Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado (editado)

Olá a todos.

 

Neste post iremos relatar sobre nossa viagem e valores aproximados de gastos. As informações sobre a Venezuela são escassas na internet. Sem contar o cambio maluco que acontece na Venezuela.... então.... aproveitem....

 

Eu e minha noiva fomos para a Venezuela com destino em Isla Margarita (03 dias) e depois fomos para Los Roques onde passamos mais 7 dias...

Graças a comentários daqui do Mochileiros, descemos no aeroporto internacional e utilizamos o corredor interno que inicia-se do aeroporto internacional e vai até o aeroporto doméstico.

Esse corredor inicia-se na parte onde retira-se as bagagens. Nunca saia do desembarque do aeroporto internacional, os venezuelanos quando vêem turistas, caem matando querendo cambiar ou querendo ajudar com as malas!!! Caso precise de ajuda vá até o guichê de informações.

JA-MAIS use o Cartão de Crédito MES-MO!!! Vocês irão entender!

Exemplo de Cambio:

Ao sairmos do Brasil no dia 04/08/11 fizemos uma compra de dólares utilizando o cambio oficial do Brasil. U$ 1,00 = R$ 1,67.

A moeda oficial na Venezuela é o Bolivar (Bsf) e para fazer cambio na venezuela somente com,Dolar ou Euro.

Em Caracas o cambio de Dólares para Bolivares nos guichês oficiais custa: 1 dolar corresponde a 4,23 Bolivares.

No cambio paralelo conseguimos fazer 01 dolar para 7,90 bolivares. Então você já viu né???

 

Então fica a dica – Para fazer o cambio de US$ para Bsf espere chegar até o seu destino final, -hotel ou pousada-, e solicite a recepcionista o desejo de fazer o cambio. Certamente indicará alguém de confiança. Teve um casal de amigos Argentinos (Lúcio e Flor) que conseguiram fazer o cambio de 1 dolar para 8,20 bolivares.

 

Ao chegar no aeroporto caso estejam com fome e não tem bolivares, fica outra dica de valores:

Coca-cola de 600ml nas maquinas = 9 Bsf

Restaurante por kilo que fica no aeroporto doméstico dentro da área de espera após fazer o Check-in custa o kilo 120 Bsf.

Taxa de embarque para vôos domésticos 38 Bsf por pessoa. (Para pagar a taxa, primeiro faça o Check-in ao receber o bilhete de embarque vá ao guichê pagar a taxa).

Então caso queira cambiar para comer algo, troque no aeroporto no máximo 40 dolares (com destino para Isla Margarita) e 50 dolares com destino para Los Roques. Digo isso porque fizemos uma má troca inicial de 1 dolar para Bsf 7,50 com os carregadores de mala.

 

Soma de bolivares para sobreviver as primeiras horas na Venezuela indo para Isla Margarita.

9 coca + 120 comida + 38 taxa + Táxi 90 Bsf para Praya El Água = 257 Bsf dividido por um cambio de 7 bsf para 1 dolar = 257:7 = 37 dolares.

 

Caso esteja indo para Los Roques, além da taxa de 38Bsf para embarcar, ao desembarcar em Los Roques paga-se uma taxa de 160 Bsf por pessoa. Na saida de Los Roques para Caracas não precisa pagar essa taxa novamente.

 

Outra dica – Programe a data de sua viagem para Margarita ou Los Roques utlizando vôos durante a semana. Os vôos são bem mais baratos de Segunda a Quinta-feira.

 

VAMOS COMEÇAR NOSSO ROTEIRO POR ISLA MARGARITA - Praya El Agua.

 

Ficamos na Pousada Costa Linda em Isla em Praya El Água que fica a 1 hora e meia do aeroporto.

Essa pousada é bem aconchegante e fica a 200 metros da praia. A cerveja nos quiosques custa 6 Bsf.

Conhecemos somente a praia El Água, e pelo que observamos as praias são parecidas com as do Guarujá/SP. Nada demais para quem procura algo diferente.

Fora que a noite em Praya El Água tudo fecha e é uma escuridão brava! Então você já viu, se quiser dar uma volta para comer, infelizmente terá somente o hotel ou pousada ou ir ao shopping que fecha as 22hs.

