Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Eurotrip – Dúvidas sobre transporte e dicas

Postado
  • Membros

Boa noite, senhores!
Farei uma Eurotrip em Maio e queria saber se alguém aqui tem experiência para informar como funciona o transporte nesses locais.

Passarei por Luxemburgo (sei que lá é gratuito), Trier (bate volta),  Bélgica (Bruxelas) , Holanda (Amsterdã) Alemanha (Berlim, Potsdam (bate volta) e Dresden (pit stop) ), República Tcheca (Praga), Hungria (Budapeste) Áustria (Viena) e Bratislava (bate volta).

Queria saber, principalmente:
    •    Se metrô e trams urbanos são pagos com facilidade no cartão de crédito
    •    Se é mais prático usar aplicativos ou comprar/validar os tickets nas máquinas
    •    Se existe algum padrão ou se muda muito de país para país.

Já comprei os trens urbanos entre as cidades.
Hotéis reservados
Tours quase todos reservados 

Se alguém puder dar uns detalhes ou dicas práticas, agradeço bastante.

• Respostas 54
  • Visualizações 2.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Compro tudo na hora,pois sempre há máquinas que vendem, até em pequenas estações.Jamais uso aplicativos ou celulares, sou totalmente contra isso, é coisa de fascista. 

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Luxemburgo - entra no onibus e só. Alemanha - cada cidade tem seu método, igual no Brasil. Trier acho que não precisa pois dá pra fazer tudo a pé, Berlin e Potsdam você compra o bilhete antes de

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Na Europa todo país tem um app oficial para transporte, principalmente de trem. O problema de atravessador é que você paga um pouco mais caro por algo que já existe praticidade, mas se lhe compensa a

Featured Replies

Postado
  • Membros
20 minutos atrás, D FABIANO disse:

@pmichelazzo E se a pessoa não tiver ou dizer não ter dinheiro para pagar a multa?

Não sei o processo como se dá. Já vi uma vez duas meninas sendo retiradas de um ônibus devido a isso mas não sei o que aconteceu depois. Devem ter sido levadas para uma DP e assinado algum termo. Eles cobram, pode apostar.

Postado
  • Membros
7 horas atrás, igorilas disse:

ok Em Bruxelas só em algumas estações que precisa fazer o Check-in e o Check-out, mas a grande maioria só validar na entrada, certo?

Isso ai. Não precisa se preocupar. Se a cancela de saída não tiver leitor, é só passar. Se tiver, precisa validar novamente.

Detalhe: existm estações onde o leitor fica na parede (por exemplo, De Brouckere) e não existe cancela. Sugiro que mesmo nestas estações faça a validação para evitar transtornos. Vai que...

Postado
  • Membros
1 minuto atrás, D FABIANO disse:

@pmichelazzo Como disse acima,eu vi o cara que fica vigiando o pagamento em Amsterdam colocar para fora do tran. Acho que essa é a função dele, não pagou,não anda no tran.

No período que morei em Amsterdam e também nas vezes que fui depois a cidade, nunca vi ninguém vigiando o pagamento em trams/ônibus. Já vi nos trens (que são modais diferentes) entre a Amsterdam Centraal e o aeroporto, bem como entre Amsterdam e Rotterdam e Amsterdam e Alkmaar (onde morei e trabalhei). No aeroporto, existem somente os pórticos na entrada das escadas rolantes onde os tickets são validados.

Não é costumaz ter um número grande de funcionários para tal atividade pois o custo de tê-los é muito maior que o número de passageiros que não pagam passagem. Creio que é mais uma questão de educação coletiva do que imposição. Eu mesmo nunca deixei de pagar passagem, fosse na Holanda, fosse na Bélgica. O "ambiente" faz com que você faça assim pois se todos pagam (ou a esmagadora maioria), porque não pagar?

Claro que isso pouco funcionaria em SP ou Rio e sempre fico pensando nisso quando ando de transporte público aqui. "Será que um dia chegaremos lá?"

