Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chile - 7 dias - Santiago, Valparaíso e Viña del Mar - abril de 2011

Postado
  • Membros

Este relato é uma cópia do que escrevi no meu blog. As fotos eu só postei lá. Quem se interessar pode dar uma olhada. O link está no fim do post, na minha assinatura.

Quando viajo busco aproveitar ao máximo as cidades que visito pois sempre tenho em mente que pode ser que nunca mais volte (é uma espécie de pessimismo neurótico). Quando em 2008 vim ao Chile pela primeira vez não imaginava que tão cedo voltaria. E aqui estou eu!

De tanto falar bem de Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, minha namorada passou a querer conhecer o Chile também. Como há muito os pais dela não tiravam férias e como eles moram em São Paulo e ficam longe dela a maior parte do ano, combinamos de vir todos passar uma semana por aqui.

Tínhamos umas milhas que já estavam para vencer no fidelidade TAM e uns dias de folga por trabalho extra, então não seria caro nem prejudicaria nossas férias de outubro já em planejamento.

O fato de eu saber me orientar em Santiago e conhecer grande parte do que há de bom por aqui também influenciou na escolha. Parece que acertamos. Estamos todos adorando.

Primeiro dia. Sábado, 16 de abril de 2011.

Depois de umas 10 horas de viagem ( incluindo a conexão em Guarulhos), chegamos à Santiago na hora do almoço, cansados e com fome, mas loucos para aproveitar cada momento na capital chilena.

No aeroporto a primeira missão era passar na imigração. Não é nada complicado no Chile, mas em qualquer lugar sempre existe a possibilidade de ser barrado… Para nós dois não fizeram nenhuma pergunta. Só entregamos o fomulário e o passaporte, el oficial de migraciones deu o carimbaço e tudo beleza. Para os pais da Dani só perguntaram quantos dias iam passar e só!

Tinha reservado uma van para nos buscar no aeroporto por USD$ 30. Mas como o nosso voo teve uma alteração de horário de chegada, atrasando uma hora, acho que o motorista não pode esperar e foi embora. O problema é que ficamos nas mãos dos agenciadores dos taxis do aeroporto (que aliás, são bastante insistentes). Claro que eles não iam cobrar o mesmo preço, mas como não tinha jeito aceitamos pagar USD$ 35 para nos deixarem no hotel. Esperando chegar o taxi que o cara tinha chamado, eu abordei um outro taxista que estava parado lá e, surpresa: ele aceitou fazer a corrida por USD$ 25, mais barato que a van do hotel! Acho que esse é o melhor preço possível para taxi do aeroporto, afinal, são uns 20 km até o centro.

No caminho, vim conversando com o taxista, Cesar, sobre os terremotos que sempre acontecem por aqui, sobre o clima que estava bem agradável (uns 18 graus e sem chuva), sobre a economia do país e sobre o modo de ser dos chilenos. Eu fiquei surpreso com a afirmação de que, para ele, os chilenos tinham que aprender a não se preocupar tanto com o futuro e saber aproveitar mais a vida, como os brasileiros e os colombianos fazem. Achei interessante ouvir isso de um simples taxista. No final, ele me deu o cartão dele e aceitou nos levar de volta para o aeroporto no fim da viagem pelos mesmos USD$ 25.

Apesar de sempre dar preferência para hostels, como desta vez estamos com os pais da Dani, optamos por um apart hotel chamado Ameristar. Acertamos em cheio. Reservamos pelo booking.com , com bastante antecedência (uns três meses), um flat para até 5 pessoas com dois quartos, banheiro, cozinha com microondas, fogão e geladeira num prédio novinho em folha e muito bem localizado no final do Paseo Huérfanos, uma rua comercial de pedestres bem no centro de Santiago (entre Cerro Santa Lucía e Calle Miraflores). Podemos ir caminhando à grande parte dos lugares interessantes e usar o metrô (estação Bellas Artes ou estação Santa Lucía) para ir aos mais distantes. Mas o melhor de tudo foi o preço: USD$ 595 por 7 noites! Recomendo.

Deixamos as coisas no hotel e fomos procurar uma casa de câmbio para trocar nossos dólares por pesos chilenos. Por ser sábado a tarde, não tínhamos muitas opções. Trocamos numa casa de câmbio no Paseo Ahumada, perto da Plaza de Armas na proporção de USD$ 1 para CLP$ 465. A cotação não era das melhores mas ainda é melhor trazer dólares que reais, que tem cotação muito ruim por aqui. Quase tinha me esquecido como é difícil conviver com essa moeda tão desvalorizada. Demora um pouco para se adaptar a pagar 8500 por um almoço sem pensar que está caro!

