Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Notícia triste, porém importante de compartilhar, pois muitos membros do fórum visitam TDP:

"Dois turistas mexicanos e três europeus morreram em uma nevasca em Torres del Paine, a reserva natural mais visitada da Patagônia chilena, segundo as autoridades locais. Outros quatro turistas que estavam desaparecidos foram encontrados com vida, mas suas nacionalidades e condições de saúde ainda são desconhecidas.

Os turistas foram surpreendidos pela nevasca nesta segunda-feira enquanto faziam trilha no parque nacional, a cerca de 2.800 km ao sul de Santiago, famoso por seus maciços de granito, lagos e vida selvagem. Ruiz acrescentou que "já começaram as negociações com os cônsules responsáveis para a repatriação dos corpos". Inicialmente, havia sido divulgada a morte dos dois mexicanos."Às famílias, amigos e entes queridos das cinco pessoas que faleceram tragicamente na tragédia de Torres del Paine, envio minhas mais profundas condolências", escreveu o presidente Gabriel Boric em sua conta no Twitter.,

Os turistas foram surpreendidos pela nevasca nesta segunda-feira enquanto faziam trilha no parque nacional, a cerca de 2.800 km ao sul de Santiago, famoso por seus maciços de granito, lagos e vida selvagem. Ruiz acrescentou que "já começaram as negociações com os cônsules responsáveis para a repatriação dos corpos". Inicialmente, havia sido divulgada a morte dos dois mexicanos."

Às famílias, amigos e entes queridos das cinco pessoas que faleceram tragicamente na tragédia de Torres del Paine, envio minhas mais profundas condolências", escreveu o presidente Gabriel Boric em sua conta no Twitter. "

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/11/18/dois-turistas-mexicanos-e-tres-europeus-morrem-em-nevasca-na-patagonia.ghtml

• Colaboradores
Postado

O clima da Patagônia é muito traiçoeiro. É difícil prever de forma assertiva com mais de 48 horas de antecedência, ao contrário do que ocorre aqui no Brasil, em que as previsões são feitas até uma semana antes (ou mais). Quando fui a El Chaltén em janeiro, só consegui planejar o meu cronograma de trilhas ao chegar lá, pois o clima era uma grande incógnita. Mesmo assim, todos os dias foram muito ventosos.

Por outro lado, tenho visto discussões sobre a responsabilidade do parque, que não bloqueou o acesso às trilhas mesmo havendo boletins de mau tempo desde sábado. Situação triste e bem complicada. 

• Membros
Postado
17 horas atrás, luizh91 disse:

Notícia triste, porém importante de compartilhar, pois muitos membros do fórum visitam TDP:

"Dois turistas mexicanos e três europeus morreram em uma nevasca em Torres del Paine, a reserva natural mais visitada da Patagônia chilena, segundo as autoridades locais. Outros quatro turistas que estavam desaparecidos foram encontrados com vida, mas suas nacionalidades e condições de saúde ainda são desconhecidas.

Os turistas foram surpreendidos pela nevasca nesta segunda-feira enquanto faziam trilha no parque nacional, a cerca de 2.800 km ao sul de Santiago, famoso por seus maciços de granito, lagos e vida selvagem. Ruiz acrescentou que "já começaram as negociações com os cônsules responsáveis para a repatriação dos corpos". Inicialmente, havia sido divulgada a morte dos dois mexicanos."Às famílias, amigos e entes queridos das cinco pessoas que faleceram tragicamente na tragédia de Torres del Paine, envio minhas mais profundas condolências", escreveu o presidente Gabriel Boric em sua conta no Twitter.,

Os turistas foram surpreendidos pela nevasca nesta segunda-feira enquanto faziam trilha no parque nacional, a cerca de 2.800 km ao sul de Santiago, famoso por seus maciços de granito, lagos e vida selvagem. Ruiz acrescentou que "já começaram as negociações com os cônsules responsáveis para a repatriação dos corpos". Inicialmente, havia sido divulgada a morte dos dois mexicanos."

Às famílias, amigos e entes queridos das cinco pessoas que faleceram tragicamente na tragédia de Torres del Paine, envio minhas mais profundas condolências", escreveu o presidente Gabriel Boric em sua conta no Twitter. "

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/11/18/dois-turistas-mexicanos-e-tres-europeus-morrem-em-nevasca-na-patagonia.ghtml

Que tragédia :(

alguém sabe qual circuito estavam fazendo? Pela matéria, dá a entender que era o circuito O (?)

• Colaboradores
Postado
58 minutos atrás, lucasrezende disse:

Que tragédia :(

alguém sabe qual circuito estavam fazendo? Pela matéria, dá a entender que era o circuito O (?)

Era o circuito O! Parece que esse circuito demora cerca de 8 dias para ser concluído e as vítimas já estavam no meio do trajeto quando o tempo virou.

• Colaboradores
Postado

Parece que foi especificamente na travessia do Paso John Gardner, a parte mais desafiadora do Circuito O, logo após o acampamento Los Perros.

Devido ao seu isolamento, este acampamento é considerado o menos estruturado, e costuma receber mantimentos via helicóptero.

Guardaparques tem autoridade para impedir a passagem, conforme previsão meteorológica, todavia parece que não havia nenhum lá naquele dia, e mesmo diante do clima ruim, os turistas decidiram tentar efetuar a travessia. 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado
Em 20/11/2025 em 14:39, luizh91 disse:

Era o circuito O! Parece que esse circuito demora cerca de 8 dias para ser concluído e as vítimas já estavam no meio do trajeto quando o tempo virou.

É um circuito de 8 dias sim, mas com estrutura muito boa todas as noites, então acredito que houve falha dos guardaparques em permitirem a saída do pessoal naquele dia fatídico, de qualquer maneira, as empresas que exploram o parque não permitem que se fique mais um dia sem reserva e isso é algo que aumenta muito a insegurança no parque. Antigamente haviam locais do governo, da CONAF, que permitiam ao pessoal que estava fazendo a trilha e encontrasse algum percalço, que os mesmo pudessem esperar um ou dois dias nesses casos, mas foram desativados.

Pelo que parece, a causa das mortes foi hipotermia, visto que haviam ventos de aproximadamente 190 KM/h naquele momento, isso abaixa a sensação térmica em mais de 20º C, as pessoas não estavam preparadas para esta temperatura. Já peguei ventos de 107 Km/h em novembro entre Los Cuernos e o Central, mesmo deitando no chão e travando os bastões, fui empurrado cerca de 5 metros pelo vento e os pedriscos abriram feridas na minha pele, imagina 190 KM/h.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...