Ir para conteúdo

MÉXICO 2023 - 11 DIAS CDMX, OAXACA, SAN CRISTÓBAL Y RIVIERA MAYA


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, mochileiros, como estão??

Gostaria muito da ajuda de quem já fez a viagem pro México @michradu @Rezzende e outros, pra definir meu roteiro ambicioso pros 11 dias que vou estar no México!

Eu gosto de viajar mais slow e conhecendo os lugares, mas como é minha VIAGEM DOS SONHOS (vou comemorar meus 33 anos com ela!), quero fazer tudoooo! rs Me ajudem a ser mais realista?

 

QUAL É O OBJETIVO DESTA VIAGEM?

  1. Aproveitar o Dia de los Muertos mais autêntico que eu puder;
  2. Conhecer a Casa da Frida Kahlo;
  3. Conhecer as regiões de Chiapas e Tulum;
  4. Conhecer algum cenote;
  5. Vivenciar alguma experiência xamânica autêntica hehe

ROTEIRO 29/10 a 9/11

29/10 - Domingo

7h15 Voo para Lima

13h30 Voo para Cancún → Chegada às 19h

ida pro hostel

30/10 - Segunda

Manhã cedo:

Ida para a Cidade do México → Região Zona Rosa

Hostel:

Hostel Home, Cidade do México, México

  • Mercado de Artesanias La Ciudadela
  • Mercado de Coyoacán
  • Museu de Arte Popular - abre?
  • Museu Soulmaya
  • Mercado Roma
  • Monumento a la Revolución Mexicana

→ Ver desfile Día de Los Muertos: Zócalo

  • Teotihuacan → passeio balão ou Tolatongo?

31/10 - Terça

Manhã/Tarde

  • Xochimilco (aquele passeio de comida da Carmen?)
  • Casa Frida Khalo
  • Museu Antropologia

Noite

→ Ver desfile Día de Los Muertos: Zócalo/Cidade Universitária

01/11 - Quarta

Manhã

  • 6h: Ida para Oaxaca

Tarde/Noite

  • 12h: Chegada em Oaxaca
  • Mercado Benito Juarez
  • Día dos Mortos em Oaxaca

→ Os souvenirs também são lindos e baratos no interior do México. Se você fizer essa viagem, compre em San Cristóbal, Puebla ou Oaxaca. Não deixe para comprar na Riviera Maya onde tudo é mais caro.

02/11 - Quinta

Manhã:

Passeio em Oaxaca

Noite

Ida para San Cristóbal de las Casas

03/11 - Sexta

Manhã

Chegada em San Cristóbal de las Casas

Tarde:

  • Chamula

Volta:

  • Taller Leñateros

→ curtir a cidade SCC

04/11 - Sábado

Manhã

San Cristóbal → Caracol zapatista? / Cañón del Sumidero, Mirantes do Cañón

Final da Tarde:

Voo Cancun → ver lojas e tal

05/11 - Domingo

Ida para Chiquilá cedinho!! (2h): ida para Holbox

Tarde:

Ida para Valladolid (+2h)

06/11 - Segunda

Valladolid: Cenotes + Chichén Itzá

07/11 - Terça

Ida para Bacalar (comprar passagem na rodoviária de Valladolid) → Passar o dia lá

Voltar de noite para Tulum

08/11 - Quarta

Ruínas Maias + passeio de barco + snorkel

O passeio cultural mais importante em Tulum é a visita às Ruínas Maias. É uma trilha de mais ou menos 1 hora, onde você passa por todas as construções antigas feitas pela civilização. No ponto mais alto da trilha é possível enxergar o mar na sua frente e chega até dar inveja de pensar que há séculos havia pessoas que moravam com o privilégio de acordar e dormir com essa vista. Após a trilha, você tem direito de fazer um passeio de barco que faz o trajeto das ruínas pelo  mar. Lá é possível fazer snorkeling e nós recomendamos muito!