 

20110823152738.jpg

(foto da praya el agua)

 

No primeiro dia fomos as compras no Shopping Sambil que funciona de domingo a domingo imaginando que lá fosse que nem Miami para compras. Caso acreditem nesta história, esqueçam!! É barato, mas não muuuuuiiiiito mais barato que no Brasil. Não vale a pena. No shopping tem marcas famosas mas os preços não são tão atrativos assim.

Dica: Imprimimos na pousada uma tabelinha de cambio com valores em bolivares x valores em reais, para ter uma noção dos custos dos produtos no shopping. Nos ajudou e MUITO!!

Uma coisa bacana que vimos na ilha foram carros antigassos americanos. Detalhe: Não vimos nenhum carro por lá que saisse fumaça preta do escapamento, por mais antigo que fossem!!!

 

"Sra. Presidente Dilma,

Leia com atenção essa informação, talvez seja útil:

Com 1 dolar você compra 1 litro de água, ou com o mesmo 1 dolar você coloca 50 litros de gasolina!

As rodovias são um luxo, todas de concreto e sem buraco."

 

Enfim chega de falar de Margarita.... infelizmente não atendeu nossas expectativas e não gostamos! Mas valeu!

 

VAMOS FALAR AGORA DE LOS ROQUES... Dá até gosto!!!

Vôo de caracas a Los Roques é de 35 minutos. Cias áreas Chapair e Aerotuy.

Chapair aeronaves para 8 pessoas.

Aerotuy aviões para 30 pessoas.

Aconselhamos comprar as passagens via agencia de turismo. Compramos as passagens para Los Roques no próprio aeroporto, acabamos pagando mais caro por estar muito em cima da hora e é um caos o aeroporto doméstico.

 

Ao fechar o vôo para LR (Los Roques) procure fechar acentos do lado esquerdo dos teco-tecos e após 20 minutos de vôo o paraíso começa a aparecer.

 

20110823153139.jpg

(primeiras imagens do paraíso)

 

Ao chegar no “improvisado” aeroporto de LR, que fica as margens da praia (cerca de 5 metros) o que separa a pista dos passageiros é uma corda... rs... isso mesmo... a infraestrutura da ilha é bem simples e paga-se uma taxa de 160Bsf para cada passageiros internacionais.

 

Bagagem em mãos é hora de relaxar e deslumbrar da vista do paraíso que é Los Roques, observar a cor do mar com os barcos de passeio e o mergulho certeiro dos pelicanos no mar a caça de peixes é irado!!!

20110823153333.jpg

 

LR é uma ilha de pescadores muito simples. Desde as pousadas mais caras as mais baratas não existe chuveiro de água quente, -diga-se de passagem: Pra que? Calor beirando os 40ºC desde manhã até ao entardecer.-, A energia elétrica da ilha é feita através de gerador. Nos quartos da pousada existem ar condicionado, TV a cabo e a voltagem é 110V.

Não espantem-se ao cair a força todo dia pelo menos 1 vez. Acostuma e chega a ficar até engraçado!!! Rs...

Na ilha tem Lan House e a cidade é muito pequena para atravessar de ponta-a-ponta.

 

Lá ficamos na pousada Casa Del Sol, ou seja, a casa do Sr. José e Sra. Sol, um casal muito hospitaleiro. Sr. José é um cozinheiro de mão cheia. Você ficará fascinado em estar em um lugar muito simples, e com pratos tão elaborados. Parece que você está em um restaurante 5 estrelas. O custo diário na pousada deles foram de 1.000Bsf por dia/casal.

Quer acampar? Esqueça! Não tem camping na ilha.

 

20110823154131.jpg

(Sra. Sol, eu e o Sr. José)

 

Jamais pense em esquecer o seu Snorkel e sua nadadeira, o que você irá presenciar no fundo do mar é algo divino. Você acha bonito um aquário de água salgada? Já, já falo mais a respeito, afinal o melhor tem que vir por último né? rs...

Também não esqueça de levar muito protetor solar fator 30 e um aparelho de tomada para mosquitos a noite é meio brava.

