Ir para conteúdo

Água de Trilhas - Como obter e purificar?


rjquel

Posts Recomendados

  • Respostas 131
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

divanei

 

Esse hidrosteril, hipoclorito de sódio, tem no postinho de saúde gratuitamente. Nos mercados maiores, ou farmácias, você também encontra na forma de pastilhas, onde a mais "famosa" é a CLOR-IN.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal moro numa cidade no interior do Paraná - encontrei Hipoclorito com o Pessoal da Vigilância Sanitária Epidemilogica - gratis - veio num frasco plástico (lembra o de água oxigenada) e tem validade de 2 ANOS - muito prático.

Fica a dica - liguei no posto de saude e me indicaram o pessoal da Vigilância - foi super fácil de achar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Falaram sobre nitrato de prata coloidal...não é nitrato de prata é PRATA COLOIDAL mesmo...a prata coloidal mata praticamente qualquer microganismo.

Mas, eu particularmente nunca me preocupei em tratamento de agua. Apenas sou bastante criterioso na escolha da fonte e como normalmente minhas aventuras são na mata atlantica, água de qualidade não é dificil. Diria até que melhor que qualquer agua da cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Bom pessoal !

Uma coisa importante pra quem acampa, faz bivaque ou trekking é a água, e em algumas situações ela pode ser escassa ou inexistente em casos de emergência, entaum postemos aqui formas de obtê-la nas diversas situações.

 

Bom, uma boa dica é: você precisa de um Saco Plástico, ítem que deve estar sempre na mochila de quem pratica as atividades acima, você deverá pegar o saco e colocar em uma parte com bastante folhas de uma árvore (Colocar o galho DENTRO do Saco) e amarrar bem a boca do saco, a água será obtida pela respiração da planta ! O processo não é rápido mas nos momentos de necessidade pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Breno!! muito legal este post seu.

 

Eu ando muito pela Chapada Diamantina e me perdi uma vez, na Serra do Candombá, fiquei sem água e bicho pegou!!! Bom, vou dar uma dica que funciona bem naquela região: Seria extrair água estocada nas folhas da bromélia, uma planta bem comum na Chapada Diamantina, Bahia. Na mesma região, é possível também identificar área de charco e cavar até minar água (eu fiz este procedimento tb).

Bom, essas dicas eu utilizei e funcionou na hora do desespero, da sobrevivência... não é uma informação técnica.... enfim...

 

Grande Abraço!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ótima dica Frida.

Já que enveredamos pela seara da Flora uma ótima sugestão nesse assunto são os cáctus, estão presentes principalmente nas áreas semi-áridas mas não é raro vê-los em outras regiões climáticas, essas plantas armazenam líquidos por todo o ano, pra ajudar nesse processo transformaram ao longo do tempo suas folhas em espinhos pra evitar a respiração que aconteçe na primeira dica. Bom, o procedimento é: Cortar a planta e beber as gotas que escorrem (Parece água de côco), um canivete já dá pra cortar cuidado com os espinhos e as plantas LEITOSAS, não consuma plantas ou a seiva das plantas que liberam alguma forma de leite é perigoso, há também algumas plantas de raízes pneumáticas (Ocas) que você pode encontrar água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...