Ir para conteúdo

TRIP DAS ARÁBIAS – CULTURA, HISTÓRIA E NATUREZA (OMÃ, EGITO, EAU)


Posts Recomendados

  • Membros

continuando

vi esse outro também, bem mais caro (pdf em anexo)

 

por último vi um cara no instagram que consegiu comprar o voo aparentemente sem pacote incluido, e lá ele fechou com um guia local, deve sair bem mais em conta, mandei mensagem pra ele pelo instagram mas não me respondeu :(

 

 

Itinerary welcometosocotra '23-'24.pdf

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 23/06/2023 em 09:46, FCRO disse:

continuando

vi esse outro também, bem mais caro (pdf em anexo)

 

por último vi um cara no instagram que consegiu comprar o voo aparentemente sem pacote incluido, e lá ele fechou com um guia local, deve sair bem mais em conta, mandei mensagem pra ele pelo instagram mas não me respondeu :(

 

 

Itinerary welcometosocotra '23-'24.pdf 769.21 kB · 0 downloads

Oiê! Nossa, que demais... essa de voar até lá sem nada fechado e fechar na hora me agrada mais e certamente deve ser mais barato.

Pelo que percebi a ilha vive só disso, aí tem kilos de empresas tanto de lá quanto de fora oferecendo mais ou menos os mesmos tipos de serviços. As empresas sempre serão mais caras por terem que lucrar e ainda pagar o guia, se a gente contrata direto o guia tende a ser mais barato né?

Eu consultei sites de empresas - como a welcometosocotra - que já expõe os roteiros no site. O guia particular com quem troquei ideia foi o Adbulah (insta abaixo). Ele me mandou uns ppt na época sobre o roteiro dele mas não tenho mais,

https://www.instagram.com/abdullah_socotra/

Época boa de ir pra lá é fevereiro/março/abril - tempo aberto, árvore do dragão florida. Ano que vem já tenho um trip pra janeiro então não conseguirei tentar de novo Socotra, rs... mas peço a gentileza de compartilhar aqui o que for achando, quem sabe 2025! rs

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Onde estávamos mesmo?

Bah, indo pro Egito pela Arábia Saudita! Bora terminar esse relato!

 

 

01/MAR – QUARTA: DUBAI > CAIRO – EU FALEI FARAÓ, ÊÊÊÊ FARAÓ

Depois de ter dirigido cerca de 10h desde Sur, no sul de Omã, até Dubai, nos EAU, a gente tava bem cansadinhos e só queria dormir... não me lembro exatamente o que comemos, mas sei que foi no hotel mesmo. Ajeitamos as coisas, tomamos banho e desmaiamos... pra logo depois já levantar, nosso voo era as 4 da manhã!

Fomos ao aeroporto de transfer gratuito do hotel, demos saída (de novo) dos Emirados e pontualmente as 4h20 da manhã partiu nosso voo rumo a Jeddah, na Arábia Saudita, pela companhia estatal saudita, a Saudi Arabian Airlines.

Este primeiro voo teve duração de 3h e foi muito bom. Logo serviram refeição (tinha algumas opções) e eu fui de: pão de semolina, iogurte, frutas e uma pasta que tb comi muito no Egito e agora esqueci o nome, depois edito aqui quando lembrar (não era homus, babaganoush, coalhada e essas que a gente conhece aqui).

3.thumb.jpeg.32f76aa2f5cbfb3085b30ba1504992e1.jpeg

Café da manhã 2x!

A cidade de Jeddah fica a beira do Mar Vermelho, coladinha em Meca, que dispensa comentários. Ficamos impressionados com o tamanho dela... o aeroporto tb era muito bonito, gostamos bastante e compramos umas coisas esquisitas kk! Pagamos com cartão wise que puxou do saldo em dólar.

2.thumb.jpeg.7ea09ae22a765ffd9c46da77688cd049.jpeg
Chegando em Jeddah!

1.thumb.jpeg.5143295f0e249845772c6bf87a81885d.jpeg

Aeroporto de Jeddah!

Nosso segundo voo, de Jeddah ao Cairo, foi num avião maior (acho que um A330 neo) e achei MUITO DOIDO quando começou a reza na tela... era um senhor pedindo oração para proteger o voo, e depois ficou lá uns 5-10 min de reza em árabe, com legenda em inglês! Surreal!

