Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Eurotrip 2 / Europa Central / 15 dias / Janeiro-Fevereiro 2027

Postado
  • Membros

No início desse ano, conheci o velho continente... foram 15 dias entre as cidades de Madrid, Roma, Paris e Amsterdâ, além de 10 dias em Porto na casa de um amigo próximo e sua família.

Foi uma viagem em dupla, a ideia inicial seria mochilar, mas acabei juntando mais dinheiro do que imaginava e tive umas mordomias como ficar em hotel e comer em restaurantes na maior parte das refeições. A sensação de escapar do calor INFERNAL do Rio foi libertadora, e conhecer esses lugares, ainda mais.

Para o ano que vem, quero fazer uma viagem explorando mais a parte central da Europa, pegando os países germânicos/eslavos da região. Pensei nesse proto-roteiro (sujeito à mudanças e ajustes):

Munique - 3 dias/noites
Praga - 4 dias/noites
Viena - 4 dias/noites
Budapeste - 3 dias/noites

A ideia é ficar em Hostel (dessa vez sim kkkk) e fazer os roteiros entre-cidade de trem. A escolha de ser em Janeiro/Fevereiro foi proposital. Eu DETESTO o calor, o verão carioca tem tudo para ser INSUPORTÁVEL nessa virada de 26 pra 27 (por causa do "super mega" El Niño que vai acontecer...) e eu AMO o frio. Céu cinza e depressivo? Tô nem aí! Aliás fiquei sabendo que nessa região da Europa o inverno costuma ser bem menos chuvoso em comparação aos países litorâneos da Europa, por ser uma área mais "interiorana". Sei que neve é "loteria climática desfavorável" em cidades de uma forma geral, mas seria bem legal se acontecesse durante a viagem.

Tô pensando em 13 a 15 mil reais para essa viagem (incluindo passagem), e pelo que apurei da minha última experiência e de algumas pesquisas, é viável. No estilo econômico, claro. Transporte público, pular uma ou outra refeição ou procurar coisa barata (acho que em algumas dessas cidades isso não será dificil), pegar uns passeios gratuitos... e por aí vai. O único "luxo" que não vou abdicar é fazer todos os roteiros entre-cidades de trem, e vou tentar pegar trens de manhã para poder aproveitar minimamente os dias de chegada e não tê-los como dias perdidos. Nada que cafeína na veia não resolva em caso de cansaço.

Como ainda sou "aspirante" a mochileiro, ainda tenho algumas dúvidas. Em hostel (compartilhado) costuma ser seguro ou são frequentes furtos? Geralmente o pessoal nos albergues é sociável? Talvez fosse legal pra formar grupos pra passear ou tomar uma cerveja. Vai ser minha primeira viagem "100% livre", então tenho essa curiosidade.

Fico aberto a feedbacks. Pensei em incluir Cracóvia no roteiro, mas aí talvez ficaria fora de mão ou encareceria a viagem dentro do meu "budget", será? Tô aberto a sugestões de viajantes experientes. Ah, terei 24 anos quando for viajar, não sei se isso vai afetar em alguma análise... mas tá aí.

  • Respostas 25
  • Visualizações 1.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • pmichelazzo
    pmichelazzo

    Você acertou em tudo, inclusive no orçamento para a viagem. Aqui, uma dica: comece a monitorar os preços desde já pois é uma época do ano (Jan/Fev) que as passagens ficam caras. Além disso, ainda temo

  • pmichelazzo
    pmichelazzo

    Você ainda tem 8 meses até a viagem e, IMHO acho cedo para comprar a passagem. Fiz isso para minha última viagem achando que seria melhor comprar com bastante antecedência e acabei me estrepando. Poré

  • pmichelazzo
    pmichelazzo

    Agora sim! 6 horas de conexão dá para ir ao centro, almoçar por lá, dar uma batidinha de perna e voltar para o aeroporto. Somente tome cuidado com esse voo de retorno. 15:10 da tarde quer dizer que pr

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

@Victor A_RM Eu não sei por não comprar passagens no dinheiro, só com pontos, e nesses casos,sei que é muito difícil variação do número de pontos. Existe o fixo,exemplo 80 mil pontos, é quanto está uma passagem a Europa, mas fica variando de dia para dia,mas sempre tem aquele dia que será 80 mi. Assim que faço, como agora,verão europeu, todo ano vou,estou vendo o dia que sai com menos pontos. Foi por isso que não fui para a China. Está a por menos pontos até 15.3,aí aumentava,então comprei para antes. Mas é Smiles que é muito cara,LATAM é diferente e o seu LATAM opera.

Postado
  • Membros
30 minutos atrás, Victor A_RM disse:

Valeu pelas dicas galera! Acham que peguei um preço bom? Acho dificílimo aparecer por menos de ~5k em qualquer antecedência...

Janeiro/Fevereiro é baixa temporada lá (creio eu que os hostels e trens estarão mais baratos), mas pra vôos internacionais nem tanto pq tem muito BR (como eu kkkkk) que aproveita as férias de verão pra viajar pro exterior, fora o carnaval também.

Acho que por menos de 5 mil só dá pra pegar em abril/maio ou outubro/novembro... aí é baixa baixa mesmo. Período que 99% da população daqui tá trampando.

Não faça isso. Não fique pensando se pegou um preço bom ou não. Já comprou e se ficar pensando ou avaliando o que vier mais para frente, pode ficar frustrado. Esqueça mas vale a pena monitorar para que, da próxima vez possa avaliar com mais assertividade.

