Ir para conteúdo

Duvida imigração nos voos dentro do espaço Schengen


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal, 

Atualmente moro em Portugal pois estou estudando Mestrado.  Já fiz a solicitação do meu titulo de residência, porém o mesmo não chegou ainda e tenho uma viagem marcada para o dia 07 de outubro. 

Li em varios blogs que os voos dentro do espaço Schengen são considerados voos domésticos, tais quais os voos entre estados brasileiros por exemplo. 

Como entrei em portugal como turista em 21 de janeiro, meu visto de turista já está vencido. Gostaria de saber se é tranquilo viajar de portugal para frança, se há risco de ter problema com a imigração ao chegar a frança? 

Meu roteiro de viagem é basicamente: 07/10 voo Lisboa -> Paris, depois de paris pego um onibus noturno para amsterdam e chego la dia 08 de manha, dai dia 08 de noite pego o mesmo onibus de volta pra Paris e chego na França dia 09 de manhã, e ao final do dia pego o voo de volta pra Lisboa. 

No meu passaporte tem apenas o carimbo de entrada em Portugal dia 21 de janeiro. Mas tenho documentos que comprovam que estou matriculado na universidade, contrato de arrendamento e o comprovante de solicitação do titulo de residencia com o carimbo do sef. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
14 horas atrás, lennonsoares disse:

Li em varios blogs que os voos dentro do espaço Schengen são considerados voos domésticos, tais quais os voos entre estados brasileiros por exemplo. 

Errado. O Brasil possui uma federação de estados sob uma mesma lei federal. O Espaço Schengen retira burocracias e permite o trânsito entre os países, porém podem realizar controles de passaportes/ID's/vistos a qualquer tempo, que não é o caso de você viajando de São Paulo para Fortaleza.

14 horas atrás, lennonsoares disse:

Como entrei em portugal como turista em 21 de janeiro, meu visto de turista já está vencido. Gostaria de saber se é tranquilo viajar de portugal para frança, se há risco de ter problema com a imigração ao chegar a frança? 

Duvido que tenha por ser considerado um voo dentro da UE, porém, acredite, a companhia aérea pode recusar seu embarque devido a falta de documento de viagem válido (seu visto). Como é Portugal, não acredito que aconteça mas é bom estar ciente. Na França, só se pararem você (o que seria como acertar na loteria sozinho) e encrencarem. Como você está matriculado numa universidade (está mesmo? :)), pouco seria problema.

By the way, se você está matriculado na universidade, porquê não tem um visto de estudante? Perdi algo no meio da história contada? Pelo que me consta, ser turista é uma coisa e ser estudante é outra bem diferente, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, pmichelazzo disse:

Errado. O Brasil possui uma federação de estados sob uma mesma lei federal. O Espaço Schengen retira burocracias e permite o trânsito entre os países, porém podem realizar controles de passaportes/ID's/vistos a qualquer tempo, que não é o caso de você viajando de São Paulo para Fortaleza.

Me expressei mal! O que eu queria dizer era que os voos dentro do espaço Schengen não possuem tantas barreiras quanto voos de fora do espaço, parecendo assim uma voo mais simples como um voo dentro de um mesmo país. Que em um voo fora de fora do espaço Schengen a chance de ter que passar pelo guichê de imigração é 100% enquando nos voos dentro do espaço Schengen praticamente não existe um guichê de imigração onde todos os passageiros seriam obrigados a passar pelo controle. Foi isso que entendi durante a pesquisa. 

 

5 horas atrás, pmichelazzo disse:

Como você está matriculado numa universidade (está mesmo? :))

Eu disse no inicio do post que moro em Portugal pois estudo aqui e no final do post que possuo os documentos que comprovam que sou estudante: comprovante de matricula, fatura de pagamento das propinas, cartão bancário de estudante(quem emite a carteirinha de estudante aqui é a Caixa Geral de Depositos então tem a opção de abrir uma conta no banco, dai o cartão do banco tem a minha foto no verso, o curso que estou matriculado e faculdade)

E alem dos documentos da faculdade tenho também um contrato de arrendamento de onde moro. 

 

5 horas atrás, pmichelazzo disse:

By the way, se você está matriculado na universidade, porquê não tem um visto de estudante? Perdi algo no meio da história contada? Pelo que me consta, ser turista é uma coisa e ser estudante é outra bem diferente, não?

Depende do ponto de vista. Como o visto de turista tem válidade de 90 dias, você pode ser os dois ao mesmo tempo: Turista e estudante. Basta fazer um curso que tenha duração de menos de 90 dias.

