Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!

Postado
  • Membros

O que eu escrevo abaixo é minha opinião sobre o assunto. Não desejo que ninguém se sinta ofendido e nem que pensem que estou falando em nome de outros usuários do fórum.

Desde que eu voltei a postar ativamente no fórum (algumas semanas atrás), eu tenho tentado ajudar nas seções que eu já fui atrás em mochilões passados (Índia, Roteiros e Destinos – Europa, América do Sul e Ásia). Nessas poucas semanas participando, eu já perdi um pouco a vontade de participar de algumas seções do fórum (principalmente do de Roteiros – América do Sul e Europa) por motivos que explicarei abaixo. Conversando com alguns outros membros mais antigos do fórum, eu percebo que esse sentimento é compartilhado por alguns. É notável também como grande parte das mensagens é respondida por pessoas que também estão planejando viajar pela mesma área, mas que ainda não viajaram (nada de errado nisso, só mostra que pessoas mais experientes também já estão cansadas).

Eu acho que grande parte das pessoas (inclusive eu) está cansada de participar dessas seções do fórum pelos mesmos motivos. Todo dia aparece algum novato criando posts com as mesmas perguntas, que já foram respondidas dezenas de vezes no fórum anteriormente. Grande parte dessas pessoas acaba encontrando o fórum através do Google quando estava procurando sobre viagem econômica ou procurando informações sobre onde pretende viajar.

Desnecessário dizer que ninguém aqui no fórum está ganhando dinheiro para ajudar ninguém e que, se você realmente se interesse em ser um mochileiro, ou ao menos um viajante independente, o mínimo que se deve fazer é pesquisar sobre como outros viajantes economizam, como fazer seu próprio roteiro e ler sobre os destinos que te interessam. Mesmo porque, penso que grande parte das pessoas viaja assim, pois, além de ser mais econômico, gostamos de fazer uma viagem com a nossa cara. Pensando nisso, para mim é um absurdo perguntas do tipo:

- “Quero ir para a Europa e tenho 30 dias, para onde eu vou?” (Ninguém aqui é agente turístico...)

-“Que roteiro faço para o país XXX” (Viajantes independentes planejam seu próprio roteiro)

-“Quantos dias são necessários para se “fazer” tal cidade” (Quantos dias você vai gastar numa cidade depende do seu interesse na cidade, no que pretende visitar, o quanto quer conhecer a cultura local e outros fatores e não adianta pensar que tem os mesmos interesses de outras pessoas daqui, não existe padrão para isso).

Para começar a responder essas perguntas, você deveria começar consultando a seção destinos do fórum, na seção do país/continente que você pretende ir. Você também pode comprar um guia de viagem e começar a ler sobre o país que quer ir. Na seção guia do mochileiro de 1ª viagem tem respondido várias perguntas que alguém nunca viajou possui.

Como por exemplo:

Manual do viajante independente: manual-do-viajante-independente-t38892.html

Planejamento e Roteiro : como fazer? planejamento-e-roteiro-como-fazer-t49504.html

Albergues e Hostels – Tudo sobre... albergues-e-hostels-tudo-sobre-t35674.html

Como calcular o custo de sua viagem como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html

Ainda assim, existem algumas pessoas que já tem essas dúvidas iniciais resolvidas e começam a ter dúvidas de aspecto mais prático, como:

- “Que meio de transporte uso da cidade X e Y?“

- “Quanto tempo gasto para X?”

- “Quanto custa Y?”

- “O que há para se fazer no lugar Z?”

-“Onde durmo nessa cidade?”

-“Quais baladas são boas dessa cidade?!”

-"Quanto tempo preciso na cidade W , sendo que meus interesses nessa cidade são X, Y e Z"

Apesar de essas perguntas serem pertinentes para um viajante, a maioria dessas perguntas está respondida no fórum (principalmente na seção de Destinos). Se você não achar nessa seção, use a ferramenta de busca do fórum. Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).

Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!

Você estava procurando algo e acabou descobrindo algo interessante? Porque não compartilhar? Entre na seção de destinos e poste no lugar devido a informação. Assim vai agilizar pro próximo viajante!

