Ir para conteúdo

SETE CIDADES : O Parque esquecido do Brasil - Piauí


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES : Mais uma da série , parques esquecidos no Brasil.

 

644b0631e99a3.jpg

 

ONDE FICA : No ESTADO DO PIAUÍ , uns 200 km da capital ( Teresina) e uns 130 km de Parnaíba( litoral) , entre as cidades de Piracuruca e Piripiri.

 

644b09e8b615d.jpg

 

 

 

 

 

644b06ae19ab4.jpg

 

O QUE VER LÁ: É um parque que preserva principalmente FORMAÇÕES ROCHOSAS , pinturas rupestres, além de áreas de transição entre Cerrado e Caatinga .

 

644b06de9f795.jpg

 

QUANTO CUSTA : A entrada no Parque Nacional é GRATUÍTA, grátis , de graça, free , 0800.

 

644b07027f651.jpg

 

PRECISA DE GUIAS? Apesar de várias informações na Internet dizendo que é preciso contratar guias , essa informação não se confirmou e entramos sem a necessidade de contratar ninguém. E você pode entrar com carro, a pé ou de bicicleta pra acessar as pequenas trilhas que levam aos conjuntos de formações. Mas , como se trata de uma área muito pobre, mesmo a gente NÃO GOSTANDO DE ANDAR COM GUIAS, gastamos o valor da guiada, comprando artesanato delas. Mas se vc gosta da presença de um guia, deve gastar uns 100 reais para um grupo de umas 4 pessoas, mais ou menos.

 

644b0a3173d1b.jpg

 

644b07367bb58.jpg

 

644b0a7ba390c.jpg

 

PORQUE SETE CIDADES? É o nome que deram para cada conjunto de monumentos ( sete conjuntos, cada um representa uma cidade) .

 

644b079bd0864.jpg

 

644b07c867c69.jpg

 

644b099d0a68b.jpg

 

QUANTO TEMPO ? Um dia no parque me parece suficiente e ainda dá pra fechar o dia na Cachoeira do Riachão , já que o calor é um inferno em brasa.

 

644b0816bdc0d.jpg

 

644b0ad7d577a.jpg

 

644b0b050026f.jpg

 

ONDE FICAR: Dá pra se hospedar em Piracuruca pra que vem do litoral ou em Piripiri , pra quem vem da capital , que é a única do Nordeste que fica no Interior.
Nós não fizemos nem uma coisa, nem outra , fomos direto para o parque Nacional e nos aventuramos pelo caminho, partindo de Piracuruca. Uns 4 km antes da Guarita de entrada para o parque, tentamos montar nossa barraquinha de camping na casa de um morador das redondezas, mas ele nos ofereceu um rancho construído encima de uma rocha gigante , num lugar surreal, no meio da floresta , onde dormimos em redes e que nos custou 40 reais por pessoa. Mas , tem que estar com equipamentos pra camping , fogareiro, comida. Havia uma pousada antes , mas achamos que poderia custar um rim , passamos reto.

 

644b085430a73.jpg

 

644b08b4d039d.jpg

 

644b08f290fa1.jpg

 

644b0b3f43e80.jpg

 

OPINIÃO PESSOAL: Adoramos o parque, além de bonito e interessante, contendo também pinturas rupestres, ninguém te enche as paciência e vc fica a vontade , não há cobrança de ingressos e nem outras burocracias cretinas. O fato negativo é que as instalações, placas, escadarias , mirantes , estão praticamente destruídos, como se o parque estivesse abandonado , sendo difícil identificar cada monumento . Mas se vc gosta de ficar ouvindo aquelas ladainhas e conversas fiadas e ou histórias pra boi dormir, contratar um guia pode ser interessante.

 

644b0b6bc0d1c.jpg

 

 

 

644b095c89e6a.jpg

 


https://aventurebox.com/divanei

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@divaneiConheci sete cidades em 2012 com guia. Na época,nem lembro quanto paguei só que foi muito pouco, como ao hotel também, no calor abrasador de Piripiri.Disse o guia que iam melhorar a infraestrutura mas como vivemos 10 anos em que nada foi feito por todo o país,não espanta você encontrar no mesmo jeito em que fui.Ir com guia tem o diferencial de ficar sabendo de algumas formações que não estão tão evidentes, como por EX,o mapa do Brasil. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu tô indo pro Maranhão e Piauí agora em junho e quero muito visitar esse parque. É difícil achar informação sobre ele! Vi o relato de um cara que foi sozinho e foi a maior mão de obra para conseguir chegar (de ônibus) e achar um guia (obrigaram ele a ir com um, mas como ele não tinha carro não tinha como ninguém levar ele...). Parece até que o parque não quer receber visitas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Nara Matos É fácil.Só se mudou muito lá,mas pelas fotos não, Há ônibus da Guanabara que ligam Fortaleza -Sobral -Teresina -Piripiri-Parnaíba -São Luís.Vá preparada para ver os lugares mais pobres do país e um calor terrível. Mas,Vale a pena.Para visitar o parque, se hospede em Piripiri e arranje um guia lá, como eu fiz.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/05/2023 em 14:10, divanei disse:

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES : Mais uma da série , parques esquecidos no Brasil.

 

644b0631e99a3.jpg

 

ONDE FICA : No ESTADO DO PIAUÍ , uns 200 km da capital ( Teresina) e uns 130 km de Parnaíba( litoral) , entre as cidades de Piracuruca e Piripiri.

