Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Eurotrip 2 / Europa Central / 15 dias / Janeiro-Fevereiro 2027

Postado
  • Membros

No início desse ano, conheci o velho continente... foram 15 dias entre as cidades de Madrid, Roma, Paris e Amsterdâ, além de 10 dias em Porto na casa de um amigo próximo e sua família.

Foi uma viagem em dupla, a ideia inicial seria mochilar, mas acabei juntando mais dinheiro do que imaginava e tive umas mordomias como ficar em hotel e comer em restaurantes na maior parte das refeições. A sensação de escapar do calor INFERNAL do Rio foi libertadora, e conhecer esses lugares, ainda mais.

Para o ano que vem, quero fazer uma viagem explorando mais a parte central da Europa, pegando os países germânicos/eslavos da região. Pensei nesse proto-roteiro (sujeito à mudanças e ajustes):

Munique - 3 dias/noites
Praga - 4 dias/noites
Viena - 4 dias/noites
Budapeste - 3 dias/noites

A ideia é ficar em Hostel (dessa vez sim kkkk) e fazer os roteiros entre-cidade de trem. A escolha de ser em Janeiro/Fevereiro foi proposital. Eu DETESTO o calor, o verão carioca tem tudo para ser INSUPORTÁVEL nessa virada de 26 pra 27 (por causa do "super mega" El Niño que vai acontecer...) e eu AMO o frio. Céu cinza e depressivo? Tô nem aí! Aliás fiquei sabendo que nessa região da Europa o inverno costuma ser bem menos chuvoso em comparação aos países litorâneos da Europa, por ser uma área mais "interiorana". Sei que neve é "loteria climática desfavorável" em cidades de uma forma geral, mas seria bem legal se acontecesse durante a viagem.

Tô pensando em 13 a 15 mil reais para essa viagem (incluindo passagem), e pelo que apurei da minha última experiência e de algumas pesquisas, é viável. No estilo econômico, claro. Transporte público, pular uma ou outra refeição ou procurar coisa barata (acho que em algumas dessas cidades isso não será dificil), pegar uns passeios gratuitos... e por aí vai. O único "luxo" que não vou abdicar é fazer todos os roteiros entre-cidades de trem, e vou tentar pegar trens de manhã para poder aproveitar minimamente os dias de chegada e não tê-los como dias perdidos. Nada que cafeína na veia não resolva em caso de cansaço.

Como ainda sou "aspirante" a mochileiro, ainda tenho algumas dúvidas. Em hostel (compartilhado) costuma ser seguro ou são frequentes furtos? Geralmente o pessoal nos albergues é sociável? Talvez fosse legal pra formar grupos pra passear ou tomar uma cerveja. Vai ser minha primeira viagem "100% livre", então tenho essa curiosidade.

Fico aberto a feedbacks. Pensei em incluir Cracóvia no roteiro, mas aí talvez ficaria fora de mão ou encareceria a viagem dentro do meu "budget", será? Tô aberto a sugestões de viajantes experientes. Ah, terei 24 anos quando for viajar, não sei se isso vai afetar em alguma análise... mas tá aí.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Você acertou em tudo, inclusive no orçamento para a viagem. Aqui, uma dica: comece a monitorar os preços desde já pois é uma época do ano (Jan/Fev) que as passagens ficam caras. Além disso, ainda temos a cagada no Oriente Médio que está fazendo o valor dos tickets subirem pacas.

Sobre suas dúvidas:

• Hostels são seguros e poucos são os relatos de furtos. Obviamente que não deve deixar sua mochila aberta com o celular em cima dela dando sopa mas, de resto, é tranquilo mesmo recebendo gente do mundo todo.

• As pessoas nos hostels/albergues/whatever são normalmente sociáveis e vão de encontro ao seu perfil. Muitas delas inclusive vão para hostels não somente por causa de custo, mas também pela sociabilidade. Encontrar gente para tomar cerveja nestes lugares é mais fácil que achar bêbado na esquina. Fique tranquilo (infelizmente não posso estar na viagem pois devo ir para a Ásia, de novo) que não estará sozinho.

• Não inclua a Cracóvia no roteiro. A divisão que fez está muito boa. Acrescentar a Polônia no meio, mesmo parecendo perto, será desperdício de tempo nas outras cidades e aumento dos custoso. Como ainda é "xófen", tem muito o que viajar e ver. Deixe para a próxima e então faça Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia. Ficará muito legal.

Somente um adendo: sendo carioca, você certamente não tem roupa para o inverno nesta região da Europa e isso é ótimo. Deixe para comprar em qualquer C&A, Primark ou coisa do tipo pois o valor é muito mais baixo e realmente protegem. T-shirts segunda pele são essenciais para quebrar o vento e frio e se nevar, espere neve mesmo.

Saudações

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.