Serviram café da manhã de novo (kkk, comi a mesma coisa do voo anterior) e 10h da manhã pousamos no Cairo. Sem vistas de janela pq pegamos 2 assentos no meio do avião (3-4-3).

A segurança do aeroporto do Cairo já é bem diferente de qualquer uma que eu já tenha visto... MILHÕES de revistas e detectores de metais, 200 pessoas checam seu passaporte... e depois de comprar o visto (25usd por pessoa, eles te dão um adesivo e vc cola no passaporte), finalmente entramos.

ATNÇÃO: li um monte de lugar tocando o terror sobre o visto e blá blá blá, não tem como ser mais fácil. Galera podia tentar vender pacote sem mentir tanto! É muito intuitivo e não tem nenhuma dificuldade.

Entramos, nem lembro se nos perguntaram algo na imigração! Eu tinha umas libras egípcias no cartão da Wise, troquei apenas 100 usd acho (câmbio ok, igual na cidade) e compramos chip pra um dos celulares, usávamos roteado entre os dois pq wifi não é uma coisa que tem fácil no Egito como vcs verão logo mais.

Optamos por ir de Uber ao nosso primeiro hotel, que era bem longe do aeroporto, já ele ficava ao lado das Pirâmides, na cidade de Gizé!

Preparando para o choque em 3, 2, 1...

CONTINUA

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

01/MAR – QUARTA: CAIRO – CHOQUE!

Eu ainda não estive na Índia, no Nepal... talvez estes países sejam algo parecido com o Egito (ouvi dizer que ainda mais zuados), e por mais que tenha lido, nada me preparou pro choque que foi o Egito. Eu juro pra vcs que me emociono de lembrar!

O trânsito, nosso primeiro contato, foi algo SURREAL. Ele parecia líquido, fluido, os carros pareciam líquidos tb, cruzando pistas pra lá e pra cá nas largas avenidas pelas quais trafegamos... frequentemente com 8 pistas de cada lado. Do aeroporto ao hotel deu cerca de 1h, uns 55 reais!

Os prédios à beira desse caminho haviam sido cortados para o alargamento da pista, sério, tiraram uma lateral dos edifícios... gente, é difícil explicar. Mas eu até que tava achando tudo bem moderno, prédios altos, muitos letreiros... e aí chegamos em Gizé...

O Uber não conseguiu deixar a gente na frente do hotel pq ele mesmo não sabia onde era e as ruazinhas todas tortas e pequenas dificultavam, então a gente desceu perto e foi andando...

Eu me senti num filme do Indiana Jones... eu tinha voltado no tempo, não era possível! Aquele monte de camelo, ruas de areia, gente a beça, muita pobreza, um sol pá cada um, muitos cheiros (de camelo, de cocô de camelo, de cocô de cavalo, kk) e aí vc vira uma esquina e do nada dá de frente com as pirâmides...

É muito doido... crianças jogando bola descalços na rua sem asfalto e ao fundo... as pirâmides...

Indescritível.

Chegamos ao hotel, fizemos check-in, tinha algo errado na minha reserva, paguei em dobro, depois me devolveram o dinheiro (foi estornado no cartão da Wise mesmo), deixamos as coisas e saímos pra andar pela vizinhança!

Pausa: umas duas semanas antes de ir pra essa trip eu acompanhei a viagem de uma das poucas “blogueiras” de viagem que gosto e acompanho, a Carlinha, do “Fui, Gostei, Contei”. Num dado momento depois de quase um mês no Egito ela disse: “vc tá afim de vir pro Egito? Alinhe as suas expectativas. ”

As coisas não vão funcionar como estamos acostumados, as regras não são as mesmas... o hotel 5 estrelas não vai ser nem 3 (especialmente nesta região das pirâmides), e tá tudo bem. Vc quer curtir ou se estressar?

Eu optei por curtir ao máximo, baixei a guarda e fui de coração aberto a este que foi um dos países que mais gostei de conhecer, ainda que muito superficialmente.

Estou contando isso pra ilustrar apenas um de milhões de episódios onde a frase da Carla ecoou na minha cabeça, peguem essa:

O hotel que ficamos estava no booking. Lá está escrito que tem wifi. No check-in a moça nos deu um cartão com a rede e a senha do wifi. Como disse antes, subimos deixar as nossas coisas e já descemos, a tempo de dizer pra moça que não tinha conseguido conectar. Aí ela me disse com a maior naturalidade do universo que não tinha wifi!