20110823154359.jpg

(foto de uma arraia ao lado do nosso barco)

 

Os passeios para conhecer as ilhas funcionam assim:

Os turistas preparam caixas térmicas com lanches, comida e bebidas. As caixas térmicas são cedidas por todas as pousadas. Vá até um mercadinho com 100 Bsf dá e sobra para comprar: Pão de forma, creme de queijo, atum, queijo, presunto, 1 litro de água e 06 latas de coca. Não incluso cervejas 7Bsf . Cervejas compra-se na pequena distribuidora da ilha). Deixe os ingredientes da sua refeição e suas bebidas com o pessoal da pousada que iram se encarregar de preparar lanches e colocar gelo sem custo algum.

Já peça pra colocar o seu snorkel junto com as comidas para não esquece-lo....(pelo amor de Deus!!) rs... Digo isso porque um dia estavamos de partida já dentro do barco e percebi que tinha esquecido o Snorkel. Sai correndo pra busca-lo! Neste tempo o Capitão não parava de xingar, queria me largar lá! rs....

 

Os passeios saem geralmente as 9:30 da manhã e retornam a ilha as 17hs. Os passeios tem um custo médio de 150 Bsf por pessoa incluso guarda-sol e cadeira. A cada final de ano o valor dos passeios aumento em torno de 10 a 15 Bsf segundo o Sr. José é claro!

Caso tenham hemorroídas, levem uma almofadinha para sentar nas embarcações!!! rs.... dependendo se o mar estiver com marolas muito altas, a proa do barco dá umas batidas fortes na água, que chega doer até a coluna!!! heheheehehehehe

 

Chegando do passeio e de volta para a pousada, tome um banho prepare-se para o jantar e após a ceia já informe na pousada qual passeio irá fazer no dia seguinte.

A concentração sempre é no Píer ao lado do Aeroporto. Todo dia existe um aglomerado de pessoas e caixas térmicas. Fique de olho sempre na sua caixa, teve um passeio que nos distraímos e a nossa caixa foi em outro barco e por sorte esse outro barco foi para a mesma ilha que a nossa.

 

Os únicos automóveis da ilha é o caminhão de lixo , um carrinho de golfe e algumas bicicletas.

 

Estava me esquecendo!! Não esqueça sua sunga jamais... Esqueci a minha e quase me ferrei. Lá as sungas deles são daquelas estilo "Mirrangue!" As laterais da sungas não tem nem 4 centimetros de largura. Ou a outra opçaõ é comprar uma sunga estilo boxer. Feia de mais! Mas foi melhor usa-las do que cueca por baixo da bermuda!

 

Ao entrar no seu barco para uma das ilhas ficará impressionado com a tonalidade do mar! Ao olhar o horizonte, a cor das águas começa em um verde turquesa de repente azul claro, logo a frente transparente... é sem duvida nenhuma uma das coisas mais belas que já vi na vida!!!

 

A ilha mais bonita e foi onde pedi a mão da minha noiva em casamento é a Cayo D´Água! Um lugar mágico! Alias todas as ilhas são!!! Francisky, Madrisky, Crasky, Noronky, Sarky, Canrenero, dos Mosquices, entre outras e Boca de Cote que é um passeio em alto mar para fazer mergulho de snorkel. Perfeito!!

Aconselho no primeiro dia para relaxar as muitas horas de voos, fazer um Tour em Franscisky e Madrisky. São as ilhas mais próximas da ilha de Los Roques e o lugar é lindo. Em Francisky atrás da ilha tem uma piscina natural de água salgada. Para fazer snorkel é tudo!!! rs....

Ah! todos os passeios tem o preço tabelado na ilha inteira, e na listagem existem os Tours que é para conhecer 02 ilhas no mesmo dia. Vale a Pena!!!

Fizemos amizade com o casal de argentinos (Lucio e Flor) que ficaram hospedados na Guaripette. Eles nos contava diariamente que esta pousada tem um barqueiro doido... o tal de "Titi". Eles contaram que ele era o capitão do barco e que do nada ele desligava os motores da lancha e mergulhava no mar. De repente aparecia com uma tartaruga nas mãos para o pessoal tirar foto. Nós vimos a foto. Em outro dia esse mesmo Titi estava na ilha junto aos turistas e do nada começa a berrar. Foram ver o que estava acontecendo, e lá estava o Titi, agarrado com um tubarão na mão. Opa! Acalmem-se!! Era aquele tubarão sem dentes que suga ao invés de morder. Também vimos as fotos!

