Ir para conteúdo

Os mochileiros são mal vistos ?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

silvadeia,jccouto,concordo com vcs.

mesmo aqui se diz para nao alimentar os animais selvagens,mas tem gente que acha os bichinhos coitados e deixam comida por ai.resultado.comecaram a vir ursos e outros animais perigosos ao perimetro urbano.mesmo aqui a consciencia eh um pouco falha.naum adianta so educar.acredito eu que se deve conscientizar.

preservar eh preciso.mas antes eh necessario que saibamos onde,quando e como deveremos agir para que tal coisa aconteca de forma correta.em varios topicos que vi neste site,existem alguns que acredito ser muito radical,como banir o modo de fazer fogueiras de todos os manuais por exemplo.sim ,fico aliviado que a galera do mochila tenha essa consciecia.nao eh so um comeco.em parte eh uma grande vitoria num mundo que nao se conscientiza sobre as coisas que faz.

fico feliz por saber que ainda existem,e muito pesoas que se preocupam com o nosso meio ambiente.sejam radicais ou moderados,sendo do mochileiros.com,ha de se haver um concenso,pois sao todos pessoas que possuem pelo menos um pouco de massa encefalica se comparado aos outros.nao quero com isso dizer que a nossa classe esta abaixo,mas sim acima dde qualquer pensamento,tao puro responsavel,amavel e desbravador.creio eu que se nosso brasil fosse repleto de pensamentos mochileiros,seria melhor.

quando ainda morava no brasil,era dificil ver e entender o nosso povo ou costumes,mas aqui de fora conseguimos ver melhor.

quero um dia voltar e ajudar esse nosso brasil a ser o melhor pais do mundo,junto com a galera do mochileiros.

a todos aquele abraco,forca e fe em tudo que fizer.

fe em si mesmo,pois so assim chegaremos la.

abracos a todos do qual faz pouco tempo que conheco(2 dias)mas ja sinto como se fosse da familia.

conte comigo,pois estarei aqui,apesar do fuso horario,para contribuir com vcs,mochileiros.

Link para o comentário
  • Respostas 394
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 3 meses depois...
  • Membros

Achei interessante seu tópico silvadeia !

Embora eu seja leiga no assunto, gosto sempre de estar bem informada, principalmente quando se trata de assuntos do meu interesse, como é o caso do seu tópico

Se não começarmos a fazer nada agora para minimizar o impacto causado em ambientes naturais, o que será da humanidade amanhã? E principalmente, nós mochileiros que procuramos sempre estar em contato com a natureza. Temos que estar informados e atualizados sobre as melhores maneiras de preservamos nosso meio ambiente.

Por isso aí vai minha dica, de um site bem interessante, com muito material, sobre o tema : MÍNIMO IMPACTO

http://www.pegaleve.org.br/

 

Vale a pena dar uma olhada!

 

Abçs!

Bia

Link para o comentário
  • Membros

Ao ler este tópico percebi que muito se falou em conscientização. Todavia, entendo que isso não é a solução, mas apenas o primeiro passo. Se o assunto é a diminuição do impacto ambiental, é de extrema importância o estabelecimento de uma LEGISLAÇÂO forte e uma FISCALIZAÇÃO eficiente.

Por que não há necessidade de conscientizar as pessoas de que não se deve cometer homicídios ou furtos? Porque há leis que tratam sobre o assunto e impõem duras penas!

Ora, vamos falar a verdade. Hoje em dia, quem não sabe que derrubar árvores, poluir rios e despejar lixo no mar causam um Impacto Ambiental negativo? Não é por falta de cosncientização! Estas pessoas fazem o que fazem porque sabem que vai ficar por isso mesmo! Não há na coletividade o "medo" de poluir, pois este é um crime que vai ficar sem castigo.

Enquanto nosso país não resistir aos fortes interesses econômicos e não decidir impor graves penalidades às pessoas e empresas poluidoras, além de cominar esforços numa fiscalização presente e eficaz, a degradação do meio ambiente vai continuar sendo uma realidade.

Não quero com isso desmerecer a importância de nosso exemplo pessoal, sobretudo em alguns lugares mais distantes nos quais a fiscalização seria difícil, mas temos que ter em mente que nossa boa conduta significa apenas jogar uma gota d'água num incêndio. Para abafar as labaredas da destruição ambiental é necessário uma verdadeira política de preservação do meio ambiente, o que englobaria a questão do Ecoturismo sustentável. Enquanto isso, vamos continuar fazendo a diferença, mas sem esquecer de, dentro de nosso espaço social, levar sempre a necessidade de se estabelecerem normas públicas que efetivamente protejam nosso habitat da destruição à qual hoje assistimos atônitos

Link para o comentário
  • Membros

Oi Silvadeia, só hj. detectei seu tópico. Gostei.

Bom, há muitos anos trabalho com turismo ecológico e antes trabalhava como engenheiro civil. Como profissional da engenharia me realizei, ganhei $$, mas depois de um tempo percebi que eu estava mais destruindo do que preservando. Foi qdo. chutei o páu da barraca e fui para longe, bem no meio do mato. Mas foi uma coisa planejada. Foi uma aventura, mas com os pés no chão, nada de loucura.

Com olhos de engº a gente vê muito mais os efeitos do homem devastando a natureza. É muito difícil concientizar as pessoas, demanda tempo e paciência. No início eu era contra cobrar para entrar nas propriedades, parques, etc., mas depois conclui que não há outra forma de selecionar, coibir, restringir. Te dou um exemplo de como o ser humano procede. Eu tinha 10 bicicletas que eu fornecia gratuitamente para os turistas pedalarem pela pequena cidade, mas informava que era proibido ir aos atrativos ecológicos com elas pq. eram bikes frágeis e velhas e as estradas ruins, pedras, etc. Passados alguns anos fui obrigado a desistir pq. ninguém respeitava as regras, eu tinha uma despesa alta e as bikes foram todas destruidas. Um funcionario meu me convenceu a reformá-las e colocar para alugar e assim fizemos. Hoje, tenho mais de 20 bikes, todas perfeitas e funcionado e me rendem bom $$. Moral da história: tudo que é de graça o homem não dá valor. Alugando as bikes o arrendatário vai para onde quiser e por incrível que possa parecer, eles não quebram quase nunca as bikes.

Com a natureza a mesma coisa acontece, se vc. abre a porteira, vira uma farofa danada e com ela a depredação da natureza. Colocando portaria, guias e outros mecanismos que organizam, vc., além de ter lucro, consegue preservar a natureza coibindo os vandalos, as massas humanas, com infra-estrutura que segura erosões, decks que protegem as margens dos rios, os animais e aves e proporcionam segurança para os vistantes, muitas outras coisas que aprendi e venho aprendendo. A erosão caminha de juzante para montante, isto é, de baixo para cima. Daí a importência das matas ciliares. Mas é complexo pq. envolve muitas coisas, como por exemplo, o tipo do solo, se argiloso ou arenoso e por aí vai. Para se chegar no tal e famoso Turismo Sustentável é uma longa jornada, mas vale o sacrifício. Estamos nesta luta há muitos anos e com muitos resultados positivos.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

nunca viajei só, mas depois de 3 meses que perdi a minha melhor amiga, por doença, nossa convivência foram belos 14 anos. Mas agora esta na hora de redescobrir a vida, de enxergar novos horizontes, mas às vezes bate aquela ansiedade, o medo, como será uma viagem sózinho? Encontrarei amigos? Mas sempre tentar é + importante, "é melhor se arrepender do que fez, do que se arrepender do que não fez".

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...