Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Eurotrip 2 / Europa Central / 15 dias / Janeiro-Fevereiro 2027

Postado
  • Membros

No início desse ano, conheci o velho continente... foram 15 dias entre as cidades de Madrid, Roma, Paris e Amsterdâ, além de 10 dias em Porto na casa de um amigo próximo e sua família.

Foi uma viagem em dupla, a ideia inicial seria mochilar, mas acabei juntando mais dinheiro do que imaginava e tive umas mordomias como ficar em hotel e comer em restaurantes na maior parte das refeições. A sensação de escapar do calor INFERNAL do Rio foi libertadora, e conhecer esses lugares, ainda mais.

Para o ano que vem, quero fazer uma viagem explorando mais a parte central da Europa, pegando os países germânicos/eslavos da região. Pensei nesse proto-roteiro (sujeito à mudanças e ajustes):

Munique - 3 dias/noites
Praga - 4 dias/noites
Viena - 4 dias/noites
Budapeste - 3 dias/noites

A ideia é ficar em Hostel (dessa vez sim kkkk) e fazer os roteiros entre-cidade de trem. A escolha de ser em Janeiro/Fevereiro foi proposital. Eu DETESTO o calor, o verão carioca tem tudo para ser INSUPORTÁVEL nessa virada de 26 pra 27 (por causa do "super mega" El Niño que vai acontecer...) e eu AMO o frio. Céu cinza e depressivo? Tô nem aí! Aliás fiquei sabendo que nessa região da Europa o inverno costuma ser bem menos chuvoso em comparação aos países litorâneos da Europa, por ser uma área mais "interiorana". Sei que neve é "loteria climática desfavorável" em cidades de uma forma geral, mas seria bem legal se acontecesse durante a viagem.

Tô pensando em 13 a 15 mil reais para essa viagem (incluindo passagem), e pelo que apurei da minha última experiência e de algumas pesquisas, é viável. No estilo econômico, claro. Transporte público, pular uma ou outra refeição ou procurar coisa barata (acho que em algumas dessas cidades isso não será dificil), pegar uns passeios gratuitos... e por aí vai. O único "luxo" que não vou abdicar é fazer todos os roteiros entre-cidades de trem, e vou tentar pegar trens de manhã para poder aproveitar minimamente os dias de chegada e não tê-los como dias perdidos. Nada que cafeína na veia não resolva em caso de cansaço.

Como ainda sou "aspirante" a mochileiro, ainda tenho algumas dúvidas. Em hostel (compartilhado) costuma ser seguro ou são frequentes furtos? Geralmente o pessoal nos albergues é sociável? Talvez fosse legal pra formar grupos pra passear ou tomar uma cerveja. Vai ser minha primeira viagem "100% livre", então tenho essa curiosidade.

Fico aberto a feedbacks. Pensei em incluir Cracóvia no roteiro, mas aí talvez ficaria fora de mão ou encareceria a viagem dentro do meu "budget", será? Tô aberto a sugestões de viajantes experientes. Ah, terei 24 anos quando for viajar, não sei se isso vai afetar em alguma análise... mas tá aí.

• Respostas 25
  • Visualizações 1.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Você acertou em tudo, inclusive no orçamento para a viagem. Aqui, uma dica: comece a monitorar os preços desde já pois é uma época do ano (Jan/Fev) que as passagens ficam caras. Além disso, ainda temo

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Você ainda tem 8 meses até a viagem e, IMHO acho cedo para comprar a passagem. Fiz isso para minha última viagem achando que seria melhor comprar com bastante antecedência e acabei me estrepando. Poré

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Agora sim! 6 horas de conexão dá para ir ao centro, almoçar por lá, dar uma batidinha de perna e voltar para o aeroporto. Somente tome cuidado com esse voo de retorno. 15:10 da tarde quer dizer que pr

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
7 horas atrás, Victor A_RM disse:

Bem... ainda tenho uns bons meses pra decidir kkkkkkkkkkkk

Sei lá, talvez eu queira explorar um pouco melhor a estética "alpina" da região. Vou pesquisar um tanto e ver. Parecem haver alguns lugares interessantes ali nesse miolo. Lembrando que não pretendo retornar para ESSA região em específico (a não ser que eu venha a trabalhar em alguma universidade em alguma dessas cidades em um doutorado ou pós doc sanduíche kkkkk), até pois, como mesmo disse, não conseguiremos explorar tudo em 100% de sua perfeição nem em infinitas encarnações kkkkk

Admito que eu queria bastante ver neve e ver paisagens naturais legais assim como história pulsante e vibrante com notas trágicas de Segunda Guerra Mundial e experimentar culinária local/CERVEJAS de qualidade (pode até não ser nível Bélgica mas deve ter nível próximo da excelência hahaha). Diria que equilibrar esses três pilares seria uma boa.

