Olá viajante!
Bora viajar?
25 dias desbravando Maranhão e Piauí - Parte 1: São Luis
- Respostas 39
- Visualizações 20.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
nnaomi 26 posts
-
annette 4 posts
-
MariaEmilia 1 post
-
Mila_Borges 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
São Luis é a principal cidade de acesso ao Maranhão para quem vem de outros estados, por meio de transporte rodoviário ou aéreo. * Terminal Rodoviário de São Luís, Av. dos Franceses, s/n, Sant
Antes:
Pesquisei sobre o destino. Li praticamente todos os tópicos relacionados do fórum e postei muiiiitas perguntas. Montei o roteiro: selecionei as cidades nas quais ficaria hospedada; escolhi os passeios e fechei a quantidade de diárias em cada local. Para isso estudei a logística, ou seja, quais os melhores pontos de partida para os passeios e os translados entre um ponto e outro definindo a sequência a ser seguida. Comprei os voos e reservei os hoteis, por se tratar de alta temporada. Entrei em contato com agências para levantar preços de passeios e translados; reservei alguns. Anotei e imprimi o roteiro com as principais dicas, mapas e informações sobre as reservas feitas e as cotações pesquisadas.
Durante:
Munida de mochila com o roteiro impresso, máquina fotográfica, protetor solar, boné, repelente, água, lanche e outros apetrechos, saí seguindo o roteiro. No verso do roteiro, aproveitei o espaço em branco para anotar minhas observações.
Andei de avião, teco-teco, ônibus, van, Toyota, quadriciclo, barco... Acho que só não andei de jegue.
Depois:
Passei a limpo minhas anotações da viagem e voltei aqui para fazer a minha parte, ou seja, postar informações para que estas possam beneficiar outros viajantes, da mesma forma que fui auxiliada pelas postagens daqueles que trilharam o mesmo caminho antes de mim e tiveram a bondade de partilhar suas experiências.
Vamos às informações:
Maranhão: Fartei-me de ver casarões antigos (capital e Alcântara), dunas e lagoas (Lençóis). Tem boa infra-estrutura para turismo e acesso fácil (capital e Barreirinhas), possível para famílias com crianças e vovós. Para os mais aventureiros, Santo Amaro e Atins são alternativas interessantes, vale a experiência.
Piauí: tem lugares lindos e interessantes, mas infra-estrutura para turismo e acesso deixam muito a desejar. Referente aos translados, ou você rala muito com o transporte público ou você gasta uma fortuna com agências para ter mais conforto. Passeios na Serra da Capivara ficam muito caros, além da despesa com guia, o transporte ao parque é muito custoso e é difícil encontrar outras pessoas para dividir gastos. Paisagens muito diferentes, formações rochosas gigantescas e muita história, uma verdadeira aula a céu aberto.
Período: 02 a 06/07/2011
Cidades: São Luís, Alcântara, Raposa e São José do Ribamar
Tem como atrativos principais o centro histórico, o litoral e a gastronomia. O conjunto arquitetônico do Centro Histórico tem cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis. Localizada numa ilha, a cidade é cercada de praias, como Ponta d’Areia, Calhau, Olho D’Água e Araçagy. A gastronomia oferece arroz de cuxá, arroz com tarioba, tortas de camarão, frutas regionais como murici, sapoti, bacuri, juçara. Sem esquecer das bebidas: a tiquira e o inigualável e inesquecível guaraná Jesus.
Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Ficamos hospedados na Praia do Calhau.
Obs.: Além da seção "Dicas" antes do relato, há outras dicas específicas espalhadas pela página. "Outras opções" referem-se às indicações que recebi de colegas, mas que não experimentei por não ter tido tempo ou por ter tomado conhecimento delas tarde demais. ATENÇÃO: não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por mim e as informações foram pesquisadas em guias. Portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade, se os dados são atualizados e/ou verossímeis.
A cidade
São Luis é a capital do estado de Maranhão, com área de 831,7 km² e 1.027.098 habitantes (dados IBGE 2010). Faz limite com as cidades de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Possui clima tropical, quente e úmido, com temperatura mínima entre 20 e 23 graus e máxima entre 29 e 31 graus. Apresenta duas estações distintas: a estação seca, de agosto a dezembro, e a estação chuvosa, de janeiro a julho, com média pluviométrica de 2325mm.
Editado por Visitante