Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Colômbia 15 dias (bogotá/minca/tayrona/cartagena/medellín) - julho 2023

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Oi gente! Meu nome é Luisa, tenho 19 anos e voltei esses dias da minha primeira viagem sozinha, que foi pra Colômbia. Decidi trazer meu relato da viagem aqui, pois o fórum foi de grande importância pra mim durante o meu planejamento, e espero poder trazer também dicas pra quem esteja querendo ir pra lá.

Primeiro de tudo, meu sonho era mochilar, mas atualmente eu trabalho e estudo, então só me restam 15 dias de folga hehe tive que fazer uma trip mais acelerada por causa disso, e foi BEM cansativo. Acho que se desse pra ficar uns dias a mais em cada cidade eu poderia fazer tudo com mais calma, mas aproveitei muito tudo e aprendi bastante com essa experiência. 

Segundo, por quê a Colômbia? Sei que não é o destino mais indicado pra mulheres jovens e inexperientes com viagem solo, e eu acabei decidindo sem muito conhecimento sobre isso. Era um destino com preços acessíveis, e foi esse o primeiro ponto que me fez escolher lá. Mas, sinceramente, até hoje não sei explicar o motivo da minha escolha, foi meio sem querer... acho que a Colômbia me chamou kkk. E, sinceramente, me senti segura em 99% dos momentos. Brasileiro já tá acostumado a ser cuidadoso com seus pertences nas ruas, então é só continuar vigilante que dá tudo certo. Também não é indicado andar por regiões não muito turísticas, pelo menos sozinho/ a noite. 

Nesse primeiro tópico vou dar umas dicas gerais e, posteriormente, nos próximos tópicos, vou relatando sobre cada destino.

Meu roteiro foi:

3 dias em Bogotá

2 1/2 dias em Santa Marta (1 dia em Minca, 1 1/2 dias no Parque Tayrona)

4 dias em Cartagena

3 dias em Medellín

Meu voo foi de Porto Alegre - Lima e Lima - Bogotá. Achei os preços do duty free melhores em Porto Alegre, caso alguém tenha essa curiosidade hehe

A passagem eu comprei com milhas, então não tive esse gasto. No fim dos relatos vou fazer uma relação de preços. 

Como levar dinheiro:

Usei apenas o cartão da WISE, mas levei uns dólares físicos de emergência, que nem foi preciso. O cartão funcionou (como débito) em todos os lugares. Não tem como comprar COP (peso colombiano) na Wise, mas tendo dólar ou euro na conta o cartão faz a conversão automática. Porém, o mais indicado é ter dinheiro físico, pois evita que pague a taxa da maquininha de cartão (que é cobrado a parte em alguns lugares) e tem locais que só aceitam papel (é bem comum! sempre tenham efectivo). Pra sacar dinheiro eu usei o cartão da Wise também, mas só consegui utilizar os caixas do banco DAVIVIEDA. Acho que até funciona em algum outro banco, mas ouvi dizer que tem uma taxa alta. Usei todas as vezes esse banco, que é bem comum lá, e funcionou sem problemas. A dica é inserir o cartão antes de clicar em qualquer coisa na máquina, e logo vai aparecer a opção de escolher o idioma. 

Inclusive usei o cartão da Wise em algumas compras pela internet que eram em COP. Nem todo site aceita, mas vale tentar pra não ter que pagar IOF.

Hospedagens:

Só fiquei em hostel, vou ir especificando eles nos relatos. Tem bastante hostel na Colômbia, e de qualidades absurdas! Sério, alguns pareciam hotéis, com preço bem mais em conta e localizações excelentes. É o melhor jeito de se hospedar viajando solo, principalmente pra conhecer pessoas.

Transporte:

Táxi é meio caro, e ouvi dizer que não é muito seguro pegar eles na rua, pois existem vários falsos. O melhor é pegar direto no ponto deles ou pedir pro hostel chamar um. A dica é sempre combinar o valor da viagem antes de entrar no carro, não vi nenhum usando taxímetro. E dá pra dar uma negociada, eu costumava olhar o preço da rota no Uber antes e usar aquilo como base. 

Sobre outros apps de transporte: apesar de serem ilegais, eles funcionam super bem e todo mundo usa. Além do Uber, também é bem popular o InDrive, usei os dois e recomendo.  Geralmente os motoristas vão pedir pra tu sentar na frente, mas é bem tranquilo, e me senti mais segura usando Uber lá do que no Brasil...

Cada cidade tem um transporte público diferente. Nos relatos detalho mais.

Rotas entre cidades:

Recomendo bastante viajar de ônibus, são baratos, seguros (apesar de os motoristas dirigem na bse da emoção kkk) e muito confortáveis (mas levem casaco pois é bem gelado!). As principais companhias que eu me lembro são a Coopertur e Expresso Brasília (muito boa). Deixem pra comprar as passagens direto na rodoviária, é mais barato e (nas minhas vivências) sempre tem vaga.