Tarde:

  • Experiência Temezcal
  • A gente também conheceu o museu SFER IK, onde a arquitetura do lugar sintetiza toda a essência de Tulum. O museu é quase um espaço sagrado e as pessoas devem tirar os sapatos. O local não contém obras de arte já que o próprio museu é uma obra de arte. O espaço está dividido em dois andares e se caracteriza por sua arquitetura orgânica que se mistura com a natureza envolvente e com umas janelas futurísticas.

Tulum - Sian Ka’an

OU

Ida Playa del Carmen:

Manhã

Cozumel

Tarde:

Playa del Carmen: relaxar em um beach club

 

09/11 - Quinta

volta para Cancun → deixar em hostel as coisas

→ Isla Mujeres

0h25 Voo de Volta para Lima

 

O que vcs acham? O que deveria priorizar e o que posso cortar do roteiro, pq não vai valer a pena? Muito obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

México deve ser mesmo um sonho, porém sua viagem está extremamente corrida. Em 11 dias eu priorizaria uma região apenas. Ou Riviera Maya, ou Cidade do México, e aí consegue explorar com mãos calma.

Já comprou as passagens? Ida e volta por Cancun?

Se realmente for fazer as duas regiões, eu tiraria SCC, e ficaria mais um dia em Cidade do México (foco dia de los muertos) e na Riviera ficaria só em Tulum pra fazer cenote e sitio arqueológico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Opaaaa! Se vc me citou é pq leu meu relato 😃 e serviu pra alguma coisa 😬

Bem, eu achei Bacalar lindo! Fiquei lá 2 noites, 1 dia completo e ficaria mais, fui embora com gostinho de quero mais. Só que qdo li vc dizendo em bate-volta só pra passar o dia lá, aí já vou no sentido contrário pq lá é mais longe, são 3h de bus seja de Valladolid ou Tulum e ainda tem que ver se os horários vão bater senão vc vai chegar lá, olhar a lagoa e pegar outro bus, não vai poder curtir nada. Nessas condições eu acho melhor cortar 😢

Outro lugar que eu acho pouco um passeio só pra conhecer é Isla Mujeres. Numa viagem corrida dessas...melhor deixar pra curtir passeios de praia aqui no Brasil mesmo....

Acho que em Chamula vc encontra a experiência xamânica...

Se não comprou as passagens ainda, tenta ir pela cidade do México e voltar por Cancun pq esse primeiro dia aí chegando em Cancun e indo no outro dia pra CDMX tá embolando a parada...

Se quiser uma experiência mais autêntica de dia de muertos tenta encaixar um dia mais em Oaxaca, chegando lá já pra noite do dia 31

Seu voo de San Cristóbal pra Cancun deve sair de Tuxtla, não? É um deslocamento a ser considerado...

A gente vai se falando 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voce já tem o tal do visto?Eu recuso-me a voltar a esta terra depois que abaixaram para vizinhos poderosos e começaram a exigir isso.Conheço tudo,menoso sul,pois detesto praia,mas iria conhecer quando começo essa história e,de imediato,troquei o destino da viagem para Costa Rica.Posso ter gastado mais,pois é um pais caro e sem infra estrutura,mas com visto NÃO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi. Fiz uma viagem de dois meses pelo México este ano. Ainda quero escrever um relato dessa viagem. Capaz de conseguir fazer isso agora em outubro/novembro.

Há quatro anos fiz outra viagem pelo país de também dois meses, sobre a qual escrevi o relato que vai linkado abaixo.

O que posso dizer o seu roteiro está um pouco corrido e não está considerando bem os deslocamentos. Se não tiver comprado passagem para Cancún, foque apenas na região central e na Festa dos Mortos.

Tente concentrar melhor os atrativos por regiões na Cidade do México. Museu de Antropologia será um dos mais incríveis da sua vida. Eu deixaria um dia inteiro só para ele ou no máximo incluiria o Castelo de Chaputepec no mesmo dia.

Uma vez na Cidade do México, não deixe de ir a Teotihuacán. E veja se consegue dar um rolê com o @michradu hehehe

Outras dicas se quiser ir mesmo para Cancún:

- Holbox é para pelo menos um dia inteiro.

