Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama - 2026

Postado
  • Membros

Olá a todos, tudo bem? Em março, estarei retornando ao Chile, passarei em Santiago, La Serena e irei ao deserto do Atacama. Ao fazer algumas pesquisas, há recomendações de levar um "kit", como hidratantes ligeiramente específicos, soro, colírio... Vocês levaram algo do tipo, o que recomendariam?

Os tours mais "diferentes" que já fiz foi as montanhas/lagunas em Cusco 2024, na ocasião a preocupação era outra (altitude) então, estou meio perdido nisso

Editado por adrianomask

• Respostas 30
  • Visualizações 1.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Qualquer protetor labial parecido com esse será muito útil e é facilmente encontrado nas farmácias.

• @luizh91 , então talvez a minha impressão esteja correta, pois foi isso que eu absorvi depois de uma analise de temperaturas. Quando fomos a Cusco pensei que mal usariamos camiseta na cidade e consegu

• O único porém desse horário é o sol, que é bem forte, mas estive lá em dezembro e foi tranquilo, é só ir com roupas frescas/confortáveis e boné e levar bastante água. Para nós valeu super a pena ir um

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores
1 hora atrás, adrianomask disse:

O protetor labial faz bastante sentido por conta das altas temperaturas, este estou mais propenso a levar este no lugar da clássica "manteiga de cacau" que coloquei na mala para Cusco. Protetor solar é regra, a gente usa em toda a viagem e ele é muito bom, desta vez iremos pegar mais firme e renova-lo com um pouco mais de frequencia. Colirio pretendo levar pois fiz Crosslink há uns anos atrás e possa ser que os olhos ressequem por alguma razão e como comentei, serei o motorista do rolê (faremos tudo por conta).

Mas fiquei um pouco encabulado com a temperatura, você puxa os dados e parece ser uma viagem mais fria do que quente, é uma impressão? O nosso roteiro estará abaixo:

Santiago

>>>>>>

Ojos del salar/Laguna Tebinquinche

**** San Pedro

Vale do Arco-Íris/yerbas buenas

Valle de La Luna

Pedra do Coyote

Piedras rojas

Lagunas altiplânicas

**** San Pedro

Rota dos Salares

Rota dos Salares

Valle de Marte

Geysers del Tatio

Pukara de quitor (se estiver ok)

**** San Pedro

Faz bem frio pela manhã em San Pedro mesmo e após o sol se por. Em relação aos passeios, Geysers é o mais frio de todos devido à altitude, então se vestir em camadas é essencial. Lagunas Antiplanicas/Pedras Rojas também faz frio e venta bastante.

Os passeios da tarde costumam ser os mais quentes, como Valle de La Luna. Então é uma viagem para se levar tanto roupas de frio quanto calor.

Postado
  • Membros

@adrianomask San Pedro está a cerca de 2600m de altitude e lá não é deserto, chove e muito e uma chuva dessas fez fecharem a fronteira e,eu ir a La Paz maldita, onde fiquei doente para sempre.Mas,os arredores como Valle del Arco Iris e de la Luna são. Então, se vai nesses,leve casaco para a noite, pois o dia é muito quente, porém com queda rápida de temperatura. Mesmo raciocínio é feito para ir ao Salar.Agora os dois passeios de dia completo (Lagunas Altiplanicas e Salar de Tara)são gelados,pois chega a 4000m de altitude.

Postado
  • Membros
4 horas atrás, adrianomask disse:

Sem dúvidas os Geysers será o local mais frio de toda a viagem, mesmo indo em março que estamos no verão. Adquiri uma segunda pele e vou tentar colocar mais um casaco na mala, se não conseguir verificarei em San pedro se tem como alugar um pra levar pra lá.

Hoje vou passar na farmácia afim de ver o que encontrarei lá, a listinha esta pronta praticamente. Eu nunca tive nenhum dos problemas relatados pra se levar essas coisas mas pelo clima alguns itens pode ser uma boa ideia. Talvez o mais complicado se achar será o protetor labial, mas terei uma ideia melhor daqui a pouco quando for ao trabalho e darei uma passada pra ver.