 

No arquipelago existe um lugar em mar aberto chamado "Boca do Meio". Lá sim dá para fazer mergulho com tubarões! É uma ilha bem afastada dos pontos turistico!!!

 

Nos passeios de barco até as ilhas verás casa de pescadores fincadas no meio do mar, estrelas do mar gigantes e agora vamos para o melhor, o Snorkel.

20110823154257.jpg

 

A beleza que reina no fundo do mar parece que estamos dentro de um aquário. Peixes multi coloridos, corais belíssimos e a visibilidade é perfeita! Parece mesmo que estamos dentro de uma piscina de água salgada! Os mergulhos geralmente são nas encostas da ilha. Caso não saiba nadar, solicite ao Capitão da sua embarcação um colete salva-vidas e não perca essa experiência por nada!!! Minha noiva não sabia nadar, segurei-a pela cintura e ia levando-a aos corais para deslumbrar a magia que é o fundo do mar. Nas ilhas que fomos não vimos nenhuma com ondas.

 

Além da diversidade de peixes com tamanhos pequenos/gigantes e multi-coloridos, vi ouriços e estrelas gigantes, polvo, um cardume de atuns, lulas, lagostas e o majestoso nado de uma arraia ao meu lado. Mas o melhor mesmo foi nadar junto as tartarugas. Foi demais. Inclusive na nossa pousada o sr José nos emprestou um livro onde continha as fotos de especies aquaticas localizadas no arquipelago. Bem legal para depois ficar comparando!!!

 

Outra dica. Invista em uma câmera aquática de qualidade. Comprei uma daquelas descartáveis e as fotos ficaram feias. Os fabricantes deveriam colocar nas embalagens. "Ideal para tirar fotos dentro da banheira". Fora que juntando o preço da máquina e o valor da revelação foi quase 1/3 de uma maquina mais ou menos, e pelo amor de Santo Cristo invista em um snoooorkkeeellll. Outra sugestão é levar uma camiseta dry fit de manga longa para fazer os mergulhos. Os encaontos do mar fará que fique horas boiando junto aos corais.

Tanto é que nos primeiros dias minhas costas estava negra e minha barriga branca... rs... Minha patroa me chamava de "tortuga".

Também leve um bom livro para ficar tranquilo na praia!!!

 

A rotina diária é bem chata (risos) ao voltar a ilha dá tempo de tirar uma soneca antes do jantar.

 

20110823154514.jpg

 

Após o jantar caso queira ver um luar perfeito, vá em um dos bares que fica próximo ao Pier, sentem-se nos pufs acompanhado de luzes de vela, peça um destilado (média 50Bsf), -afinal cerveja já não desce mais-, (risos) e aproveite a noite! Geralmente em cada dia vai um DJ em um dos bares que são bem próximos uns aos outros. Toca de tudo. Desde Lulu Santos e Axé até as Eletronicas. E a noite é muito clara!

 

Agora a parte chata de verdade.... Está chegando a hora de ir embora!

Um dia antes da hora marcada de vôo, vá até a praça Bolivar onde acontece o bingo de frutas, rs... e já informe em sua cia área sobre o retorno.

 

O limite de bagagem para a LR são de 10kgs por causa dos tecos-tecos. Porém caso ultrapasse o limite, paga-se uma taxa adicional por kg que também não é cara!

 

Na saída de LR para Caracas não precisa pagar nenhuma taxa.

 

Como de praxe esteja no “aeroporto” 01 hora antes para o embarque para Caracas e já conhece a sentir saudades, ao desembarcar no aeroporto doméstico, proceda da mesma forma que chegou em Caracas. Pegue suas bagagens e não passe o portão de desembarque. Como já disse existe um corredor que liga o aeroporto nacional do internacional.

Ao fazer o check-in para voltar ao Brasil paga-se a ultima taxa (graças a Deus) no valor de 190Bsf por pessoa para vôos internacionais.