Postado
  • Membros

Eu também nunca deixei de pagar, exceto uma vez que foi na primeira viagem na Alemanha em 2013, estava atrasado e quando cheguei no metro ele estava para sair, o próximo era só em 15min (estava longe do centro), mas se eu perdesse aquele metrô eu perderia o trem para outra cidade, então arrisquei, mas só foi chegar na estação central que os cobradores chegaram, eu disse que não tinha bilhete.
Eles pegaram meu passaporte e emitiram uma multa, como eu estava com dinheiro na hora, eu paguei no mesmo instante (40€ na época). Mas se você não paga, essa multa vai duplicando ao longo do tempo, em questão de 2 anos chega a uns 2000 euros (não sei exato, mas tem um limite máximo), e durante esse tempo você começa a receber cobrança, mesmo fora da Alemanha, pois eles contratam empresas que fazem isso.

Se você for morador dentro da UE, eles abrem uma ação judicial para cobrança direto no seu banco. Se você mora fora é mais difícil, não sei como ele fariam essa cobrança judicial.

O pior que depois de uns meses eu descobri que o bilhete de trem que eu possuia me permitia andar pelo S-Bahn sem comprar bilhete extra, ou seja, eu paguei multa a toa.

Postado
  • Membros
21 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

O pior que depois de uns meses eu descobri que o bilhete de trem que eu possuia me permitia andar pelo S-Bahn sem comprar bilhete extra, ou seja, eu paguei multa a toa.

Coisa de rookie, acontece com todos )

Postado
  • Membros

@pmichelazzo Eu também pago,mas em Amsterdam tem uma mesa com um cara na enterada dos tran,que é só por trás(parece um ônibus do Rio).Primeira vez eu pensei que fosse esse cara que passasse o cartão e me dirigi a ele.Entao ele me mostrou a máquina que fica na mesa e há outras espalhadas pelos carros.Antes de descer em que passar de novo e fechar a viagem. Esse cara parece um robô,não sai do lugar,ou seja,dá mesa.É só procurar nas postagens de 2023,puseram até a foto deles sentados lâ,,está nos antigos daqui, acho que no relato da Alessandra, mas com o tempo já esqueci. Mesmo sistema é usado no Rio,mas o cara vai andando pelo tran e olhando o cartão JAÉ,o único aceito é comprado em qualquer parada.Elas tem a máquina, pois no tran só vale esse cartão. Eu vou pouco ao centro, não sabia que não aceitavam mais o Riocard.Cheguei no SDU e passei o meu Riocard de sempre, recusou.Como era noite, fui de graça. Até no outro dia ter o fiscal. Antes que ele viesse me falar alguma,fui a ele e aí me explicou. Agora já sei, quando chegar em casa dia 2.5,passo o JAÉ. As pessoas, durante a semana, passam em sua maioria. Fim de semana, o centro do Rio fica às moscas,todos vão às praias ou ficam em casa mesmo.

Postado
  • Autor
  • Membros
19 horas atrás, pmichelazzo disse:

No período que morei em Amsterdam e também nas vezes que fui depois a cidade, nunca vi ninguém vigiando o pagamento em trams/ônibus. Já vi nos trens (que são modais diferentes) entre a Amsterdam Centraal e o aeroporto, bem como entre Amsterdam e Rotterdam e Amsterdam e Alkmaar (onde morei e trabalhei). No aeroporto, existem somente os pórticos na entrada das escadas rolantes onde os tickets são validados.

Não é costumaz ter um número grande de funcionários para tal atividade pois o custo de tê-los é muito maior que o número de passageiros que não pagam passagem. Creio que é mais uma questão de educação coletiva do que imposição. Eu mesmo nunca deixei de pagar passagem, fosse na Holanda, fosse na Bélgica. O "ambiente" faz com que você faça assim pois se todos pagam (ou a esmagadora maioria), porque não pagar?

Claro que isso pouco funcionaria em SP ou Rio e sempre fico pensando nisso quando ando de transporte público aqui. "Será que um dia chegaremos lá?"

esta certo, eu pretendo pagar tudo certinho, pra ir nos Trams e Metros de cabeça fria hehe

Postado
  • Autor
  • Membros

Vou fazer uma conexão de menos de 2 horas no aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres. Não vou despachar bagagem e permanecerei no mesmo terminal.

Ainda tenho dúvida se preciso solicitar o ETA. Pelo que entendi, minha conexão será airside, então não seria necessário.

Poderiam, por favor, confirmar se essa informação está correta? Não consegui contato com a British Airways. Obrigado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.