Colaboradores Este é um post popular. StanlleySantos Postado Setembro 17 Colaboradores Este é um post popular. Postado Setembro 17 (editado) Saudações, mochileiros! O conto da vez é uma pequena andança de um mês que fiz entre a terra do queijo e da pamonha! Apesar de ter ido em lugares conhecidíssimos, notei que o fórum carece de relatos recentes de tais lugares, então, informação a mais não vai doer, não? O período escolhido foi o mês de agosto de 2025, como em vários anos, pois considero agosto um mês frio e seco em muitos lugares do país, além de não ser alta temporada. O roteiro original era ficar apenas em Goiás, e fazer o caminho de Cora Coralina, porém não levei em conta que agosto é o mês mais seco em Goiás, inclusive com o sumiço de algumas cachoeiras e várias queimadas de época, o que poderia comprometer esta caminhada. Como estava devendo uma viagem a Minas, resolvi que andaria entre os dois estados. A sequência foi: BH, Alto Caparaó, Ouro Preto, São João del Rei/Tiradentes/Bichinho, Pirenópolis, Goiânia e Caldas Novas. Sem maiores delongas, vamos lá. Belo Horizonte. Após aproximadamente 14 horas de viagem de ônibus de Goiânia, chego de madrugada na capital mineira, com a manhã inteira para conhecer um pouco do centro da cidade antes de procurar o hostel onde iria dormir nos próximos dias. Chegando em BH, já tive a impressão de que se tratava de uma selva de pedra ENORME e cercada por pequenas serras. Decidi que me hospedaria na região do Santa Efigênia, que junto com o Savassi, é conhecida por ser uma região de bares e restaurantes para aquele happy hour básico (embora eu não beba). Andando pelo centro, passei pela praça da liberdade, uma das referências locais. Infelizmente, como estava muito cedo, e por ser sábado, não tinham museus abertos. Na verdade, a praça estava bem vazia. Por medo de cruzar com nóia (sim, a cidade também tem muito morador de rua na região central, problemas de capital), fiquei por pouco tempo ali. Passei pelo museu da moda (que à primeira vista parece mais uma capela), pelo Santuário São José (muito bonito, por sinal), e pelo mercado municipal, um dos MELHORES lugares para conhecer! Muitos produtos regionais para quem ama o famoso queijo/leite mineiro e boas opções de comida, com alguns estabelecimentos tradicionais por lá. Comi várias vezes no ponto da empada, por lá. A empada recheada deles é uma coisa divina, além do bolo com queijo e coco e claro, o pão de queijo. Quase chorei com a empada com frango/catupiry. Descobri também que por lá eles comem bastante jiló. Está aí um trem que não gostei, amargo demais para meu paladar nortista. Achei bem legal a personalização de alguns semáforos de pedestre. Depois do almoço, resolvi bater no principal parque da região, o Américo Renné Giannetti, considerado o patrimônio mais antigo da capital. Um grande espaço cercado com flora nativa e exótica, alguns lagos com barquinho e pedalinho, espaços para a prática de esportes e ainda por cima um parque de diversões cheio em pleno meio-dia! Fiquei surpreso de forma positiva com a beleza e grandeza daquele espaço! Sentei-me embaixo de uma árvore e fiquei contemplando aquele movimento todo. Aprende, Manaus, aprende Depois de fazer o check-in no hostel, tirei um cochilo, e para fechar o dia fui no museu mineiro, que conta com um acervo de peças de arte sacra e espaços que contam parte da história do estado. A propósito, este faz parte do circuito liberdade, que envolve vários museus da região, onde o visitante pode fazer uma sequência de visitas. No domingo, era dia da famosa feira hippie de BH. Posso dizer que a feira é IMENSA, ocupando vários quarteirões. Entretanto, achei ela meio fraca de variedade, sendo a maior parte dela, roupas. Reparei em como o belo-horizontino aparentemente gosta de um acarajé, pois vi vários quiosques dessa iguaria. Tirei a manhã toda aqui e no parque Américo. Após isso, peguei um bus para o rumo do bairro mangabeiras, para conhecer os dois parques vizinhos que lá se encontram. Primeiramente, visitei o parque da serra do curral. O ambiente é bem agradável para uma trilha matutina, mas fiquei um pouco desapontado ao saber que a trilha era limitada até uma parte não muito distante do portão. Há trilhas mais longas que só podem ser feitas “com agendamento” (ou na clandestinidade, imagino). Mas o mirante de BH não deixa de ser um belo atrativo. Uma visita rápida. Após isso, conheci o Parque Municipal da Mangabeiras propriamente dito, esse um dos grandes queridões da cidade! O espaço é ENORME! Tanto que há um micro ônibus que faz uma volta em alguns pontos para pegar ou deixar visitantes. O parque é muito legal, com vários espaços lindos e bem organizados para a família, grupos de amigos, ou mesmo forasteiros solitários como eu. Uma manhã ou uma tarde inteira são facilmente dedicados a este parque. Infelizmente a praça do papa, outro ponto turístico badalado de bêagá, estava em reforma, logo não pude conhecer ou tirar fotos. Fica para a próxima. Entretanto, não muito longe dali, há o Mirante do Mangabeiras, um point do final de tarde que LOTA de gente querendo assistir o pôr do sol. É um lugar interessante pro final de tarde. Diz que dá quati, mas não vi nenhum na ocasião. Na segunda, praticamente tudo estava fechado para a manutenção de rotina, e