Membros ftm2001 Postado Setembro 14 Membros Postado Setembro 14 Pessoal, gostaria de tirar umas dúvidas pois será a primeira vez que vou pra chapada diamantina com minha esposa. Desceremos em salvador 5/10, pego o carro na localiza +- 11 da manhã e saio para a chapada. Algumas dúvidas: 1) de carro deve dar de 5 a 6h mas alguém sabe como está a estrada? Indicam algum ponto de parada? 2) provavelmente fico 5 dias em lençois e 1 ou 2 no capão. Sugerem algo diferente? 3) Vale a pena esticar até Ibicoara, mucugê etc? Os atrativos valem a distância? Aconselham dormir 1 noite em algum desses lugares? 4) Não vamos fazer os trekkings mais demorados(mais de 6h ida e volta) pois queremos conhecer mais lugares e nosso preparo físico atual não está ajudando, então vamos deixar para uma próxima visita. 5) Com relação ao melhor roteiro para aproveitar a logística, vocês recomendam alguma coisa? 6) já vi que muitos locais não precisam de guia mas, nos que precisam, vocês recomendam fechar com atecedência ou dá pra fechar no local nos primeiros dias? Os valores são tabelados? 7) e, por fim, os preços em baixa temporada são baixos? ou é daqueles locais que ta no hype e a cidade é pequena/com pouca estrutura então os preços são altos? Obrigado para quem puder ajudar. Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 14 Membros Postado Setembro 14 Estive por aí 2 vezes há anos(2008 e 12).Na época a estrada era péssima e só tinha para parar em uma cidade pequena no meio do caminho, aonde o ônibus parava,me esqueci o nome.Lá era muito barato, sobretudo com as agências que estão na Praça Central. Dei preferência ao Daniel, para mim,o melhor guia da cidade. Fiz passeio também com o Silvio, da agência ao lado. Eles combinavam entre si quem ia me levar,pois na época na qual costumava ir,mês de outubro, não havia ninguém para atender além de mim,a não ser 1 vez que Daniel foi com um grupo para uma trilha e eu,preguiçoso como sempre, não quis ir,o que me arrependo muito, pois em 2013 quase morreria em La Paz e ficaria sem condições físicas para ir.Quanto ao tempo,veja os passeios que lhe interessa,são muitos ao todo e fica difícil dizer quanto tempo ficar sem saber o que quer. 1 Citar
Membros schitini Postado Setembro 15 Membros Postado Setembro 15 Já faz um tempo que eu fui lá, então as informações não estão tão atualizadas. Fui em setembro de 2022. Cheguei em Salvador de avião e peguei um transfer de ida e volta. Em Lençois eu aluguei um carro numa locadora local. Fiz isso porque não estava afim de dirigir tanto, além do fato de que ia fazer a trilha do pati, que são de 5 dias. E aí o carro ia ficar parado. Mas te digo: não vale a pena fazer o que fiz. o aluguel lá é muito caro (mais de 3x mais caro que Salvador) e o carro estava bem detonado (tive que pedir substituição do pneu no meio da locação porque eles estavam se desfazendo). Na ida de Salvador a Lençois nós fomos pelo caminho tradicional, passando por Feira de Santana, Itaberaba, etc. Esta estrada é muito movimentada, cheia de caminhões. Na época estava muito esburacada. Foi algo em torno de 5 a 6 horas de viagem. Na volta pegamos outro motorista e passamos por outro caminho (acho que por Ipirá, mas não tenho certeza). A estrada estava em ótimas condições e vazia, Apesar de ser mais longe, gastamos quase o mesmo tempo e fui muito mais agradável. Em relação ao roteiro, Lençois é a base, mas não tem tanta coisa assim. Quase nada lá precisa de guia. Eu chegaria em Lençois e, no dia seguinte, conheceria a cidade. Vá no serrano ou outra atração do local, contrata guia. Pôr do sol no pai inácio é imperdível (se tiver oportunidade, vá mais de 01 vez. Cada pôr do sol é único). Não precisa de guia para o pai inácio. Põe no google maps. Marimbus é um passeio muito legal de se fazer se está hospedado em Lençois. É um passeio de canoa pelo rio marimbus (umas 3 horas) chegando no final aos poços/cachoeira do rio roncador. Em Lençois também tem a cachoeira do sossego, e é um passeio muito legal. Deve dar em torno de 5 a 6 horas de caminhada, então... Em seguida eu faria o roteiro das cachoeira do mosquito/grutas/pratinha (mas nunca vá à pratinha num fim de semana. Enche demais). Não volte para Lençois. Siga até o capão, que é bem mais perto. No capão, a cachoeira da fumaça é imperdível, mas também deve dar algo em torno de 6 horas ida e volta. Tem várias outras cachoeiras lá também. Eu não tenho muitas sugestões para o capão, pois eu estava voltando do pati e fiz a fumaça. As outras cachoeiras de lá não são tão bonitas depois disso e eu estava meio cansado. A parte chata da chapada é que eles não colocam placas em nada, assim às vezes fica meio difícil achar as coisas. Mas vc pode reservar tudo lá mesmo, principalmente porque estará de carro. No seu primeiro dia em Lençois, vá até a associação de condutores e negocia com quem vc encontrar lá. Se vc não encontrar nenhum guia que te agrade lá, volte algumas vezes (tem uns que não são tão bons.) Dá até para achar guias que têm clientes e não têm carro, assim vc entra com o carro/gasolina e não paga o guia (eu fiz isso). Em Lençois eu não peguei guia bom, então não indico ninguém. Do capão vc pode pegar o carro e ir até Ibicoara. É (ou era) uma estrada de chão (110km de chão, se não me engano), mas estava em boas condições. Mas, se estiver com tempo de chuva, não indico). Tem que perguntar ao povo do local as condições atuais da estrada. As cachoeiras de Ibicoara precisam de guia, mas exige-se que o guia seja de Ibicoara (eu te indico o guia Reis. Ele é um pouco mais velho, mas é bem gente fina. Tem também o Elder. Este é mais novo, mas muito bom) Se quiser que te passe o contato deles, me manda msg no privado que te mando, para não expor os dados aqui). Em Ibicoara tem 02 das cachoeiras mais bonitas da chapada: buracão, que é bem fácil de fazer (chegue cedo), e fumacinha, que é bem mais difícil (não te indico se estiver fora de forma). Ibicoara fica mais perto de vários locais, como por exemplo mucugê, que fica perto do poço encantado, poço azul, Igatu. Então de lá vc pode fazer seu roteiro para todos estes locais e programar suas visitas enquanto volta para Lençois. O link abaixo traz muitas informações sobre todas as cidades e atrações que compõem a chapada. Dá uma olhada. Vai ajudar a montar seu roteiro. https://www.guiachapadadiamantina.com.br/categoria/cidades-e-vilas/ Espero ter ajudado. se tiver mais perguntas... Citar
Membros ftm2001 Postado Setembro 28 Autor Membros Postado Setembro 28 Fabiano e Schitini, obrigado pelas informações. Dia 5/10 chego em SSA e pego o carro por lá. Minha esposa queria ir de avião até lençois e alugar o carro lá.. mas cidade pequena tem o problema do carro que você citou. Só que mudei o roteiro.. saio de ssa e vou direto para ibicoara 2 dias, depois vou pra mucuge, 2 dias, subo pra lençois(no caminho faço os poços) e de lá aproveito pra ir pro capão.. e depois volto pra ssa e fico 4 dias em alguma praia do norte. Citar
Membros Rony guia_chapada Postado Outubro 31 Membros Postado Outubro 31 Oi sou guia na chapada me chama no zap 77981230142 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.