No meu caso eu não tenho o visto de estudante pois o mesmo demoraria no minimo 60 dias para ser emitido e o resultado da seleção do mestrado para o inicio das aulas não dava 60 dias. Então se eu solicitasse o visto de estudante, enviando meu passaporte, os documentos necessarios, entre eles a carta de aceite no mestrado, eu corria o risco de perder o inicio das aulas. E mesmo assim, o visto teria validade de apenas 4 meses, pois em cursos de longa duração como o mestrado, ele serve apenas para você conseguir dar entrada no país. Mesmo com visto ou sem visto, para permanecer em portugal por todo o periodo do curso é necessário solicitar uma autorização de residência temporária, essa com validade de 1 ano com renovação automática por mais 1 ano. Porem o orgão que cuida disso é muito saturado. Antes mesmo de chegar em Portugal eu ja tentava fazer a marcação junto a imigração e não conseguia vaga, fui conseguir apenas em agosto, praticamente depois de 8 meses no país. Mesmo se eu tivesse entrado com o visto o mesmo já estaria vencido. 

Agora me surgiu mais uma dúvida: Seguro de viagem e hospedagem. 

Como a viagem é curta, apenas 3 dias, e dois trechos dela serão feitos de onibus a noite, não reservei nenhuma hospedagem, pois as 2 noites da viagem eu estaria dentro do onibus indo de um país para o outro. Então na teoria não precisaria reservar uma hospedagem para dormir. Isso seria um problema? 

E por ser uma viagem curta acabei não me lembrando do seguro viagem, fui me lembrar só agora. Pelo que li quando a gente entra no espaço Schengen um dos documentos solicitados é seguro viagem/saúde. Caso eu seja parado pela imigração, ou ate mesmo no embarque do voo, eu posso ter problema por não ter contratado? Porque eu vou passar apenas 1 dia em cada país. Na verdade menos de 24h se descontarmos o tempo de deslocamento. 

Mais uma info que esqueci de acrescentar no post: O meu voo Lisboa- Paris (Orly) - Lisboa é operado peloa easyjet (lowcost) e o onibus Paris-Amsterdam-Paris é pela FLIXBUS. Por ser cia lowcoast ele podem ser também "low" fiscalizadores quanto aos documentos no embarque? E por ser Lowcoast eu só vou poder levar uma mochila, que vai ter pouquissimas coisas pois é uma viagem de 3 dias, isso pode favorecer se eu der a "sorte" de ser parado por alguem da imigração? 

Minha duvida (ou medo) é saber se eu conseguir comprovar para a imigração que eu apenas fui visitar o país e não fui fazer ou contrabandear nada ilegal ou querer imigrar para esses paises, eles vão ser tranquilos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
52 minutos atrás, lennonsoares disse:

Me expressei mal! O que eu queria dizer era que os voos dentro do espaço Schengen não possuem tantas barreiras quanto voos de fora do espaço, parecendo assim uma voo mais simples como um voo dentro de um mesmo país. Que em um voo fora de fora do espaço Schengen a chance de ter que passar pelo guichê de imigração é 100% enquando nos voos dentro do espaço Schengen praticamente não existe um guichê de imigração onde todos os passageiros seriam obrigados a passar pelo controle. Foi isso que entendi durante a pesquisa. 

Todo o tipo de entrada para dentro do Espaço Schengen, independentemente de aéreo, marítimo ou terrestre, passa por imigração. Se você estiver na balsa entre o Marrocos e Gilbraltar ou Espanha, fará imigração. Se você atravessar a fronteira da Grécia com a Turquia de carro, fará imigração. Se você pegar o trem de Londres para Bruxelas ou Paris, passa por imigração. Se você pegar um voo da Tunísia para Nice, passa por imigração.

Dentro do espaço não existem controles porém, como eu disse acima, nada impede um país de fazê-lo. Já fui "controlado" dentro de um trem saindo da Itália quando o mesmo parou na primeira estação da Áustria, as 3 da manhã e já vi policiais na fronteira entre Holanda e Bélgica parando carros estrangeiros possivelmente para verificar documentos (todos os parados com placas de fora da Bélgica). Acontece sempre? Não, não se perde tempo com esse tipo de coisa pois não tem mais lógica para o europeu. Pode acontecer? Sim, pode.

56 minutos atrás, lennonsoares disse:

E alem dos documentos da faculdade tenho também um contrato de arrendamento de onde moro. 

Isso nada prova para o agente de imigração se ele quiser encasquetar contigo. A única coisa que prova que você é legal chama-se visto. O restante é firula. Pode servir para a SEF e/ou governo português. Para um oficial de imigração na Estônia, é zero.

57 minutos atrás, lennonsoares disse:

Depende do ponto de vista. Como o visto de turista tem válidade de 90 dias, você pode ser os dois ao mesmo tempo: Turista e estudante. Basta fazer um curso que tenha duração de menos de 90 dias.