como estava sem nada para fazer, arrisquei um pulinho na lagoa da Pampulha, outro cartão-postal da cidade. Apesar de tudo fechado, ao menos deu para dar uma corridinha na beira do lago, pensar na vida e tirar algumas fotos. BH -> Alto Caparaó Após alguns dias conhecendo a capital mineira, era hora de animar de verdade minha viagem. Precisava de trilhas e serras. Dito isso, parti para o município de Alto Caparaó, na divisa leste entre Minas e Espírito Santo e lar do grandioso Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do país (atualmente o terceiro). Enfim, era o que queria. De BH não há bus direto: é necessário pegar um ônibus ou para Manhuaçu, ou para Manhumirim, e de lá pegar uma linha urbana que vai até Alto Caparaó. Blablacar direto para Alto Caparaó é quase inexistente. Cheguei ao anoitecer, e apesar de haverem muitas pousadas, hotéis e afins, não tinha feito reservas. Por boas recomendações no google, resolvi ficar no Camping da Inês, e cara, a escolha se provou muito acertada! A Própria Inês e seu filho foram muito gente boa e prestativos durante meus dias na cidade, inclusive ao me emprestarem um colchonete para o chão frio e ao compartilharem um pouco de café em pó. O lugar é bonito, agradável, tem um pequeno riacho do lado, uma cozinha compartilhada, água quente e redes/balanços. Não queria mais nada. Se quer uma estadia barata e não faz questão de quarto, esta é uma ótima opção. Antes de enfim subir o parque do Caparaó, tirei um dia para descansar, organizar a mochila e conhecer a cidade (até pq na quarta o parque fecha). O município é bem pequeno e passa uma vibe tranquila, com belas vistas dos grandes cumes que me cercavam, imponentes, e vários campos de cultivo cafeeiro (pelo que vi a cidade tem se destacado pelos seus premiados cafés). Também haviam várias agências turísticas com roteiros para atrações vizinhas (que acabei não indo desta vez). A cidade literalmente se recolhe depois das 19:00, uma coisa bastante curiosa e comum de pequenos municípios de “interiorzão”. No dia seguinte, enfim era hora de começar a pequena jornada até o Pico da bandeira. Primeiramente precisei ir para a portaria do parque, onde fiz o cadastro de visitante e peguei uma “senha” (que deve ser entregue na volta). Por MUITA sorte, o porteiro convenceu um casal a me dar uma carona de carro até a base da Tronqueira, e aqui vai uma informação importante: se você estiver sem meio de transporte, ARRUME um, pague carona, peça na portaria, qualquer coisa, pois o ramal de acesso tem mais ou menos 6 fucking KM num desnível contínuo de quase 700m! Parece pouco, mas não é, as pernas serão bem judiadas se você for andando. Ah, eles não deixam moto subir, o motivo, esqueci de perguntar. Ah, minas e suas paisagens... A tronqueira é a primeira opção de acampamento para quem sobe o parque pelo lado mineiro. Depois tem o terreirão, alguns km mais acima (e pessoalmente acho a melhor alternativa). No caminho há o vale encantado, e como era bem cedinho, não dispensei um bom banho de água Gelada (o gê maiúsculo foi proposital). Cacetada, bote Gelada nisso! Mergulho de 10, 15 segundos e o corpo todo já ficava dormente, isso com sol! Apesar disso, a linda e transparente água de montanha. Apesar do pico da bandeira ser alto para os padrões brazucas (2892m), o seu acesso é por uma trilha bem tranquila, mais de boas do que as trilhas de montanhas paranaenses, por exemplo. Só o cume importa Cheguei mais ou menos meio-dia no Terreirão, e este vazio, graças a Deus! Poderia armar minha barraca onde quisesse e ter um pouco de tranquilidade (ao menos até os primeiros grupinhos chegarem). Uma pena, pensei que iria subir sozinho. Ali há uma curiosa casa de pedra onde alguns podem dormir dentro para fugir do vento e frio. Aquele trem de noite me lembrava a casa da bruxa de Blair, isso sim. O sol misturado com o friozinho, os tico-ticos esmolando comida, a paz, e o silêncio daquele recanto permitiram que eu desse um cochilo ali, no gramado da frente da casa de pedra. Inacreditável. Como sabia que dormiria pouco pela parte da noite, esta siesta foi mais que bem-vinda. Ao passar da tarde, foram chegando os primeiros grupos que iriam pernoitar para subir de madrugada. Como estava fora da alta temporada e era um dia de semana, não foi tanta gente. O tempo fechou pela tarde, o que gerou certo receio, mas estava consultando a previsão do tempo, e para aqueles dias pegaria o céu majoritariamente limpo. Estava torcendo para um pouco de geada no gramado e barracas, pois estava fazendo negativo de madrugada. Noite em curso, não havia mais nada a fazer a não ser recolher-me na barraca e tentar dormir. O frio, somado à barulheira dos grupos preparando a janta e enchendo o rabo de álcool, não ajudou muito. Cochilava e acordava, tentando aquecer onde estava incomodando. Para passar o tempo, lia um pouco nos livros que tinha no smartphone... 