Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Deserto, sal e neve! Atacama-Uyuni-Santiago em agosto/22

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Olá viajantes! Como vão?

Depois de muito enrolar resolvi começar o relato da viagem que fiz com minha esposa para o Chile em agosto/22. Estava em dúvida se valia a pena deixar o relato aqui mas como tive muita ajuda através dos tópicos do site resolvi deixar minha singela contribuição também!

Uma breve introdução, moramos em Florianópolis e marcamos, no final de 2021, as férias do ano seguinte, colocando duas semanas em agosto, já com a intenção de ir para algum destino de neve na América do Sul. Minha esposa já havia ido ao Chile em 2014 e eu não pude ir na época, então o Chile sempre era uma opção recorrente em nossas ideias de viagens mas até então nunca tínhamos ido juntos para lá.

Já com as férias marcadas e trabalhando em casa, um belo dia, ainda em março/22, recebi no celular notificação de promoção de passagem aérea direta de Florianópolis para Santiago, pela Sky, por 1.000 reais.

Considerando que voo direto (e promocional) de Floripa para qualquer lugar que não seja SP ou RJ é coisa rara, abri a notificação e vi que havia opção de passagem que se encaixava perfeitamente nas nossas férias, com voo saindo de Floripa no início da noite do dia 12/8 e retorno saindo de Santiago no domingo dia 28/8 a tarde, perfeito para nós que voltaríamos ao trabalho na segunda dia 29.

Assim, comprei as duas passagens imediatamente, pela Viajanet. Pagamento no cartão de crédito, sem problemas, em seguida já recebi o e-mail deles e confirmei no site da sky com o localizador do voo.

Já tinha comprado passagens antes com a Viajanet, inclusive para a Europa, e nunca tive problemas, assim como já usei, sem problemas, a decolar, zupper e outras. O que faço é já buscar na Cia aérea o voo, com o localizador, e uma vez por semana verificar se não houve alteração. Até hoje nunca tive problemas com isso.

Passagens compradas, com muita antecedência, precisava definir o que fazer no Chile.

Pesquisando por aí vi que dava certinho para ir ao atacama, com uma expedição ao Uyuni, e passar uns bons dias em Santiago, sem ficar corrido em nenhum lugar.

Ao comprar as passagens de Santiago para Calama, aeroporto mais próximo do Atacama, vi que os preços das passagens para ir ao deserto no início da viagem estavam melhores, de modo que comprei as passagens de ida da capital Chilena para Calama para o dia 13/8, pela manhã, e volta para o dia 22/8, no final do dia, ficando 300 reais cada passagem, ida e volta.

Antes de definir as datas do período no atacama eu pesquisei sobre os passeios, inclusive do Uyuni, o que também influenciou nas datas acima.

Um dos pontos que demandam mais atenção em uma viagem ao atacama é sobre os passeios e as agências. Eu li muito aqui e no viaje na viagem do Ricardo Freire e acabei preferindo definir antes, por alguns motivos, o principal foi já chegar no atacama com tudo organizado.

Mas é possível pesquisar e reservar lá na hora mesmo, tem muitas agências na rua principal do vilarejo de San Pedro de Atacama. Se a ideia é economizar o máximo possível, sem dúvidas que deixando para fechar lá os passeios haverá uma economia.

Eu acabei pesquisando bastante, com várias agências, como a Atacama Magic, 123 Andes, Fui Gostei Trips, e outras, além de pessoas que meio que fazem uma intermediação, como o Rafa Atacama e a Deyd no Atacama. 

No fim percebi que os valores sempre eram próximos, não tinha muita diferença entre eles. O que havia é que as agências tentavam vender um pacote promocional com o número de passeios, num valor mais em conta. Mas isso trazia períodos dos dias sem passeio, de modo que nos dias que eu havia reservado ao atacama não daria pra fazer todos os passeios que queria. 

Como a diferença de preço não era grande e por ser muito bem avaliada, acabei fechando com a Araya. O atendimento deles é bom, é possível pagar uma parte adiantado, daqui do Brasil, em reais, por transferência ou pix para uma conta brasileira. 

No final foi bom ter feito com a Araya, achei a qualidade muito boa, bom custo benefício. Foram pontuais, guias bem simpáticos e conhecedores dos pontos de interesse, comida boa, vinhos bons (hehe) e a dinâmica dos passeios é feita de forma que quase sempre estávamos sozinhos ou com poucas outras pessoas nos locais, de modo que não ficava aglomerado nem nada.

Tiveram dois pontos negativos, que detalharei nos relatos dos dias e passeios, mas nada demais.

O quadro abaixo resumo os passeios que fizemos no atacama, cabendo acrescentar que no dia 13 a tarde fomos ao vale do arco íris, que não está na relação abaixo:

IMG-20220809-WA0019.jpg.2e3af15348c71f496f88978f13700f6a.jpg

Também pesquisei muito sobre o que levar na viagem, e cabe aqui uma pequena história sobre as bagagens.

