Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

COLÔMBIA 2024. Bogotá, Medellín, Rio Claro, Cartagena, San Andres, Santa Marta e Minca. Custos em dolar

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

A primeira vez:
Minha primeira vez na Colômbia foi em 2018. Relato completo neste link:

A segunda vez:
Minha primeira opção era o México. Devido a exigência de visto, resolvi visitar a Colômbia novamente. Porém desta vez deixei de lado Zipaquirá, Tayrona e Guatapé, mas incluí Rio Claro.

Custos:
Todo o planejamento e os respectivos custos, cotados em dólar, se encontram resumidos neste arquivo:

Ferias Colombia 2024.pdf

Levei 1700 doletas em espécie - gastei mil. E mais 600 dólares no cartão wise para pagar as hospedagens e outras pequenas despesas - sobrou 40.

Preparativos:

Em janeiro de 2024 eu ainda estava em dúvida sobre a Colômbia. O México era minha primeira opção e eu esperava alguma mudança do governo mexicano com relação ao visto. Fevereiro chegou, passou o carnaval e nada. Então resolvi comprar logo as passagens, pois em relação a janeiro os preços já estavam subindo. Comprei ida e volta para Bogotá partindo dos Rio De Janeiro.
Custo: 76 mil pontos latam + 674 reais de taxas (com direito a mochila, mala de mão e outra despachada com até 23 kg.). Na verdade viajei somente com uma cargueira com 10kg e uma mochila. Mas como não queria ter problemas paguei para despachar bagagem.
Passagens compradas comecei a reservar os hostels em cada cidade por onde eu passaria. Em seguida providenciei o seguro viagem - meu cartão de crédito dá este benefício, então achei desnecessário contratar outro.

As passagens aéreas dentro da Colômbia comprei ou pela Jet Smart ou pela Wingo. Voei de Bogotá para Medellín depois para Cartagena, San Andres ida e volta e por último de Santa Marta para Bogotá. Custo total para tarifas com bagagem despachada e ticket turístico para San Andres foi de US$358.

>> Não esquecer de preencher o CHECK-MIG entre 1 e 72 horas antes do embarque. Link para o Check-mig: https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro

Como preencher o CheckMig? Neste link: https://passageirodeprimeira.com/checkmig-formulario-colombia

Precisa preenchê-lo tanto para entrar quanto para sair do país.

Brasil - Bogotá
Saí da minha cidade, na madrugada do dia 04 com destino ao Rio de Janeiro de ônibus - 250km. Cheguei ao Rio pela manhã e peguei o frescão (ônibus com ar) para o Galeão. Precisei instalar o aplicativo Jaé e colocar crédito para pagar o ônibus - custo 15 reais (US$3). O Voo partiu do Rio às 12:20h. A partida de São Paulo foi às 16:30h e a chegada em Bogotá às 20:45h - considerando as duas horas a menos do fuso horário. Fiz câmbio no aeroporto - só 50 dólares, pois no aeroporto o câmbio nunca é favorável. No site do aeroporto eldorado tem a opção de reservar táxi com preço mais favorável. Porém se chegar mais cedo, considere utilizar o ônibus transmilênio - neste caso comprar o cartão tullave no aeroporto e colocar crédito. Fui para a candelária (bairro histórico). Fiz reserva no Arche Noah Boutique Hostel. Preço: US$11 por noite.

20240605_082501.jpg

Foto: Centro de Bogotá

Dia 04/06: Dia chuvoso

Acordei cedo e procurei uma padaria para tomar café. Nada melhor num dia chuvoso.
Cafezinho americano e um Croissant de queijo. Em seguida saí caminhando pelo bairro sem pressa até o museu da polícia - calle 9 No. 9-27 La Candelaria. Precisa fazer reserva pelo email: (coest.mupon@policia.gov.co). Não tem custo. A visita é guiada e conta a história da polícia colombiana. Recomendo. Tirei o resto do dia para caminhar pela cidade, fazer câmbio - há várias casas de câmbio próximo ao museu do ouro. Por volta das 16h fui a pé até a entrada do monserrate. O plano era ficar lá em cima até o por do sol. Vista insana da cidade. Entrada 29 mil cops (US$7).
Lá em cima, além da catedral, tem lanchonete, restaurante e uma vilinha repleta de lojas. O museu Botero estava fechado neste dia, mas como eu já conhecia, não fiz questão de revisitar.