MANO, ELA ME DEU A SENHA! COMO NÃO TINHA?

Pois é, ela já sabia que não tinha, nunca teve... “não funciona internet nessa região moça”... pq caraio então ela me deu a senha? Sei lá, mas é assim! Segue o baile!

De novo na rua, um calor absurdo (e estava bem fresco pro padrão egípcio, inverno afinal), muita gente pedindo dinheiro, mas fomos indo até a porta de entrada das pirâmides. Iríamos visitar somente no dia seguinte pela manhã, mas já queríamos ter o gostinho.

Fomos na Pizza Hut que é famosa por lá por ter vista linda das Pirâmides, e tinha mesmo, mas do rooftop do nosso hotel era a mesma vista. A Pizza Hut fica no segundo andar de um prédio, no primeiro andar é uma franquia de frango frito, não lembro qual agora.

Paramos lá pra comer mesmo, vendo as pirâmides na janela. E percebemos que um monte de gente queria subir ao terceiro andar, num rooftop, e o garçom não deixava, falava que tava em reforma e etc. Era de lá a vista bonita.

17.thumb.jpeg.268a9c2ae9b1be88ab3191cad507d760.jpeg

Vista Pizza Hut

Eu perguntei depois e ele disse que estava em reforma mesmo... mas depois de um tempo voltou na mesa e me disse pra subir lá, rs! Subi, e dava pra ver elas bem lindas... tiramos umas fotos e descemos.

Imagino que deve ter uma multidão querendo subir lá todo dia e eles estão vetando!

Voltando pra casa (a gente mal tinha dormido e estávamos mortos) tinha uma “fábrica” bastante rudimentar de pão típico árabe... paramos pra ver e os trabalhadores lá dentro já fizeram aquela festa... conversamos, chegamos perto dos fornos, compramos 5 pães por 4 reais, e então eu sofri O ÚNICO ASSÉDIO DA VIAGEM:

Já tínhamos tirado várias fotos com a galera e já estávamos quase saindo quando um senhor bem velho falou pra eu tirar uma foto segurando o cesto de pães. No que me posicionei pra foto ele encostou a mão na minha bunda... imediatamente eu virei pra ele e gritei DON’T TOUCH ME e saí. Tava tão barulhento e confuso lá dentro que ninguém nem percebeu... e eu fiquei com raiva por não ter virado um soco na cara daquele veio escroto, mas enfim!

O Egito é um país escancaradamente machista, penso que essas coisas talvez aconteçam com frequência. Já li e ouvi muita coisa... prudência, assim como aqui no Brasil, nunca é demais. Depois deste episódio tive contato com mais milhões de egípcios e nada mais aconteceu.

Achamos uma loja de bebidas, compramos um vinho e umas cervejas, voltamos pro hotel, tomamos um banho e ficamos um tempinho no celular bebendo... acho que era 17h quando dormimos pra acordar a noite pra sair...

Acordamos só no dia seguinte.

 

02/MAR – QUARTA: CAIRO – VAMOS VER DE PERTO ESSE ESQUEMA DE PIRÂMIDE!

Acordamos muito cedo (até pq né, dormimos as cinco da tarde, kk) e as 7h da manhã já estávamos na entrada das pirâmides... abriu com atraso (sempre), mas umas 7h15 já estávamos lá, SOZINHOS, com ar fresco e sombra!

Sozinhos não, tinha vários cachorros dormindo por lá tb, haha!

Andamos por tudo sem pressa, tiramos todas as fotos que quisemos sem ninguém no fundo e com uma luz incrível... eu estudei história do Egito (eu estudei muito pq sou dessas) antes de ir e era a guia do Guilherme, rs! Vimos todas as pirâmides de muito perto, de longe, elas alinhadas (tem que andar bastante pra ver), enfim, foi SENSACIONAL estar ali! Não sofremos nada de pentelhação de gente querendo alugar camelo (até pq não apoiamos nem patrocinamos esse tipo de coisa) nem vender nada, foi muito tranquilo. Chuva de fotos! (Tem mais no fim do post!)

13.thumb.jpeg.9dc2ef296e9286acb32362b387401996.jpeg

 

16.thumb.jpeg.44c95fc34ba68a9247cbc6ace8bc7e53.jpeg

 

15.thumb.jpeg.38d9bf90774d760539c61387a2ac387e.jpeg

Optamos por não entrar em nenhuma delas, achamos que não valia a pena!

