Ir para conteúdo

Como viajar pelo mundo sem dinheiro


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Não há experiência melhor que uma experiência autônoma. Em primeiro lugar você está sempre apto a romper preconceitos, sentir-se livre e quebrar as barreiras que prendem ao local de origem. Sempre procurei fazer minhas viagens nesse esquema: travessia, carga para alguns dias até chegar a uma cidade maior, dormida em beira de estrada vicinal, mas viagens relativamente curtas (1 mês, 1,5 mês). Na última que fiz quase fui atacado por uns pitibulls - que afastei com bastão de caminhada ::lol4:: - nas divisas de duas áreas em disputa por grileiros ::Cold:: Depois que o sujeito apareceu com uma carabina apontada, viu que eu não parecia com os eventuais inimigos que esperava. Ficou encanado com meu bastão de caminhada, mas se eu dependesse disso pra tomar uma terra, eu seria herói de muita gente... No fim ofereceu lugar para armar a barraca e passar a noite. O vento era gelado naquela parte interiorana do Paraná. Essas situações inusitadas em que tudo parece conspirar para dar errado e algo lhe salva de última hora viram histórias. Já tive mais disposição pra isso, mas uma vez tendo dependentes fica difícil. Quando estava por mim mesmo, OK; na pior das hipóteses, assumia a responsa e pagava pra ver o que viria. Mas quando isso envolve outras pessoas fica complicado. Ainda penso em fazer algo - mais seguro - por outros lugares. Eu teria que arrumar alguns trampos por onde passasse. Um professor de música da escola em que leciono ficou 6 anos trabalhando em navio, ganhava relativamente bem - para padrões brasileiros - e mantinha a família que morava na Zona Sul de SP. Quem sabe sejam esses também meus próximos passos? Falta coragem pra romper de vez o cordão umbilical com essa cidade. Sorte, Dalvan! E conte-nos as passagens assim que tiver oportunidades! ::otemo::

 

Bem legal seu texto...

 

Então.. como disse q faria, eu fiz e agora posso dizer q passei/passo muito apuro ainda hahaha... realmente... a ideia de primeiras viagens eh foda-se tudo...depois tu começa a se preocupar mais com a segurança e com o bem estar.. no começo parec q eu queria sofre...me metia em cada bocada hahaa..mas agora ta de boa..aprendi a me virar e sei oq eu posso e nao posso fazer, onde eu devo e nao devo ir.. Sou a favor de viagens de um mes, mes e meio... acredito que as viagens longas não são para qualquer um... tem q querer/precisar/ansiar mesmo por isso... pq c vc nao tiver mt gana... 2, 3 semanas de desafios seguidos cansa a pessoa e faz ela querer voltar... Se tu não ta mesmo fixado no teu objetivo ...tu volta...pq o começo é mesmo PUNK!

 

Pelo q vi vc quer mesmo uma viajem assim e tenho certeza q tu vai fazer uma um dia... e ja com essas suas experiencias nada vai te afligir... na real vai ser bem easy pra ti...talvez a unica barreira seja c vc nunk viajou para o exterior...lidar com linguas e costumes diferentes é um desafio bem grande...

 

Mas é isso ai...

 

Se quer acompanha entra no meu blog.... dalvan03.wordpress.com

 

Grande abraço e boas viagens.

Link para o comentário
  • Colaboradores
eu vou começar minha jornada estilo mochilão extremo proximo mês dia 15/02/2013. se tiver alguem se enteressar me add http://www.facebook.com/alex.rodrigo.56" onclick="window.open(this.href);return false; ainda da tempo (let's do this shit guys!!!!!!!!)

 

Gostaria de saber sobre seu mochilao....tem algum blog ou coisa do genero?

 

Opa Blz?

então eu vou fazer o mochilão sem rumo.. cada país que eu vou conhecer eu vou trabalhando como voluntario em troca de comida e utilizando o couch... estou levando um livro chamado 1000 lugares que voce precisa conhecer antes de morrer.. so para ter uma base.. vou começar pelo uruguay dia 01 de março.. sem previsão de retorno.. quando eu começar a viajar acho que vou fazer um blog.. mas ja estou acopanhando o seu :D:D

 

 

Boa ideia...mas cuidado com os voluntariado em troca de comida...nao eh tão facil assim achar!!! Pelo Couch eh o melhor jeito de dormir d graça mesmo!!

 

Ja faze o blog??

 

Como ta sua viajem??

 

Ond vc ta?? quero acompanhar tbm...qm sabe a gnt c esbara... haha falw!

Link para o comentário
  • Membros

Que maravilha encontrar esse tópico!!