3 da matina. Hora de levantar e começar a subida. A noite estava linda, céu aberto e lua cheia, o que permitiu que eu andasse boa parte da trilha de lanterna desligada. Aparentemente eu era o segundo a subir (uma iniciante subiu mais cedo com um guia, e cheguei até a ultrapassá-la), e ver as luzinhas da fileira de lanternas mais embaixo era bem legal. A trilha em si é bem demarcada, com fita refletora em todo o caminho. Seja com luz vermelha ou branca, o caminho magicamente aparece para você como um corredor de pontos luminosos. Demais! Cheguei mais ou menos às 5 horas nas dependências da famosa cruz. Cheguei cedo demais! O Frio e vento eram bem intensos ali em cima, e logo me arrependi de não ter levado o saco de dormir. Mas era suportável. Observar o “lado” de Espírito Santo e as luzinhas dos pequenos municípios do vale embaixo foi uma agradável experiência. Aninhei-me entre algumas pedras para tentar fugir do vento, fiquei quietinho e mil coisas passaram pela cabeça naquele tempo sozinho... O ato 1 do astro-rei foi divino! Por alguns minutos deixamos de lado nossas dores, preocupações, tremedeiras e problemas para admirarmos aquele pequeno pedaço da existência em si e toda a sua beleza. Muito bonito! Como estava ventando muito, era quase impossível armar o tripé na pedra para tirar fotos, fazendo-me esmolar umas mãozinhas dos que ali estavam presentes. O próximo papel de parede do meu PC já estava garantido! Natureza contemplada, registros feitos, e um praise the sun realizado, era hora de descer. Mesmo com sol e céu aberto, fazia mais ou menos 1, 2 graus. Para completar, uma bela cólica se manifestando lá em cima. Motivação a mais para descer até o terreirão um pouquinho mais rápido (mas admirando os cumes vizinhos). Infelizmente não teve tapetão de nuvens naquele dia. Ploft feito no banheiro do terreirão, banho tomado, era hora de enfim desarmar a barraca, arrumar a mochila e descer. Foi tudo às mil maravilhas até o DESCIDÃO da tronqueira, pois como estava sem carro, precisei descer na “primeira marcha” por 2 horas até a entrada. Um porre! Mas com bom humor, sabendo que tinha conhecido mais um lugar que namorava por anos pela tela do PC Alto Caparaó -> Ouro Preto Após algumas pesquisas de rotas de ônibus, saio cedinho de Alto Caparaó no primeiro ônibus do dia para Manhuaçu. O objetivo: pegar um buzu que passe por Ouro Preto sem precisar ir para BH primeiro. As linhas e horários são limitadíssimos, mas enfim tinha conseguido uma linha. Mesmo assim a viagem levaria umas horinhas, e chegaria na histórica cidade no final da tarde, somente. Desço na rodovia, bem na entrada do parque estadual do Itacolomi, que infelizmente encontrava-se fechado por N motivos. Apesar de saber que existem trilhas alternativas que nos levam ao pico do Itacolomi, um dos patrimônios naturais de Ouro Preto, não sabia se iria arriscar o feito. Em todo o caso, fica a dica, pegue as rotas num wikiloc da vida e seja feliz, até porque tem cachoeira no caminho “clandestino” =D Como era sábado, a parte boêmia do centro histórico estava bem animada, e logo de cara fiquei encantado com o nível de conservação das estruturas antigas da cidade (pontes de pedra, casas, ruas de paralelepípedo, etc)...a influência portuguesa das edificações era bem evidente em cada esquina, dando aquele aspecto “europeu” à região central. Me diz se essa esquina não lembra o cs_italy? Outro aspecto bem marcante da cidade são os ladeirões, sim, causa número um das reclamações de quem já tem o joelho um pouco véi pôdi comprometido, tem questões com sedentarismo ou alguma dorzinha da idade. Como o corpo do índio véio aqui já é acostumado com esse tipo de terreno, não me senti incomodado ao subir e descer pelas ruas ao longo dos dias. pernas pra que te quero, ein! Outra curiosidade é a presença de várias repúblicas, basicamente alojamentos estudantis. Uma tradição de décadas que sobrevive até os dias atuais, com vários nomes curiosos. Impossível você não se deparar com uma nas ruas. Fiquei hospedado em um ótimo hostel quase ao lado da praça Tiradentes, que como o nome sugere, é o local histórico onde os restos mortais do revolucionário ficaram expostos como um recado do Estado a quem tentasse se rebelar novamente (e de onde a cabeça foi roubada para nunca mais ser vista novamente). Do hostel tinha uma vista maravilhosa do centro histórico, o pico Itacolomi e algumas das várias igrejas famosas da região. Não fiz nada de especial nesse dia, até por ter chegado tarde demais. Tratei de lavar a roupa suja, passear um pouco pela região de bares e fazer as compras para os próximos dias. No domingo, comecei o dia visitando a feira de artesanato de Ouro Preto, que funciona praticamente todos os dias, e o forte desta são as esculturas e utilidades feitas de pedra sabão, do shot de cachaça a calendários. Um charme. Com sorte você acaba vendo o trabalho dos artesãos locais ao vivo, enquanto eles desenham diretamente nas pedras. Lembrancinhas compradas, hora do tour por alguns dos templos locais. Até o momento (2025) existe um “circuito dos museus” dedicado à vida e obra de Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde (Pintor) em três igrejas: São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Mercês e perdões. Você compra os ingressos que te dão acesso às dependências das igrejas e aos pequenos museus. A arte Sacra do Mestre Ataíde na Igreja de São Francisco é de impressionar, nos remetendo às pinturas da capela sistina. Com certeza esta é uma visita obrigatória para quem está de passagem. Após essa programação e um maravilhoso almoço, dei um passeio pelo centro da cidade, que estava bem movimentado pelos turistas e que contava com um festival de Jazz