As passagens compradas (Floripa - Santiago e Santiago -Calama) foram com a Sky. No caso de Floripa para Santiago foi por intermediação da Viajanet e no comprovante que mandaram para o e-mail, após a compra, constava como bagagem de mão uma mala e a bolsa de mão. No site da sky constava apenas uma bolsa de mão. Ou seja, na franquia de bagagem que havíamos adquirido, para a Sky, não estava incluída a mala de bordo padrão. Entrei em contato com a Viajanet, já resignado que precisaria comprar a parte e, grata surpresa, a atendente reconheceu que como no comprovante das passagens que a Viajanet me mandou constavam como incluídas a bolsa e a mala de bordo, eu poderia comprar no site da sky a mala de bordo que a Viajanet faria o reembolso, o que de fato fizeram (ficou 600,00 as duas bagagens de bordo, ida e volta, duas pessoas). Já para o trecho interno acabamos comprando apenas uma mala de bordo, ficou cerca de 250 reais ida e volta. 

Agora sim, sobre o que levar na mala. 

Bem, agosto ainda é inverno, então levamos, para 15 dias, duas segunda pele para cada um, duas fleece para cada um e duas jaquetas grandes, impermeáveis, para cada um. Cada um levou também uma calça de sky, minha esposa já tinha da época que foi para o Chile em 2014, havia comprado em brechó em Santiago, eu comprei a minha em promoção na Decathlon. Essa calça de sky foi a única calça que usei no atacama e Uyuni, segurava o frio que uma beleza. E, para não fazer volume na bagagem, óbvio que viajei usando ela, mesmo ficando que nem um jeca no aeroporto hehe.

Como o atacama é deserto e seco, levamos ainda, depois de muita pesquisa (e recomendo levar tbm, pois foi tudo muito útil): hidratante labial com FPS, colírio tipo lágrima, creme para mãos, hidratante nasal, lenço umedecido (nunca se sabe quando vai precisar de usar o mato, e precisamos), remédio para enjôo e para azia, aspirina para a altitude (funcionou muito bem), além de luva, gorro e cachecol.

Sobre a moeda, levamos dólares para os hotéis e reais para trocar lá, além do cartão wise. Como não ficamos no centro de Santiago na ida, fomos do aeroporto direto para o hotel ao lado e no outro dia cedo, antes de amanhecer, já voltamos ao aeroporto, deixei para trocar os reais em San Pedro de Atacama.

Lá as casas de câmbio ficam uma perto da outra e o melhor é ir em algumas perguntando a cotação. Conseguimos, no dia da chegada, 13/8, a cotação de 162 pesos por real, pouco abaixo da vigente no centro de Santiago, então até que não foi ruim. Na época o wise tava, já descontado as taxas, cerca de 165 pesos por reais.

Não troque no aeroporto de Santiago, não vale a pena, a cotação é horrível. 

Em San Pedro do Atacama os mercados e restaurantes aceitaram o wise sem problemas. No empório andino também paguei com wise. Precisei de pesos nas lojinhas de artesanato e souvenir, mas tem uma que aceitou wise (ainda era a mais barata, hehe). Fica no início da rua principal, quem cuida é uma mulher já de idade, com uma perna só. 

Paguei a agência Araya com pesos (depois de trocar os reais lá mesmo no atacama), porque consegui um descontinho pagando assim, mas eles também aceitam wise e dólares. Detalhe que o passeio do Uyuni teve que ser em dólar.

Sobre a hospedagem falarei ao longo do relato, acho que fica mais fácil.

Enfim, acho que foi uma grande introdução, mas é isso. Até breve!

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

Dia 05 - 16/08/2022

Hoje é dia de ver flamingos!

Depois de uma noite quentinha mas mal dormida por causa da altitude de 4.500 m, acordamos parecendo que fomos atropelados por um caminhão. Colocamos as coisas na mochila e fomos tomar um belo café da manhã no restaurante do hotel. Logo chegaram nosso guia Alberto e o motorista, Cória, e depois de devidamente acomodados no carro seguimos para ver os flamingos.

No dia anterior o guia já tinha avisado que veríamos bastante flamingos nesse dia e ele não fez propaganda enganosa. Primeiro passamos por uma laguna pequena, acho que Honda, tinha alguns flamingos mas não muitos. Ficamos ali pouco tempo e logo fomos para uma maior, Laguna Hedionda, que tinha muitos grupos de flamingos.

Fomos parando em vários pontos da Laguna, até que chegamos numa parte em que pudemos alcançar a beira da laguna. Ali haviam muitos flamingos ainda com os pés congelados na água, não conseguiam se soltar e voar. Então eles ficavam mexendo as asas e fazendo barulho, aos poucos iam se soltando. Alguns tinham as asas um pouco molhadas e congeladas e não conseguiam voar mais do que alguns metros até cair na água de novo. O guia nos explicou que isso era absolutamente normal ali no inverno e que assim que esquentasse um pouco os flamingos se dispersavam. 