Lá pelas 10 da manhã o sol já estava alto e muito quente e uma multidão estava presente... Era hora de ir embora. Saindo na rua era insano ver o que tinha acontecido do lado de fora, tinha uma multidão real e uma confusão sem fim! VÁ CEDO!

Voltamos pro hotel e tomamos café da manhã, hahahauaha, depois subimos ao quarto, pegamos nossas coisas e partimos (de Uber), de mochila nas costas, pro Museu Nacional da Civilização Egipcia (NMEC).

Este é um museu novo (mas não o novíssimo, que inaugurou depois da nossa passagem por lá) pra onde foram levadas 22 múmias (18 reis e 4 rainhas) das 17ª-18ª-19ª dinastias (os faraós que a gente mais conhece) e onde tb tem um panorama geral da história do Egito, é muito legal!

5.thumb.jpeg.2734c6e8fb86729d02c1683523fd637b.jpeg

De mochilão no Museu!

3.thumb.jpeg.d6c874d119d7061f4b9cc43fd3b89064.jpeg

:D

4.thumb.jpeg.9a96cb5acf5a4a69f52064dbea74a31c.jpeg

Nos fundos do Museu!

Lá na parte das múmias não pode filmar, mas o museu é bem moderno e instrutivo... lá estão vários Ramsés, vários Tuts, a Rainha Nefertiti e a minha deusa mor, a Hatshepsut! Eu gostei demais!

Acho que era umas 15h quando já tínhamos visto tudo (o museu não é grande) e resolvemos já ir ao aeroporto, nosso voo pra Luxor era 18h.

8.thumb.jpeg.bf0637801552acc64eddbf4d62871fd2.jpeg

Pausa para o vinho Egipcio... nem sabia que eles faziam vinho, rs!

Chegamos ao aeroporto e dá-lhe todos os controles de segurança novamente... vc nem entra no aeroporto sem um cartão de embarque! Comemos alguma coisa e ficamos esperando... nosso voo atrasou 2h... mas enfim embarcamos e uns 40 minutos depois pousamos em Luxor!

7.thumb.jpeg.d43861c78cbbc81c7e61508a892af39a.jpeg

Atrasou 2h!

Decidimos ir de avião pq além de muito demorados, os trens, na época que fomos, estavam bem zuados. Nossa viagem era bem curta e a gente não queria passar 12h dentro de um trem, melhor coisa que fizemos. O voo foi pela Egypt Air e foi muito barato!

Em Luxor não há transporte público muito organizado e nem Uber, então já tínhamos combinado transfer com o Hotel que ficamos. Avisamos que estávamos atrasados, quando chegamos eles já estavam nos esperando.

Fomos pro Hotel Nefertiti, que indico muito, comemos por lá e ainda demos uma voltinha pelas redondezas. O dia seguinte promete!

CONTINUA

(mais umas fotinhas nas Pirâmides)

9.jpeg

10.jpeg

11.jpeg

12.jpeg

14.jpeg

Quem pagou pra entrar nelas, entra por aqui!

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
15 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana Champi E as roupas Ju?Todos,ou a maioria,usa roupas ocidentais?Vai ver que foi por isso que o véio mexeu com voce,não?

Nada, ele mexeu comigo pq era um escroto, kk, eu tava de calça larga e blusa solta, com lenço cobrindo os ombros. Por causa do sol, pq poderia estar com os braços de fora sem problemas tb... nessas cidades grandes e/ou muito turísticas essa questão é bem sussa! Por natureza eu já não uso roupa curta, justa e essas coisas, então ele era só um babaca mesmo (até pq nunca a roupa de alguém justifica qualquer tipo de assédio).

Em comparação a Omã o Egito (por onde andei, claro) é muito mais tranquilo, até pq só uma parte da população é muçulmana, e mesmo os(as) muçulmano(a)s usam roupas diferentes... alguns mais tradicionais, outros só roupas cobrindo o corpo mesmo... com calças e lenços. Arrisco dizer que a maioria usa roupa "ocidental".

Achei muito louco que eles usam roupas de frio... frio mesmo, blusa, casaco... e eu tava quase tendo um troço de calor!

Editado por Juliana Champi
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...