Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Finalmente criei coragem para fazer o relato dessa viagem deliciosa!

Tudo começou com uma amiga bióloga que já conhecia o Parque Nacional das Emas e ela sabia que eu sou doida por natureza etc e me convidou pra ir no feriado do dia 15 de novembro do ano passado (uma sexta). Obviamente eu aceitei o convite e fomos ela, os filhos dela, um casal de amigos dela com um filho e eu. 

Fomos de carro, partindo de Campo Grande-MS. O Parque pega Goiás (Mineiros e Chapadão do Céu), a maior parte dele, e Mato Grosso do Sul (Costa Rica). Seguimos pra Costa Rica, cerca de 4 horas de deslocamento, almoçamos na cidade antes de partir para o Parque. 

Existem algumas pousadas próximas ao Parque, mas acabamos acampando por lá na área de camping. Levamos barraca, alimentação e tudo mais. Quando vai pra acampar, me parece que existe a possibilidade de combinar o almoço por pessoa com uma senhora que vai pra lá pra cozinhar. Acabamos almoçando com ela apenas no último dia porque um grupo de pessoas havia combinado de ir e não apareceu, então estava sobrando comida e nos ofereceram (acho que por R$20,00, algo assim).

Bom, quanto ao Parque e aos passeios etc... existe entrada pelo lado do MS, mas acredito que entramos por uma das entradas de GO mesmo. O primeiro dia foi de organização das barracas e observação de aves (essa minha amiga é passarinheira e condutora de observar aves, então ela contratou um condutor para fazermos passarinhada nos dois primeiros dias).

Começamos a passarinhada às 14h30 mais ou menos, voltamos no final da tarde pra tomar banho e comer e logo retornamos apenas o condutor, minha amiga e eu para a passarinhada noturna. Vocês me desculpem, mas eu sou passarinheira amadora e não lembro e nome de quase nada das aves que vi, kkkkkk, mas garanto que eram todas lindas e muitas delas bem fofinhas (os passarinhos pequeninos). A parte da noite foi a de que mais gostei... uma sensação de aventura muito maior, algumas partes da estrada estavam com bastante água porque havia chovido um pouco naquele dia e nos dias anteriores, então foi mais legal ainda. Além disso, nosso condutor era simplesmente maravilhoso e mostrava pra gente não só aves, mas também cobras; foi a 1ª vez na minha vida que vi uma jiboia arco-íris e eu me apaixonei por ela 😍. Conseguimos ver algumas aves que eram "lifer" pra minha amiga e foi isso. Voltamos bem tarde e vale muito a pena. 

No segundo dia, mais passarinhada pela manhã. Dessa vez, fomos para um outro lado do Parque e de novo apenas o condutor, minha amiga e eu. Não conseguimos aproveitar tanto porque começou a chover, mas não reclamamos... a chuva era ótima para o que viria à noite... 

No período da tarde, fomos fazer o passeio de safari (precisa ter pelo menos 8 pessoas para o passeio rolar). Não lembro o horário que saímos, mas foi um passeio muito gostoso... é ótimo para contemplar o Cerrado (🥰) e ver animais (quando eles aparecem kkkkk); não sei se era pelo horário (sol muito forte), mas não vimos taaantos bichins... (emas, veados, cobra, alguns gaviões - lobo-guará, que dizem ser tão fácil de ver, não deu o ar da graça), mesmo assim foi muito bom! Durante o passeio, existem algumas paradas para contemplar a natureza, a vista (se bem me lembro, há 2 mirantes). Mais adiante, tem uma parada na entrada principal do Parque (indo pelo lado de dentro, óbvio) pra banheiro, comes e bebes, compras (souvenirs e picolés) e o resto é gastar um tempinho pra turistar pelas esculturas de animais da entrada do Parque. 

Feita a parada estratégica, o sol já estava se pondo e fomos rumo à maior sensação do Parque Nacional das Emas: os cupinzeiros bioluminescentes 🤩. Eu parecia uma criança prestes a ganhar o presente dos sonhos!!! Nenhuma foto é capaz de passar esse fenômeno! O que dá a bioluminescência aos cupinzeiros? Nada mais, nada menos do que larvas (bebês) de vagalumes que se alimentam dos cupins. Inclusive, na estrada dentro do Parque, se vê bastante desses insetinhos com lampadinhas no bumbum, coisa rara de se ver fora de áreas protegidas, infelizmente. Esses cupinzeiros de dentro do Parque possuem muitos anos, coisa de décadas. O mais famoso pra ver esse fenômeno é um enorme que fica bem na beirada da estrada, mas a guia oferece pra entrar no mato (eles obrigam o uso de perneiras por conta de cobras e são oferecidas por eles mesmos). Obviamente que quis ver todos os cupins brilhantes possíveis kkkkk. O ápice da noite ao contemplar os cupinzeiros foi quando a lua cheia saio de trás das nuvens... indescritível! Fim do 2º dia. 

O terceiro e último dia foi de passeio de bote no Rio Formoso. Fomos pela manhã (acredito que lá pelas 8h30 ou algo assim), vai um guia por bote pra remar (pegamos 2 botes) e existem alguns pontos para banho. Não lembro ao certo quanto tempo de passeio, mas penso que deve ter sido no máximo 2h. Um passeio bem gostoso, conseguimos observar algumas aves (já que tinha uma condutora no mesmo bote que eu kkkk), aproveitar um banho de rio e contemplar a natureza. Terminado o último passeio, hora de levantar acampamento para voltar pra casa e almoçar antes da partida. 

Observações: é obrigatório guia para a permanência dentro do Parque (seja em passeio ou não); não tenho o preço de nada porque não anotei (😁); havia um tipo de flor cor rosa-chiclete no meio da vegetação (dentro do Parque), mas fiquei com medo de atrapalhar e não pedi pro carro do safari parar pra eu ver e fotografar... uma flor que só existe lá (arrependimento bateu forte); a estrutura da entrada da frente tá bem feia... há umas bicicletas cujo propósito seria alugar para fazer trilha, porém estão em péssimo estado; a época boa de ver a bioluminescência é de período de chuva, sendo melhor os meses de outubro e novembro.

20241115_150044.jpg

20241115_145658.jpg

20241115_193549.jpg

20241116_070401.jpg

20241116_093203.jpg

20241116_180440.jpg

20241116_190923.jpg

20241116_193853.jpg

20241117_093503.jpg

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...