Acho que está havendo uma inversão de valores aqui. Os iniciantes deveriam participar da seção destinos primeiro para depois participar da seção de roteiros, e não o contrário. Além disso, esse fórum não existe para substituir agências turísticas. Acredito que o principal seja pessoas trocarem contatos e experiências , acima da troca de informações (que também é muito útil).

Abraços!

• Respostas 128
  • Visualizações 29.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

O que eu tenho certeza é:

Se você escrever um tópico falando "europa em 30 dias" e colocar nele exatamente que cidades ir por quanto tempo, que trens usar, que hostels ficar, que restaurantes comer e que lugares ver, de preferência culminando com um valor total baixo... vai ter cidadão que fica satisfeito com esse tópico e resolve viajar com seu tópico impresso debaixo do braço sem nem pesquisar nada...

Sei disso pq tem gente que abre tópico perguntando exatamente essas coisas ou que ja me mandaram mail ou mensagem no MSN perguntando essas coisas ou pedindo para eu enviar "planilhas" (QUE EU NÃO TENHO, já aviso kkk)

Postado
  • Membros

Bom dia Amigos,

Não sou uma das pessoas que mais possuem relatos, roteiros entre outros nesse fórum, admito fazer o que !! Mas uma coisa garanto ajudo no que posso, me cadastrei em 2009 e vou ser direto desde então poucas mensagens eu enviei. Não sei se é por preguiça ou por falta de tempo. Ultimamente ando visualizado o fórum diariamente, não só por estar planejando algumas viagens, mas por gostar do espírito que o fórum possui "Mochieleiro".

Sandman, concordo com você em grau e gênero, até por acompanhar diariamente o fórum vejo que muitos se cadastram apenas para fazer uma simples pergunta e nunca mais aparecem, isso é ruim? eu acho que sim, pois deixam de aprender... ( Quer mastigado? Procure a CVC)..rs rs rs

Montei alguns roteiros de viagens só me baseando em informações do fórum, e todos foram maravilhos... Tenho que dizer li muita coisa.....Como você mesmo disse os tópicos estão cheios de perguntas repetidas, mas cheios de informações também !!!

Uma dica seria, fazer como vi em alguns tópicos, onde os editores colocaram em primeira página as principais dicas e um resumo.. Facilitaria aos novatos e deixariam as perguntas para apenas coisas importantes...

Postado
  • Membros

Posso dar uma opinião (rs)?

Sim, enche o saco ver as mesmas perguntas. Mas nao é errado perguntar - afinal, um forum é movido de perguntas e respostas rs. So que existem perguntas e existem Perguntas. Eu edito o Orçamento x Destino, e ali a pergunta mais frequente é "o quanto eu vou gastar?". OK, nao é errado perguntar pra ter ideia do gasto da viagem, planejar o custo financeiro de viagem num piscar de olhos é pra quem tem pratica . Mas perguntar "Quanto gasto, incluindo passagem e hospedagem ?" é coisa de iniciante (e/ou de preguiçoso).

Perguntar se vale mais a pena passar mais dias na cidade X ou ja ir direto pra cidade Y é valido sim. Nada pior do que programar um dia todo pra conhecer numa cidade e descobrir que em duas horas voce ja esgotou suas possibilidades - isso já aconteceu comigo e me arrependo de nao ter perguntado. Pra isso temos o forum de Roteiros, pra obter pitacos.

Como o Sadman avaliou bem, a maioria dos usuários novos chegam aqui pelo Google. Mas avaliou mal em um detalhe: eles não tem a minima ideia do que é um Forum ou como ele funciona. E sim, muita gente acha a primeira vista que o Mochileiros é uma Agencia de viagens, daí tantas perguntas que dá vontade de responder "procure a CVC..." rs

Temos que lembrar, por mais que dê vontade de amaciar o povo com um taco de baseball (rs) que ninguem nasce sabendo. Hoje, com a economia estável e o facil acesso a informação, o viajar por lazer se tornou cada vez mais acessivel. Tão acessivel que "Mochilar" virou modinha, e boa parte não compreende que ter uma mochila nas costas nao torna ninguem um Mochileiro (leia-se , um viajante independente). Viajar sem o auxilio de agentes de viagens, excursões ou CVCs da vida , ainda é pra poucos. Seja por insegurança ou por que dá muito trabalho pensar em tudo. Porque dá mesmo, mas é a unica forma de fazer da viagem a S U A viagem, do nascer da idéia até as fotos impressas e lembrancinhas na volta.

