Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

COISAS QUE NÃO TE CONTAM SOBRE ARUBA

Postado
  • Membros

Oranjestad, Aruba, de 28 de Maio a 1 de junho de 2026.

1. Aruba é um país autônomo do Reino dos Países Baixos, localizado no sul do Caribe, próximo à costa da Venezuela. Famosa como a "ilha mais feliz do mundo", destaca-se por estar fora da rota de furacões e por abrigar a Eagle beach, eleita uma das praias mais bonitas do planeta. De águas azuis turquesas e mar calmo, Aruba encanta os turistas onde tem sol e praia o ano todo!

2. Para chegar lá saindo do Brasil, temos as companhias aéreas: Copa Airlines, que faz uma conexão na cidade do Panamá, a Gol Linhas Aéreas que parte de Guarulhos com destino direto e a Avianca com conexão em Bogotá. É necessário além do passaporte válido por 6 meses, Carteira Internacional de Vacina contra a Febre Amarela e o Aruba Online ED Card (Cartão de Embarque e Desembarque) que é o registro oficial obrigatório de imigração, devendo ser preenchido de forma individual na plataforma oficial de Aruba entre 7 dias e 24 horas antes do vôo. Durante o preenchimento do formulário, é cobrada uma taxa de sustentabilidade obrigatória de 20 dólares por passageiro via cartão de crédito ou débito internacional.

3. Aruba é um destino caro, mas as praias são públicas por lei governamental, você pode caminhar por todas elas e não pagar um centavo. Agora já as cadeiras, Deus que me livre. Eu e uma amiga brasileira que fiz por lá fomos expulsas duas vezes das praias por só colocar a canga e bolsa em cima de uma das cadeiras, que são colocadas por funcionários dos resorts chiques, mas embolorados (conto daqui a pouco).

4. Pra começo de conversa, sair do Aeroporto de Aruba para o centro de Oranjestad é muito fácil, o aeroporto fica cerca de 3KM do centro da cidade e os táxis te cobram de 20 a 25 dólares a corrida até o centro. Como tinha a manhã livre e o check-in do hostel que fiquei era somente pela parte da tarde, preferi caminhar com minha mochila até a praia mais próxima, a Surfside Beach, de onde se pode ver os aviões fazendo pouso e decolagens.

5. O dólar lá é bem aceito, mas a moeda local é o florim de Aruba (AWG) que tem paridade de 1 para 1,80 dólares e se você paga o dólar em espécie o troco é dado em florim. Uma coisa que prestei atenção é que eles não sabem dar o troco direito justamente por causa da conversão do câmbio. Fui almoçar em um quiosque e dei uma nota de 20 dólares e o troco, que era pra ser 7 dólares (a compra foi U$ 13), simplesmente me deram três moedas de florim e pronto! Acabei pedindo de volta a nota de 20 dólares e por sorte eu tinha os 13 dólares certinho. Mas, na dúvida, utilize sempre os cartões internacionais Wise, Nomad ou os de crédito Visa, Mastercard, American Express que são bem aceitos por lá. E sempre tenha uma reserva de dinheiro em espécie para comprar aquele souvenir na praia.

6. Um ponto que preciso mencionar é o preço versus qualidade da rede hoteleira: de Maio a Novembro é baixa temporada e mesmo assim os preços dos hotéis são absurdamente caros; não tem muitas opções de pousadas e hostels então quanto antes reservar, melhor. MAS ATENÇÃO: existe uma prática muito comum e pouco falada é as taxas dos hotéis que nem sempre ficam claras assim que você faz a reserva. Fiz uma reserva num hostel que aparentemente as avaliações eram muito boas, sem política de reembolso, quando chegou 7 dias antes o anfitrião queria que eu pagasse o DOBRO do valor que eu tinha fechado e em uma conta diretamente pra ele. Desconfiei e pedi cancelamento pelo app que tinha feito a reserva alegando falta de clareza e abuso nos valores cobrados, o que me foi concedido. Por sorte consegui uma hospedagem muito bacana e por um preço justo, pagando 40 dólares a diária com todas as taxas inclusas. Aruba tem um problema grave quanto à hospedagem, mesmo hotéis e resorts renomados tem avaliações ruins, como limpeza, custo caro para oferta pouca, camas desconfortáveis, banheiros sem chuveiro quente, falta de itens no café da manhã, falta de toalhas, toalhas sujas, entre outros aspectos. O importante é: SEMPRE LEIAM TODAS AS AVALIAÇÕES! Embora a maioria fale que não teve problemas, um ou outro turista relata com detalhes as situações vividas.

7. Ainda sobre HOSPEDAGEM: Na imigração não me pediram o comprovante de hospedagem, mas há relatos que a imigração pede sim e confere se sua reserva é válida. Acontece muito de imigrantes fazerem a reserva pelos sites de hospedagem só para ter o endereço e depois cancelam para entrar legalmente e ficar no país, principalmente os países vizinhos a Aruba. Então, é sempre bom checar as informações do hotel ou hostel e principalmente se sua reserva É VÁLIDA para não ser deportado.

8. Sobre alimentação: não tive muitos problemas porque a alimentação por lá é rica em frutos do mar, camarões, peixes a preços bastante acessíveis. Almocei num restaurante peruano chamado La Granja que servia pratos saborosos e com muita fartura por 12 a 13 dólares por pessoa.

9. As praias são belíssimas, de um azul profundo que te encanta, mas para comer e beber é tudo muito caro. Paguei 9 dólares em uma heineken de lata ( a cerveja mais cara da minha vida hahaha). O transporte público lá funciona, custando cerca de 3 dólares cada passagem e os ônibus saem de 15 em 15 minutos do centro de Oranjestad até a praia Arashi Beach, que é a praia mais longe ao norte da cidade. A praia mais ao sul é a Baby Beach e como fica distante da cidade e em um povoado os ônibus de linha não chegam até lá, indo somente até o povoado San Nicolas, precisando pegar uma van ou um táxi para chegar ao destino final na praia. Então, é melhor você alugar um carro e ir para essa parte de Aruba ou contratar uma agência de turismo que faça essa rota.

10. Fiquei 4 dias e os principais passeios foram: Dia 1: Passeio pela Surfside Beach, para ver os aviões chegarem de pertinho. Dia 2: passeio pela Arashi Beach, Boca Catalina Beach para mergulhar e fazer snorkeling, Eagle Beach e Palm Beach, a praia com mais infraestrutrura. Dia 3: passeio pelas praias Druif Beach, Divi Divi Beach, Manchebo Beach e novamente Eagle Beach. À noite teve um festival cultural latino americano, que celebram todos os povos latinos e imigrantes que povoam Aruba, onde acontece uma vez por mês. Dia 4: passeio pela Renaissance Beach e Surfside Beach.

11. Enfim, Aruba tem seus prós e contras, mas o que pegou para mim foi essa sensação de exploração da rede hoteleira. Há muitos relatos de hotéis de luxo com pontos de mofo, má limpeza e itens básicos faltando. Como mencionei antes, leiam TODAS AS AVALIAÇÕES antes de fazer uma reserva, mesmo que seja em um Resort chiquetérrimo de luxo.

12. Aruba, fui, visitei e provavelmente não volto mais, rs!

Captura de tela 2026-07-09 143009.png

Captura de tela 2026-07-09 143028.png

Captura de tela 2026-07-09 143100.png

Editado por kiviakelen
Complemento do relato

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.