IMHO é um preço razoável para a época, principalmente pela história do Oriente Médio que pode se prolongar. Isso já está fazendo com que as aéreas esperneiem por todo o mundo e sabe-se lá por quanto tempo ainda teremos o cenário atual.

Como disse, já comprou. Esquece e começa a pensar em que inferninho vai cair em Budapeste ;)

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu!! Realmente, essas minhocas na cabeça não ajudam kkkkk de ficar pensando se comprei certo ou se fiz M, mas enfim, alguém tem dicas para esse roteiro em específico? possíveis bate-voltas (tipo Dachau, ou alguma cidade mais alpina na Áustria talvez) e também sobre dicas de Hostel ou de atrações (quais são as Tourist traps e coisas do tipo). Eu almejo tanto apreciar as construções históricas (museus, castelos e tal) quanto passear pela própria cidade (caso não chova ou neve pesada), e durante a noite experimentar cervejas em bares, pubs e por aí vai (afinal, essa é A região cervejeira da Europa, estou correto? Tipo, a Disneylândia dos cervejeiros ksks).

Ah! Aceito dicas de trens também (com qual antecedência comprar, quais companhias/horários priorizar, e tal), fora peculiaridades culinárias imperdíveis e "hidden gems" (daqueles lugares que os turistas não dão muita bola mas valem muito a pena) nessas cidades. Valeu!!

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Tava pensando aqui... será que não seria melhor explorar um pouco melhor essas cidades (ou fazer bate-voltas pra cidades do interior) nessa região de Europa Central/Alpes e proximidades, e deixar Budapeste pra uma próxima?

Talvez meter uma Innsbruck ou Salzburgo, talvez com um dia pra ver os Alpes nevados... só que sem a parte de gastar uma fortuna em um resort de ski kkkkk

Será se na República Tcheca não tem umas cidades interessantes também?

Enfim, talvez fosse mais prudente incluir Budapeste quando eu quiser conhecer a Romênia/Transilvânia/Cárpatos.

Por enquanto, só o que tá definido é o vôo de ida e volta, e a duração da viagem (2 semanas).

Postado
  • Membros

Xiii... começou )

Tem tanta coisa, mas tanta coisa para se ver que 3 encarnações não serão suficientes.

O que sempre digo é: a maior parte do que está em pé aqui, já está há séculos, senão milênios, e não vai sair do lugar tão cedo. Assim, depende mais do que está com vontade de fazer e não se "vale a pena" ou não. Claro que se você dissesse que iria colocar nesta viagem uma "esticadinha" para Malta, acharia estranho, mas de resto...

Choices... choices...

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 16/05/2026 em 00:15, pmichelazzo disse:

Xiii... começou )

Tem tanta coisa, mas tanta coisa para se ver que 3 encarnações não serão suficientes.

O que sempre digo é: a maior parte do que está em pé aqui, já está há séculos, senão milênios, e não vai sair do lugar tão cedo. Assim, depende mais do que está com vontade de fazer e não se "vale a pena" ou não. Claro que se você dissesse que iria colocar nesta viagem uma "esticadinha" para Malta, acharia estranho, mas de resto...

Choices... choices...

Bem... ainda tenho uns bons meses pra decidir kkkkkkkkkkkk

Sei lá, talvez eu queira explorar um pouco melhor a estética "alpina" da região. Vou pesquisar um tanto e ver. Parecem haver alguns lugares interessantes ali nesse miolo. Lembrando que não pretendo retornar para ESSA região em específico (a não ser que eu venha a trabalhar em alguma universidade em alguma dessas cidades em um doutorado ou pós doc sanduíche kkkkk), até pois, como mesmo disse, não conseguiremos explorar tudo em 100% de sua perfeição nem em infinitas encarnações kkkkk

Admito que eu queria bastante ver neve e ver paisagens naturais legais assim como história pulsante e vibrante com notas trágicas de Segunda Guerra Mundial e experimentar culinária local/CERVEJAS de qualidade (pode até não ser nível Bélgica mas deve ter nível próximo da excelência hahaha). Diria que equilibrar esses três pilares seria uma boa.

Acho que Budapeste "conversa" melhor com a Romênia nesse quesito de "vibe", mas não tenho certeza ainda. Na verdade, a Hungria por si só parece um país bem único (idioma urálico, origem na Ásia Central, mix cultural com eslavos e túrquicos...)

Postado
  • Membros

Se não pretende voltar como fazer tudo em um tempo exíguo?Eu fui,passei 7 dias sô em Praga,os outros não conheço, mas 15 dias são 3 cidades grandesno máximo, 5 dias em cada.

Postado
  • Autor
  • Membros
5 horas atrás, D FABIANO disse:

Se não pretende voltar como fazer tudo em um tempo exíguo?Eu fui,passei 7 dias sô em Praga,os outros não conheço, mas 15 dias são 3 cidades grandesno máximo, 5 dias em cada.

Consegui fazer Roma, Paris e Amsterdam com 4 dias em cada e não acho que perdi muita coisa, não. Dessas, só tenho certeza de que quero voltar pra Amsterdã mas aí é pois eu amei a cidade kkkkk

1 semana pra uma cidade só... só se for uma Nova York da vida... talvez Tóquio, LA, Londres, Orlando (por causa dos parques). Não precisa ficar tanto tempo assim em cidades que não sejam gigantescas ou que estejam atreladas a algo que exija muitos dias.

Postado
  • Membros

Eu adoro museu, e fico horas em cada.Em Praga há 1 que fiquei 1 tarde inteira lá.Sei que tem gente que não gosta,prefere tomar umas,minha gata por exemplo, porém gosto e gosto e opinião é opinião.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.