Não, não depende de ponto de vista. A própria SEF diz: 

Para entrada em território português os cidadãos estrangeiros necessitam de assegurar as seguintes condições

  • Ser portadores de documento de viagem com validade superior, pelo menos em 3 meses à duração da estada pretendida.
  • Possuir um visto válido e adequado à finalidade da estada. Este visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro.
  • Dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estada.
  • Não estarem inscritos no Sistema Integrado de Informação do SEF nem no Sistema de Informação Schengen.

https://imigrante.sef.pt/entrada-em-portugal/

Quando ao restante de seu comentário, você não precisará de nada pois se for parado, pedirem seu passaporte e verificarem que seu tempo de permanência dentro do espaço está expirado, todo o restante vai por água abaixo. Dar uma de "sou estudante" normalmente não funciona na Europa (que digam os estudantes franceses que vivem tomando borrachada). Fora de Portugal você está ilegal dentro do espaço e dentro de Portugal, você deve estar "em suspenso" o que tecnicamente não permitiria que você saísse do país. O que pode fazer é rezar bastante para que alguma entidade ilumine o cabra que está "controlando" se acontecer porque, por lei, ele deve "convidá-lo" a se retirar do país no mesmo momento.

Eu conheço dezenas de brasileiros na Bélgica que são totalmente ilegais e estão aqui há anos. Todos eles evitam sair do país pelo mesmo motivo. Nunca acontece um controle mas, se acontecer justamente no dia dele, "perdeu". Aí é uma questão do que vale a pena para cada um, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@pmichelazzo Realmente,concordo com voce.Dessa vez,na Alemanha,entraram em 2 trens em que estava verificando a documentação.Em um deles,houve um cara que estava a vir da Rep Tcheca e foi levado sabe-se lá para onde e sabe´se lá como entrou.Coisas que não interessam,problema do cidadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você não tem um documento de permissão oficial em mãos, não se pode sair de Portugal.
Protocolos e documento de espera são válidos apenas dentro do país, os outros países do espaço Schengen não tem obrigação de aceitá-los.

Como o Fabiano apontou, apesar de não haver imigração, existe controle esporádico quando se chega por avião ou por terra. Na Alemanha tem bastante disso, eu moro aqui e quase toda vez que voltei pra minha cidade por terra, a polícia parou o ônibus para verificação de documento na fronteira.

 

Isso também não signfica que irão te parar, pode ser que você viaje por 1 ano e por sorte nenhum policial de fronteira de pare para pedir teus documentos, pode ser também que eles façam vista grossa e te deixe passar, daí vai de acordo com o quanto você quer arriscar.

Editado por Davi Leichsenring
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/09/2023 em 14:24, pmichelazzo disse:

Não, não depende de ponto de vista. A própria SEF diz: 

Para entrada em território português os cidadãos estrangeiros necessitam de assegurar as seguintes condições

  • Ser portadores de documento de viagem com validade superior, pelo menos em 3 meses à duração da estada pretendida.
  • Possuir um visto válido e adequado à finalidade da estada. Este visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro.
  • Dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estada.
  • Não estarem inscritos no Sistema Integrado de Informação do SEF nem no Sistema de Informação Schengen.

 

Apenas acrescentando informação:
Visto de estudante e turismo são duas coisas diferentes. Se a pessoa tem visto de estudante por 1 ano, no fim desse período ela pode turistar (e não ficar estudando ou trabalhando) por outros 3 meses, pois não se sobrepõe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/09/2023 em 09:24, pmichelazzo disse:

Dentro do espaço não existem controles porém, como eu disse acima, nada impede um país de fazê-lo.

Certa vez, todos os passageiros de um voo em que eu estava (dentro do espaço Schengen), foram encaminhados à imigração francesa ao chegar em Orly. Perguntei ao oficial da imigração o motivo do procedimento. Ele respondeu que era uma verificação aleatória.

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lembro que isso começou com um procurado por terrorismo, ainda antes da pandemia, em que alguns países colocaram controle de fronteira para pegar o fugitivo, houveram algumas reclamações sobre isso, pois quebrava o principio do livre movimento. Mas então veio a pandemia e os países se fecharam completamente, o livre acesso foi por agua abaixo por alguns meses. Com o fim da pandemia, tudo se tornou a abrir, mas algo que era fora do comum começou a se tornar padrão, controle aleatório, principalmente por causa dessa crise de refugiados que está havendo. Algo que a Itália não está muito feliz, pois ela é uma das mais perto da Africa, logo muita gente vai parar no país e não consegue ir a outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...