Essa viagem esta se provando ser um desafio considerável, temi muito a altitude no Peru mas acabou que deu bom mas o deserto me parece bem complicado também por conta do clima extremo

Qualquer protetor labial parecido com esse será muito útil e é facilmente encontrado nas farmácias.

20260216_143518.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

@luizh91 , então talvez a minha impressão esteja correta, pois foi isso que eu absorvi depois de uma analise de temperaturas. Quando fomos a Cusco pensei que mal usariamos camiseta na cidade e conseguimos de boa e dai "vai que no Atacama seja parecido", mas pelo que estou vendo alguns passeios serão bem gelados mesmo.

@D FABIANO Nós faremos a maior parte dos nosso tours pela manha, os de fim de tarde são mais em San Pedro que em março parece ser mais tranquilo. Não me recordava que seu problema havia sido gerado pelo fechamento de uma região, pensei que tu tinha "apagado" por estar num lugar complicado em La Paz;

@LuAZ Hoje eu adquiri um kit, protetor labial, creme pro rosto e nasal (olha só), quando vi que a umidade é um pouco maior em março larguei mão do colírio hahaha

Postado
  • Membros

Leva bastante soro nasal, hidratante labial da nívea, creme hidratante da nívea, colírio simples.

Tudo isso vai ser bem útil lá, eu pensava que era frescura kkkk mas ajuda demais mesmo.

Agora sobre seu roteiro, não sei se já esta com tudo fechado, ou tem flexibilidade no roteiro... Caso tenha flexibilidade e nunca tenha conhecido o Salar de Uyuni, recomendo demais que faça, uma das formas mais fácil é partindo do atacama... Você fazendo, excluiria Rota dos Salares muito fácil.

Postado
  • Membros

@adrianomask Sim.Os 2. Tours por mim citados (Valle del Arco Iris e Lagunas Altiplanicas),bem como o Salar de Tara(que não sei se estão fazendo)são dias completos, enquanto o Valle de La Luna e a Cejar são no fim da tarde.Por isso que digo para quem indico,que em 5 dias conhece tudo.Eu,em 2013,fui ali me ferrar,pois estava tudo muito bom,fiz esses tours e na madrugada de ir embora para passar minhas últimas férias no Brasil névou na cordilheira de madrugada e fecharam a fronteira. Tinha o resto de junho e parte de julho. Fiquei lá sem ter o que fazer, pois os ônibus nem chegavam, imagine sair.A linha era Iquique a Bs As e outra de Calama a Salta.Devolveram meu dinheiro, desci a Árica,passei 2 dias e, no outro domingo, subi a La Paz.O resto da história,você sabe.

Editado por D FABIANO

Postado
  • Membros
Em 16/02/2026 em 08:56, adrianomask disse:

O protetor labial faz bastante sentido por conta das altas temperaturas, este estou mais propenso a levar este no lugar da clássica "manteiga de cacau" que coloquei na mala para Cusco. Protetor solar é regra, a gente usa em toda a viagem e ele é muito bom, desta vez iremos pegar mais firme e renova-lo com um pouco mais de frequencia. Colirio pretendo levar pois fiz Crosslink há uns anos atrás e possa ser que os olhos ressequem por alguma razão e como comentei, serei o motorista do rolê (faremos tudo por conta).

Mas fiquei um pouco encabulado com a temperatura, você puxa os dados e parece ser uma viagem mais fria do que quente, é uma impressão? O nosso roteiro estará abaixo:

Santiago

>>>>>>

Ojos del salar/Laguna Tebinquinche

**** San Pedro

Vale do Arco-Íris/yerbas buenas

Valle de La Luna

Pedra do Coyote

Piedras rojas

Lagunas altiplânicas

**** San Pedro

Rota dos Salares

Rota dos Salares

Valle de Marte

Geysers del Tatio

Pukara de quitor (se estiver ok)

**** San Pedro

não sei se você já pesquisou sobre isso e se é do seu interesse visitar a Laguna Cejar, mas para quem vai sem agência, o acesso é permitido apenas no período da manhã, até às 12h e a entrada é de hora em hora. o ingresso pode ser adquirido na hora (apenas cartão) ou no site, não aceitam efectivo (https://lagunacejar.com/). A Tebinquinche e Ojos del Salar, o ingresso pode ser adquirido na hora, mas é apenas cartão. O valle de la luna, também é apenas on-line ou na hora, com cartão (tem uns totens na portaria).