em vários pontos. Achei o centro bem seguro, sem moradores de rua, pessoas suspeitas ou incidentes de qualquer natureza. E nem tinha tanta polícia assim. Outra dica: da praça Tiradentes, desça pela rua direita. Há muitos comércios e restaurantes ali, terminando lá embaixo no museu casa dos contos, que conta com um pequeno e belo horto, ideal para um passeio na natureza. Outro ponto obrigatório para o visitante. No dia seguinte, segunda, precisava fazer alguma coisa, embora muito lugar feche para manutenção. Tinha a opção da visita às minas, que hoje em dia são sombras do período do auge da corrida do ouro no sec. XVIII, muitas abertas para visitação. Entretanto, fiquei sabendo de uma atração que funciona diariamente e pouco se fala nos roteiros, o parque natural municipal das andorinhas, localizada nas dependências do município. O dia estava ensolarado e pedindo uma cachu (apesar de estarmos no final do inverno). Estava decidido. Após a entrada no ramal e o portão, você avança por mais ou menos 2km de estrada de terra até chegar no prédio da administração do parque, onde faz o cadastro, tira dúvidas e tudo mais. Há vários atrativos no parque, praticamente todos acessíveis, sendo as cachoeiras andorinhas e pelados os mais próximos, e o poço da folhinha um pouco mais distante. Mas nada que não dê para encarar, se você tem pernas boas e a boa disposição do trilheiro. Comecei pelo poço da folhinha. Acredito que foi mais ou menos 1 hora andando, e o cenário final valeu cada passo! Água gelada, transparente nas corredeiras e finalizando em um pequeno curso d’água esverdeado. Era beleza demais para meus olhos. de bubuia... Mesmo com sol forte, a água estava bem gelada, fazendo-me tremer de vez em quando na sombra . Um banho maravilhoso. Fiquei um bom tempo aqui contemplando aquele presente divino. Depois, retornei e fui conhecer a cachoeira dos pelados. Aqui é uma queda mais “elaborada” e incrivelmente esculpida na pedra desgastada, gerando um chuveiro natural da hora e um cenário muito bonito. Como essa é de fácil acesso e tem menos espaço livre, pode ser um pouco disputada para banho e fotos. Por fim, fui na cachoeira das andorinhas propriamente dita, mas não parei para o banho. Só queria vê-la e seguir para um mirante próximo onde você vê uma boa extensão do parque. Dali você vê outra cachoeira, a véu de noiva, normalmente inacessível. Voltei para a cidade na hora do almoço. Fiquei pensando se ia em algumas das minas. Pessoalmente achei os valores um pouco abusivos, de 70 reais para cima, para passeios de 45 minutos que por vezes são feitos com narrativas repetidas dos guias, isso porque não citei a famosa mina da passagem, que cobra míseros 250 réis (AGO/25). O tempo da exploração passou, até onde sei Mas, estas também são algumas das atrações mais icônicas de Ouro Preto, que ganhou sua fama justamente pela exploração aurífera. Talvez em uma outra oportunidade eu as visite. No final das contas eu acabei não indo pra lugar algum e passei o resto do dia descansando no hostel. No último dia na cidade, dei mais um passeio a pé pelo centro, indo até um curioso cruzeiro que fica no topo de um morro depois da igreja de santa Efigênia, passando boa parte da manhã por lá. Nesse dia estava tudo fechado pela neblina. Apesar disso, o local estava tranquilo. Só depois me informaram que ali era meio que uma “área vermelha” a ser evitada em certos horários. Por sorte não aconteceu nada nem cruzei com ninguém além de um casal de estudantes, provavelmente "gazetando" aula. Após um tempo naquele mirante, fui visitar a casa dos contos. Esta já foi morada de políticos locais e casa da moeda, com boa parte da sua estrutura original intacta (inclusive alojamentos de escravos no subsolo!). Ela é comumente visitada por excursões escolares, além dos turistas. A melhor parte, a meu ver, é o horto, que já citei, que possui mais dois acessos, além daquele no museu. E uma das saídas dava quase que do lado da rodoviária, então aproveitei para ir atrás da passagem para a próxima cidade. Depois do passeio e de mais um delicioso almoço da boa e velha culinária mineira, voltei para o hostel para descansar e ler um livro que fala de várias histórias da cidade. Inclusive recomendo a leitura. Check-out realizado, vou para a rodoviária onde um curioso senhor fazendo embaixadinhas me chama a atenção. Era um viajante que tinha transformado seu pequeno caminhão numa casa sobre rodas, indo de norte ao sul do Brasil. Adoro esses encontros com amigos viajantes! Ouro Preto -> São João del Rei/Tiradentes/Bichinho Existe linha de ônibus de Ouro Preto para São João Del rei (que na verdade sai de Mariana e vai para São Paulo, mas vcs entenderam), mas somente uma, e feita pela parte da noite. Iria chegar no próximo destino quase meia-noite. Tentei conversar com a responsável do hostel onde iria ficar, e a mesma disse que iria cobrar adicional para me receber no horário. Pensei em cancelar o check-in no dia seguinte no ato, mas como estava curtindo demais a viagem, não ia deixar isso me estressar. Com isso, saio de Ouro Preto às 19:00 e chego umas 23:15 na Rodoviária São-joanense. Obviamente estava tudo fechado, silencioso e deserto. Depois de bater na porta de alguns hotéis próximos (nenhum daqueles baratinhos de rodoviária, saco! Nem rua de bordéis