

Minas do Camaquã

É uma pequena vila distrito da cidade de Caçapava do Sul, que surgiu a partir de 1865 com a descoberta de jazidas de cobre trazendo empresas de mineração para a localidade.

É um lugar muito bonito com muitas formações rochosas chamadas de Guaritas, o local fica 60 Km de Caçapava do sul e 300 Km de Porto Alegre.

Para quem gosta de escalar é um bom lugar, pois tem muitas pedras com as vias prontas e outras para se conquistar.

Ainda perto da cidade de Caçapava do Sul, cerca de 13 km tem a famosa pedra do segredo onde também se pode praticar escalada, e muitas outras nas redondezas.

Tem trilhas para fazer e atividades aquáticas para o verão, e a natureza exuberante.

Eu tive a oportunidade de visitar em uma curta oportunidade, mas quero voltar para acampar e fazer umas trilhas para visitar algumas cavernas e pedras da região.

Quem precisar de mais informações é só avisar.

Abraços.

20090721220729.JPG

20090721221117.JPG

20090721221609.JPG

20090721221754.JPG

20090721221920.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ô Santa Maria, tu conhece estas bandas? ::otemo::

Tempo que não vou lá,rapaz! Tomar um chimas com o Seu Álvaro ou uma bereja no bar do Seu Jesus. Ele ainda tem aquela Caravan?

Galera, o Morotin esqueceu "alguns" detalhes: É uma cidade abandonada! DEZENAS de casas fechadas! Cinema, hospital, clube..

vistem http://www.visiteminasdocamaqua.com/

Da BR 290 até a vila são 23 km de chão batido muito ruins, mas cheio de belezas.

Há um pequeno lago de 111 ha, perfeito para nadar ou esquiar!

Compartilhar este post

Link para o post

Salve!

como vai Cacius ?

então tu conhece a minha querida santa maria?

de onde vc é?

eu quero muito ir fazer um acamapamento lá nas minas e fazer umas caminhadas pela região.

é um lugar muito interessante, ainda mais que dizem que está aparecendo "discos voadores" por lá, e tem o tal projeto portal que já estão instalados com uma sede.

Eu não conheci essas pessoas que vc citou, uma pena pois devem ser pessoas bem legais.

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, Morotin. Já enfrentei o vento em SM várias vezes! Inclusive pela serra, em frias noites! Sou de Venâncio Aires.

O Seu Álvaro é o cara que mora ali na base da Pedra da Cruz. O seu Jesus tinha um bar ali no centrinho.

Gente, o lugar vale a visita. Misticismos e discos voadores a parte, tem uma natureza agreste e muuuita pedra pra escalar. Entre elas, muitas trilhas. E o charme da cidade abandonada! Já fiquei nas casas dos engenheiros, o Nilson (administrador) nos emprestava uma época atrás.

Agora parece que está funcionando o hotel, o que torna as coisas mais fáceis lá. Se bem que acampar na praia ou na represa é show...

Compartilhar este post

Link para o post

e ae

qual é a infra-estrutura que a vila tem?

tem camping, pousada alguma coisa do tipo?

um dia é suficiente pra visitar e curtir tudo?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Mauro, se tu olhar no segundo post, há um link de um site sobre o local... ::putz::

Sobre um dia ser suficiente, depende qual o tipo de turismo que tu quer. Pra ver a vila um dia é suficiente. Pra escalar, em uma semana tu manda as vias dos arredores...

Compartilhar este post

Link para o post

Já estive lá, é uma cidade praticamente abandonada após a decadência da mineração de cobre. Vale muito a visita, especialmente para quem escala, tem várias vias na região. Fiquei acampado na indústria abandonada que tem perto do rio.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabem quanto tempo leva de santa maria rs até Minas do Camaqua?? Estamos loucos para ir mais não conhecemos o lugar vocês que já estiveram la sabem me dizer se tem placas, se é fácil de localizar???