Conseguimos chegar bem na beira da laguna, ficar a uns dois metros dos flamingos, foi surreal ficar tão perto assim. Ficamos um bom tempo ali, até voltarmos para o carro.

Dali até a próxima parada seria cerca de duas horas dentro do carro em uma estrada bem ruim, mas fomos ouvindo música e conversando e foi bem tranquilo até. 

A próxima parada foi no vilarejo de San Cristóbal, uma região mineira. No centro da vila tem uma igreja bem bonitinha, paramos por ali para almoçar em um restaurante. Antes o guia já tinha ligado pra lá e avisado o horário aproximado da nossa chegada, aí o almoço estava quase pronto. Chegamos, fomos ao banheiro e já fomos almoçar. 

Para comer tinha sopa de entrada (infelizmente), um belo bife e arroz, além de salada. Havia uma sobremesa tbm. 

Depois de um tempinho saímos do restaurante, haviam algumas lhamas na rua, fomos atrás delas para tentar uma foto mas elas não concordaram com a nossa ideia. 

Voltamos para o carro e seguimos em direção ao Uyuni, agora em uma estrada asfaltada, tipo uma rodovia. Alberto, o guia, nos contou que alguns anos atrás não havia asfalto por ali, o que começou a mudar nos governos do Evo Morales. Era perceptível que haviam muitas obras novas ou em andamento, vários pontos de asfaltamento das estradas.

No meio da tarde nos aproximamos de Uyuni e nossa primeira parada ali foi no cemitério de trens, uma atração peculiar e que, pelo menos em mim, provocou uma sensação estranha de tristeza nostálgica, como se o progresso da região tivesse ficado para trás e agora estava enferrujando sob o tempo. Claro que hoje o turismo é muito importante ali e tal e provavelmente há mais desenvolvimento social, mas foi uma sensação estranha.

É uma parada bem interessante, não tinha ninguém ali, estávamos absolutamente apenas nós e os trens, é possível subir e enfiar nos meios dos trens, subir, pular, etc. 

Depois de um tempo voltamos para o carro e seguimos para o hotel. 

Nosso hotel para essa noite e também para a seguinte era o Luna Salada, um hotel de sal na beira do salar e, meus amigos, que hotel. 

Todo feito de sal, era enorme, tinha uma parte de spa com sauna e uma hidromassagem, que reservamos para usar logo que passamos na recepção. Tinha um bar tbm, ganhamos um drink de boas vindas, bem gostoso, com pisco.

No quarto tinha cobertor elétrico, banheiro bom. Todas as paredes eram feitas de blocos de sal, certifiquei-me lambendo uma delas.

Deixamos as malas no quarto e fomos para a hidro/sauna, conhecemos uma norte americana lá, super simpática, depois de um tempo ali conversando com ela voltamos para o quarto, tomamos um banho e fomos jantar no restaurante do hotel. Comida boa, tinha até carne de lhama (achei que faltou tempero nela). 

No meio dos corredores do hotel tem umas partes de estar, com sofás e lareiras, ficamos ali um pouco e depois fomos dormir porque no outro dia iríamos para o salar!

Fotitas do dia:IMG-20220816-WA0014.thumb.jpg.e61928f4970e89e11d76335b66645ca6.jpgIMG-20220816-WA0011.thumb.jpg.880ffa8ae13a5dec45d54ea5d3504991.jpgIMG_20220816_154416461_HDR.thumb.jpg.e66747f9deda6eda96debab123883e47.jpgIMG_20220816_092109734.thumb.jpg.8e6defb1783ccc6b8fc2ba1e9f7c892f.jpgIMG_20220816_092106516.thumb.jpg.f7d39f0b555803f0848b03deae843678.jpgIMG_20220816_181718715.thumb.jpg.2a7d4fac76abe2298428400dfd0bdfe1.jpg

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros
Em 25/02/2023 em 20:12, FCRO disse:

Corrigindo

Estou fechando com a atacama magic 

Confundi as agências,  ambas foram recomendadas aqui no fórum 

@FCRO, como foi sua experiência com a Atacama Magic?
Vi muita gente aqui no fórum falando da Araya, mas, apesar das infos da qualidade do serviço, não tava querendo muito uma agência de brasileiros e para brasileiros 😁.

Postado
  • Membros
Em 09/08/2025 em 01:39, Vegana11 disse:

@FCRO, como foi sua experiência com a Atacama Magic?
Vi muita gente aqui no fórum falando da Araya, mas, apesar das infos da qualidade do serviço, não tava querendo muito uma agência de brasileiros e para brasileiros 😁.

no final não fecheu com eles
fiz os passeios no atacama com a denomades

e pro uyuni fiz com a fui gostei trips 

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros
Em 11/08/2025 em 19:48, FCRO disse:

no final não fecheu com eles
fiz os passeios no atacama com a denomades

e pro uyuni fiz com a fui gostei trips 

Vc curtiu a Denomades? 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.