encontrei para arriscar um cochilo naqueles motéis improvisados ), encontro uma hospedagem com café da manhã que pareceu agradável. Na manhã do dia seguinte, após o café, comecei a andar rumo ao centro turístico da cidade. O centro é menor e tem menos igrejas do que Ouro Preto, mas possui uma estação de trem que inclusive é uma das mais antigas do país ainda em operação, com um belo museu ferroviário. Precisava fazer o passeio de trem. Após uma volta no museu e o ingresso do passeio de maria-fumaça comprado, chego ao centro turístico de fato. A Igreja Nossa Senhora do Carmo, a catedral basílica Nossa Senhora do Pilar e a igreja Nossa Senhora do Rosário são pontos de turismo religioso bastante frequentados, próximos um dos outros. Na Nossa Senhora do Carmo ainda existe um museu dos sinos, um dos símbolos da cidade, mas nunca conseguia pegar este aberto . E além disso, claro, há sempre aquele charme do estilo antigo da cidade preservado nas ruas e casas. A rua não se chama "rua das casas tortas" à toa Após fazer check-in no hostel, volto para a região das igrejas para ir atrás das minhas lembrancinhas, fazer compras, arrumar um mapa turístico da cidade e tirar algumas fotos. Dou de cara com um totem/marco da Estrada Real, o que realimentou minha vontade de fazer esse trem algum dia. Inspirado, passo em um posto de emissão do passaporte, realizo meu cadastro e garanto minha credencial para ser usada algum dia. Ele estaria se revirando no túmulo se soubesse o quanto aceitamos de impostos hj em dia... Apesar disso, não fiz mais nada de especial no dia. Retornei cedo ao hostel para organizar comidas, roupas de sair, etc. No segundo dia, retornei à estação ferroviária para o passeio de maria-fumaça até Tiradentes. Como tecnicamente era minha segunda vez dentro de um trem em vida (a primeira foi o passeio de Curitiba-Morretes), sentia-me como um guri de 10 anos saboreando cada momento, da vinda da locomotiva aos acenos dos locais enquanto o trenzinho ia se deslocando. Curiosamente um ciclista nos acompanhou o percurso inteiro. Com certeza faria isso se fosse morador. Ele reparou na minha figura e pediu as fotos depois. Como sou gente boa, procurei ele no final e descobri que ele é guia local. follow the damn train, CJ! Já em Tiradentes O passeio dura 45 minutos bem aproveitados. Antes da hora do almoço já estava na cidade vizinha, comprando mais lembrancinhas e procurando uma loja de bikes. Dali já namorava o paredão que é a Serra de São José. Precisava subir aquele trem maneiro Também queria aproveitar a deixa e ir para Bichinho, mas como não aluguei carro, precisava ao menos de uma magrelinha. Bike alugada, hora de encarar uma muy desconfortável estrada de paralelepípedos de 7km até o pequeno distrito. Bichinho é famoso, embora seja um bairro do município de Prados, menos conhecido. Basicamente é uma parada turística cheia de lojas de artesanatos diversos, um pequeno centro gastronômico/comercial e a casa torta, provavelmente a maior motivação de 9 entre cada 10 visitantes da região . Comigo não seria diferente. Entretanto, no dia a casa estava cheia, era necessário agendamento, compra online e tal, logo não entrei. Mas o registro na frente já valeu. Após uma parada no pequeno centro comercial e um registro no passaporte, retorno a Tiradentes para devolver a bike. No caminho, dou uma parada para namorar a natureza ao redor. O sinal de internet estava péssimo, então não pude me localizar no maps, e acabei me perdendo nas ruas de Tiradentes, até achar a loja Obs: diz que existem outras trilhas feitas de bike na região, se vc é do adventure, recomendo a pesquisa. NECESSITO SUBIR ALI 🤤 Volto de ônibus para São João del rei e dou o dia por encerrado, já que todos os museus estavam fechados pelo horário. No dia seguinte, bato cedinho na rodoviária de São João para pegar um ônibus para Tiradentes. Dessa vez iria descer antes, no marco zero da Estrada Real. Apesar do simbolismo do lugar, este basicamente era um totem gigante, abandonado e vandalizado marcando a etapa. Mas o objetivo naquele dia era andar pela Serra de São José até o centro de Tiradentes. O mais legal, na verdade, é fazer a travessia completa, saindo de Prados até Santa Cruz de Minas, entretanto, para chegar em Prados era mais complicado, precisava dormir na outra cidade, enfim, a logística não permitia. Junto ao totem existe um estacionamento e a cachoeira do bom despacho, que dá bastante gente pelo fácil acesso. Em virtude da época, estava bem seca. Enfim comecei a acompanhar a trilha, subindo a serra. Esta não tem portaria, nem é cercada. Ao que deu a entender é tipo “entre por sua conta e risco”, e dado o isolamento de alguns pontos, creio que não deve ser tão difícil ficar desorientado ou se perder. Mas, há algumas placas no caminho, indicando as direções dos pontos de referência da trilha. fácil de se perder? Andando pela trilha, o primeiro ponto de interesse é a cachoeira do mangue. Esta possui um poço embaixo, cujas águas estavam bem estagnadas. Impróprio para banho. Mas em cima haviam umas piscinas naturais “no ponto”. Como não imaginava que apareceria nenhum maluco às 8 da manhã naquele fim de mundo, arrisquei um belo e gelado banho. Poço 1 poço 2 Revigorado, volto à trilha e começo a subir até o platô que dá acesso ao paredão