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por fernandos
      Feridão de Carnaval/2018, visitando parentes em Santa Maria da Boca do Monte/RS, e que destinos optar? Por minha mente corriam vários destinos inexploradas, como: Visitar a cidade das Pedras Preciosas (Ametista do Sul/RS), ou a Maior Queda D'Água longitudinal do Mundo (Derrubadas/RS), mas como o passeio não dependia exclusivamente de minha vontade, e esses destinos demandavam mais de 500 km de estrada, minhas opções ficaram restritas a região centro do estado. Então o jeito foi negociar com a patroa, e dei as seguintes opções a ela. 1) Poço Azul em Ivorá/RS; 2) Pedra do Segredo em Caçapava do Sul/RS; 3) Usina do Quebra Dente em Quevedos/RS ou 4) Balneário da Toca da Tigra em Santana da Boa Vista. E a escolhida foi... Pedra do Segredo - um conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, com aproximadamente 100 metros de altura-. E "Sefomos"! Eu minha esposa, e minha cunhada, fazer trilha  em Caçapava do Sul, a mais ou menos 1 hora de Santa Maria. Caçapava é realmente um destino esplendido no centro do Rio Grande, possuindo lugares incríveis como as Guaritas, Minas do Camaquã (destino já conhecido), e o Parque da Pedra do Segredo; além do patrimônio histórico, pelo fato de ter sido umas das capitais Farroupilhas.  A viagem foi tranquila, e no centro da  cidade paramos para umas fotos em frente a Casa VX, uma residência em estilo exótico, com colunas gregas; e em frente existe uma estatua bem divertida, conhecida como o Burrico do Nóca. Depois foi seguir para o interior sentido Lavras do Sul.  Andamos uns 5 km pelo asfalto, depois há uma placa e mais alguns km por estrada de chão, razoável, existem placas até indicar 2 km para a Pedra, depois não mais. E óbvio nos perdemos um pouco, até pelo fato de ir acompanhando as  formações rochosas do lado esquerdo da estrada, após andar uns 10 km e nada. Fui forçado a pedir informações, e me indicaram que teria que voltar, e chegar em uma casa do lado direito da estrada, com troncos de arvores caídos na frente. Foi o que fizemos, e chegamos na casa, onde fomos recepcionados por alguns escaladores. E atrás da casinha, as incríveis formações rochosas, que para muitos se assemelham ao rosto de dois gorilas, algo bem surreal. O local tem esse nome, pois reza a lenda que é na Pedra, que teria sido enterrado em segredo o líder indígena Sepé Tiarajú, ao lado do tesouro dos padres jesuítas. Lendas a parte. O parque é uma concessão pública, mas esta em vias de troca de administração, então não ha guias no momento. Mas fomos orientados a seguir as trilhas, que são auto-guiadas, e teríamos que ir costeando a rocha, por uns 2 km de subida, chegando ao topo da pedra, e depois descer pelo campo mais 5 km de caminhada. O início da trilha é tranquilo, indicado por placas, fomos subindo algumas escadarias feita na pedra outras na terra. Até chegar a primeira caverna:  

Caverna da Escuridão: A caverna é legal, e tem que usar lanterna para explora-la. Entramos um pouco, mas por falta de informação não fomos até o fim da caverna, que segundo o site turismocacapavadosul.com.br, possui um túnel com extensão de 60 metros que atravessa a pedra e chega a sua parte mais elevada.
      Assim, continuamos subindo pela trilha, até a 2ª caverna:

O Salão das Estalactities: É bem maior que a primeira, possuindo um grande afloramento, e sendo um bom lugar para descanso, e fotos.
      Segue o baile, e continuamos subindo até a 3ª caverna, que e para mim é a mais legal de todas a:

Percival Antunes: Que recebeu esse nome em homenagem a seu descobridor. Localizada a uns 35 metros de altura, proporcionando uma visão incrível da região.  Ficamos por ali um tempo curtindo a paisagem.
      Depois tentamos subir seguindo a trilha e fazer a volta na pedra como indicado, mas não conseguimos, pois as trilhas estão um pouco sujas, e faltam placas a partir desse ponto, talvez pela falta de manutenção. Enfim... tivemos que voltar, e como o tempo estava para chuva, nos demos por satisfeitos. 
      E essa foi nossa exploração da Pedra do Segredo, um excelente destino para quem gosta de fazer uma trilha, contato com a natureza, e conhecer pontos exóticos de nosso Rio Grande. 
      Mais fotos:

Rota:

Blog:http://rotasetrips.blogspot.com.br

• Criar Novo...