Ir para conteúdo

Os mochileiros são mal vistos ?


Posts Recomendados

  • Membros

Falo bunitoooo...Silvadeia...vc tb faz turismo?...bacana viu...alem do mais acho que um grande foque que muita gente nao se tocou ainda e na concientizaçao das crianças...e adolecentes...

Quero fazer palestras em escolhinhas.....concientizar essa nova geraçao pois eles que irao assumir o nosso papel no futuro...

Graças a deus eu tive uma boa educaçao por parte da minha mae que me ensinou a nao jogar lixo pra fora da janela do carro....isso e um grande abito que muitos nao conseguem adikirir...meu carro e um lixo eu sei...mais pelo menos eu fasso a minha parte!!

Esse a uma das minhas ideias.... =)

Link para o comentário
  • Respostas 394
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Saudações viajantes!!!!

Na minha opinião nem todos os lugares deveriam ser abertos a visitação pública. Falo isso não é querendo ser um ecochato, mas é que faço parte do grupo de espeleologia da UNB, o GREGEO (www.unb.br/ig/gregeo/), e frequentemente nos deparamos com pichações, lixo e destruição.

Não estou querendo dizer que a visitação tem de ser proibida por completo, mas na minha opinião em alguns lugares a visitação deveria ficar restrita aos profissionais e a viajantes credenciados, por isso defendo uma regulamentação mais rígida.

Defendo uma regulamentação mais firme não só para a preservação de ambientes delicados, mas também para própria segurança dos viajantes menos experientes. Já tivemos algumas vezes no GREGEO pedido de ajuda dos bombeiros para auxiliar na busca de pessoas perdidas em cavernas aqui da região.

Link para o comentário
  • Membros

O problema da impactação ambiental é muito mais grave e difícil de resolver do que muitos de nós imagina... eu tb sou bióloga e na faculdade uma vez, tive que fazer um trabalho que era montar um projeto como se eu fosse propor uma UC, que o gabriel_bio já explicou... um projeto abordando todas as questões necessárias, como solo, clima, vegetação, fauna, população local, educação ambiental, quanto de verba seria gasto inicialmente, se eu teria que desapropriar terra, reflorestar, enfim... um trabalho do caramba!!! Demorei meses pra fazer!!!

Eu achei que o mais difícil ia ser a parte burocrática, financeira... mas não... o mais difícil foi a parte de educação ambiental!!!! Essa parte a gente tinha que fazer de verdade, mesmo a UC, no nosso caso uma APA, sendo só um projeto...

Eu saia de Londrina, ia até Ponta Grossa, que era a área que tinhamos escolhido, pra voltar pra casa quase morrendo de desgosto!!! Fala-se muito desse lance de conscientização, mas na prática, tudo é muito difícil... vai dizer pra um cidadão que derruba árvore pra fazer lenha pra cozinhar que isso não é legal... dizer pra ele manter a mata nativa ao invés de derrubar pra plantar!!! eles dão risada da sua cara!!!!!

Complicado galera!!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Parabéns mochileiros! Em quase um ano de Mochileiros.com esse é um dos tópicos mais significativos que já vi.

 

Aproveito o espaço para lançar uma sugestão: Os amigos biólogos, engenheiros florestais e afins poderiam dar dicas, bem didáticas, sobre o bê a bá do bom comportamento durante acampamentos e mochiladas em geral. Além disso tirar dúvidas.

 

Sei que de certa forma os tópicos do mochileiros são uma maneira de responder e esclarecer essas dúvidas. Mas poderia ser alguma coisa fixa...Afinal o conhecimento ajuda a compreender o espaço em que vivemos e através dessa compreensão tenho esperança de que as pessoas realmente modifiquem hábitos nocivos ao planetinha azul.

 

No mais tenho algumas dúvidas e agradeço a quem puder respondê-las com conhecimento:

- fazer xixi (urinar) quando entramos nas cachoeiras é pior ou melhor do que fazer no matinho? (Cocô, fezes, sei que devem ser enterradas).

- Filtro solar e repelente são mais do que necessários quando estamos em contato com a natureza, ainda mais depois do desgaste da camada de ozônio. Em um ambiente com visitas controladas ou pouco frequentado eles (aplicados na pele) causam algum dano ao meio ambiente? Em agosto fui à Bonito-MT e o guia orientou para que não utilizasemos os produtos em dias de flutuação nos rios.

 

Vibrações positivas,

Link para o comentário
  • Membros

Márcia... o conselho que eu, bióloga, e outros poderiam ter pra te dar, eu acho que todo mundo aqui já sabe!!! O negócio é ter bom senso!!! Sempre... e agir de forma a minimizar ao máximo (hahaha, expressão engraçada!!) o impacto... por exemplo, se vc for acampar num canto que ainda tenha cobertura vegetal intacta, não vai derrubar a mata inteira pra colocar sua barraquinha vai? Não... vais procurar uma clareira! Quando for fazer fogueiras, tomar cuidado, lance com lixo... Isso não precisa nem ser dito... acho que entre nós, isso já é consenso!!!

Agora quanto as suas dúvidas, fazer xixi em água corrente é uma boa... pois vão ser necessários milhõõõõões de pessoas fazendo xixi ali pra contaminar!!! Acho que tanto faz neste caso!!!

Quanto aos produtos químicos, vai depender tb!!! Eu quando fui fazer a trilha do macuco lá em foz, tb tive orientação de não passar repelente, mas pq? Imagina quantas pessoas não visitam as cataratas do iguaçu por dia? Eu perguntei pra moça... fazendo a trilha do macuco que é cara, são 2000 pessoas por dia em alta temporada!!!! Imagina só visitando as cachoeiras... Agora imagina se todo mundo for passar repelente? hahaha, os primeiros que morrem sem ar são os guias, kkkkkk... além de ser prejudicial ao ambiente sim... protetor na água tb não faz bem a fauna e flora aquática! Mas como eu disse, são desaconselháveis quando a quantidade poderia ser muito alta!!! No meio do nada, vc não vai ser comida por insetos pra não poluir de levíssimo o ambiente vai?

Sempre cause o menor impacto, mas eu tb sou contra ecochatos que querem exterminar o ser humano do planeta... não é assim, são poucos os que tem noção, mas ainda existimos!!!!!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

na minha opiniao , as pessoas naum acham isso

sinceramente quando eu vou viajar para algum lugar , que levo o mochilão e a prancha , a mulherada endoida , todas ficam olhando assim meio esquisito , e sinceramente eu acho que eu fico ate mais bonito de mochila e prancha num visual meio hippie ..hauahauahaua

esses olhares assim e porque as pessoas naum estão muito acustumadas a ver pessoas assim , pra falar a verdade boa parte da população brasileira naum sabe nem o que é ser mochileiro , alguns acham que e a pessoa que vende mochila , serio mesmo !!!!!

mais é isso ai pelo menos quando eu to com minha mochila invocada a mulherada naum tira os ZOI , e eu q naum sou besta aproveito hehehe

ate mais beijos

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...