- Valladolid tem cenotes bem legais. Fique pelo menos dois dias lá, incluindo o que vai para Chichen Itza.

- Eu acho San Cristóbal de las Casas superestimado. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Nossa, gente, mudei tudo, tava muito megalomaníaca a viagem huauhauhau é que tem muito tempo que não viajo internacional, queria curtir tudo, mas sei que vou me arrepender de fazer as coisas correndo. Refiz o roteiro e ficou assim:

29/10 - Domingo

7h15 Voo para Lima

13h30 Voo para Cancún → Chegada às 19h

ida pro hostel

 

30/10 - Segunda

 Isla Mujeres

 

31/10 Terça - nublado

Ida para Valladolid cedinho!!! (+2h)

Valladolid: Cenotes + Chichén Itzá

OU ida para Playa del Carmen e Cozumel

 

01/11 - Quarta

Manhã cedo: [07h às 8h35 - Voo]

Ida para a Cidade do México → Região La Condesa

  • Airbnb
  • Xochimilco
  • Casa Frida Khalo
  • Museu Antropologia
  • Museu Soulmaya
  • Monumento Revolución Mexicana

→ Ver desfile Día de Los Muertos: Zócalo/Cidade Universitária

Grande oferenda no centro histórico (de 28 de outubro a 2 de novembro)

Além do desfile do Dia dos Mortos, não se pode perder o Festival de Ofertas e Arranjos Florais, com 27 oferendas criadas por diferentes comunidades indígenas do país, assim como de Guerrero, Estado do México, Hidalgo, Puebla, Chiapas, Yucatán e Tlaxcala.

A exposição será complementada pelos coloridos tapetes de serragem projetados por artesãos de Huamantla. Será possível vê-la de 28 de outubro a 2 de novembro no Zócalo. É o momento de tirar muitas fotos!

 

02/11 - Quinta

Manhã

  • Teotihuacan

Tarde

  • Mercado de Coyoacán
  • Mercado Roma

→ Ver desfile Día de Los Muertos: Zócalo/Cidade Universitária

→ Día de Los Muertos:

Passeio noturno no Parque Chapultepec (de 31 de outubro a 3 de novembro)

 

03/11 - Sexta

Manhã/Tarde

IDA À PUEBLA

 

04/11 - Sábado

Grande Desfile de Dia de los Muertos 2023

Atualmente, é um evento essencial na Cidade do México com dançarinos, carros alegóricos, música, acrobatas e fantasias que atraem muitos turistas nacionais e internacionais.

Embora não seja uma atividade tradicional, é uma grande celebração da cultura popular mexicana e eu realmente recomendo participar se estiver lá nesta época do ano.

Em 2023, será no sábado, 4 de novembro.

Começará às 17h na Puerta de los Leones em direção ao Zócalo.

 

05/11 - Domingo

Voo 16h00 em TOLUCA

19h30 Chegada à Cancun

 

06/11 - Segunda

Ida para Valladolid cedinho!!! (+2h)

Valladolid: Cenotes + Chichén Itzá

OU

Ida para Playa del Carmen e Cozumel — será que eu encontro algum guarda volumes por lá pra deixar minha mochila?

Fim de Tarde

Ida para Tulum (1h30)

 

07/11 - Terça :

TULUM

Ruínas Maias + passeio de barco + snorkel

 

08/11 - Quarta

manhã em Tulum

tarde> Ida para Bacalar

 

09/11 - Quinta

Passeios Bacalar:

06h - 09h

depois do almoço: → Volta para Cancun: ir embora

0h25 Voo de Volta para Lima - SP

Será que é muito arriscado eu deixar Bacalar pro último dia? Será que vale a pena ir lá mesmo com tão pouco tempo? tô com muita pena de cortar :((

Obrigada pelos comentários!!

Se quiserem encontrar, meu contato instagram.com/laradosanjos

 

 

 

Editado por laradosanjos16
troquei as infos de lugar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...