que vemos das cidades. Magnífico! Na região existem várias áreas para camping, a julgar pelos vestígios de fogueiras (o que é uma irresponsabilidade, mas fazer o q...). A trilha é bem demarcada, com vários mirantes, enquanto vamos nos deslocando rumo a Tiradentes. Ainda consegui ouvir e ver a Maria-fumaça bem longe em mais uma manhã de passeios turísticos. mirante do limoeiro, um dos melhores pontos de camping. ⛺ Mais ou menos umas 11 da manhã chego num ponto de “encruzilhada”, o que marca o “meio do caminho”. Dali poderia continuar até Prados, Poderia descer até Tiradentes, ou poderia descer pelo outro lado até a cachoeira do carteiro, que na verdade é mais um poço, pelo que vi nas fotos. Não cheguei a ir até a cachoeira em si, mas fui até a cruz do carteiro. Segundo a “lore” local, ali foi emboscado e morto um carteiro que carregava mensagens para os inconfidentes. Ali uma cruz foi levantada, e é costume deixar uma pedra em sinal de respeito. Após essa gostosa trilha, desço enfim para Tiradentes para comer algo, comprar mais lembrancinhas e retornar para São João. Mais uma vez, em virtude do horário, não consegui visitar nenhum museu. Com isso, minha estadia na região estava completa. Iria para Belo Horizonte no dia seguinte, para então seguir rumo a Goiás. Minas -> Pirenópolis Após 18 horas de voltinha de buzu, desembarco enfim na capital goiana. O próximo destino, Pirenópolis. Fui pesquisar as passagens de ônibus, e os horários eram limitados. Por sorte, como Piri é turística e não tão distante de Goiânia, há uma boa oferta de caronas pelo blablacar. Fechei com um motorista após o horário de almoço. Após quase 3 horas, campos secos, algumas queimadas de época e muita poeira, enfim chegava naquele pequeno pedaço de civilização no meio da imensidão do cerrado. A região estava bem seca. Para ter logo as direções, pedi que me deixassem na rodoviária da cidade, para decorar a distância da minha hospedagem e pegar os horários de volta para Goiânia. Seriam 2 dias e meio dedicados à cidade. Nessa primeira tarde iria localizar meu repouso, fazer compras e andar um pouco pelo centro. Piri mantém aquela aparência de cidade interiorana, como o seu centro histórico bem preservado. Novamente vemos aqui a estética vintage espelhada nas ruas de paralelepípedo, casas com fachadas centenárias, as cores vivas nas molduras de portas e janelas e o charme dos postes coloniais com sua luz fraca e confortante. As ruas Pirineus e Aurora lhe fazem sentir-se em 1950 à noite. Curiosamente de vez em quando via um cavalo solto desfilando pelas ruas. Além disso, as igrejinhas mantêm aquela aparência simplista e acolhedora, tão diferente dos palácios de vidro que vemos na cidade grande. As principais da cidade são a matriz (Nossa Senhora do Rosário), a de Nossa Senhora do Carmo, e a de Nosso Senhor do Bonfim. A matriz Por fim, o centro de Piri é pequeno, e você pode ver praticamente tudo numa manhã ou tarde, a pé. Uma das atrações mais cobiçadas pelos visitantes é a Rua do Lazer, que basicamente é um aglomerado de bares e restaurantes. Ela é boa para amigos ou casais, e como estava só, confesso que não me senti muito disposto a parar ali. Não muito distante da rua do lazer fica o Rio das Almas que corta a cidade. Para um curso d’água urbano, está surpreendentemente limpo, apesar de haverem despejos de esgoto nas proximidades. Por várias vezes vi locais tomando banho em suas águas convidativas, porém não quis arriscar. Outro ponto curioso da simpática cidade são as estátuas dos mascarados, um patrimônio cultural da cidade que faz referência às cavalhadas, um espetáculo de origem portuguesa que foi mantido na cidade, ocorrendo normalmente no primeiro semestre do ano. Impossível não parar para tirar fotos em algum dos mascarados. Chegou a ser um passatempo meu procurar e registrar o máximo possível (e com certeza deixei passar vários ). Piri, cidade turística como é, possui incontáveis hospedagens, algumas improvisadas pelos moradores (pelo que constatei em várias placas nas casas comuns). Como estava fora da alta temporada, a cidade estava bem tranquila. Por boas recomendações no google, escolhi o camping beija-flor. Ótima localização, bom preço, anfitriã muito gente boa, estrutura ótima (varal, cozinha compartilhada com geladeira, banheiros sempre limpos e umas redes dispostas no ambiente). No dia seguinte, era hora de conhecer algumas das várias cachoeiras escondidas na região. Todas as cachoeiras estão fora da cidade, algumas bem distantes, tornando o carro obrigatório. A cachoeira abade é uma das mais famosas e fica a mais ou menos 14km do centro de Piri, por exemplo. Mas, para quem tem pique e vontade de se molhar, é possível ir a pé para duas atrações próximas da cidade: a cachoeira da usina e a fazenda bonsucesso. Fui a pé cedinho para a fazenda bonsucesso. Aproximadamente 5km do camping. Mamão com açúcar! Ainda por cima um funcionário do local passou de moto e me ofereceu uma carona. o contraste de cores do cerrado encanta O bom de ir para este banho é que há estrutura para almoço e café na entrada, a trilha é de boa, e você tem direito a conhecer 5 cachoeiras de uma vez, uma mais linda que a outra! Água transparente e de tons que variam do azul (palmito) até o esverdeado, como a lagoa azul (?!). E mesmo com aquele