Obrigada por todas as inúmeras dicas, Sandman!

Numa das suas dicas você fala em conseguir grana com arte, algo assim. Eu toco um pouco de percussão e canto e há alguns dias postei um tópico tentando encontrar pessoas que topassem um estilo de viagem, mesmo curtas, na qual levaríamos nossos instrumentos e tocaríamos em praças, mercados, restaurantes em troca de comida e pedindo a colaboração dos presentes. Quase 80 visualizações e nenhuma resposta. rss :)

Já fiz isso com mais três amigas numa mochilada de 4 dias e deu muito certo! Com percussão, violão, melódica e flauta arrecadamos frutas, verduras e outros alimentos e muitos sorrisos e bons papos. Acampamos na casa de um mestre de capoeira e cozinhávamos lá em meio a mais música somada ao som do berimbau. Foi uma experiência inesquecível!

Quero muito, até 2015, começar meu mochilão pelo mundo, saindo pela América do Sul. Pretendo pedir uma licença sem remuneração do meu trabalho, então essa é a melhor saída mesmo. Juntar o que for possível pra sair e manter a viagem, viajando. E penso, assim como Dalvan, levar uma grana pra começar, algo em torno de R$ 8 ou 10 mil e daí seguir com Couchsurfing e trabalhos voluntários. Há pouco também, descobri o http://www.workaway.info e me deu ainda mais gás.

Mas, seu post nos traz ainda muitas outras possibilidades.

Valeu mesmo, Sandman!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Depende de cada um estou indo para itália 20 dias com passagem da ibéria comprada por R$ 542 mangos os caras deram mole erraram no sistema e também foi sorte minha.

 

Vou por milão e volto por roma lá vou ficar na casa de conhecidos e tenho primos em londres e inglaterra.

 

Comida lá é barato vou gastar um pouquinho com transporte público.

 

Ou seja, com pouca grana e um pouco de sorte dá para viajar legal.

Link para o comentário
  • Membros

Viajei por quase 5 meses comecando do Mexico pra China, e todo o caminho de volta pro Mexico. Com minha esposa.

Asia, Africa, Europa e NY.

Na Asia estavamos gastando em media 5 dolares nos 2, por noite. E comendo meio que precariamente. O que ferra mesmo são os trens de 12 pra 19 horas sentado (na China, principalmente).

Da pra comprar seatless, que eh baratissimo, e se virar pra achar um lugar. Mas a parada eh tensa.

Na Europa estavamos sempre couchsurfing, o que reduziu os nossos gastos violentamente.

Na real o maior gastos pra quem ta viajando na pobreza são os pontos turísticos.

Especialmente na China cada coisa que vc vai morre 10 dolares. E por mais que o cara va viajar por outros valores, ta do lado do Vaticano, da Muralha da China ou Angkor Wat, que seja, e não entrar... é sofrido. E pra quem ta viajando o mundo, a lista de coisas imperdiveis pra ver beira o infinito. De 10 em 10 dolares morre pelo menos 1000 nessa brincadeira.

 

Sem contar também os gastos com vistos. Já que na Asia, India, Nepal, Vietnam, Camboja e China vão te tirar dinheiro.

E bastante.

Apliquei pro meu visto da China em Los Angeles, do Vietnam em Hong Kong, da India em Bangkok, e a média era 80 dolares por visto. Camboja eh "on arrival" e é soh 20 dolares, mas ainda assim.... E ainda tem Egito que também é 'on arrival', mas só custa 15 dolares.

 

Viajando pela Ásia você tem que tomar algumas vacinas tambem. Comprimidos de Malaria não são tão caros, porém necessários. Especialmente na India.

A taxa de caixa eletrônico + conversão de moeda também vai tirar um pouco de dinheiro de você. Claro que o valor cresce de acordo com a quantidade que você vai gastar.

 

Infelizmente, acho que é mais facil arrumar formas de ganhar dinheiro viajando, do que fazer uma viagem sem custos. Sempre tem alguma coisa pra você gastar.

Na nossa viagem, não acho que gastamos muito, mas também não da pra dizer que qualquer um vai sair do Brasil sem grana e fazer o mesmo.

 

Sou um grande apoiador de quem vai "na cara e na coragem", mas também não vai iludido que tudo vai ser maravilha.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Eu estou a pensar em viajar à boleia e queria saber se dá para adquirir esses vistos nas fronteiras dos países em vez de ter que fazer previamente nas embaixadas em Portugal..

Já agora, para aqueles que preferem fazer campismo selvagem em vez de couchsurfing, como tomam banho ? :P

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...