Ir para conteúdo

DOCUMENTO DE IDENTIDADE SOMENTE COM CPF


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, minha duvida é a seguinte:

Eu fiz mês passado a nova CARTEIRA DE IDENTIDADE, porém de acordo com o novo padrão, consta somente o número do CPF. Alguns meses atrás um amigo que foi ao uruguai disse que não aceitam o numero do CPF, apenas o numero do RG. Procede? Como faço neste caso para entrar no uruguai, visto que minha carteira de identidade antiga é a unica que consta o numero do RG, a nova consta apenas o CPF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito estranho esse apontamento do teu amigo, será que ele não quis dizer que não aceitam apenas o CPF (o cartão no caso) como o documento (pois o CPF não é um documento de identificação).

Como o @pmichelazzomencionou os números do RG no Brasil não são padronizados, cada estado tem sua própria numeração. Fiquei curiosa pela história também, pois não faz o menor sentido a imigração não aceitar o documento por conta do número.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CPF não tem valor em outro país e identidade antiga tem validade até ser trocada por uma de modelo novo,que o número é o do CPF por lei federal. É MENTIRA DA CVC QUE SO VALE 10 ANOS.Quero que me digam lei em que está escrito isso.Eu e todo o mundo jurídico queremos ver !!!!!

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
6 horas atrás, D FABIANO disse:

É MENTIRA DA CVC QUE SO VALE 10 ANOS.Quero que me digam lei em que está escrito isso.Eu e todo o mundo jurídico queremos ver !!!!!

Se você está falando da nova carteira de identidade, sim, ela tem validade: https://www.gov.br/gestao/pt-br/identidade

Se você está falando sobre o uso de documento de identidade para viagens dentro do Mercosul, sim, as companhias aéreas podem negar o embarque de pessoas com documentos emitidos há mais de 10 anos: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/ajuda/duvidas/inicio/inicio-posso-viajar-ao-mercosul-sem (o que é lógico pois se eu apresentar meu RG no guichê, vão rir de minha cara devido a foto que tem mais de 40 anos. Por isso passaportes tem validade. "Things change, people change, life change...")

Mas entendo sua preocupação. O mundo jurídico não existiria sem o caos legal de nossa sociedade e quando é pouco, é necessário fomentar :)

Editado por pmichelazzo
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@pmichelazzoEu estou falando da identidade antiga que entendi ser o motivo do tópico. A nova comecou a ser emitida outro dia e já estou fazendo a minha,so dependendo da burocracia da secretaria de segurança. O tópico que postou respondeu sua própria questão, não é melhor andar com passaporte,sobretudo em países em que apresentá-lo dá descontos como Uruguay,Chile e Argentina?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, @Lucas Zambelli

Em 12/10/2023 em 11:33, Lucas Zambelli disse:

minha carteira de identidade antiga é a unica que consta o numero do RG, a nova consta apenas o CPF

Falso! O novo Rg possui número (que é igual ao do CPF). 🤣

 

Em 12/10/2023 em 20:49, D FABIANO disse:

É MENTIRA DA CVC QUE SO VALE 10 ANOS.Quero que me digam lei em que está escrito isso.Eu e todo o mundo jurídico queremos ver !!!!!

Se você tem mais de 60 anos, você está certo. Caso contrário, a carteira antiga valerá até 2032.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/d10977.htm

 

Em 12/10/2023 em 23:14, renata83 disse:

Já tentou ler sua identidade nova? Seu RG (registro geral) tem novo número (apesar de ser velho conhecido).

Vc não está entrando com cpf... vai entrar com passaporte ou rg.

Perfeição e elegância. Adorei! 👍

 

Boa viagem!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@F M E o que foi que escrevi?CVC fala isso há anos, muito antes do vírus, imagine identididentida.Por isso, minha nova já está sendo feita, pois não vale conselhos de classe para viagens. Sempre usei e continuarei usando passaporte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...