sol de transformar homem em camarão, as águas estavam bem geladas de fazer você tremer na sombra! Enfim, melhor combinação era difícil. Não tinha a mínima necessidade de ir para outro lugar nesse dia, passei uma manhã e metade da tarde aqui. No último dia, fui andando para a cachoeira da usina velha, também a ~5km do camping. Para chegar nela, precisamos entrar num ramal que dá acesso a uma pedreira. Por ali também há uma parte do caminho de Cora Coralina, que gostaria de ter feito. Nas dependências da cachu há área de camping. Seguindo no ramal, há outra cachoeira (meia lua). Por ser dia de semana, e bem cedo, fiquei com a cachu só para mim nesse dia. Linda, menos gelada e bastante caudalosa! Um aspecto bonito desta são os pequenos grãos brilhantes que compõem as rochas e areia do ambiente. Deve ser algum minério metálico (o que justifica a pedreira próxima, talvez). Para o dia, não queria mais nada. Voltando para Piri, aproveito e vou atrás do comentado empadão goiano. O trem vale por uma refeição, aprovado! Pirenópolis -> Goiânia De Pirenópolis é possível pegar um ônibus intermunicipal cedinho, para chegar ainda de manhã na capital goiana. Passaria o fim de semana na cidade para na semana seguinte deslocar-me até o próximo destino. A rodoviária por si só já vale por uma atração. Mesclada com um shopping, o espaço tem de tudo um pouco para quem vai viajar ou está de passagem. Praça de alimentação, lojas e uma lavanderia rápida bem ao lado. Tudo bem estruturado. Comparando com tantas outras rodoviárias por onde já passei, essa foi a melhor (até agora) por onde já pisei. Bem do lado fica uma antiga estação ferroviária que foi desativada e hoje funciona como o museu Frei Confaloni. No momento estava recebendo uma exposição cultural de um artista local. O lugar de longe lembra aqueles colégios japoneses de anime. Dali fui andando rumo ao centro, que é praticamente ao lado. Bem na frente da rodoviária há a feira hippie de Goiânia, um grande amontoado de “bate palmas” de roupas a bons preços. Acabei comprando uma camisa no processo. Aliás, a região fica bem do lado da famosa rua 44, um grande centro comercial de roupas que gera à Goiânia a fama de gigante do varejo/atacado de roupas, talvez perdendo unicamente para São Paulo! Em todas as vezes que passava por ali via ônibus de compras parados e pessoas enchendo os bagageiros com sacolas e mais sacolas. Do museu-estação você pode acessar o centro “geral” e a praça cívica da cidade pela avenida goiás, uma grande reta. Para conhecer melhor a cidade, fui a pé. É importante ressaltar que a região possui um número grande de moradores de rua/cracudos, e como sempre falo, problemas de capital. Me falaram em mais de uma ocasião que apesar disso, a probabilidade de assaltos é pequena, pois a segurança pública é forte (e que polícia lá não tem muita paciência com infrator). O quanto isso é verdade, não sei, mas de fato, em nenhum momento da minha estadia fui abordado ou seguido. E olha que andei bastante por lá. Após meia hora andando, chegava na Praça Pedro Ludovico Teixeira, onde fica o palácio das esmeraldas, sede administrativa do governo. Na frente fica o monumento às três raças, provavelmente o ponto turístico mais clicado da cidade. É comum aqui você dar de cara com excursões turísticas. E com sorte, você poderá ter uma aula de história com algum guia turístico. Ainda no lado da praça fica o museu Histórico e geográfico de Goiás, onde fiz uma rápida visita. Estava rolando um evento local que não quis participar pela quantidade de engravatados. Mas o painel iconográfico que fica de frente para a rua chama muito a atenção. E não tão longe fica o bosque dos buritis. Goiânia tem um ponto positivo pela quantidade de parques espalhados pela cidade, vários espaços verdes para o local ou forasteiro dar uma pausa da correria, tomar um caldo de cana e sentar na grama. O ruim é que alguns dos parques foram “montados” num mesmo padrão, gerando uma aparência repetitiva, ao se visitar vários de uma vez. Mas ainda assim são bons lugares para passeio. Por fim, voltei ao centro para conferir as lojas locais e conhecer o mercado municipal. Ele é um pouco escondido e pequeno, mas ele possui um bom inventário de produtos regionais, lembrancinhas, etc, para encher as malas antes da viagem. Depois desse passeio, fui de fato procurar o hotel onde me hospedaria para dar uma descansada. A princípio não iria fazer nada de noite, mas coincidentemente nesse dia iria ter exibição no planetário da UFG. Como fazia tempo que não entrava em um planetário, achei uma boa. O ingresso custava R$ 12,00 (AGO/25), dando direito a uma apresentação de astronomia básica bem linda. Para quem gosta de ciências e curte uma programação diferente, vale o investimento. A propósito, as exibições ocorrem às quintas. No dia seguinte, fui conhecer mais alguns parques e praças. Estava hospedado quase do lado da praça do avião, logo este foi o primeiro ponto de visita. Achei a praça um tanto abandonada. Lá existe uma réplica do 14 bis. Fora isso, uma quadra aqui, ali, alguns bancos e só. Ainda pela manhã, passei pela praça Tamandaré, onde ocorre a feira da lua. Ela é bem simples, apesar de grande, logo não fiz registros. Em seguida fui até a praça do sol, onde há um letreiro de Goiânia. A meu ver, há locais