A cerca de um ano atras, o Xaliba abriu um topico com essa mesma frustração: a preguiça geral e a percepcao de que alimentamos essa preguiça ao responder; melhorou algumas coisas, mas este tipo de usuario continua aparecendo... Sumir com eles, a gente nunca vai conseguir; aprender sozinhos, alguns tambem não vão. Mas podemos reeduca-los: a melhor forma de ajudar um recem-chegado é não responder a essas perguntas basicas; no máximo , ajudá-lo a encontrar a informação. Pode parecer que é "dar o peixe", mas as vezes colar um link com o sub-forum que tem o assunto que o cara quer já abre a cabeça dele pra entender como o forum está organizado. Dar UMA sardinha é bem melhor do que um "Vaza, não tem peixe" rs

Quem tá na ideia da mochilada sem compreender que o que é o "Viajar Independente", vai começar sendo "preguicoso" mesmo. Tem o que vai entrar perguntando ate quanto custa a passagem de avião - e se nao obtiver resposta, vai largar mao do Mochileiros.com e achar o forum uma droga. No meio desses, vai ter os que vão aprender a fuçar no forum, pegar todas as informações e ao voltar, esquecer que o Mochileiros. com existe até a proxima viagem. E vai ter um ou outro que não só vai aprender a usar o forum, como tambem vai voltar, escrever seu relato, colocar dicas e retribuir - afinal de contas, se nao fossem outros viajantes terem feito isso antes , ele tambem nao teria informações para ter feito a sua viagem.

Postado
  • Membros

Concordo plenamente, eu participo desde 2008 quando fiz minha primeira viagem ao Peru, eu passava horas lendo os relatos de viagem, também usei muito a internet, yutub tem muito video de mochileiro, utilizei mapas turísticos que apanhei no Consulado do Peru aqui no RJ. Quanto a perguntas tipo: quanto vou gastar? e para onde ir? Acho que na realidade a pessoa nem tem noção do que é ser mochileiro, primeiro que q cada pessoa gasta de acordo com o que tem e com o que pode, eu já fui para alguns lugares onde pretendia ficar duas noites e acabei ficando 5, quanto ao para onde vou? eu curto muito ver as fotos q postam nos relatos de viagem isso já me dá uma idéia dos lugares, mas sinceramente aqui aparece muita gente que na realidade viaja na viagem dos outros, ouseja, ficam só nos sonhos e na vontade, e acabam parando nos obstáculos que elas mesmas criam tipo, tenho medo de viajar sózinho, posso ficar doente, posso me perder, ou ser assaltado, o Avião pode cair e etc, enfim nunca vão sair do sofá e vão continuar fazendo perguntas que realmente já estão mais do que respondidas. Parabéns Sandman. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Postado
  • Membros

Acho estranho as pessoas não terem noção de coisas bem básicas... Quando eu começo a planejar uma viagem, eu nunca penso em perguntar coisas para os outros: eu sempre vou atrás das informações que existem por aí, e é sempre muito mais do que eu consigo assimilar.

Afinal, as principais perguntas quem tem que responder somos nós mesmo, não?!

Postado
  • Membros

Venho acompanhando esse tópico desde o começo, agora resolvi dar um pitaco.

No geral concordo com o Cris disse.

O Mochileiros cresceu muito, e cada vez mais atrai pessoas que não tem o espírito mochileiro, mas que gostariam de fazer uma viagem independente (seja lá por qual motivo, o financeiro que foi citado é um deles).

Acho que o nosso papel aqui não é espantar essas pessoas com uma bronca, nem ficar de babá pra elas respondendo tudo, acho que o que a gente deve é "ensinar" a eles como fazerem isso sozinhos.

Quem acessa muito o mochileiros costuma passar por algumas etapas, primeiro a gente fica irritado com essas perguntas, e até damos umas respostas atravessadas. Com o tempo acabamos por perceber que isso não gera nenhum resultado, e ainda corre o risco de fazer com que o usuário nunca mais volte. E então começamos a ignorar de certa forma essas perguntas.

