Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Como viajar pelo mundo sem dinheiro

Postado
  • Membros

No 1º Encontro de Inverno do Mochileiros.com (que foi muito bom por sinal), estive conversando com a Cris Negrabela sobre o orçamento de viagem, e ela comentou que teve usuários postando no tópico “Para onde ir com até 100 reais” que com 100 reais não era possível nem sair da cidade dele.

Como a maior parte das minhas mochiladas foi durante o período de faculdade (ou seja, liso de tudo) e eu tive viajar com pouca grana ou fazendo viagens “auto-sustentáreis”, fiquei impressionado com a falta de coragem e criatividade alheia e me propus a criar um tópico sobre maneiras de viajar pelo mundo sem grana.

Desnecessário dizer que a intenção aqui é propor discussão sobre modos totalmente lícitos de se viajar e que vão preservar sua integridade física. Não é minha intenção que se debatam nesse tópico modos de cruzar fronteiras de forma ilegal, andar em trens sem pagar, burlar impostos ou coisa que o valha.

AVISO:

A maioria dos sites e métodos apontados aqui eu conheci de outros viajantes ou por pesquisa. Eu não tenho experiência pessoal com a maioria, então se houver dúvidas por favor poste a dúvida aqui para que outros viajantes a respondam ao invés de me enviar MP.

O QUE É NECESSÁRIO:

- Dinheiro para um investimento inicial (em equipamentos, visto, passagens aéreas, seguro-saúde etc) e para emergências. Além disso irá precisar de grana para mostrar ao cruzar fronteiras. A idéia é que você consiga essa grana de volta depois ou pelo menos não gaste muito mais do que isso.

- Muita coragem e cabeça aberta

- O desapego a qualquer idéia errônea sobre viagens. Um bom tópico que discute viagens assim é esse.

- Não é necessário, mas é BOM que se saiba outras línguas, pelo menos o inglês

- Muita pesquisa, e de preferência experiência viajando fora da sua zona de conforto. Um bom lugar para se começar é na seção de Guia de Mochileiros de 1ª Viagem

-Tempo, MUITO tempo. Viajar querendo gastar quase nada em uma janela muito curta de tempo (e viajando entre cidades muito frequentemente) é quase impossível.

Eu tentarei discutir abaixo duas formas de se viajar com quase nada de grana. Uma é como economizar e a outra é como conseguir dinheiro durante ou após a viagem.

Editado por Visitante

• Respostas 58
  • Visualizações 128.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Cintia Centeno
    Cintia Centeno

A minha dica de viajar sem Dinheiro ea seguinte; como quase sempre estou dura tenho algumas ideias que pessoalmente ja pratiquei ,em alguns lugares da para pedir carona ex:caminhão ,carro,carroça ,cha

• Elvis Trivelin
    Elvis Trivelin

Sempre fui um tanto quanto cético às tais soluções fantásticas desde que comecei a cursar Administração. Professores de matérias de Economia e RH falavam em expressões como : "seja criativo" ou: "tenh

Featured Replies

Postado
  • Membros

concordo, as viagens podem ser feitas com muito pouco dinheiro, mas sem conforto

quanto mais conforto quiser, mais dinheiro precisa

pessoalmente acho bom ter uma quantia por segurança como o Trota Nando o Ateu falou, mas só pra casos extremos

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Posso mudar de opinião conforme a experiência vai aumentando, mas acredito que viajar com pouco dinheiro é algo que quem tá começando a se aventurar nas viagens precisa tomar um pouco de cuidado...quem nunca viajou ou viajou pouco, acredito eu, que precisa ir aos poucos e hora dessas vai saber tanto sobre tanta coisa que dinheiro não seria mais impecilho...

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Valeu-leu-leu Sandman! Suas dicas foram mais que preciosas. To pensando até em trazer uma lembrancinha pra vc com o dinheiro que vou economizar em 1 ano de viagem heim! rsrsrs

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Opa, aí sim ein!!

Abs =)

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pelo tópico!

devia ter conhecido o fórum antes de fazer minha primeira viagem internacional!

Mas deu tudo certo lá.... sempre fui muito controlado com minhas finanças e me planejei bem para a viagem...

mas o que eu não esperava era que na Colômbia meu dinheiro fosse acabar!!!

hahaha... e como resolver a situação?

Tinha uma grana reserva no Brasil que foi depositada na minha conta... até aí tudo bem...

mas o que eu não imaginava... era que o cambio fosse tão alto... e que o meu dinheiro, cerca de R$ 900,00...

acabaria uma semana antes de voltar pra casa...

E o que fazer??

- Caipirinha!

Os latinos adoram coisas vindas do Brasil, seja a capoeira, o samba ou a nossa caipirinha!

então... a forma como a gente lida com a situação faz toda a diferença! ser criativo é necessário... você deve estar se perguntando... E como vc comprou os materiais se não tinha mais dinheiro??

juntei um grupo de 10 pessoas, cada uma deu o equivalente a R$ 12,00...

comprei então material suficiente pra sobrar!

essas 10 pessoas tinham caipirinha liberada... O resto teria que pagar.... precinho barato... R$ 4,00...

sai de lá com um lucro de R$ 53,00!!!

hehehe!!!

desejo boas trips a todos!

Postado
  • Membros

Fala Sandro, nossa, somente hoje li este post. Fantastico, estou devorando !!!!

Super bjo. Vivi.

Postado
  • Autor
  • Membros

KKkk vivi, o Sandro ja abandonou esse nick tem tempo =P Qdo eu fiz nem sabia q era dele antes :P

Brigadão de qq forma,

Bjoo

Yuri

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Post realmente muito bom... pena que vi ele tarde de mais...

estou saindo em no máximo duas semanas para um mochilão de 2 anos...vou levar somente 8 mil reais e pretende me auto suprir e ainda voltar com um pouco de grana para o brasil...

muitas dicas vou imprimir e ler mais tarde...grande abraço

Postado
  • Membros

Dalvan,

Me diga como fez a divisão desta grana para ela durar tanto tempo ???

Postado
  • Membros

Helaine, entaão..

não existe divisão.. o meu mochilão vai ser extremo, eu tenho vários destinos e apenas alguns esboços de rotas...com isso e mt estudo consegui perceber que 90% da minha viajem vou poder fazer caminhando ou com carona sem gasto com transportes.. trabalharei fazendo qualquer coisa nas maiores cidades que eu visitar.. com isso não pretendo ganhar dinheiro porem, nem gastar! trabalhar apenas por comida e local para dormir. Quando não tiver onde dormir ou eu estiver caminhando de uma cidade para outra.. vo me alojar em minha barraca...(de todo meu orçamento eu tenho 10 mil, onde 2 foram só para equipamentos mais críticos...como barraca saco de dormir e mochila)..ou seja...tenho bons equipamentos que me permitiram dormir mais tranquilo em lugares isolados!

Então se eu conseguir evitar gastos com meio de transporte, alojamento e eventualmente alimentação. eu reduzo meus gasto em quase 80%.. contando que não terei imprevistos médicos...pois realmente vou me cuidar ao máximo..conseguirei passar com certeza dois anos viajando..quando meu dinheiro estiver escaço..vou para um pais rico...a procura de um emprego para ai sim ganhar dinheiro economizando ao máximo por 3, 4 meses e seguir viajem novamente em países mais pobres..

Para fazer esse tipo de viajem é necessário você não ter nenhuma data marcada para nada e não se importa com o peso da mochila e vários momentos descômodos.. digamos que você tem que realmente querer fazer isso..mas não é nenhum truque administrativo.. é apenas viver com o básico!

abraço

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.