Acho que Budapeste "conversa" melhor com a Romênia nesse quesito de "vibe", mas não tenho certeza ainda. Na verdade, a Hungria por si só parece um país bem único (idioma urálico, origem na Ásia Central, mix cultural com eslavos e túrquicos...)

A época que vem e para onde vai certamente verá neve. Isso não precisa se preocupar. Mesmo Budapeste é uma cidade realmente interessante e tem muito o que ver por lá. Não sei se valeria a pena "andar" por outros lados.

Sobre questões das guerras, em tudo que é canto tem o que se ver. A título de exemplo, em alguns bairros de Bruxelas é possível andar nas ruas e ver nas calçadas pequenas placas em frente de casas onde moravam famílias judias que foram deportadas e/ou "desapareceram". A questão está por todos os lados, seja na Bélgica, na Alemanha, na Áustria, Polônia e por aí vai (a única excessão é a Suíça por motivos óbvios). Então, se procura coisas neste sentido, não é necessário fazer um roteiro especial para tal, exceto se realmente gostar do tema e deseja ver mais a fundo. Caso contrário, é passar o olho no que se tem nas cidades que vai e encontrará muita coisa.

Se tem tempo para decidir, use-o e não caia nessa que "não pretende retornar". A única coisa certa na vida é a morte 😉

Postado
  • Autor
  • Membros
12 horas atrás, pmichelazzo disse:

A época que vem e para onde vai certamente verá neve. Isso não precisa se preocupar. Mesmo Budapeste é uma cidade realmente interessante e tem muito o que ver por lá. Não sei se valeria a pena "andar" por outros lados.

Sobre questões das guerras, em tudo que é canto tem o que se ver. A título de exemplo, em alguns bairros de Bruxelas é possível andar nas ruas e ver nas calçadas pequenas placas em frente de casas onde moravam famílias judias que foram deportadas e/ou "desapareceram". A questão está por todos os lados, seja na Bélgica, na Alemanha, na Áustria, Polônia e por aí vai (a única excessão é a Suíça por motivos óbvios). Então, se procura coisas neste sentido, não é necessário fazer um roteiro especial para tal, exceto se realmente gostar do tema e deseja ver mais a fundo. Caso contrário, é passar o olho no que se tem nas cidades que vai e encontrará muita coisa.

Se tem tempo para decidir, use-o e não caia nessa que "não pretende retornar". A única coisa certa na vida é a morte 😉

Não me leve a mal, Budapeste parece bem bela e interessante! Mas fui ver algumas cidades menores nos 3 "principais" países (Inssbruck, Salzburg, Brno, dentre outras), e me interessou a beleza desses lugares. Não sei. Eu tento enxergar e elaborar minhas viagens como uma "sinfonia" de diferentes acordes, e eu acho que uma exploração mais fincada nesse "núcleo", acho que há uma "harmonia" melhor.

Postado
  • Membros

Salzburg e Brno eu conheço e valem a pena. São charmosas e vão estar certamente muito bonitas devido a época. Vale a pena conhecê-las com toda certeza.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 18/05/2026 em 16:15, pmichelazzo disse:

Salzburg e Brno eu conheço e valem a pena. São charmosas e vão estar certamente muito bonitas devido a época. Vale a pena conhecê-las com toda certeza.

Acha que são cidades de bate-volta ou requer pelo menos uns 2 dias pra aproveitar minimamente bem? Já chegou a visitar outras cidades nessa região (Áustria, República Tcheca, Baviera, Boêmia...)?

Postado
  • Membros

Victor, sou suspeito para falar pois não sou adepto de "bate-volta". Os únicos bate-volta que faço é quando vou para alguma cidade perto almoçar, dar uma olhada pela cidade e volto para casa. Normalmente faço em viagens o que chamo de "passa e vaza", ou seja, alguma coisa que está no meio do caminho, paro lá, dou uma olhada, tomo um café/almoço, pernoito se for o caso e sigo viagem. Então dizer para você se vale a pena fazer bate e volta nestes lugares depende de vários fatores como meio de transporte (quanto tempo ficará "na estrada" e quanto isso retira de seu bate e volta), a quantidade de horas úteis, o local de onde está saindo e assim por diante.

O que me lembro de cabeça na região é: Munique, Nuremberg, Salzburg, Brno, Praga e Vaduz. As demais, na lista para serem conhecidas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.