O que eu costumo fazer quando vejo uma mensagem do tipo "Oi, quero ir pra sei lá onde, como eu faço? quanto vou gastar? que lugares devo conhecer?":

Não costumo responder no fórum pra não gerar ainda mais poluição. Mando uma MP pro usuário com uma explicação bem básica sobre como o fórum funciona, mando alguns links de pesquisa, e explico porque ninguém vai responder a dúvida dele. O que percebo de resultado com esse tipo de informação é excelente. Primeiro que ao contrários de muitas MPs que escrevo para usuários, essas são de fato lidas. Segundo que até hoje nenhuma dessas mensagens ficou em branco, o usuário sempre responde agradecendopela orientação, demonstrando que foi efetivo em esclarecer o espírito do fórum. E terceiro, esse usuário não posta mais perguntas do tipo. Se eles continuam ou não a acessar o fórum isso eu nunca procurei saber. Mas fato é que eles desistiram das perguntas idiotas e começaram a pesquisar.

Mas é claro que se a gente for levar em conta o fórum como um todo, com uma grande quantidade de usuários que fazem perguntas assim, essas mensagens são bem pouco eficazes, afinal eu mando é para um ou outro... E a equipe do fórum tem mais o que fazer ::lol4:: Mas nada impede que qualquer usuário possa dar essas informações, até mesmo no próprio tópico se achar pertinente, afinal o fórum é de todos, ninguém é mais importante aqui por ter o nome colorido aí do lado :wink:

Postado
  • Membros
O que eu costumo fazer quando vejo uma mensagem do tipo "Oi, quero ir pra sei lá onde, como eu faço? quanto vou gastar? que lugares devo conhecer?": Não costumo responder no fórum pra não gerar ainda mais poluição. Mando uma MP pro usuário com uma explicação bem básica sobre como o fórum funciona, mando alguns links de pesquisa, e explico porque ninguém vai responder a dúvida dele. O que percebo de resultado com esse tipo de informação é excelente. Primeiro que ao contrários de muitas MPs que escrevo para usuários, essas são de fato lidas. Segundo que até hoje nenhuma dessas mensagens ficou em branco, o usuário sempre responde agradecendopela orientação, demonstrando que foi efetivo em esclarecer o espírito do fórum. E terceiro, esse usuário não posta mais perguntas do tipo. Se eles continuam ou não a acessar o fórum isso eu nunca procurei saber. Mas fato é que eles desistiram das perguntas idiotas e começaram a pesquisar.

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Postado
  • Membros
Acho estranho as pessoas não terem noção de coisas bem básicas... Quando eu começo a planejar uma viagem, eu nunca penso em perguntar coisas para os outros: eu sempre vou atrás das informações que existem por aí, e é sempre muito mais do que eu consigo assimilar.

Afinal, as principais perguntas quem tem que responder somos nós mesmo, não?!

Assino embaixo camarada

Tirar uma dúvida, pedir um conselho, esclarecer alguma dificuldade, etc... Normal, afinal esse fórum, creio, que serve pra isso,né

Mas tem muita gente que cai de para-quedas aqui e nao se da o trabalho de pesquisar nada

Postado
  • Membros

Sandman, o topico ta muito bom, porem como disse a Cris, isso e uma batalha antiga aqui... mas toda ajuda e valida.

Apenas uma correcao.... Pra um tipo desses que vc critica ler seu topico vc tinha que mudar o titulo para :

Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar! Europa, America do Sul ou Brasil em 20 dias com precos e dicas!

Ai eles provavelmente vao abrir o topico.... Ai ao abrir e ver que vc escreveu um texto muito bom, mas com mais de 2 paragrafos, ja nao vao ler, entao penso que o correto seria:

Bem vindo ao Mochileiros.com,

Nao somos uma agencia de viagem, se voce nao pesquisou ainda sobre sua viagem, pesquise! Se fizer alguma pergunta cretina ou repetida, seu HD sera deletado.

Obrigado..

A pscologia 'e adoravel!!!