20240604_084903.jpg

Foto: Museu da Polícia

Dia 05/06: Dia chuvoso

Acordei cedo e fui tomar o café na mesma padaria do dia anterior. Explorei a candelária e o centro. O almoço foi bandeja paisa - prato tradicional da região de Medellín. Perto do meu hostel tinha uma loja de conveniência da rede Oxxo. Então toda vez que eu passava em frente eu pegava um copo de café. Pra mim, melhor que os café da Juan Valdez. A noite na candelária há muitas opções de pubs e bares, mas como era início de semana, nada estava muito cheio. Fui para a pracinha chorro de quevedo, onde os turistas se misturam com locais em torno dos bares.

Dia 06/06: "Medellín es una chimba"

O plano inicial era ficar até viernes (quinta), pois eu pretendia visitar a região do Chapineiro. O Andres Carne de Res na calle 84 estava nos planos, mas dias antes de viajar, consultei a previsão do tempo e percebi que seriam dias de chuvas em Bogotá então acabei antecipando minha partida para Medellín em um dia.
A maioria das viagens entre cidades eu fiz de low cost colombina. Então de Bogotá para Medellín voei de Jet Smart - por 185 mil cops (US$45). Se fosse de bus, além das 9h de viagem custaria 100 mil cops. A tarifa incluía mochila, mala de mão e outra despachada com até 23 kg. Parti às 12:40 e cheguei em Medellín às 13:40, mas antes de partir tomei o cafezinho da rede oxxo e no aeroporto tomei o café da Juan Valdez e um croissant de queijo. Continuo preferindo o café da rede oxxo. Peguei o ônibus do aeroporto até o terminal norte -  rodoviária. Dalí peguei o metrô até o bairro poblado. Neste primeiro dia me hospedei no Noah Boutique Hostel - Carrera 43e #12 11. Paguei cerca de US$ 50 por 3 noites.
Em Medellín o tempo estava bom. "Medellín es una chimba" - expressão que significa algo bonito, positivo. A cidade é mesmo incrível. Premiada pelo seu urbanismo. Locomover-se na cidade é fácil, rápido e barato. É a única cidade colombina com um metrô de superfície. O metrô é integrado às estações de teleférico que te levam para as comunas - favelas. Neste dia circulei pelo poblado para matar a saudade. Fui até o supermercado Exito fazer câmbio e compras. A noite saí para comer e fiquei ali mesmo na rua do hostel, pois havia bons bares, pubs e gente na rua.

20240609_112352.jpg

Foto: Parque de los Deseos

Continua ...

Editado por Willian C A Reis

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Perrengues existem, mas é impressionante como toda vez que volto pra casa após uma longa viagem, acontece alguma coisa.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Atualizando aqui pessoal. A galera que se conheceu em San Andres se encontrou no Rio nos dias 07 e 08 de setembro. Dois novos amigos da Irlanda e outros dois de São Paulo se juntaram com a gente. Teve até um penetra ai na foto, que vibrou com a nossa vibe na praia de Copacabana e entrou pra turma. A Estefania, de quem tanto falei aqui, veio comemorar seu aniversário com a gente. Taí a importância de se conectar durante suas viagens. Nunca percam a a oportunidade de conhecerem pessoas. Grandes amizades poderão surgir.

IMG-20240907-WA0071a.thumb.jpg.e4a20e10799dbbaabd037324cb210d4f.jpg

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Nossa que relato bem feito, parabéns. 

O valor total inclui o valor que vc pagou nos voos? 

Outra coisa, queria muito fazer mergulho, vc acha que em santa marta/cartagena é bom pra fazer? ou o ideal seria ir pra san andrés? 

Nos relatos que eu vejo todo mundo reclama que San Andrés é caro, a estrutura é precária e ta entupido de turista 

Postado
  • Membros
10 horas atrás, victorknx disse:

Nossa que relato bem feito, parabéns. 

O valor total inclui o valor que vc pagou nos voos? 

Outra coisa, queria muito fazer mergulho, vc acha que em santa marta/cartagena é bom pra fazer? ou o ideal seria ir pra san andrés? 

Nos relatos que eu vejo todo mundo reclama que San Andrés é caro, a estrutura é precária e ta entupido de turista 

Eu iria pra Providencia e faria lá 

Postado
  • Membros
Em 27/08/2024 em 20:46, Willian C A Reis disse:

Perrengues existem, mas é impressionante como toda vez que volto pra casa após uma longa viagem, acontece alguma coisa.

Olá,  adorei o relato!