Para as lagunas altiplânicas, não lembro se é possível adquirir na hora, mas você precisa fazer uma espécie de check-in em Socaire, antes de seguir para as lagunas. Eles validam o seu ingresso e te entregam um papel, que você precisa apresentar na portaria da Laguna Miscanti e de Piedras Rojas, sem esse papel não é possível acessar as lagunas. E se o horário do seu ingresso é às 8:30, você precisa estar ali no posto de check-in às 7:30. Não sei se são muito rigorosos neste controle de horário, mas é uma recomendação, por isso penso que é bom atentar-se nesse detalhe. Aqui tem as informações https://socairechile.cl/shop/

Postado
  • Autor
  • Membros

@BrunoMaia Então, acabei adquirindo tudo menos o colírio, indo de contra o que comentei lá em cima hahaha. Me impressionou o valor das coisas nas farmacias aqui na minha cidade, insano demais e estava bem receoso. Comprando online saiu por metade do preço, vai entender; Sobre o Salar de Uyuni, esta previsto para uma futura viagem a Bolivia ou em alguma variação. Como estaremos de carro alugado (e ser distante), não seria possível fazer nesta. Existe uma ideia de no futuro, fazermos o Salar de Uyuni, La Paz e terminar em Cusco, mas dai é audácia demais da minha parte prever isso agora já que a proxima viagem deste nipe que faremos será na janela entre o dez 27~maio 28 e talvez seja preferencialmente a Patagonia Argentina.

@D FABIANO O Salar de Tara não esta incluído neste roteiro, algumas coisas acabaram pesando bastante e tivemos que compactar os dias no Atacama. Eu peguei os links de alguns perfis em redes sociais que avisam sobre o fechamento de estradas então se algo ocorrer, posso ter algum plano B e incluir um destino adicional, mas pelo que pesquisei, como a maioria desses tours farei pela manha, as chances são bem menores de ocorrer algo em março. Creio que ir em Junho/julho iria requerer muito mais planejamento da minha parte (ter um pouco mais de dias, mais casacos além de um plano b) mas espero não dar muitos problemas no nosso curto periodo na região. Lembrando que aluguei um SUV e pra brincar em Salar não é muito recomendado se enfiar ali sem um 4x4.

@SilviaAlves A Laguna Cejar neste momento não esta no roteiro, temos algumas coisas "por fora" pois não teremos um dia fixo e faremos quando der mas essa não é uma delas. Parece uma experiencia legal se tivessemos um sexto dia.

Pelo que pesquisei, Piedras Rojas/Lagunas Altiplanicas e Valle de la Luña são os locais que exigem/recomendam adquirir o ingresso antecipado, o restante creio que dê pra pegar ali mesmo. Achei curioso que pelo que você falou, os outros lugares aceitam cartão e eu pensei que eram poucos que permitiam, tanto que há recomendações de se levar em espécie. Mesmo com o aumento recente que teve no IOF pra débito global ainda vale a pena, quanto menos dinheiro eu precisar levar, melhor. Sim, estou por dentro deste requisito de 1h, confesso que fiquei em dúvida em quanto eles levam a sério esses horarios (principalmente no Valle de la Luna, que penso em adquirir o ingresso das 16h mas chegar um pouco mais tarde).

Ojos do Salar não sabia que aceitava cartão

Editado por adrianomask
updates

Postado
  • Membros

@adrianomask Não tem motivos para se preocupar, as nevascas só caem na fronteira ou perto. É maravilhoso, mas prefiro o Paso del Libertador,para mim comparável em beleza a Suíça e Noruega.Está pensando em fazer de carro?Nunca fiz em lugar nenhum por não conhecer aa região, faço sempre com agências na América do Sul,onde elas existem aos montes,ao contrário da Europa.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.