Postado
  • Membros

SandMan e demais,

Acho que esse tipo usuário sempre existiu, mas vem aumentando de numero devido a expansão econômica brasileira que permitiu mais pessoas passassem a viajar. Tento ser o mais paciente possível com usuários novatos, mesmo com perguntas obvias ou que acabaram de serem respondidas. Obvio que as vezes perco paciência com pessoas que claramente são folgadas, e acham que somos agência de viagem. Lembro que +- 1 ano atras teve um usuário no Fórum de Toledo fez uma pergunta, que tinha sido respondida exatamente no Post acima toledo-perguntas-e-respostas-t26072-15.html. Mais recentemente uma novata colocou uma mensagem padrão nas 8 cidades do roteiro para EUROPA, a mensagem falava somente quantos dias estava em cada cidade e o hostel e pedia para montar o roteiro. Respondi da mesma maneira em todos os 8 tópicos, sem perder a educação, mas dando um toque sutil o que aqui não é agência. (talvez não tão sutil pq repeti isso nos 8 topicos que ela postou ::lol4:: )

Não acho que tenha que se pesquisar tudo antes de vir perguntar, o Mochileiros serve não só para troca de experiencias, mas também para dicas e por ser uma site acesso por milhares de pessoas, uma pergunta possa ser respondida mais facilmente e de diversos ponto de vista. Outra coisa que voce falou e que acho uma pergunta natural é o tempo de permanecia em cada cidade, é muito comum para o mochileiro de 1 viagem (me incluo qnd fiz o 1 mochilão) superdimensionar o tempo, achando que consegue ver 15 atrações passando 3 dias em Paris. Dar um toque ou uma toque ou uma dica sempre ajuda.

MAS o que venho observado e me deixa triste é o surgimento de cada vez mais de " Viajantes Independentes"(o entre aspas, pq independente da CVC mas são dependente da agência internete da opinião dos outros) com um perfil de viagem do que chamo de Turismo-Consumo, que não está relacionado a compras de roupa e etc, mas a consumir uma Viagem, como se consome um produto qualquer, uma calça. Consomem um produto turistico , seja uma atração, um trekking ou um museu. Consome sem nem analisar se gostam, se essa atração se encaixa no que você gosta. Pessoas que odeiam museu mas vão no Louvre somente pq alguém disse que ir para Paris e não visitar o Louvre é um absurdo. Pessoas que fazem o trekking da Senda Costeira em Ushuaia, sem nem gostar de Ecoturismo ou de Caminhadas. Consomem o produto Louvre ou Senda, por estar na Moda e não por serem atividades que encaixam no seu perfil.

As vezes nem me sinto com se tivesse numa agencia da CVC, mas um Vendedor numa loja de calças no Bras, o cara chega e diz, me mostra ai 20 calças.! Pedem só o produto descartável e só vem no Bras pq não tem dinheiro para comprar calça na Loja cara do shopping ::Ksimno::

Para mim e muitos aqui do site, viajar vai além, mas muito além de consumir turismo. É uma experiencia de vida, uma formar de conhecer novos mundos, ampliar horizontes. Vivemos a viagem desde de antes de acontecer, já na fase do planejamento, onde lemos relatos, e ficamos imaginado e divagando sobre o lugar. Onde ser um mochileiro é fazer uma roteiro próprio, não um roteiro generalizado , um roteiro para ovelha negra do turismo, e não para a Manada. Viajar independente é reclamar do perregue na hora que acontece, mas depois dar boas risadas e até agradecer intimamente que aconteceu, pois diferente da calça, uma viagem vem com defeito e erros. Somos o oposto do turismo-consumo, onde tudo já vem pronto e pré-fabricado e qualquer defeito que der na peça é motivo de reclamação e decepção.

Essa observação do crescimento do Turismo-Consumo seja por agência, seja "viagem independente" em detrimento da viagem com vivência de vida, que venho constatando não só no site, como nas próprias viagens é que me deixa triste.

Abraços

PS ate postei um Post maior sobre o Turismo-Consumo aqui buenos-aires-perguntas-e-respostas-t5611-1140.html,

Acho que vou acabar gerando um tópico próprio, pq tá um assunto meio off-topic

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.