Se tivesse que escolher entre Bogotá e Medellin, pra qual iria?

E pra Providencia, não pensou em ir?

Postado
  • Autor
  • Membros
14 horas atrás, victorknx disse:

Nossa que relato bem feito, parabéns. O valor total inclui o valor que vc pagou nos voos? 

Olá Victor. Os voo do ida e volta para a Colômbia eu paguei com pontos + taxas em dinheiro (76 mil pontos latam + 674 reais de taxas). Os voos na Colômbia fiz pela Jet Smart ou pela Wingo. Bobotá > Medellin (Jet Smart - por US$45); Medellin > Cartagena (Jet Smart - por US$68); Cartagena > San Andres, ida e volta - incluindo a taxa turística de 38 doletas (Wingo - por US$182); Santa Marta > Bogotá (Wingo - por US$68).
Todas as tarifas incluindo bagagem despachada e em alguns casos contratei seguro e paguei extra para prioridade de fila. Portanto dá para ficar mais barato.

Mergulho. Em San Andres é mais barato do que em Santa Marta ou Cartagena. Todos os custos que citei no arquivo postado aqui, são valores de referência, porém deixe para contratar na ilha, pois lá consegue melhores preços comparando concorrentes.

San Andres: É linda, mas é uma ilha. Não acho a estrutura da ilha precária. Apenas os barcos que partem para as ilhotas do entorno que sempre saem cheios e não são confortáveis. Deve ter opções de lanchas para alta renda, mas a maioria são aqueles barcos para turistas. Alguns lugares como o aquário, realmente ficam muitos cheios e parece meio perrengue. A ilha não é cara, pelo contrário. Sinceramente acho que as opções de restaurantes, por exemplo, mais em conta que a maioria das cidades litorâneas brasileiras. Turistas tem muitos claro, mas qual o problema?

Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, JanaCometti disse:

Olá,  adorei o relato! Se tivesse que escolher entre Bogotá e Medellin, pra qual iria?

E pra Providencia, não pensou em ir?

Entre Bogotá e Medellin, sem dúvida eu iria para Medellin, pois é a cidade mais vibrante da Colômbia. A maioria dos artistas colombianos moram lá. Não importa se é segunda ou sábado, a cidade é festeira todos os dias. Mas depende da vibe de cada um. Se quiser todas as comodidades de uma cidade grande, como restaurantes, museus, arte e cultura, além de um clima que não varia muito entre os 14 a 16 graus, daí Bogotá é o lugar.
Providência, precisa de tempo e planejamento. Tem de ir de avião, pois de barco não vale a pena. Acredito que para casal seja uma boa opção, pois a ilha é menos visitada e vai topar mais com locais.

Editado por Willian C A Reis

Postado
  • Membros
Em 09/11/2024 em 17:46, Willian C A Reis disse:

Entre Bogotá e Medellin, sem dúvida eu iria para Medellin, pois é a cidade mais vibrante da Colômbia. A maioria dos artistas colombianos moram lá. Não importa se é segunda ou sábado, a cidade é festeira todos os dias. Mas depende da vibe de cada um. Se quiser todas as comodidades de uma cidade grande, como restaurantes, museus, arte e cultura, além de um clima que não varia muito entre os 14 a 16 graus, daí Bogotá é o lugar.
Providência, precisa de tempo e planejamento. Tem de ir de avião, pois de barco não vale a pena. Acredito que para casal seja uma boa opção, pois a ilha é menos visitada e vai topar mais com 

Acredito que Providencia seja mais a minha vibe mesmo! Em Bogotá queria mesmo ver os museus... mas me parece que Medellin tem uma cena moderna, mesmo preservando as tradições,  q tb me atrai...sei q tem muitos nomades digitais vivendo por lá... Obrigada pelas dicas!!

Postado
  • Membros

@JanaComettiMedellin não tem nada de moderno. O país é muito atrasado, então qualquer novidade é aquela história. Por exemplo, o transmilenium de Bogotá é a copia dos ônibus de Curitiba que é da década de 70 e parou no tempo. Agora que estão falando em por o tran aqui,coisa que no Rio,foi feito há 10 anos.Medellin era muito violenta nos tempos de Pablo Escobar. Hoje,fizeram várias intervenções aonde o Estado não existia, como teleférico nos morros.Lá eu andei e não vi nada demais no quesito violência, como em Santo Domingo, também não. No Rio,ao contrário, foi feito e deixado de lado devido as brigas entre traficantes. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.