Já se preferir avião (às vezes compensa quando tem promoção, fiquem de olho no Google Voos), as cias low cost lá são a Wingo e Avianca. Existia a Viva mas ela parou de funcionar. Usei ambas e não tive problema, mas, pelo menos na Wingo, foram bem criteriosos em relação a quantidade de bagagem. Se forem levar mais de uma, comprem esse adicional antecipadamente!

Seguro viagem, vacina, visto chip, etc:

Não fiz seguro viagem pois meu cartão de crédito já tem, só precisei notificar eles.

Comprei um e-sim pela Seguros Promo pra já sair do Brasil com internet. Foi caro, confesso, mas não tive problema com internet em nenhum momento e como eu estava viajando sozinha pela primeira vez, foi essencial pra eu me sentir tranquila. Porém tu consegue achar vendedores de chip da Claro em todo e qualquer lugar turístico, estão sempre gritando com um guarda-chuva vermelho  haha acho que no aeroporto se acha também, e provavelmente é mais barato. Eu paguei uns 65 dólares pra um chip de 15 dias, ilimitado. O legal é que ele sempre conecta com a rede mais forte no momento. Indico, mas existem alternativas mais viáveis.  

Em relação a imigração, é preciso apresentar o certificado internacional de vacina amarela. O meu não apareceu no app do ConectSUS, então tive que solicitar por esse site, veio em 3 dias: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

Também é preciso preencher, de 72h a 1h antes do voo, um formulário com as informações do voo e motivo da viagem, chamado CHECKMIG, por esse link: https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro/en

Eles me solicitaram o comprovante da vacina em Porto Alegre ainda, e em Bogotá de novo. No checkmig solicitam o endereço da hospedagem, e na imigração precisei apresentar a reserva do hostel pra confirmarem os dados. É bom ter essa documentação impressa, pois acelera o processo. Mas foi tudo tranquilo e não fizeram muitas perguntas.

Bom, acredito que seja isso, nos próximos tópicos vou começar os relatos de cada cidade, dando algumas dicas e apontando o que eu teria feito diferente. Beijão e estou aberta a qualquer pergunta!

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
8 minutos atrás, Marceloo disse:

Por favor, vc chegou a ver a cotação nas casas de cambio? Queria saber se compensa levar dinheiro e trocar la ou usar cartão?

Não cheguei a ver lá, todos os relatos que vi por aqui diziam valer mais a pena o cartão. 

• 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros
24 minutos atrás, margaridamma disse:

Ola em medelin vc chegou a fazer cambio?

Postado
  • Autor
  • Membros
15 minutos atrás, margaridamma disse:

Oii, fiz somente saques com o cartão da Wise. Em Medellín também, em caixas eletrônicos do banco Davivienda. Tem vários por toda cidade e se acha pelo Google Maps.

Postado
  • Membros

Obrigada pela resposta, outra duvida e sobre hospedagem, eu estou vendo onde me hospedar e li q  é melhor perto do parque las lleras em el poblado porem li q nao se consegue dormir. Vc saberia me dizer em qual rua e bom para hospedar me perto do las lleras. O hostel q vc ficou me pareceu longe do bochicho .

Postado
  • Autor
  • Membros
16 minutos atrás, margaridamma disse:

Obrigada pela resposta, outra duvida e sobre hospedagem, eu estou vendo onde me hospedar e li q  é melhor perto do parque las lleras em el poblado porem li q nao se consegue dormir. Vc saberia me dizer em qual rua e bom para hospedar me perto do las lleras. O hostel q vc ficou me pareceu longe do bochicho .

O hostel que eu fiquei também era no El Poblado, uma das melhores áreas da cidade, muito seguro, silencioso e limpo, cheio de hostels legais e bastante viajantes, e fica do lado da região badalada do parque Lleras, cerca de 10 minutos a pé de toda a região de festas e restaurantes. Dá pra ir a pé até de noite, se tiver em grupo (sozinha não recomendo). Dá uns 6 ou 7 mil pesos de uber. Perto do Lleras deve ser barulhento mesmo, mas na região dos hostels (tem o viajero, purple monkey, los patios, sugar cane, um perto do outro) é super silencioso (até mesmo no viajero que tem festa no terraço todos os dias).

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Legal sua viagem, mas não foi em San Andres? Iria se sentir no Brasil pois só tem brasileiros lá. Voltarei esse ano em junho.

Postado
  • Autor
  • Membros
17 horas atrás, Willian C A Reis disse:

Legal sua viagem, mas não foi em San Andres? Iria se sentir no Brasil pois só tem brasileiros lá. Voltarei esse ano em junho.

Não era minha prioridade e como não tinha muito tempo, optei por não ir. Mas também não me arrependo pois não era bem o tipo de destino que eu buscava na época.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.