 

644b09e8b615d.jpg

 

 

 

 

 

644b06ae19ab4.jpg

 

O QUE VER LÁ: É um parque que preserva principalmente FORMAÇÕES ROCHOSAS , pinturas rupestres, além de áreas de transição entre Cerrado e Caatinga .

 

644b06de9f795.jpg

 

QUANTO CUSTA : A entrada no Parque Nacional é GRATUÍTA, grátis , de graça, free , 0800.

 

644b07027f651.jpg

 

PRECISA DE GUIAS? Apesar de várias informações na Internet dizendo que é preciso contratar guias , essa informação não se confirmou e entramos sem a necessidade de contratar ninguém. E você pode entrar com carro, a pé ou de bicicleta pra acessar as pequenas trilhas que levam aos conjuntos de formações. Mas , como se trata de uma área muito pobre, mesmo a gente NÃO GOSTANDO DE ANDAR COM GUIAS, gastamos o valor da guiada, comprando artesanato delas. Mas se vc gosta da presença de um guia, deve gastar uns 100 reais para um grupo de umas 4 pessoas, mais ou menos.

 

644b0a3173d1b.jpg

 

644b07367bb58.jpg

 

644b0a7ba390c.jpg

 

PORQUE SETE CIDADES? É o nome que deram para cada conjunto de monumentos ( sete conjuntos, cada um representa uma cidade) .

 

644b079bd0864.jpg

 

644b07c867c69.jpg

 

644b099d0a68b.jpg

 

QUANTO TEMPO ? Um dia no parque me parece suficiente e ainda dá pra fechar o dia na Cachoeira do Riachão , já que o calor é um inferno em brasa.

 

644b0816bdc0d.jpg

 

644b0ad7d577a.jpg

 

644b0b050026f.jpg

 

ONDE FICAR: Dá pra se hospedar em Piracuruca pra que vem do litoral ou em Piripiri , pra quem vem da capital , que é a única do Nordeste que fica no Interior.
Nós não fizemos nem uma coisa, nem outra , fomos direto para o parque Nacional e nos aventuramos pelo caminho, partindo de Piracuruca. Uns 4 km antes da Guarita de entrada para o parque, tentamos montar nossa barraquinha de camping na casa de um morador das redondezas, mas ele nos ofereceu um rancho construído encima de uma rocha gigante , num lugar surreal, no meio da floresta , onde dormimos em redes e que nos custou 40 reais por pessoa. Mas , tem que estar com equipamentos pra camping , fogareiro, comida. Havia uma pousada antes , mas achamos que poderia custar um rim , passamos reto.

 

644b085430a73.jpg

 

644b08b4d039d.jpg

 

644b08f290fa1.jpg

 

644b0b3f43e80.jpg

 

OPINIÃO PESSOAL: Adoramos o parque, além de bonito e interessante, contendo também pinturas rupestres, ninguém te enche as paciência e vc fica a vontade , não há cobrança de ingressos e nem outras burocracias cretinas. O fato negativo é que as instalações, placas, escadarias , mirantes , estão praticamente destruídos, como se o parque estivesse abandonado , sendo difícil identificar cada monumento . Mas se vc gosta de ficar ouvindo aquelas ladainhas e conversas fiadas e ou histórias pra boi dormir, contratar um guia pode ser interessante.

 

644b0b6bc0d1c.jpg

 

 

 

644b095c89e6a.jpg

 


https://aventurebox.com/divanei

Esse é um destinoque está no meu roteiro para 2024 ou 2025. Já pesquisei um pouco, porém tive conversas com uma pessoa que já foi lá. Para se chegar tem que partir de Piripi, que hoje conta com 1 ônibus indo de Terezina (Capital do Piaui), até Piripiri sai na casa dos 30,00, preço que essa pessoa me fornaceu em janeiro de 2023 ((esse ano). De Piripiri a Parque Nacional de Sete Cidades, o meu mais rápido, é de táxi que o vlor com uma boa conversa, sai em torno de 100,00. Bem, o ideal é você alugar um carro na cidade e ir até o Parque, lá tem vários guias e de carro você vai aproveitar bem mais, pois além das belesas naturais do Parque tem as pinturas rupestres (essas que me chamam a conhecer o Parque). Pesquise o aluguel do carro e os dias que você pretende ficar, o restante segundo a pessoa que me deu essas informações.

Cara, eu gosto de fazer visitas onde tem pinturas rupestres.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, Nara Matos disse:

Eu tô indo pro Maranhão e Piauí agora em junho e quero muito visitar esse parque. É difícil achar informação sobre ele! Vi o relato de um cara que foi sozinho e foi a maior mão de obra para conseguir chegar (de ônibus) e achar um guia (obrigaram ele a ir com um, mas como ele não tinha carro não tinha como ninguém levar ele...). Parece até que o parque não quer receber visitas.

Mais informações, me passaram esse instagram: https://www.instagram.com/parnasetecidades/

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, D FABIANO disse:

@joshiltonIsso mesmo que fiz há mais de 10 anos.Gosta de pintura rupestre? Já pensou em ir na Serra da Capivara, mais ao sul? Lá eu não conheço.

Sim, já. Ainda não está no meu roteiro, porém sempre que viajo, gosto de passar acima de 15 dias, então quando chegar no Parque das 7 cidades, poderei verificar a possibilidade de ir a Serra da Capivara. Já li algumas dicas de como chegar lá. Como provavelmente irei alugar umcarro, é provavel que darei um "pulo" de uns 5 dias por lá

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...