melhores para tal. Após o almoço e fazer umas compras na decathlon local, fui conhecer o parque vaca brava. Hora de sentar, tomar um caldo de cana e observar a vida acontecendo. Dava vontade de visitar outros parques, mas a distância e o calor me desmotivaram um pouco. Então retornei ao hotel para descansar. No dia seguinte, saí cedinho para o parque lago das rosas, onde fica o zoológico de Goiânia. O lago já foi balneário em tempos mais antigos da cidade, hoje em dia ele se encontra um pouco sujo e largado em alguns pontos. Mas há um pedalinho. Cheguei a ir no zoológico. Bom acervo de animais de fauna regional, nativa e exótica. Outro ponto de passeio “bem família”. De tarde, dei um pulinho no parque flamboyant, localizado em um bairro de classe média alta na cidade. O pôr do sol ali foi bem legal, e penso que um fotógrafo de paisagens não deve ter muita dificuldade em pegar bons ângulos. Voltei à praça Tamandaré para a famosa feira da lua de Goiânia. Esta ocorre aos sábados, começando no final da tarde e indo até tarde da noite (ou de madrugada, dependendo do comércio). É bem legal a variedade de guloseimas que você pode encontrar por lá. No domingo, estava meio que sem ideias de lugares para ir, então basicamente passei o dia entocado no hotel, revisitando alguns parques de tarde. 🚧🚧🚧 EM CONSTRUÇÃO 🚧🚧🚧 Editado Dezembro 11 por StanlleySantos 5 1 Citar
Membros schitini Postado Outubro 22 Membros Postado Outubro 22 Se algum dia vc resolver voltar no pico da bandeira, te deixo 02 dicas: 01 - sobe em noite de lua nova. Vc vai ver um céu parecido com aqueles do Atacama, lotado de estrelas, com a via lactea bem definida; 02 - faz a travessia MG - ES. É uma experiência diferente, e o lado capixaba é também bem bonito, até mais que o mineiro. E vc tem uma vista do pico da bandeira que vc não tem do lado mineiro. 1 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Novembro 27 Autor Colaboradores Postado Novembro 27 Em 22/10/2025 em 13:16, schitini disse: Se algum dia vc resolver voltar no pico da bandeira, te deixo 02 dicas: 01 - sobe em noite de lua nova. Vc vai ver um céu parecido com aqueles do Atacama, lotado de estrelas, com a via lactea bem definida; 02 - faz a travessia MG - ES. É uma experiência diferente, e o lado capixaba é também bem bonito, até mais que o mineiro. E vc tem uma vista do pico da bandeira que vc não tem do lado mineiro. adoraria repetir a subida pelo lado capixaba =D ainda não fiz mochilinho no ES, talvez eu emende isso quando for para lá, anotadas as dicas, amigo! Vlw Citar
Membros D FABIANO Postado Novembro 28 Membros Postado Novembro 28 @StanlleySantos Não gosto de esforço físico, então quando jovem fui convidado várias vezes para ir ao Pico da Bandeira pelo outro lado, de onde nasci.Havia um médico,que se elegeu até deputado lá,que comandava a turma.Ele sempre disse que era bonito o que confirmo,mais uma vez,por suas fotos.Agora uma pergunta que acho não ser do seu tempo. Existe um museu, e em frente o túmulo de Tancredo Neves em São João na igreja, de onde sai todo ano a procissão de Páscoa. Como não fala nada,acho que não ligou, ou não sabe, da existência dele em 1985. 1 Citar
Membros Roberto Brandão Postado Novembro 28 Membros Postado Novembro 28 Bom D+ ler os seus relatos, isso inspira outros viajantes a viajar aproveitando as dicas e descrições feitas por você. Que mais viajantes escrevam, relatem e tragam mais dicas. 1 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Novembro 28 Autor Colaboradores Postado Novembro 28 (editado) 16 horas atrás, D FABIANO disse: @StanlleySantos Não gosto de esforço físico, então quando jovem fui convidado várias vezes para ir ao Pico da Bandeira pelo outro lado, de onde nasci.Havia um médico,que se elegeu até deputado lá,que comandava a turma.Ele sempre disse que era bonito o que confirmo,mais uma vez,por suas fotos.Agora uma pergunta que acho não ser do seu tempo. Existe um museu, e em frente o túmulo de Tancredo Neves em São João na igreja, de onde sai todo ano a procissão de Páscoa. Como não fala nada,acho que não ligou, ou não sabe, da existência dele em 1985. Olha, se aceita uma dica, vc pode ir de carro até a base tronqueira. Vai pegar belos mirantes de toda a região vizinha de Alto Caparaó (acho que ele fica a uns 1970m acima do nível do mar, mais acima que o Pico Paraná, para vc ter idéia), e nem vai precisar andar por mais de 100m. Mas sem dúvidas lá do cume a visão é outra. Em relação ao museu citado, eu sei que ele existe, mas passei sem visitá-lo. O tempo que fiquei em São João (3 dias) foi em boa parte fora do centro histórico (1 dia ocupado achando o hostel e fazendo compras, 1 dia em Tiradentes/bichinho e 1 dia na serra vizinha). Realmente não pude curtir nenhum museu além do ferroviário, até pelos horários de visitação (eles fechavam 16:00, quando eu estava voltando de alguma atração). Faltou muita coisa para ver, eu queria ter visitado o museu da FEB/montanhismo militar que tem lá, me falaram de um museu dedicado à fabricação de derivados do estanho (me disseram que a cidade é única no país nesse quesito, se é verdade, aí já não sei), fora o museu da cidade em si, que fica de frente pra uma estátua do Getúlio Vargas. Editado Novembro 28 por StanlleySantos 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.