Como já era 4 horas da tarde e estávamos esguridos, não escolhemos muito e almoçamos num restaurante bem simples na Plaza de Armas, o Marco Polo. O ambiente não é dos melhores (é como um restaurante de centro de comércio popular das cidades do Brasil) nem estávamos diante da melhor cozinha que Santiago pode oferecer, mas a comida estava muito boa. Eu e o seu Chico pedimos salmão, a dona Dóia pediu congrio e a Dani pediu corvina. O peixe no Chile é muito fresco. Aliás, a maior parte do salmão dos sushibars do Brasil vem daqui. Pela quantidade de comida, saiu barato (cerca de CLP$ 25000 – R$ 75 para os quatro).

Depois de aliviar a fome fomos caminhar um pouco pelo entorno da Plaza de Armas e tirar umas fotos. A catedral de Santiago é muito linda e gigante e foi um dos pontos que eu mais gostei na primeira vez que vim aqui. A atual imponente construção é a quinta a ser construída no local desde 1551 e data de 1775. Notei que a imagem de Nossa Senhora no alto da fachada não estava lá. Fruto do último grande terremoto de fevereiro de 2010.

Voltamos para o hotel onde o seu Chico quis ficar descansando. Eu, a Dani e a mãe dela resolvemos subir o vizinho Cerro Santa Lucía, o parque público mais central de Santiago e local de fundação da cidade por Pedro de Valdívia, em 1541.

Assim como a Plaza de Armas, o Cerro Santa Lucía é um ponto imperdível da cidade. Um emaranhado de caminhos, escadas e pracinhas empilhadas numa montanha quase vertical cheia de arquitetura, jardins e árvores locais. De lá se tem uma das melhores vistas da cidade. É imprescindível subir até o último mirante, lá no alto. Não tem quem não se impressione ao ver os Andes (mesmo sem neve, como agora), com todo aquele gigantismo, ridicularizarem edifícios de 40 andares. Até Charles Darwin tirou o chapéu quando esteve por lá.

Já escuro, descemos o Cerro e comentei que conhecia um centro comercial bem legal, cheio de bares, restaurantes, lojas de artesanato e joalherias que vendem peças com lapis lázuli (a pedra nacional chilena que só é encontrada aqui e no Afeganistão), a Dani e a dona Dóia quiseram ir conhecer. Pegamos o metrô, descemos na estação Baquedano, atravessamos o rio Mapocho e, caminhando mais umas duas quadras, chegamos ao Patio Bellavista (Calle Pio Nono) no bairro de Bellavista, o bairro boêmio e artístico de Santiago e onde fica o hostel que eu fiquei na primeira vez. O lugar é um verdadeiro complexo comercial a céu aberto. Um ambiente muito agradável e sofisticado. A Dani e a mãe dela adoraram. Para mim, um dos melhores lugares para se comprar los recuerdos. Olhamos tudo, não compramos nada, mas ficamos de voltar depois.

Já bem cansados, voltamos para o hotel de metrô, tomamos banho e fomos dormir. No outro dia tinha mais.

Editado por Visitante

• Respostas 37
  • Visualizações 25.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Boa Tarde

Estou planejando meu primeiro mochilão, e vou passar 10 dias no Chile, em um período de recesso na faculdade. Seu relato ajudou muito em me programar, principalmente em como chegar em Viña del Mar. Parabéns pelos textos extremamente detalhados

abraços

mrcwz,

Obrigado! Fico feliz em saber que meu relato ajudou. Também comecei meu primeiro mochilão, em 2008, pelo Chile e foi inesquecível. Aproveita lá!

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Boa noite Arnóbio,

Eu e minha esposa estamos planejando nossas férias agora em janeiro de 2013 para Buenos Aires e Santiago. Consegui montar um roteiro para Buenos Aires (http://www.mochileiros.com/buenos-aires-4-dias-e-santiago-5-dias-em-janeiro-2013-t77255.html#p791334)(gostaria que opinasse, se puder) e antes de ler seu post achei que estava fazendo a maior besteira em ir para o Chile, que não veria nada além de montanhas e a troca da guarda no Palácio Presidencial, hehehe.

Seu post foi muito esclarecedor e está me ajudando muito a concluir nosso roteiro. Parabéns pela riqueza de detalhes e pela incrível viagem.

Abraços e aguardo sua colaboração, hehehehe

Ivan

Postado
  • Membros

Ivan

Um amigo meu fez a mesma viagem que você está planejando e o mesmo me disse que se soubesse que Santiago era tão bom tinha cancelado BA.

Postado
  • Membros

Ivan

Um amigo meu fez a mesma viagem que você está planejando e o mesmo me disse que se soubesse que Santiago era tão bom tinha cancelado BAs.

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Ivan

Bom saber que o relato da minha viagem ajudou no planejamento da sua.

Já respondi seu tópico sobre seu roteiro Buenos Aires/Santiago. Dá uma olhada lá.

Se quiser ver as fotos desse relato, dá uma passada no blog (link na minha assinatura).

Espero que ajude!

Abraço

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Adorei! estava atrás de um relato de Valparaiso por conta própria, Obrigada!

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Adorei! estava atrás de um relato de Valparaiso por conta própria, Obrigada!

De nada, Callu.

Espero que ajude.

Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.