E não se espante ao entrar entrando na aeronave, soldados do exército atrasar o voô para fazer um revista em você e na sua bagagem de mão!!! rs... Recomendo deixar uma cueca com uma freada na sua bagagem de mão bem próxima ao ziper. Eles abrem as malas e já enfiam o nariz dando aquela cafungada!!!! rs...

 

Façam uma espetacular viagem e eu recomendo de coração que conheçam Los Roques. É um paraíso perdido e pouco conhecido! Não esqueçam o glorioso Snorkel, tubo"s" de protetor solar no mínimo fator 30, óculos escuro, creme pós sol, hipoglos, remedios para ressaca, dor de cabeça, enjoo, um bom livro de no mínimo 500 páginas e caso gostem de tomar uma vodquinha. Compre-as no Duty-Free na saída do aeroporto do Brasil. A única coisa cara na ilha são as bebidas destiladas. Uma garrafa de Smirnoff lá custa 280Bsf = R$ 66,00. E o Duty-Free de Caracas é péssimo, prateleiras vazias e cambio do bolivar x dolar será o oficial. Irá usufruir o Duty somente no embarque para o Brasil para gastar os últimos bolivares que restaram.

Ah! levem aqueles colchões infláveis finos para piscina. Será um atrativo a mais nos passeios!!!

 

::otemo::

Editado por Visitante
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

cara, tô relendo seu relato porque tem muitas informações!

mas me tira umas dúvidas, por favor.

é que minha noiva e eu estamos querendo ir para isla margarida/los roque de lua de mel, em fevereiro próximo.

queria saber como negociou a pousada desse casal que mencionou, por exemplo, se na chegada, por fone, internet..

e se os vôos de uma ilha para outra (LR - Margarida) podem ser pegos sem muita antecedência, compra na hora?!

 

valeu!

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

registro bacana..

estou indo com meu marido em abril ficar 7 dias em los roques + 6 em aruba. tenho lido muitas coisas sobre os dois locais, mas vc tocou num ponto que estava me preocupando e pouca gente fala, que é a tal da "revista bolivariana". é tão sinistra assim mesmo? rola revista pra entrar e sair da venezuela? li um depoimento em que a pessoa falava que eles procuravam pelos seus dolares e recomendava escondê-los e tal.. fiquei meio preocupada.. dá umas dicas ae ;)

  • Membros
Postado

Alexandre, parabéns pelo relato!!

 

Vivo em Caracas a algum tempo e tive a oportunidade de visitar os dois lugares... Los Roques é mesmo um lugar FANTÁSTICO, no próximo ano vou voltar para lá e assim ter mais argumentos para escrever o meu relato (se é que é necessário! rs...).

 

Quando estive por lá, visitei várias pousadas e uma delas foi a "La Casa del Sol"... Conhecemos nos passeios um pessoal que estava hospedado lá e realmente estavam gostando do atendimento dos donos, sem contar que valor da diária é muito bom!!

 

Sobre Margarita, já li muitos relatos de pessoas decepcionadas com a ilha... Eu sempre digo o seguinte: toda experiência é válida, mas lá não é um lugar tão atrativo qto parece, para valer a pena vir do Brasil p/ conhecê-la. Já convenci várias pessoas que dividiriam o tempo de viagem entre Margarita e Los Roques a desistir da primeira opção, para poder aproveitar mais a beleza de LR.

 

Como Margarita é o "rit" dos venezuelanos, eu não poderia deixar de conhecer... E posso dizer que nossa experiência na ilha foi muito agradável, mas isso é porque já estamos por aqui!

 

Digo que a natureza foi muito generosa aqui na Venezuela e que apesar de tudo que se ouve dizer sobre o país (grande parte é verdade), vale muito a pena viajar por aqui!! No último fds viajamos para um Parque Nacional que se chama Morrocoy. Fica a menos de 4 horas de carro de Caracas (sem trânsito), tem praias lindíssimas tanto quanto LR, mas custa bem menos, pois trata-se de uma região um pouco mais desenvolvida. Segue fotos:

 

Cayo Sombrero - Morrocoy

 

20111127002548.jpg

 

20111127002724.jpg

 

 

http://www.mochileiros.com/isla-margarita-venezuela-2011-t55594.html

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...